quarta-feira, 21 de outubro de 2009

RICARDO COUTINHO - O FUTURO JÁ COMEÇOU.

Acervo da Biblioteca municipal será acessado pela Internet…

A Biblioteca Municipal, que irá funcionar no antigo do prédio do "Conventinho", no Centro Histórico da Capital, vai oferecer um diferencial: ela estará interligada às escolas municipais pela Internet. Isto vai proporcionar que os estudantes tenham acesso ao acervo virtual da biblioteca sem precisar se deslocar até o local. O equipamento faz parte do projeto de restauração do prédio, onde também funcionará o Centro de Ensino das Artes. As obras foram anunciadas pelo prefeito Ricardo Coutinho (PSB), dentro do Plano de Ações Integradas (PAI).

Segundo a secretária de Educação, Ariane Sá, a biblioteca é um grande presente para João Pessoa, pois em 424 anos de fundação a cidade não tinha um espaço municipal para essa finalidade. "Os alunos do município vão ter acesso ao prédio, mas também vão poder fazer consultas pela internet, pois as escolas, nos laboratório de informática, vão estar interligadas a Biblioteca para consultas virtuais ao acervo", revelou Ariane Sá.

Já o Centro de Ensino das Artes, a secretária disse que o local era um antiga reivindicação dos arte-educadores e vai disponibilizar aulas de música, artes cênicas, entre outras modalidades. "Vai ser um local onde as crianças com talento terão formação diferenciada", disse.

De acordo com Inês Caminha, coordenadora do GP biblioteca, grupo responsável pela implantação da Biblioteca Municipal, a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) já realizou uma parceria com o Ministério da Cultura para a implantação do projeto "Livro Aberto", que modernizará o serviço. "Já começamos a receber kits (computadores, impressora e periféricos), através de convênio com os Ministérios da Comunicação e Ciência e Tecnologia, além de kit de mobiliário", disse. Atualmente, os trabalhos para a instalação da Biblioteca estão concentrados na elaboração do regimento, organograma e quadro de funcionários.

Obra – A recuperação e restauração do convento franciscano São Frei Pedro Gonçalves, conhecido como 'Conventinho', segundo o secretário de Infraestrurura (Seinfra), João Azevedo, "segue em ritmo normal e a previsão de conclusão é dezembro". O projeto prevê a recuperação de uma área total construída de 3.883 metros quadrados, mais projetos de iluminação, paisagismo e colocação de bancos em concreto na área externa. Todo o processo de recuperação do 'Conventinho' é desenvolvido dentro dos princípios de acessibilidade.

Nenhum comentário: