sábado, 23 de janeiro de 2010

O Verde Pragmático

Para tentar vencer o governo do Rio, Fernando Gabeira abre mão de dogmas históricos e alia-se ao PSDB e ao DEM...

Nas últimas três décadas, o mineiro Fernando Gabeira foi o símbolo do espírito carioca na política. Seja na irreverência de uma sunga de crochê, seja nos abraços promovidos ao redor da Lagoa Rodrigo de Freitas, Gabeira sempre esteve à margem de um universo político recheado por personagens que certamente seriam classificados como “atrasados” por uma boa parcela dos eleitores que o elegeram deputado federal por cinco mandatos consecutivos. A carreira política forjada em um estilo personalista calcado em sólidos ideais lhe conferiu o status de um dos parlamentares mais respeitados do País, mas, ao mesmo tempo, nunca lhe permitiu voos mais altos. Agora Gabeira quer voar.

Hoje só existem dois grupos políticos, os que então no poder, e os que estão fora dele... que o diga o companheiro Lula, que é apoiado por José Sarney, Paulo Maluf, Fernando Collor e outros.

Fernando Gabeira é do PV, e será candidato a Governador numa chapa que terá o PSDB na vice. Lembrando que o PV tem Marina Silva, candidata a Presidente.

No Ceará o PSDB terá a vice na chapa do PSB, que tem CIDE GOMES (irmão de Ciro Gomes), candidato a reeleição.
Se essas alianças (do PSDB) são feitas no Rio de Janeiro e no Ceará, deve também ser feitas na Paraíba.

Ricardo recebe adesão de tucano e visita Vale do Mamanguape.

O prefeito de João Pessoa e presidente estadual do PSB, Ricardo Coutinho, esteve no final da manhã de hoje em Capim, onde foi recebido pelo novo aliado Euclides Sérgio Costa de Lima, mais conhecido como Sérgio Lima (PSDB). Em seguida, Ricardo foi a Cuité de Mamanguape, onde participou da festa de aniversário do ex-prefeito João Dantas.

Nos dois compromissos, Ricardo Coutinho foi acompanhado pelos deputados estaduais Aguinaldo Ribeiro (PP) e Zenóbio Toscano (PSDB) e manteve contato com vereadores e lideranças locais.

Neste domingo, o prefeito de João Pessoa estará em Dona Inês, atendendo a um convite do prefeito Antonio Justino De Araújo Neto (PSB) e do vice João Idalino Da Silva (PSB).

Jogo da política

Aqui, na Paraíba, as forças do governador José Maranhão e do senador Cícero Lucena estão unidas no esforço para impedir a oficialização do apoio de Cássio a Ricardo Coutinho.

Para acompanhar melhor essa luta desesperada o paraibano deve ater-se ao noticiário dos veículos de comunicação atrelados ao projeto de reeleição do governador José Maranhão. Portais, jornais, rádios e TVs, unidos numa campanha violenta contra a administração municipal.

Figuras de inexpressiva densidade eleitoral como o ex-secretário Francisco Barreto estão sendo promovidas a estrelas do noticiário político, e esmeram-se em abarrotar de “denúncias” as gavetas dos órgãos incumbidos de fiscalizar a administração pública.

Depois do anúncio do apoio de Cássio a Ricardo, Barreto não deixou mais de pavonear-se nos programas jornalísticos do esquema do governador, transformados em “paredões de fuzilamento” do prefeito da capital.

O ex-vereador, ex-secretário e ex-candidato e ex-auxiliar de várias administrações imita as mulheres desprezadas e vive a destilar seu despeito e rancor nos espaços que lhe são concedidos e que recebem abundância de verbas publicitárias do Governo do Estado (Leia-se CORREIO DA PARAÍBA), para transformar uma administração medíocre em exemplo de redenção política.

PMJP - Prefeito: Ricardo Coutinho - Hoje tem show de Daniela Mercury no Estação Nordeste, no Busto de Tamandaré em Tambaú.

O suingue e a baianidade da cantora Daniela Mercury e a poesia do rabequeiro e cordelista, Beto Brito, serão as grandes atrações do Festival Estação Nordeste, que acontece neste sábado (23) no palco montado no Busto de Tamandaré, na praia de Tambaú. Com muito Axé, Música Popular Brasileira (MPB), samba, reggae, coco de roda e embolada, os artistas já consagrados levarão para orla da Capital uma fusão de ritmos e prometem atrair um dos maiores públicos desta edição do evento. O festival Estação Nordeste é uma realização da Prefeitura de João Pessoa, através da sua Fundação Cultural (Funjope).

A baiana Daniela Mercury vai apresentar o espetáculo que traz o nome do seu novo trabalho, intitulado Canibália. Detentora da multiplicidade cultural, neste álbum, Daniela também ataca em diferentes estilos musicais, fazendo uma viagem do samba a música eletrônica, mas quem tiver em Tambaú não deixará de relembrar canções que estão na boca do povo desde o inicio da sua carreira, como Canto da Cidade, O Mais Belo dos Belos, Swing da Cor e Elétrica.

Já o piauiense, erradicado na Paraíba, Beto Brito, fará uma reverência a pureza da cultura nordestina, mesclada com o pop, rap-rock e grooves eletrônicos. Essa mistureba de ritmos traduz o Cd Imbolê, o mais recente trabalho do cantor e compositor. É um disco para o mundo, marcante, definitivo, atemporal, poético e percussivo; regional e contemporâneo; primitivo e transcendental, assim se denomina o próprio artista.

Baiana arretada – Daniela Mercury de Almeida nasceu em Salvador, Bahia, em 28 de julho de 1965. Começou seus estudos de dança ainda pequena e ingressou na música aos 15 anos. Seus primeiros passos na carreira artística começaram com apresentações em barzinhos da sua cidade natal. A baiana despontou no cenário nacional na década de 90 com o lançamento do seu primeiro álbum independente, que trouxe a música "Suingue da Cor" como carro chefe. Esse foi o primeiro passo para o nascimento do então, novo ritmo nordestino, o Axé Music.

PMDB dá carta branca para Michel Temer definir chapa com PT.

Convenção vai torná-lo único negociador do partido para escolha de vice.

O presidente do PMDB, Michel Temer (SP), ganhou carta branca do partido para articular a aliança com o PT para a sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A cúpula peemedebista decidiu antecipar sua convenção para o dia 6 de fevereiro - 12 dias antes do Congresso Nacional do PT que vai formalizar a candidatura à Presidência da ministra Dilma Rousseff - e reeleger Temer na presidência do partido.

Com isso, ele será transformado em único negociador do PMDB com o PT para a escolha do candidato a vice-presidente da República na chapa petista. Ou seja: um eventual veto ao nome de Temer pelo PT terá de passar pelo próprio Temer.

"Qualquer decisão, qualquer articulação envolvendo o PMDB terá de passar pelo Temer", resumiu o senador Wellington Salgado (PMDB-MG). O presidente Lula já deu sinais de que tem interesse por outros nomes dentro do PMDB para integrar a chapa de Dilma.

CHAPA ÚNICA

A estratégia para fortalecer Temer foi antecipar a convenção, prevista inicialmente para março. A proposta é lançar uma chapa única para o comando do partido. Dessa forma, a cúpula espera mostrar coesão e unidade dos peemedebistas da Câmara, do Senado e de governadores em torno do nome de Temer.

"A ideia é fazer a chapa única expressando o momento de unidade que o PMDB vive", disse o líder do partido no Senado, Renan Calheiros (AL). "Nosso objetivo é mostrar que há unidade no partido", emendou o deputado Eunício Oliveira (PMDB-CE).

A decisão de antecipar a convenção do PMDB foi tomada na noite de quarta-feira, em reunião na residência oficial da presidência da Câmara. Ontem, Temer divulgou nota informando que, no encontro, não foi discutida sua candidatura a vice na chapa presidencial de Dilma.

"Ela só será discutida quando consolidar-se a aliança eleitoral, sendo certo que o PMDB possui inúmeros nomes capazes de ocupar essa vaga, o que será objeto de futuras conversações", diz a nota.

SIMON

Em reação à cúpula do PMDB, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) defendeu ontem, em nota, o lançamento de candidatura própria do partido à Presidência da República. Aproveitou ainda para propor o nome do governador do Paraná, Roberto Requião, para o cargo.

"O maior partido do País, com tantos serviços prestados ao povo brasileiro, não pode se deixar amesquinhar por um grupo que serve apenas aos seus projetos e interesses pessoais", disse Simon.

Descartando "companheiros"

Após o fim das eleições internas, o PT da Paraíba tenta se reconstruir. Mas depois de tantas trocas de acusações, discussões internas que se tornaram públicas e vários embates entre os até então companheiros fica complicado conseguir essa unidade. Como muitos petistas estão vendo que até a convenção é impossível resolver os problemas internos e que o partido não tem projeto algum, cada um está “partindo para luta” para resolver o seu próprio problema.

Esta semana presenciamos algumas declarações de petistas, como Rodrigo Soares e Frei Anastácio e alguns aliados seus, em defesa da unidade dentro da legenda e ainda lançando o nome de Luiz Couto como candidato do partido a senador. Tudo seria um “discurso bonito” se por trás dele não estivessem interesses particulares.

Rodrigo Soares, por exemplo, tem todo o interesse de que Luiz Couto dispute nas eleições deste ano uma vaga no Senado, pois isso facilitaria a sua eleição como deputado federal. Já Frei Anastácio também seria beneficiado nesse processo, uma vez, que herdaria muitas das bases de Rodrigo.

E o “companheiro” Luciano Cartaxo, aliado na hora da disputa pela presidência do PT, como fica nessa história? Bem, ele não se enquadra nos projetos individuais dos petistas que agora estão no comando da legenda e, por isso, deve ser dispensado. Seu nome que antes era defendido como candidato da legenda a uma vaga no Senado agora não é mais. Sem contar que Rodrigo deu declarações de que o PT quer a vice de José Maranhão, mas que o nome para o posto não será necessariamente o de Cartaxo. Além disso, o PT não tem tamanho para ocupar duas vagas na chapa majoritária.

Mas assim caminha o Partido dos Trabalhadores. Os “companheiros” só são valorizados e prestigiados quando têm alguma utilidade, não servindo mais, eles são descartados.

PT não abre mão da vaga de vice do PMDB; nome escolhido pode não ser o de Luciano Cartaxo.

Rodrigo Soares, garantiu que o PT não abre mão da vaga de vice-governador...

Passado o Processo de Eleições Diretas do PT, as novas diretorias devem tomar posse no congresso nacional do partido, em Brasília, que acontecerá de 18 a 21 de fevereiro. Na oportunidade serão discutidas as diretrizes que nortearão a legenda durante o próximo pleito.

Adiantando as discussões políticas em âmbito local, o presidente da legenda eleito na Paraíba, Rodrigo Soares, garantiu que o PT não abre mão da vaga de vice-governador na composição da chapa majoritária encabeçada pelo Governador José Maranhão (PMDB): “O partido não pode sair desse processo no mínimo sem a vaga de vice”, assegurou.

Diante da acirrada disputa pela vaga, Rodrigo disse que o nome sugerido pelo partido pode não ser o do atual vice-governador, Luciano Cartaxo, mas que a decisão será tomada de forma democrática em conjunto com todos os filiados: “Os nomes serão discutidos no momento certo. Abriremos prazo para que os filiados que desejarem participar da composição coloquem seus nomes”.

Com o discurso de unidade, Soares esqueceu as divergências de campanha e ratificou a importância de Luiz Couto, ao afirmar que é a favor de uma aproximação com deputado federal para que ele ocupe uma vaga ao senado na chapa peemedebista, com a ressalva “mas precisa de uma disposição da parte dele”. Rodrigo não acredita que duas vagas para o PT na majoritária seja um privilégio, mas sim uma responsabilidade.

REDE CIDADÃ vai levar cultura às comunidades carentes.

O Projeto Rede Cidadã vai ser implantado a partir de março em Itabaiana, com o objetivo de levar informações sobre comunicação alternativa e prevenção com relação aos crimes praticados contra crianças e adolescentes: abuso, abandono, exploração sexual e outros.

O projeto acontecerá nas escolas João Fagundes de Oliveira, CAIC, Iva Lira, Colégio Estadual Dr. Antonio Santiago e Grupo Escolar Professor Maciel, além das comunidades rurais de Pernambuquinho e Maracaípe.

Clévia Paz, proponente do projeto, informou que o Ministério da Cultura já aprovou as ações e metodologia, e será parceiro fundamental. Ao final de cada mês, será editado um boletim em cada comunidade, com todas as atividades ali desenvolvidas.

O Ponto de Cultura Cantiga de Ninar será o ponto de convergência de todas as atividades práticas do projeto, que pretende ainda descobrir e ressaltar o potencial artístico dos jovens envolvidos, evidenciando os músicos, poetas, cantores, artesãos e brincantes da comunidade.

www.pccn.wordpress.com

Foto: Crianças na rua em Itabaiana. Projeto vai debater problemas da infância e juventude com a sociedade, Conselho Tutelar e Ministério Público.

Diabos somos todos nós

Fábio Mozart

Postei uma matéria, toda citação, a respeito da religião Vudu do Haiti, país que está na crista da mídia por conta do terremoto. Recebi centenas de mensagens. Posteriormente publicarei as mais contundentes e inquietantes. Creiam: a maioria das pessoas acredita mesmo que Deus castigou aquele país por causa da religião dos haitianos. O tempo não modifica nossa essência, se é que temos alguma.

Uma senhora chamada Miriam Padilha Moraes escreveu: “Acredito no sofrimento como uma forma de libertação. Aqueles que se curvaram e viram os escombros, vislumbraram a força do poder de Deus, mostrando que não devemos nos aliar a Satanás nem a bruxarias. Os que não comungam com o Diabo se mantêm vivos no poder de Deus. Vou contribuir para salvar mais gente de lá, e para que os sobreviventes sirvam a um só Deus”. Não parece um fundamentalista islâmico falando sobre o atentado às Torres Gêmeas? Esses religiosos conservadores tornam o argumento impossível. Os senhores da Inquisição manejavam lógica semelhante.

No Haiti desabaram igrejas católicas, evangélicas, mesquitas, sinagogas e tendas de Vudu. A catástrofe é democrática. Desastres naturais ocorriam muito antes dos humanos habitarem o planeta, desde quando isso aqui era uma bola de fogo. As forças da natureza só não conseguem desobstruir as mentes dos extremistas, fanáticos e intolerantes.

Eu particularmente tenho meu próprio anticristo, causador dos males do Haiti. Os Estados Unidos invadiu o Haití en 1915 e governou o país até 1934. Justificando a feroz ocupação, o Secretário de Estado norte-americano Robert Lansing explicou que a raça negra é incapaz de governar-se a si mesma, que tem “uma tendência à vida selvagem e uma incapacidade física de civilização”. William Philips, um dos invasores ianques, afirmou: “É um povo inferior, incapaz de conservar a civilização herdada dos franceses”. Os racistas de toda espécie, essa escória colonialista é, para mim, o diabo que inferniza o mundo.

Bráulio Tavares escreveu que o Haiti fez mesmo o tal pacto com o diabo e esclarece: “o demônio foram as nações ocidentais, França e EUA, com quem foram feitos os acordos que espoliaram o país durante décadas”. Ou seja: o diabo somos nós...

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

O caos depois do desastre - Haiti

LUTA PELA SOBREVIVÊNCIA
Multidão no centro destruído de Porto Príncipe: saques, socos, brigas e uma única lei,a dos mais fortes...CRIME DESORGANIZADO
Há duas penas em vigor no Haiti para saqueadores, como os da foto à direita. A primeira é o linchamento coletivo em praça pública (à esq.); a segunda, não menos brutal, é enfrentar a fúria da polícia, como a menina de 15 anos baleada na cabeça
EPIDEMIA DE MORTOS
No Haiti, caixões são uma raridade. A maior parte dos corpos é queimada ou enterrada em covas coletivas: à noite, dorme-se sob o céu negro, sentindo-se o cheiro fétido das fogueiras humanas...

Banditismo institucional

DÁ UM DINHEIRO AÍ...
O governador José Roberto Arruda e o presidente afastado da Câmara Legislativa,
Leonardo Prudente, o homem da meia: corrupção em alta definição, mas ainda com poder

Os propineiros de Brasília continuam aprontando livremente – e conseguem acabar com a CPI da Corrupção antes mesmo de ela começar a funcionar...

As imagens que mostram os políticos de Brasília recheando com dinheiro os bolsos, as meias e algumas partes íntimas do corpo percorreram o mundo, causaram indignação e espanto, mas, até a semana passada, ainda não tinham sido suficientes para demolir a redoma construída em torno deles pela indiferença da população e pela falta de vergonha dos envolvidos. O governador José Roberto Arruda, que apareceu mimando um maço de dinheiro, continuava governador. O presidente da Assembleia Legislativa, que inventou a famosa meia-cofre, lutava para continuar presidente. E os deputados que recebiam propina e oravam aos deuses para agradecer a dádiva, como se tivessem sido abençoados por um milagre, continuavam firmes no cargo. Unidos, eles continuavam fazendo de tudo para deixar tudo como está – e ainda receberam uma ajuda inesperada. A Justiça mandou afastar do cargo o deputado Leonardo Prudente, o homem da meia, e mais nove parlamentares envolvidos no esquema de corrupção. O objetivo era garantir que os trabalhos de investigação não fossem contaminados pela ação dos interessados, como estava acontecendo. Parecia um sopro de moralidade – mas só parecia.

A turma do governador Arruda enxergou na decisão da Justiça uma tremenda janela de oportunidade e simplesmente encerrou a CPI instalada para apurar o caso, com o argumento ladino de que os deputados acusados de receber propina haviam participado formalmente do ato de criação da comissão. Portanto, como determinava a decisão judicial, o ato de criação da comissão estava contaminado e poderia ser anulado. E foi. "Os indícios de um sistêmico e crônico banditismo institucionalizado, no Distrito Federal e alhures, não tardarão a acionar os alarmes sociais e políticos que certamente propugnarão pelo ‘endurecimento’ dos meios de controle que possam garantir a sobrevivência de nossa estrutura republicana de estado, algo parecido com o processo político de exceção iniciado em 1964. Oxalá isso nunca volte a acontecer!", escreveu o juiz Álvaro Ciarlini na decisão em que determinou o afastamento do deputado Leonardo Prudente. A degradação moral de alguns políticos em Brasília – do governo local ao governo federal, da Câmara Distrital ao Congresso Nacional – mostra que a advertência do magistrado, talvez inoportuna, está longe de ser um exagero.

A política do requeijão - Isso é apenas o começo...

FILA DA COXINHA
"Militantes" que ganharam transporte e lanche aguardam
para entrar em evento com Dilma

A campanha da ministra Dilma Rousseff ainda não empolgou a militância petista – ou o que ainda resta dela. Isso tem ficado evidente nos diversos eventos de que a ministra e o presidente Lula têm participado. Em Jenipapo, não se viam camisas vermelhas nem bandeiras com a estrela do PT. Os espectadores eram lavradores, empregadas domésticas, pedreiros, gente muito humilde, meio calada, atraída pela promessa de lanche no evento, como o lavrador Antônio Cesário, morador de Granjas, a cerca de duas horas do local da barragem, que decidiu comparecer à inauguração de olho na promessa que lhe fizeram os funcionários da prefeitura. "Pão e requeijão", conta. "Em casa, só tem requeijão quando vai uma visita muito importante", comentou. Depois de duas horas apertado em um ônibus superlotado, com mais de cinquenta pessoas, o lavrador diz ter tirado a sorte grande. Encontrou coisa muito melhor que pão com requeijão: 45 000 salgadinhos feitos por um dos bufês mais caros de Belo Horizonte. Tudo de graça.

O mesmo método de atração de militantes foi usado com mais eficiência no Maranhão uma semana antes, no lançamento da pedra fundamental da Refinaria Premium I da Petrobras, em Bacabeira, perto de São Luís. Cerca de trinta ônibus transportaram recrutas de vários pontos do estado. Funcionários públicos e estudantes de colégios estaduais foram liberados de suas obrigações para engrossar a claque de apoio à família Sarney, ao presidente Lula e, é claro, a Dilma Rousseff. Na porta do local onde será erguida a refinaria, cabos eleitorais esperavam os moradores dos grotões do estado com bandeiras de plástico que estampavam a frase: "Obrigado, presidente". A maior evidência de que o quórum nas aparições da pré-campanha petista é artificial pode estar no fracasso da inauguração da escola técnica em Araçuaí, cidade vizinha a Jenipapo de Minas. A estrutura foi montada para comportar 7 000 pessoas, mas apenas 500 testemunharam Lula elogiar sua candidata. Lá, a máquina pública não participou da engrenagem para atrair "militantes". Não houve o aluguel de ônibus, nem lanchinho, nem requeijão, nem refrigerante. Os poucos que compareceram tiveram de se contentar com um copo de água.

Bolsa-cabresto

OPORTUNISMO
Fila de cadastramento do programa: regras são regras, mas não em ano de eleição

Dez meses antes das eleições presidenciais, o governo muda regras do Bolsa Família para evitar a exclusão regulamentar de 5,8 milhões de pessoas do programa. A medida vale até 31 de outubro, data do segundo turno...

Na cartilha de certas administrações, aproveitar o finzinho de ano para decretar uma medida polêmica, impopular ou simplesmente indecorosa é prática corrente. Com o Legislativo já quase em recesso, os órgãos do Executivo mais ou menos desmobilizados e as atenções da imprensa voltadas para outros assuntos, governantes se sentem à vontade para sacar medidas que, de outro modo, não teriam coragem de apresentar em público. O governo federal se valeu mais uma vez dessa tática no dia 23 de dezembro, quando um ato do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome alterou as regras de funcionamento do Bolsa Família, numa manobra destinada a evitar que 5,8 milhões de beneficiados fossem excluídos do programa – fato legal e previsível, mas que, em ano de eleição, poderia ser funesto para a campanha petista.

Pelas normas até então em vigor, perdiam o direito ao recebimento do benefício famílias cujo cadastro estivesse desatualizado havia mais de dois anos e aquelas cuja renda per capita tivesse ultrapassado o limite de 140 reais. São critérios justos: o primeiro se destina a coibir fraudes e o segundo visa a evitar que o cidadão fique para sempre sob a tutela do Estado – o que é, ou deveria ser, uma das preocupações do programa. Mas, como em ano de eleição vale tudo, o governo decidiu deixar para lá. O ato administrativo do dia 23 de dezembro estabelece um "prazo de carência" dentro do qual a burla das regras passa a ser tolerada. Assim, quase 1 milhão de famílias que não atualizaram seu cadastro em 2009, e tiveram o pagamento bloqueado em novembro, voltarão a ganhar o benefício. Da mesma forma, continuarão a receber dinheiro público as famílias cuja renda per capita ultrapassou 140 reais – em torno de 440 000. Trata-se de uma versão atualizada do voto de cabresto. Mas com uma diferença, segundo o cientista político Bolívar Lamounier: "Os antigos coronéis do interior do Brasil pelo menos aliciavam votos com o próprio dinheiro. O governo atual faz isso com dinheiro público". E, para que não reste dúvida quanto à natureza da decisão governamental, a data para a bondade terminar, o tal "prazo de carência", é 31 de outubro, dia da votação do segundo turno das eleições presidenciais.

O Bolsa Família já provou ser um poderoso cabo eleitoral. Um estudo feito em 2007 pelo professor de ciência política Jairo Nicolau, do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, com base nos resultados das últimas eleições presidenciais, concluiu que cada 100 000 reais deixados pelo programa em municípios de 1 000 habitantes renderam ao candidato Lula um acréscimo local de 3 pontos porcentuais de votos. Criado por medida provisória em outubro de 2003 para suplantar o fracasso do Fome Zero, o Bolsa Família começou atendendo a 3,6 milhões de famílias, ao custo de 3,3 bilhões de reais. Cada uma recebe hoje entre 22 e 200 reais por mês, dependendo do número de filhos (mantê-los na escola é a principal contrapartida do programa). Seu alcance foi-se expandindo até que, a partir de 2007, um em cada quatro brasileiros passou a ser sustentado pelo governo. Em 2009, o número de beneficiados havia quadruplicado em relação a 2003: 12,4 milhões de famílias usufruíram um orçamento total de 12,4 bilhões de reais.

O Bolsa Família contribuiu para a diminuição da desigualdade de renda no país, tirou milhões de brasileiros do poço da miséria e abriu horizontes para um enorme contingente de crianças que, sem ele, poderiam estar fadadas a passar a infância capinando numa roça, sem nunca ter estudado. No entanto, a expansão ilimitada do número de cadastrados e o fato de o benefício não ter prazo para terminar sempre foram pontos fracos do programa e contribuíram para pespegar-lhe a pecha de assistencialista e eleitoreiro. As últimas mudanças – nada sutis, como prova a data de 31 de outubro – mostram que seus críticos têm razão.

A obsessão totalitária

Censurar a imprensa e impedir o fluxo de ideias no Brasil é a única bandeira genuinamente comunista que sobrou aos petistas...

Um observador ingênuo pode não entender a obsessão de petistas, manifestada desde o momento zero do governo Lula, de abolir a liberdade de expressão no Brasil. Afinal, em sete anos de administração do país, alguns fizeram enormes avanços pessoais e coletivos. Aumentaram o patrimônio, passaram a beber bons vinhos e a vestir-se com apuro. A política econômica é modelo até para os países avançados e as conquistas sociais fazem inveja a reformadores de todos os matizes ideológicos. Destoam desse rol de avanços a diplomacia megalonanica e a inconformidade com o livre trânsito de ideias no país. O próximo ataque organizado à liberdade de expressão se dará em março, com a Segunda Conferência Nacional de Cultura (CNC). Apesar do nome pomposo, ninguém irá lá para discutir cultura. Os petistas vão, mais uma vez, tentar encontrar uma forma de ameaçar a liberdade de imprensa e obrigar revistas, jornais, sites e emissoras de rádio e TV a apenas veicular notícias, filmes e documentários domesticados, chancelados pelos soviets (conselhos) petistas e reverentes à ideologia de esquerda.

O evento é a continuação por outros meios da batalha pela implantação da censura à imprensa no Brasil. Isso começou em agosto de 2004, com a iniciativa, abortada, de criar um Conselho Federal de Jornalismo (CFJ). Nos últimos meses foram feitas mais duas tentativas. Uma delas na Conferência Nacional de Comunicação (Confecom). A outra com o PNDH-3, o Programa Nacional de Direitos Humanos. O que o CFJ, a CNC e o PNDH-3 têm em comum? Todos embutem a criação de um tribunal para censurar, julgar e punir jornalistas e órgãos de comunicação que desobedeçam às normas governamentais. É um figurino de atraso.

Por que essa obsessão não se dissipa? Primeiro, porque ela é a única bandeira que sobrou às esquerdas cujas raízes podem ser traçadas ao seu berço comunista no século XIX. A censura à imprensa é uma relíquia esquerdista, um bicho da era stalinista guardado em cápsula de âmbar e cujo DNA os militantes sonham ainda retirar e com ele repovoar seu parque jurássico. Todas as outras bandeiras foram perdidas. A do humanismo foi dinamitada pela revelação, em 1956, dos crimes contra a humanidade perpetrados por Stalin. A da eficiência econômica e a da justiça social ruíram com a queda do Muro de Berlim, em 1989. Sobrou a bandeira da supressão da voz dos que discordam deles. Mesmo isso não pode ser feito com a dureza promulgada por Lenin ("Nosso governo não aceitaria uma oposição de armas letais. Mas ideias são mais letais que armas.").

O maior ideólogo da censura à imprensa, cujo nome sai com a facilidade dos perdigotos da boca dos esquerdistas brasileiros, é o italiano Antonio Gramsci (1891-1937). Como a revolução pelas armas se tornou inviável, Gramsci sugeriu a via do lento envenenamento ideológico da cultura, do idioma e do pensamento de um país. É o que tentam fazer os conselhos, conferências e planos patrocinados pelo PT. É neles que se dá a alquimia gramsciana. Ela começa pela linguagem. A implantação da ditadura com o fechamento do Congresso é vendida como "democracia direta"; a censura aparece aveludada como "controle da qualidade jornalística"; a abolição da propriedade privada dilui-se na expressão "novos anteparos jurídicos para mediar os conflitos de terra". Tudo lindo, pacífico, civilizado e modernizador. Na aparência. No fundo, é o atalho para a servidão. Thomas Jefferson neles, portanto: "...entre um governo sem imprensa e uma imprensa sem governo, fico com a segunda opção".

Um tema, duas visões

No século XVIII, o futuro presidente americano Thomas Jefferson já enxergava a liberdade de imprensa como um dos pilares da democracia. No século XX, o bolchevique Lenin inaugurou a doutrina esquerdista que vê no jornalismo independente uma ameaça a ser combatida

"Se eu tivesse de decidir entre ter um governo sem jornais e ter jornais sem um governo, eu não hesitaria nem por um momento antes de escolher a segunda opção."
Thomas Jefferson, em 1787

"Dar à burguesia a arma da liberdade de imprensa é facilitar e ajudar a causa do inimigo. Nós não desejamos um fim suicida, então não a daremos."
Vladimir Lenin, em 1912

VALE ELIMINAR OS TRÊS

MARANHÃO TENTA! MAS NÃO CONSEGUE COMPRAR PREFEITO DE SERRA DA RAIZ.

Prefeito de Serra da Raiz diz que foi "tentado", mas "resistiu"...

O prefeito de Serra da Raiz, Luiz Machado, se exaltou ontem à noite quando discursava na festa de emancipação do município e, além de declarar seu apoio à pré-candidatura de Ricardo Coutinho ao Governo, ainda fez alusões a termos bíblicos para contar como foi a abordagem que recebeu do governador José Maranhão (PMDB) na última segunda-feira, quando manteve uma audiência com o chefe do executivo estadual:

"Eu fui tentado, mas estamos aqui de pé para defender a Paraíba. As propostas são avassaladoras. Se você for fraco, você cai. Eu estou dizendo a Ricardo que resisti e iremos continuar com ele, dando apoio. Mas, eu queria dizer que se tivéssemos aderido, teríamos arranjado convênios, mas lembro que você disse que João Pessoa tinha 70% da nossa receita e você não concordava com isso. Desde essa época, comecei a admira-lo. Precisamos distribuir essa renda", disse.

PMDB convida Luiz Couto para o cheiro do queijo. (arapuca)

O presidente do diretório regional do PMDB, Antônio de Souza, disse não haver restrição do seu partido quanto ao nome do deputado federal Luiz Couto para compor chapa majoritária da coligação peemedebista ao Senado Federal. Ele disse, no entanto, que outras legendas aliadas têm o mesmo direito, e que as decisões serão tomadas em junho, mês das convenções partidárias.

Antônio de Souza revelou que cabe tão somente ao PT indicar os nomes que disputarão as vagas na majoritária e proporcional. Passada essa fase, haverá uma análise para verificar a densidade eleitoral de cada nome. “Todos os partidos passarão por isso, pois temos que ter em mente que se trata de uma aliança, daí haver a necessidade de ouvir e contemplar a todos”, analisou.

PMJP - Prefeito Ricardo Coutinho - Estação Nordeste traz Pitty e Banda Bárbara nesta sexta-feira.

O rock'n roll é o ritmo que vai embalar quem for conferir os shows do Estação Nordeste, nesta sexta-feira (22), a partir das 21h, no palco montado na Praça Vidal de Negreiros (Ponto de Cem Réis). A roqueira baiana Pitty e as paraibanas da Banda Bárbara são as atrações do festival promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Fundação Cultural (Funjope).

Pitty veio da Bahia, terra do axé music, e conseguiu mexer com as estruturas do cenário do rock no Brasil. Sua primeira banda (Shes), era composta só de meninas, onde ela tocava bateria. Logo depois, montou a Inkoma, banda de hardcore que teve disco lançado e que conseguiu figurar entre as mais importantes do meio.

Quando a Inkoma acabou, Pitty resolveu seguir carreira solo, lançando seu primeiro disco, "Admirável Chip Novo", que atingiu a marca de mais de 250 mil cópias vendidas. Com o segundo CD, "Anacrônico", ela ganhou os maiores prêmios de música do país, como os do Multishow, MTV (melhor clipe de rock e de vocalista da banda dos sonhos), entre muitos outros. Pitty ainda tem o CDs "{Des}concerto", gravado ao vivo, onde a cantora apresentou sucessos dos dois primeiros trabalhos, além das inéditas "Malditos Cromossomos" e "Pulsos". No show do Estação Nordeste, o público vai poder conferir os sucessos da baiana, entre outras músicas que estão no seu mais recente CD, intitulado "Chiaroscuro".

Prefeita de Riachão do Poço é a quarta a negar adesão ao governador José Maranhão.

Após o anúncio por parte da assessoria do governador José Maranhão (PMDB) de uma “adesão em massa” de lideranças do interior Estado ao projeto político do pretenso candidato à reeleição, mais um prefeito vem a público desmentir a informação. Desta vez, quem disse que não aderiu ao peemedebista foi a prefeita de Riachão do Poço, Maria Auxiliadora (DEM). Com ela já se somam quatro gestores municipais que negam o anúncio de adesão.

De acordo com a prefeita, o encontro que teve com José Maranhão foi uma reunião “meramente administrativa”, onde foram abordados forma de captação de recursos para a realização de algumas obras, a exemplo de construção de casas populares.

Desde ontem, o governador José Maranhão vem sofrendo consecutivas baixas no número de prefeitos que possivelmente aderiram ao seu projeto político. Ao todo já são quatro os gestores que desmentiram informações repassadas pela assessoria do peemedebista.

Negaram adesão até agora os prefeitos de Serra da Raiz, Luiz Machado (DEM); de Itatuba, Renato Lacerda (PSDB); e de Lastro, José Vivaldo Diniz (PDT), além da prefeita de Riachão do Poço, Maria Auxiliadora. Todos os gestores informaram que se reuniram com Maranhão para tratar de assuntos administrativos, de interesse dos municípios que comandam.

Valor da última parcela do Apoio Financeiro aos Municípios (AFM) é de R$ 521 milhões.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) informa que depois de cinco adiamentos sucessivos o Governo Federal está anunciando para a próxima semana, o depósito nas contas dos Municípios, da última parcela do Apoio Financeiro aos Municípios (AFM), criado para complementar as perdas acumuladas em razão da crise financeira de 2009.

O valor total a ser depositado deve somar R$ 521 milhões. O governo informa que na Medida Provisória de ajuda ao Haiti que está sendo editada, será incluído o item de Transferência a Estados, Distrito Federal e Municípios para viabilizar a complementação de Apoio Financeiro pela União aos Municípios que recebem recursos do FPM, como determina a Lei 12.058/2009.

O valor incluído na MP será de R$ 384 milhões que devem ser somados a outros R$ 137 milhões que já estão disponíveis, alcançando o total de R$ 521 milhões. Corresponde a última parcela do AFM prevista para setembro de 2009 a qual deveria ter sido paga em outubro do ano passado e só está sendo consolidada quatro meses após a data prometida.

A CNM lembra que os prefeitos fizeram muitas programações financeiras para saldar compromissos e até pagar salários, com o valor do AFM que receberiam. Em razão dos constantes adiamentos, toda a programação teve que ser revista atrasando o pagamento a fornecedores e funcionários, com sérios prejuízos para as administrações, “o que é profundamente lamentável”, na opinião do presidente da CNM, Paulo Ziulkoski.

O presidente da CNM destaca que o governo cumpriu com o compromisso assumido até agosto do ano passado, quando liberou R$ 1,867 bilhão, atrasando, porém a parcela final prevista para o mês de setembro. Com isso, a previsão de conceder um valor de FPM igual ao de 2008 só será complementado agora.

“O Apoio Financeiro foi uma medida que contribuiu para reduzir, em parte, o tamanho da crise enfrentada pela grande maioria dos prefeitos”, admite. Ziulkoski adianta que a CNM permanecerá vigilante e acompanhando a liberação dos R$ 521 milhões e pede que os prefeitos façam o mesmo para ajudar a evitar novos adiamentos.

Efeitos da reunião do PTB

Aparentemente, o PTB provou que está unido. Pelo menos foi sem vozes divergentes que concluiu a reunião desta sexta em João Pessoa. Todos são unânimes, apesar da diversidade das intenções, na indicação do ex-deputado Carlos Dunga como candidato a vice-governador na chapa de Ricardo Coutinho.

Primeiro ponto, então, unidade. A reunião serviu ainda para frustrar a expectativa de alguns setores do governador José Maranhão e do senador Cícero Lucena, candidatos ao governo em frentes diversas (?), que esperavam rompimento já.

Mas, como já dissemos, o PTB joga com as cartas que tem porque tem consciência de que o equilíbrio da disputa valoriza o apoio dos aliados. O excesso de assédio, portanto, será sempre o melhor tesouro das legendas que não tem candidato próprio ao governo.

Então, atingimos a filosofia implantada pelo PTB nessa discussão. O partido está tentando exatamente recuperar o prestígio e o valor que tinha junto à aliança com o prefeito Ricardo Coutinho.

Como foi a primeira legenda a defender a aliança, o PTB viu partidos que chegaram mais recentemente, a exemplo do DEM, serem alçados à condição de aliados mais valiosos

Ao colocar obstáculos para o apoio, o PTB faz o caminho de volta. Valoriza o passe. E retoma à condição de ter que ser conquistado. Neste caso, por mais que se questionem a ética dos métodos, é preciso dizer que a legenda acerta.

Vai convocar, portanto, o prefeito Ricardo Coutinho para apresentar oficialmente o nome de Dunga. Com isso, ganhará tempo e chegará às portas das convenções como uma espécie de incógnita.

E a regra diz que somente os tolos revelam suas intenções claramente. Os sábios trabalham sempre com a dúvida, por isso são sempre procurados.

O que o PTB não pode é tornar o debate rasteiro. Como se estivesse a barganhar cargos e nada mais. Já que é pra disfarçar suas intenções junto aos candidatos ao governo, é bom que faça o mesmo com a opinião pública.

CASAMENTO

Aqui, na Paraíba, as forças do governador José Maranhão e do senador Cícero Lucena estão unidas no esforço para impedir a oficialização do apoio de Cássio a Ricardo Coutinho.

Para acompanhar melhor essa luta desesperada o paraibano deve ater-se ao noticiário dos veículos de comunicação atrelados ao projeto de reeleição do governador José Maranhão. Portais, jornais, rádios e TVs, unidos numa campanha violenta contra a administração municipal.

Figuras de inexpressiva densidade eleitoral como o ex-secretário Francisco Barreto estão sendo promovidas a estrelas do noticiário político, e esmeram-se em abarrotar de “denúncias” as gavetas dos órgãos incumbidos de fiscalizar a administração pública.

Depois do anúncio do apoio de Cássio a Ricardo, Barreto não deixou mais de pavonear-se nos programas jornalísticos do esquema do governador, transformados em “paredões de fuzilamento” do prefeito da capital.

O ex-vereador, ex-secretário e ex-candidato e ex-auxiliar de várias administrações imita as mulheres desprezadas e vive a destilar seu despeito e rancor nos espaços que lhe são concedidos e que recebem abundância de verbas publicitárias do Governo do Estado (Leia-se CORREIO DA PARAÍBA), para transformar uma administração medíocre em exemplo de redenção política.

Orlando Otávio compõe marchinha em homenagem ao Ponto de Cultura.

A música em ritmo de marchinha fala dos antigos clubes de Itabaiana e das nossas tradições mais queridas. O Pão Duro, antigo clube carnavalesco, é relembrado na marchinha de Orlando Otávio homenageando o Ponto de Cultura Cantiga de Ninar. Bastante empolgado com as ações do Ponto, o cantor, compositor e poeta Orlando Otávio disse que vai lançar a marchinha brevemente, antes do carnaval.

A rica faceta da cultura local serve de inspiração para os versos de Orlando Otávio. “O Ponto de Cultura Cantiga de Ninar deu grande relevo a Itabaiana no que se refere à cultura”, acredita Orlando, autor do livro “A primeira vez que fui na rua”.

O sentimento da terra natal e a consciência de pertencer a um povo, a uma cultura e a uma paisagem é a inspiração maior de poetas como Orlando Otávio. “Consagro minha arte a Itabaiana, que é o lugar de referência de todos nós”, argumenta Orlando. Ele também se dedica ao serviço religioso, compondo hinos de louvor a Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade.

José Maranhão gastou em cinco meses quase R$ 1 milhão em locação de aeronave.

O gestor estadual José Maranhão (PMDB) gastou em cinco meses R$ 929.416,16 para locação de aeronave para atendimento da sua agenda oficial. De 16 julho a 12 de dezembro do ano passado foram registrados no Sistema Integrado de Administração Financeira (Siaf), do Governo do Estado, 15 notas de empenho para pagamentos de serviços prestados pela empresa de Brasília ‘Jat Aerotax LTDA’, cujo CNJ é 02007102000164.

Mesmo sendo a despesa alta para um estado como a Paraíba, onde cerca de 1,3 milhão de pessoas sobrevivem com um salário mínimo, um fato que causa estranhesa é que o Governo do Estado possui duas aeronaves.

O avião de menor porte é o Piper PA-34 Seneca III prefixo PP-EPG, que transporta um piloto e mais cinco passageiros e o de maior é o Piper PA-42 Cheyenne III prefixo PP-EPB, que tem a capacidade de transportar até nove passageiros.

Em julho foram duas notas de empenho, que totalizam R$ 148.934,16. Já em agosto o Siaf registra a ocorrência de quatro notas de empenho, que somadas correspondem ao valor de R$ 251.053,84. Um mês depois foram gastos R$ 54.669,84 para o fretamento de aeronave, pagos através de três notas de empenho.

No mês de outubro foram três notas que correspondem ao valor de R$ 117.888,16. Não houve nota de empenho em novembro. Já em dezembro foram quatro notas de empenho, que totalizam R$ 301.796,00.

A primeira nota de empenho encontrada no Siaf foi a número 925, do dia 16 de julho de 2009, cujo valor pago foi de R$ 54.872,00. Já o montante mais alto que foi pago para o fretamento de aeronave foi de R$ 94.062,16, isso no dia 21 de julho do ano passado.

Manoel Júnior e Trócolli Júnio, nada trouxeram para Itabaiana.

O campeão de gastos entre os parlamentares Paraibanos, Manuel Júnior (cujo gasto foi de R$ 298.246,19).

Quando o assunto foi telefonia, Manuel Júnior R$ 38.143,80

Passagens aéreas Manuel Júnior R$ 40.073,53

Definição: Barra de São Miguel terá nova eleição no dia 28 de fevereiro.

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE) definiu agora a pouco a data para realização de novas eleições no município de Barra de São Miguel. Os eleitores devem ir às urnas no dia 28 de fevereiro para escolher o novo prefeito e vice. Todo o calendário para realização do pleito também foi aprovado pela Corte Eleitoral conforme a resolução n° 1/2010.

O calendário fixa prazo a partir de 6 de fevereiro para convenções partidárias, registro de candidatos, impugnação e propaganda eleitoral. A nova eleição está marcada para o dia 28 de fevereiro de 2010, domingo.

Estarão aptos a votar os eleitores constantes do Cadastro Eleitoral em 7 de maio de 2008, evitando assim que ocorra registro de novos eleitores para este pleito.

Entenda o caso

O Tribunal Regional Eleitoral (TER) havia cassado a prefeita Luzinectt Teixeira (Luci Costa), do PMDB, em outubro de 2009. O TRE tomou a decisão de cassação em um julgamento que durou 1 hora e 13 minutos, por 5 votos a favor e apenas 1 contra. Na época, a sustenção oral de acusação contra a prefeita foi feita pelo advogado Solon Benevides.

A Procuradoria Regional Eleitoral já havia emitido parecer favorável à cassação do diploma de Luci Costa alegando inelegibilidade por parentesco. O procurador Werton Magalhães sustentou que ela tem uma união estável com Francisco Pinto da Costa, irmão do ex-prefeito Pedro Pinto da Costa (PTB) a quem Luci sucedeu. O relator do processo no TRE foi desembargador Luiz Nilo Ramalho.

O recurso de cassação foi impetrado pela Coligação Unidos pela Barra, encabeçada pela segunda colocada, Maria Aparecida (PTB), mais conhecida como Maria de Chico. A oposição alega que a atual Chefe do Executivo é parente em segundo grau, por afinidade, do ex-prefeito de Barra de São Miguel, Pedro Pinto. Segundo o que foram apurados, ambos vivem juntos há cerca de 40 anos e da união possuem três filhos, além da conta bancária em conjunto.

Prefeito do Lastro é o 3º a negar adesão à Maranhão.

Prefeito do Lastro é o terceiro a negar adesão ao governador Maranhão

Depois dos prefeitos de Serra da Raiz, Luiz Machado (DEM), e do município de Itatuba, Renato Lacerda (PSDB), agora foi a vez do prefeito do Lastro, José Vivaldo Diniz (PDT), negar que aderiu ao projeto político do governador José Maranhão (PMDB), pré-candidato a reeleição, como havia sido divulgado pela assessoria do gestor estadual.

José Vivaldo disse que apenas recebeu o governador com cordialidade apenas pelo cargo que ocupa, mas em nenhum momento revelou que pretendia aderir ao projeto de reeleição do peemedebista este ano. “Apenas o recebi bem por ele ser o governador”, frisou.

Desde ontem, o governador José Maranhão vem sofrendo consecutivas baixas no número de prefeitos que possivelmente aderiram ao seu projeto político. Ao todo já são três os gestores que desmentiram informações repassadas pela assessoria do peemedebista.

O Governador José Maranhão se esqueceu de combinar com os prefeitos de Serra da Raiz, Lastro e Itatuba, que ambos estão fechados com ele para as eleições do próximo ano. Os três desmentiram a informação e deixaram muitas interrogações no ar, sobre adesões que já foram anunciadas. Parece àquela velha historia de nossas adolescências: Eita! Estou namorando com Maria. E o amigo responde: É, mas, quando ela souber, acaba!

PELO BRASIL!!!


XEIQUE HAMAD BIN KHALIFA AM-THANI, DO CATAR

Catar pode comprar partes
da Petrobras e do Banco do Brasil...

Após o almoço desta quarta-feira (20), em Brasília, o presidente Lula e Xeique Hamad bin Khalifa Al-Thani, Emir do Catar, conversaram sobre a possibilidade de o país árabe comprar partes minoritárias da estatal Petrobras e do “semiestatal” Banco do Brasil. Já foram assinados tratados e acordos financeiros e consulares. O Qatar já é dono de uma pequena parte da maior mineradora do mundo, a brasileira Vale. A informação é da Reuters UK.

COITADOS DOS HAITIANOS!!! Terão uma justiça igual a nossa!!!

PRESIDENTE DO CNJ E DO STF, MINISTRO GILMAR MENDES

CNJ quer ajudar Judiciário do Haiti...

O Conselho Nacional de Justiça do Brasil ofereceu ajuda ao governo do Haiti para reconstruir o Poder Judiciário do país, devastado por um terremoto. Na terça (19), o presidente do conselho, Gilmar Mendes, enviou um ofício oferecendo a ajuda ao chanceler Celso Amorim. Ele afirmou que o CNJ “encontra-se à disposição para empenhar toda experiência para o fortalecimento das instituições haitianas”. A ajuda poderá consistir em visita de juízes, cursos de formação, doação de livros e equipamentos.

PMJP: Prefeito - Ricardo Coutinho - Famílias da comunidade Paulo Afonso ganham novas casas.

As 250 famílias da Comunidade Paulo Afonso, que ocuparam irregularmente todo o entorno da Mata do Buraquinho por mais de 20 anos, foram transferidas na manhã desta quinta-feira (21) para novas moradias. Elas deixaram para trás casas de alvenaria improvisadas, edificações formadas por madeira mista e material reciclado para ocupar edificações dignas, estruturadas e dentro do conceito de habitabilidade, prioridade na política habitacional da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).

O prefeito Ricardo Coutinho esteve no local acompanhando a remoção das famílias. Ele lembrou que, ao longo da sua gestão, já foram construídas cinco mil casas, havendo projetos para a edificação de outras cinco mil. "Nós não estamos só construindo casas. Estamos oferecendo dignidade, pois no novo local há toda uma infraestrutura habitacional. Nunca se investiu tanto em habitação como agora", exemplificou.

A secretária de Habitação do município, Emília Correia Lima, disse que a mudança dessas famílias tem um significado ímpar para o Governo Municipal. "Por um lado, nós estamos acabando com mais um aglomerado subnormal na cidade, oferecendo moradias dignas e mudando completamente a qualidade de vida dessas pessoas e, por outro, estamos resgatando e preservando esta reserva de Mata Atlântica", declarou ressaltando que a PMJP está mostrando, na prática, que o discurso de dignidade e direito à habitação é uma ação concreta.

LEIA MAIS
CLIC paraibahoje.wordpress.com

Vereador pede ao TCE informações sobre folha de pessoal do Estado.

Paraíba está na lista de estados que extrapolaram limites da Lei de Responsabilidade Fiscal...

O vereador Bira protocolou no início da tarde desta quinta-feira (21) pedido de informação ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) da relação dos prestadores de serviço e cargos comissionados contratados pelo governo Maranhão III no ano de 2009. Segundo o vereador, diante da enxurrada de nomeações de cargos comissionados publicados diariamente no Diário Oficial é preciso que a sociedade tenha acesso, de forma transparente, sobre o processo de contratação dos servidores para que também possa atuar na fiscalização dos gastos públicos.

Bira demonstrou preocupação com informações publicadas pelo jornal Valor Econômico esta semana que coloca a Paraíba na lista de estados brasileiros que estão extrapolando os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) com gastos com a folha de pessoal. Segundo a reportagem, o Estado entrou no vermelho ao gastar, em 12 meses, R$ 2,23 bilhões com a folha de pagamento dos servidores - mais de 51% dos R$ 4,37 bilhões que entraram no caixa do governo.

“Queremos que o Tribunal forneça esses dados porque até agora o que temos visto no governo Maranhão é uma enxurrada, não é investimentos, mas de contratações e tentativa de cooptação de prefeitos, vereadores e lideranças. “Não é dessa forma que a Paraíba cresce e se desenvolve”, completou.

Ainda segundo o Valor Econômico, o crescimento da arrecadação da Paraíba não acompanhou o ritmo dos reajustes salariais no serviço público. A despesa com pessoal, de R$ 2,237 bilhões entre agosto de 2008 a setembro de 2009, cresceu 17% em relação aos 12 meses anteriores, quando a relação despesa com pessoal/receita corrente líquida era de 45,33%. Na mesma comparação, a receita do governo cresceu apenas 4,3%.

O vereador também defendeu a realização de concurso público para a contratação de servidores que é a forma correta para a inserção no serviço público. “Infelizmente este governo não realizou nenhum concurso público. Nem mesmo as pessoas aprovadas em concursos são convocadas, como é o caso dos agentes penitenciários e da Polícia Militar”.

FREI FERNANDO - SEMELHANTE AMOR

Enquanto estivermos aqui, existirá sempre espaço e tempo para emitirmos opiniões sejam elas coerentes ou incoerentes. Mas, o que é coerência ou incoerência senão argumentos que a razão concorda ou não concorda com eles?

De certo, todas as opiniões passarão, mas a Verdade permanece incólume, pois não pode contradizer-se. Quem a vive sabe disso; quem não a vive, apenas emite opiniões e nada mais...

Paz e Bem!

Frei Fernando,OFMConv.


CLIC freifernando.wordpress.com

Religião do Haiti

Fábio Mozart

Leio que o embaixador do Haiti no Brasil atribuiu o terremoto em seu país às práticas religiosas do seu povo. Um internauta por nome Tião Maia escreveu: “infelizmente, o Haiti tem uma acentuada prática de bruxaria, vuduismo e satanismo. Isso, inevitavelmente, leva às tragédias”.

Pensamentos como esses representam ignorância e preconceito. Fui pesquisar no livro “Do Vudu à macumba”, de Márcia Neves (Editora Ícone), e fiquei sabendo que “Vudu é uma religião oriunda da África, da região dos Yorubás e chegou ao Haiti, levada por escravos, em 157.

É uma religião politeísta e seus deuses são chamados "AS LOAS", no feminino. Como no monoteísmo, existe uma entidade suprema e todos os demais deuses estão abaixo dela.

Como a maioria das religiões ancestrais, suas crenças eram fundamentalmente animistas, cultuando as entidades representativas das forças da natureza, os espíritos dos mortos e alguns animais e plantas. Por isso foi considerada uma manifestação pagã, e o vuduismo se tornou proibido.

Sem outra opção, uma parte dos seguidores do Vudu, os da chamada parte branca, se fizeram ‘cristãos’ e por traz das imagens do cristianismo, faziam oferendas às suas Loas (Deuses).

Os da chamada parte negra do Vudu (correspondente à Quimbanda no Candomblé), foram perseguidos e tiveram que se manter escondidos, com cerimônias secretas e com sua cultura religiosa sendo passada de pai para filho.

Vudu é uma corruptela da palavra ‘Vaudoux’, dada a um deus serpente com poderes de oráculo. A maioria dos termos Vudu é em "Criolo", do idioma Haitiano, que combina o francês com o espanhol e o africano.

O Vudu nada tem a ver com os ‘Zumbis’, os mortos-vivos, mostrados de forma leviana pela indústria cinematográfica Holliwoodiana. O que acontece é que os escravos que se juntavam para praticar seus cultos e sacrifícios, aproveitavam para discutir sua libertação da condição de escravos e seus "amos", juntamente com o clero, atribuíam atividades demoníacas a esses cultos, como desculpa para coibi-los.

O Vuduismo é uma religião, em principio, voltada para o bem de seus praticantes, para a felicidade da comunidade e principalmente para a cura de males do espírito e doenças em geral”.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Os riscos da pseudo adesão.

Destacamos recentemente a excelência com a qual o governador José Maranhão vai avançando na conquista de aliados. Essa excelência não pode, no entanto, ser medida por quantidade, mas pela firmeza da adesão. Não importa se elas são espontâneas ou não, o que importa é que elas sejam construídas sobre a rocha.

Porque não adianta divulgar quantidade, como se adesão se medisse tais quais metas de produção, e ficar vulnerável a desmentidos, como por exemplo fizeram nesta quinta-feira os prefeitos de Serra da Raiz e de Itatuba.

Anunciados pela mídia do governo como novos aliados de Maranhão, eles foram a público dizer que tudo não passa de uma grande mentira oficial. Eis onde mora o risco maior.

Ao anunciar a pseudo adesão de um prefeito, Maranhão força que eles vá a pública desmentir a informação e pior: dizer em que vão votar. Ou seja, Maranhão dá mídia de graça aos adversários.

Se nunca tivesse dito que tinha recebido a adesão do prefeito de Serra da Raiz, Maranhão não teria forçado o prefeito a dizer que vota em Ricardo “porque a população do município assim quer”.

E mais: se o desmentido virar moda, o anúncio de uma adesão verdadeira gerará suspeitas.

Sendo assim, a boa prática política supõe confirmação absoluta antes de divulgar uma adesão.

Até porque ser desmentido não é a melhor estratégia para quem quer vender a sensação de crescimento da base política.

Fernando Eneas: JUIZITE E PROMOTORZITE, DOENÇAS INFANTIS DO JUDICIÁRIO.

No elenco dos principais sufixos nominais gregos de ambiência médica, se nos depara o denominado "ite", que significa inflamação. Eis alguns exemplos de palavras de uso corrente que o possuem: apendicite, gastrite, cistite, miosite, etc. No Direito, ou em sua história que acompanha a evolução do gênero humano, o sufixo "ite" pode muito bem ser utilizado para os excessos de zelo, meneios, ademanes, egolatrias, abusos e futricas envolvendo juízes - aí contidos ministros e desembargadores -; promotores - entre estes, procuradores da República e procuradores de Justiça.

Na oração gramatical acima expressa, encerra-se uma acusação grave que pende tal espada de dâmocles sobre as mentes, corações, capacidades e ações de todos os agentes envolvidos na prestação jurisdicional, eis que representa a inflamação do ego, do poder, da arrogância, prepotência ou aviltamento do outro chega às barras da ignomínia em certos casos, em que por uma falha de caráter, despreparo humano, intelectual ou profissional, cada uma dessas carreiras encerra no seu agente materializador, infelizmente o seu verdugo e nauseabundo escoadouro, o juiz, e o promotor de Justiça.

Em entrevista concedida à revista "Veja", na edição n° 35 - ano 36, o à época Presidente do Supremo Tribunal Federal, a mais alta Corte do país, qualificou a juizite como "... doença que acomete principalmente os magistrados mais novos. Eles chegam cheios de vontade, achando-se super-homens. Muitas vezes tomam decisões exóticas, que acabam reformadas.". (...) Não me esqueço do Juiz que me negou a mão quando, ainda estagiário, fui cumprimentá-lo no início da audiência. Atitudes como essa repercutem diretamente na administração da Justiça, na medida em que afastam o Juiz da sociedade, que passa a temê-lo. (Fonte: Revista Juristas, 20 de fevereiro de 2006).

LEIA NA ÍNTEGRA

Mais um: Prefeito de Itatuba é o segundo a negar adesão a José Maranhão.

Renato Lacerda disse que continua seguindo orientação política de Manoel Ludgério...

Em apenas um dia dois prefeitos negaram adesão ao projeto político do governador José Maranhão (PMDB), pretenso candidato a reeleição. Desta vez foi o prefeito de Itatuba, Renato Lacerda (PSDB), que veio a público para desmentir o anúncio de adesão feito pela assessoria de imprensa do gestor estadual.

O prefeito tucano informou que continuará seguindo a orientação política do deputado estadual, Manuel Ludgério (PDT), ou seja, apoia a pretensa candidatura do prefeito Ricardo Coutinho (PSB) ao posto de governador.

Nesta quinta-feira o prefeito de Serra da Raiz, Luiz Machado (DEM), também negou que tenha aderido ao projeto de José Maranhão. A suposta “adesão em massa” foi noticiada pela assessoria do gestor estadual, após um encontro entre várias lideranças, entre elas prefeitos e vereadores, ao projeto do peemedebista, ocorrido no último dia 19 em João Pessoa.

Prefeito de Serra da Raiz nega adesão e se queixa de falta de ambulância.

O prefeito de Serra da Raiz, Luiz Machado (PTB), negou em uma entrevista à rádio Constelação FM de Guarabira a informação de que teria aderido ao projeto de reeleição de José Maranhão (PMDB). Machado esteve com o governador na última segunda-feira, acompanhado da deputada Olenka Maranhão (PMDB), mas disse que tratou apenas de assuntos administrativos. Hoje, Serra da Raiz comemora sua emancipação política e o prefeito vai receber as visitas do prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB) e do senador Efraim Morais (DEM).

Machado foi um dos queixosos, em julho passado, por causa da retirada, pelo Governo do Estado, de ambulâncias usadas por alguns municípios do Brejo. Em julho passado, Maranhão retirou ambulâncias de vários municípios onde os prefeitos não o apóiam.

"Essa ambulância não retornou. Tivemos um convite para audiência com o governador e como agente público eu fui para uma audiência administrativa, mas disse que Serra da Raiz não era minha, eu não sou dono dela. Eu jamais poderia tomar uma decisão sem conversar com Cássio Cunha Lima e com o povo. Pelo que sentimos, o povo quer mudança", declarou.

A FARRA DO TRE DA PARAÍBA

TRE da Paraíba gastou quase meio milhão no pagamento de diárias a servidores...

Apenas no ano de 2009, o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) gastou quase R$ 500 mil apenas no pagamento de diárias aos servidores que, na maioria das vezes, viajam ao interior do Estado para prestar serviços nas zonas eleitorais.

Ao longo do ano foram pagos exatos R$ 495.510,06, numa média equivalente a pouco mais de R$ 41 mil/mês. O recorde anual no pagamento de diárias foi verificado no mês de novembro. Na ocasião foram pagos aproximadamente R$ 83 mil aos servidores. Em segundo e terceiro lugar no ranking das diárias aparecem os meses de março e outubro, quando foram pagos aproximadamente R$ 71 mil e R$ 61 mil, respectivamente.

No exame da relação dos dados verificou-se os servidores que receberam, num só montante, as maiores diárias nos 12 meses de 2009, conforme relação abaixo:

Janeiro – Nilo Luiz Ramalho Vieira – R$ 2.321,80

Fevereiro – Anésio Lira da Cunha Moreno – R$ 1.825,22

Março – Cristina Maria Garcês – R$ 2.149,00

Abril – Júlio Paulo Neto – R$ 2.321,80

Maio – Valdeci Rocha Cavalcante – R$ 1.249,50

Junho – Carlos Antônio Sarmento – R$ 2.321,80

Julho – Ana Chrystina Medeiros – R$ 1.847,48

Agosto – Júlio Paulo Neto – R$ 2.321,80

Setembro – Francenildo Camilo dos Santos – R$ 933,70

Outubro – Carlos Antônio Sarmento – R$ 2.935,80

Novembro – Carlos Antônio Sarmento – R$ 2.304,00

Dezembro – Laurico Paz Ferreira de Lima – R$ 1.803,50

Governo contesta pesquisa sobre educação: Portugueis nóis sabe, o que nóis qué é diproma.

Segundo a Unesco, o IDH brasileiro, Iscola Debaicho de Herros, é um dos piores do mundo.

De acordo, com as pesquisas, dos alunos que concluem o 2º grau, apenas 5% vão para a Universidade, o resto vai para a Uniban. Do restante, 85% não chegam ao 2º grau e 10% não responderam o questionário porque são analfabetos e sonham com a Presidência. Neste momento, 100% dos alunos estão fora das salas de aula, isso porque estão de férias.

Dos que frequentam as escolas, a maioria já matou aulas e também alguns professores.

No Brasil, são 10 milhões de analfabetos, de onde se conclui que o número de loiras e BBBs é maior do que se pensava.

Para reverter esse quadro, uma associação de loiras está reivindicando um sistema de cotas para entrarem no prezinho.

Preocupado com a situação, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva , declarou:
- Minha mãe nasceu analfabeta e eu também, mas eu consegui chegar à Presidência, ainda bem que não era concurso público.

Casamento

BLOCO DA SAUDADE - CARNAVAL 2010

O BLOCO DA SAUDADE ESTÁ INOVANDO MAIS UMA VEZ COM A GRAVAÇÃO DO SEU CD, TENDO NA PRIMEIRA FAIXA O SEU HINO, SEGUIDO DE MAIS 15 FAIXAS DE PURO FREVO PERNAMBUCANO, AO SOM DA ORQUESTRA QUE TOCARÁ NO SEU DESFILE. HAVERÁ MAIS NOVIDADE! ADQUIRA JÁ O SEU KIT FOLIA NA SPORT MANIA OU COM UM DOS NOSSOS DIRETORES.

Recado de Serra reforça o apoio de Cássio: 'não me meto em bate-boca'.

Não se tem conhecimento do teor da visita de cortesia que o ex-governador Cássio Cunha Lima fez ao governador de São Paulo e pré-candidato a presidente, José Serra. Uma breve mensagem postada por Cássio em seu twitter sobre o encontro provocou alvoroço nas hostes do senador Cícero Lucena principalmente depois que o tucano paulista avisou que “não vai entrar em bate-boca pré-eleitoral”.

O recado de Serra tem um endereço específico, o Palácio da Alvorada, onde está instalado o quartel general da candidatura da ministra Dilma Rousseff , mas pode ter uma conotação mais ampla e bata às portas dos tucanos paraibanos, que pretendiam recorrer ao governador de São Paulo para mediar o impasse que estremece o partido aqui no Estado.

De concreto apenas uma foto de Cássio e Artur sorridentes com o candidato tucano ao Palácio da Alvorada. O encontro serviu ainda para mostrar que o ex-governador foi mais rápido que o seu desafeto Cícero Lucena para chegar aos ouvidos da cúpula tucana.

Cássio ainda encontrou-se com o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, com quem tem laços estreitos de amizade. Com esse passeio pelas esferas superiores do tucanato, Cássio deixou claro que seu prestígio e o seu peso político terão influência na decisão final da direção nacional.

Aqui, na Paraíba, as forças do governador José Maranhão e do senador Cícero Lucena estão unidas no esforço para impedir a oficialização do apoio de Cássio a Ricardo Coutinho.

Para acompanhar melhor essa luta desesperada o paraibano deve ater-se ao noticiário dos veículos de comunicação atrelados ao projeto de reeleição do governador José Maranhão. Portais, jornais, rádios e TVs, unidos numa campanha violenta contra a administração municipal.

Figuras de inexpressiva densidade eleitoral como o ex-secretário Francisco Barreto estão sendo promovidas a estrelas do noticiário político, e esmeram-se em abarrotar de “denúncias” as gavetas dos órgãos incumbidos de fiscalizar a administração pública.

Depois do anúncio do apoio de Cássio a Ricardo, Barreto não deixou mais de pavonear-se nos programas jornalísticos do esquema do governador, transformados em “paredões de fuzilamento” do prefeito da capital.

O ex-vereador, ex-secretário e ex-candidato e ex-auxiliar de várias administrações imita as mulheres desprezadas e vive a destilar seu despeito e rancor nos espaços que lhe são concedidos e que recebem abundância de verbas publicitárias do Governo do Estado, para transformar uma administração medíocre em exemplo de redenção política.