quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Sessão polêmica: Desembargador Romero Marcelo pede abertura de processo para apurar denúncias de uso do Judiciário para cooptação de políticos.

Agora é oficial: Tribunal de Justiça poderá apurar denúncias de uso do Judiciário no processo político.

Em plena quarta-feira de fogo, o Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba esquentou na sessão desta manhã. O desembargador Romero Marcelo pediu o uso da palavra para comentar a respeito dos questionamentos que o senador Efraim Morais (DEM) fez na semana passada na tribuna do Senado da República a respeito de denúncias de uso do Poder Judiciário no processo político da Paraíba.

O desembargador disse que se tratava de assunto grave e foi além: sugeriu a abertura de processo administrativo para apuração dos questionamentos feitos pelo senador, com base, inclusive, em artigo publicado neste Blog.

É um assunto grave que não se pode deixar passar em branco, ponderou o desembargador. A intervenção de Romero Marcelo, que leu artigo veiculado neste blog durante o pronunciamento, causou aparente agitação entre os desembargadores que estavam presente na sessão. A desembargadora Fátima Bezerra, vice-presidente do Tribunal de Justiça, e esposa do governador José Maranhão (PMDB), chegou a se retirar do plenário.

Por sugestão de Nilo Ramalho, ex-presidente do TRE paraibano, o Pleno acatou a tese de que o presidente do TJ, desembargador Luiz Silvio Ramalho, ficará encarragado monocraticamente a decidir se o Tribunal deverá ou não abrir o processo administrativo.

O pronunciamento de Efraim Morais foi dado na última quarta-feira. Ele tomou como base notícias veiculadas na imprensa, a exemplo deste Blog e das colunas de Arimatéria Sousa (Jornal da Paraíba), Helder Moura e Rubens Nóbrega (Correio da Paraíba) a respeito sobre especulações de que o grupo do governador Maranhão estaria usando o nome do Poder Judiciário para conquistar apoios políticos em troca de "soluções na Justiça".

Entre os indícios, a declaração do ex-deputado Tião Gomes, aliado do governador Maranhão, de que o prefeito de Areia, Elson Cunha Lima, só havia aderido ao esquema do PMDB para se livrar dos processos na Justiça.

Efraim defendeu a preservação da imagem do Judiciário, a quem creditou confiança na isenção, e cobrou explicações do governador José Maranhão e de sua esposa, a desembargadora Fátima Bezerra.

O assunto, que foi a principal discussão da semana passada, chegou agora à mais alta corte de Justiça do Estado.

ELES MANDAM OU NÃO MANDAM NA JUSTIÇA?

Vice-presidente do TJ, desembargadora Fátima Bezerra, é esposa de José Maranhão.

O presidente da Casa, o desembargador Luiz Silvio Ramalho, vai definir se solicitação será encaminhada ao CNJ

O desembargador do Tribunal de Justiça, Romero Marcelo, solicitou hoje, durante sessão do pleno, que o TJ encaminhe um procedimento administrativo investigatório ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para apurar o suposto envolvimento do judiciário paraibano na troca de sentenças pelo apoio de lideranças ao projeto político do governador José Maranhão (PMDB).

Após o pronunciamento do magistrado, a Corte decidiu que caberá ao presidente da Casa, o desembargador Luiz Silvio Ramalho, definir se vai encaminhar a solicitação ao TJ para que as denúncias que apontam para o envolvimento do judiciário sejam apuradas pelo CNJ.

Em sua fala Romero Marcelo citou o pronunciamento feito pelo senador Efraim Morais (DEM), na tribuna do Congresso Nacional, que apontou para o suposto uso do Poder Judiciário em favor do projeto político do governador. O democrata, na ocasião, afirmou que José Maranhão vem ameaçando os prefeitos para conseguir apoio, ou seja, ele estaria prometendo “soluções judiciais” para os gestores que têm processo em troca de apoio político.

O democrata disse que são “notícias inquietantes que envolvem o processo eleitoral na Paraíba” de que o governador da Paraíba estaria envolvendo o Tribunal de Justiça e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) “em barganhas políticas, tendo como mercadoria sentenças judiciais”. O senador afirmou que o gestor teria como parceira nessas práticas a vice-presidente do TJ, desembargadora Fátima Bezerra, que é a sua esposa.

O magistrado citou ainda a coluna de Fabiano Gomes do PolíticaPB que denuncia o suposto uso do Judiciário pelo governador e ainda tratam de denúncias de algumas lideranças políticas de que José Maranhão teria condicionado “solução na Justiça” a apoios políticos. Romero Marcelo também leu matérias publicadas no site PolíticaPB.

FPM DE ITABAIANA - 1ª PARCELA DE FEVEREIRO

SISBB - Sistema de Informações Banco do Brasil
DAF - Distribuição de Arrecadação Federal
ITABAIANA - PB

FPM - FUNDO DE PARTICIPACAO DOS MUNICIPIOS

DATA PARCELA VALOR DISTRIBUIDO
10.02.2010 PARCELA DE IPI 88.258,85C
PARCELA DE IR 587.603,41C
RETENCAO PASEP 6.758,61D
RETENCAO FGTS 20.275,86D
DEDUCAO SAUDE 101.379,33D
DEDUCAO FUNDEB 135.172,45D
Prefeitura : 412.276,01C

TOTAIS PARCELA DE IPI 88.258,85C
PARCELA DE IR 587.603,41C
RETENCAO PASEP 6.758,61D
RETENCAO FGTS 20.275,86D
DEDUCAO SAUDE 101.379,33D
DEDUCAO FUNDEB 135.172,45D

DEBITO FUNDO 263.586,25D
CREDITO FUNDO 675.862,26C

PMJP abre licitação para obras no Jardim Oceania e em Manaíra.

Prefeito
RICARDO COUTINHO

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP) publicou nesta quarta-feira (10) o extrato do Edital de Licitação número 01/2010, da Secretaria de Planejamento (Seplan) para a implantação de infraestrutura urbana na área costeira dos bairros de Manaíra e Jardim Oceania. As obras estão orçadas em R$ 3,4 milhões e prevêm a construção de calçadas, recuperação de passeios, paisagismo, implantação de ciclovia e recuperação do Largo da Gameleira.

A secretária de Planejamento, Estelizabel Bezerra, afirma que a proposta integra ações dirigidas ao ordenamento do litoral pessoense em total consonância com o Projeto Orla (fórum que conta com representantes da sociedade civil organizada) e com o Projeto de Gestão Integrada – PGI (do Ministério do Meio Ambiente), onde a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) compartilha responsabilidades. "Considerando a praia enquanto espaço de uso comum, a iniciativa da administração municipal vai gerar benefícios para toda a população da Capital", avalia a secretária.

Sobre o projeto – Na orla de Manaíra, as obras de pavimentação vão cobrir uma extensão de 5 mil metros quadrados e as de drenagem 299 metros lineares. Os 2 mil metros de calçadas terão piso de blocos de concreto intertravado, com assentamento em escama de peixe.

No Jardim Oceania, a Via Litorânea vai contar com 14,1 mil metros quadrados de pavimentação e 2,1 mil metros lineares de drenagem. As calçadas que também seguem o padrão de piso intertravado terão 3,3 mil metros de extensão. O trecho da ciclovia nesta área será de 320 metros.

Folha de Pernambuco: Guerra tem a missão de retirar candidatura de Cícero.

A matéria foi publicada no jornal a Folha de Pernambuco, editado na terra natal do presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra, que mantém escritório em Recife, e trazido à tona nesta quarta pelo site www.24horaspb.com.br.

Revela que Guerra, entre outras tarefas no árduo trabalho de unificar o PSDB nos estados, em torno da candidatura presidencial de Serra, tem a missão de fazer o senador Cícero Lucena (PSDB) desistir da candidatura ao governo do Estado em favor do apoio ao prefeito Ricardo Coutinho (PSB).

“Na Paraíba, Guerra tem encontro agendado com o senador Cícero Lucena, na semana após o Carnaval,para convencê-lo a retirar sua candidatura em apoio ao prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB), nome apoiado pelo ex-governador Cássio Cunha Lima”, diz trecho da matéria.

Será que os jornalistas pernambucanos estão mais bem informados sobre o tema?

Vereador de Pombal acusa Maranhão de interferir em processo da eleição da Câmara que está com Fátima Bezerra.

Poucos dias após a vereadora de João Pessoa, Raíssa Lacerda, e o senador paraibano, Efraim Morais, ambos do DEM, denunciarem publicamente a possível ‘barganha’ política, por parte do governador do Estado, José Maranhão (PMDB), utilizando a influência que teria junto ao Poder Judiciário paraibano, o vereador de Pombal, Edno Dantas Pereira (PR), endossou o coro de suspeições, ao acusar o chefe do Executivo paraibano de está interferindo em um processo, que está sob análise da desembargadora Fátima Bezerra Cavalcante, primeira-dama do Estado, no Tribunal de Justiça, e que trata da eleição da mesa diretora da Câmara municipal daquela cidade.

É o que informa lá do Sertão o radialista Naldo Silva. Segundo ele, de acordo com informações veiculadas pela rádio Liberdade FM de Pombal, as declarações de Edno foram feitas na tribuna da Câmara, na sessão desta terça-feira (09).

O CASO:
Em junho do ano passado, através de um Mandado de Segurança, impetrado pelo vereador de oposição Marcos Bandeira (PMDB) - cunhado do deputado estadual Verissinho (PMDB), aliado do governador em Pombal - a juíza da comarca local, Daniela Falcão, determinou o afastamento de Edno Dantas da presidência interina da Casa, cargo que ocupava desde o início do ano, após o vereador Josevaldo Feitosa (PT), ter sido eleito presidente, mas se afastado da função para ocupar a chefia de gabinete da prefeita Polyana Feitosa (PT).

A magistrada entendeu que uma nova eleição deveria ter sido realizada, pois o regimento interno não permitiria que o presidente se afastesse do cargo por período superior a 120 dias. Desde então, a Câmara é presidida pelo vereador mais velho, José William de Queiroga (PSDB).

Com a decisão, Edno entrou com um Agravo de Instrumento no TJ, para tentar reverter a decisão da Juíza local. O caso está sob análise da vice-presidente do Tribunal, desde junho de 2009, que já pediu pauta duas vezes para julgamento, mas ainda não preferiu sua sentença.

“Maranhão é a pedra do processo”
Para Edno Dantas, o motivo da demora é a interferência do governador. “Existe uma pedra chamada José Maranhão, pelo motivo do processo está nas mãos dela [Desembargadora Fátima] e ela ser esposa dele. Então para mim é isso. Se os processos contra prefeitos não estão ‘andando’, imagine de um vereador”, acusou.

O vereador ainda aproveitou o pronunciamento para criticar a decisão judicial de anular a eleição, alegando que houve cerceamento de defesa na ação.

“Vossa Excelência [Josevaldo Feitosa] sabe que sequer foi consultado, imagine se defender desse processo, que foi decidido de forma arbitrária pela juíza [Daniela]”, destacou ele.

DEMISSÃO DE DORINHA REPERCUTE ATÉ NA ITÁLIA!

Pe. Erismar, Italia em 09/02/2010

QUERO UNIR MINHA VOZ E O MEU PROFUNDO DESCONTENTAMENTO NO CASO DA DEMISSAO DE DONA DORINHA, A QUEM CONHECEMOS COMO EXCELENTE PROFISSIONAL E UMA VIDA DEDICADA A IGREJA E COMUNIDADE ITABAIANENSE. LENDO OS COMENTARIOS, TAMBEM VEJO QUE UMA EXPLICACAO SERIA, CLARA, E EVIDENTE, O PE. DEVERIA DISPONIBILIZAR PERANTE A COMUNIDADE ECLESIAL. PROFISSIONAIS HONESTOS E QUALIFICADOS COMO D. DORINHA, NAO SE ENCONTRAM A VENDA NOS SUPERMERCADOS. D. DORINHA RECEBA O MEU MAIS PROFUNDO CARINHO E ATENCAO. PE. ERISMAR

MARANHÃO III NÃO LEVA ESSA NOIVA POR QUARTO

Maranhão não quer Cartaxo como vice e estimula os aliados a fritá-lo.

O vice-governador Luciano Cartaxo pode ser empurrado do palanque a qualquer momento. E pelo próprio governador Maranhão.

É Maranhão, pois, o principal fomentador da resistência contra Cartaxo na chapa de 2010. Assim como age com o senador Roberto Cavalcanti (PRB) na indicação para as vagas ao Senado, o governador nunca apareceu defendendo com unhas e dentes a reedição da chapa de 2006.

Muito pelo contrário. Maranhão já disse abertamente que sonha com o prefeito Veneziano Vital do Rego (PMDB) na vaga de vice. E Cartaxo só não foi empurrado ainda porque tem a sorte de saber que Veneziano não aceita a tarefa.

O problema é que, à luz do dia, o governador parece mexer os pauzinhos para ver Luciano Cartaxo do lado debaixo do palanque.

Ou o leitor acredita que é pura coincidência, então, que aliados do governador estejam defendendo abertamente a substituição de Cartaxo por Veneziano na vaga de vice, como fizeram hoje, num ataque duplo, o sobrinho do governador, Benjamim Maranhão, e o deputado Expedito Pereira?

Mais do que estimular que lideranças do PMDB defendam a substituição, o governador tem usado de estratégias mais ousadas. Uma delas consiste na pressão feita sob petistas que estão no seu governo.

O primeiro a cair foi o advogado Anselmo Castilho, secretário do Governo em Brasília. Orientado a dificultar a ascensão de Cartaxo rumo à manutenção na vaga de vice, Castilho não assinou acordo das principais lideranças do partido ligadas a Maranhão de apoio ao vice-governador.

E tem dado declarações na imprensa pontuando outros nomes. Missão: garantir a indicação de Luiz Couto como candidato ao Senado na chapa do PMDB.

Missão essa que Maranhão já dá como paga.

Luciano Cartaxo que se cuide.

PT COMPLETA 30 ANOS - HOJE SUBORDINADO AO PMDB DE SARNEY E MARANHÃO

Conflitos marcaram a fundação do PT.

O Partido dos Trabalhadores, que completa 30 anos de fundação hoje teve um processo tumultuado no seu nascedouro na Paraíba, conduzido por militantes vinculados a movimentos da igreja católica, que, em parte, se afastaram provisoriamente da sua organização, e ativistas de organizações clandestinas de esquerda, como o Partido Comunista Revolucionário, Partido Comunista Brasileiro Revolucionário e Movimento de Emancipação do Proletariado.

Num livro em que aborda a construção e trajetória da agremiação no estado, o professor Paulo Giovani Antonino Mendes, narra que a comissão provisória que dirigiu o PT local, de 1980 até a eleição da sua primeira diretoria efetiva, em março de 81, era composta por Wanderly Farias, Vanderley Amado, Sônia Germano, José Alves, Anísio Maia, Neide Miele, Eliezer Gomes, Climídia Nunes, Manoel Bernardino e Afonso Francisco. Os trotkistas não tinham representação na comissão, mas os intelectuais ganharam peso na estrutura e na condução dos primeiros passos.

Eliezer Gomes, metalúrgico e um dos coordenadores da Pastoral da Juventude e primeiro presidente da sigla, lembra do racha entre a Pastoral Operária e outros setores da igreja. Ele continua militando nas fileiras do PT e integra o atual diretório municipal de João Pessoa. Lamenta que petistas desiludidos tenham abandonado a legenda, e acredita que o PT conquistou espaços valiosos, além de enfatizar as mudanças que, a seu ver, o governo Lula tem implementado. "O PT nasceu, essencialmente, da liderança e do carisma de Lula, e vejo com alegria o crescimento da candidatura de Dilma Rousseff", disse, ele, observando que a predominância de múltiplas facções sempre foi uma característica do partido.

O então líder operário do ABC paulista, Luiz Inácio Lula da Silva, participou das atividades de lançamento oficial do partido em João Pessoa e em outras cidades do interior, em agosto de 1980. Logo após a fundação, eclodiram as divergências. Os conflitos internos provocaram a saída de um grupo de militantes que passou a discordar da linha política do partido, diante da conjuntura, e a rejeitar o ingresso de lideranças estaduais que pretendiam se filiar ao PT mas eram consideradas "burguesas" ou oriundas de partidos tradicionais e conservadores, vinculados ao regime militar. Na época, 58 militantes divulgaram um documento apontando contradições do partido, e ingressaram, curiosamente, no PMDB. Uma das bandeiras dos militantes que desertaram era a convocação de uma Constituinte. O caso motivou interferência da direção nacional, que considerou equivocada a atitude dos descontentes e acusou alguns deles de tentar sabotar a expansão da legenda. Através de Jacó Bittar, secretário nacional, a cúpula apontou ambições pessoais em jogo, incompatíveis com a construção do projeto de poder alternativo.

LEIA MAIS
paraibahoje.wordpress.com

Eu nasci quando o mundo começou

Fábio Mozart

Leitora deste blog adverte para o pecado da vaidade. Ela imagina que eu sou muito ansioso em ter reconhecidos meus próprios méritos. Isto porque sempre publico frases elogiosas de meus compadres e comadres tão generosos. Portanto, peço permissão à minha nobre amiga que me censura brandamente pelo egocentrismo, mas tenho que citar mensagem que recebo de minha ex-professora Irene Marinheiro:

“A sociedade como um todo, não só a itabaianense, tem que ter orgulho de um ser humano como Fábio Mozart, pois ele tem contribuído para a melhoria dela e por um mundo melhor, mais fraterno e mais igual, sem tantas injustiças e tantas misérias. Se a sociedade não o reconhece como o grande homem que ele é, certamente é cega, surda e burra. Tenho muito orgulho de ter sido sua professora e de muitas vezes ter-lhe tido como confidente e sempre como amigo. Mais satisfeita fico em ver como defende insistentemente suas ideias de um ser político, indiferente a tudo o que já passou. Eu e Zenito somos seus eternos admiradores – Irene Marinheiro”.

Pronto, a imodéstia toma conta de novo da Toca do Leão. No embalo, leio que o arcebispo irlandês James Ussher (1581 -1656) descobriu que, baseado na cronologia da Bíblia, o mundo foi criado exatamente no dia 25 de outubro do ano 4.004 antes de Cristo, um domingo. Justamente no dia em que eu vim ao mundo. Um saudável senso de ironia é outro atributo deste que vos escreve daqui desta cidade mesopotâmica entre o Atlântico e o Sanhauá.

Portanto, exercendo meu sagrado direito ao sentimento egoísta, esse “eu” maravilhoso de cada um, que é o centro superior da consciência, vou publicando por aqui os elogios recebidos. Não é presunção, apenas registro do que as pessoas pensam a meu respeito. Pecado da vaidade? Já disse o cronista: pecado não passa de uma malandragem das convenções, de uma safadeza do establishment, de um engodo ideológico.

Meu pecado é ser honesto. E humilde. Não fora esse detalhe, seria perfeito!


www.fabiomozart.blogspot.com

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Oito execuções em apenas 24 horas

Oito assassinatos violentos foram registrados na noite da última segunda-feira, em João Pessoa com requintes de pervesidade. Destes crimes, nenhum dos assassinos foi preso pela polícia civil ou militar. Os homicídios revoltaram os moradores de cada lugar que ocorreu.

O primeiro crime da noite ocorreu por volta das 20h no Cristo. O adolescente Wesley Berlamino, 17, foi morto com um tiro de revólver na Rua Dom Bosco, na comunidade Belo Horizonte. As pessoas que presenciaram o crime informaram que a vítima estava sentada em uma calçada quando dois homens em duas bicicletas seguiram em sua direção. Um dos criminosos sacou de um revólver, apontou para a cabeça da vítima e atirou. Os dois homens depois do crime fugiram em direção a BR-230.

O segundo crime ocorreu por volta das 22h30, no Bairro das Indústrias. O ex-presidiário Josenildo Lino da Silva, 38, foi executado a tiros de revólver no interior de sua residência localizada na Rua do Trabalho, situada no Bairro dasIndústrias. A vítima que era conhecida por "Tiquinho", era usuário de drogas e acusado de um homicídio no Valentina Figueiredo.

Segundo a polícia, dois homens pularam o muro da residência, arrombaram a porta dos fundos e, em seguida, se dirigiram até o quarto de "Tiquinho". A vítima foi executada com seis tiros de revólver em sua cama. Fazia três meses que Josenildo Lins da Silva tinha deixado o presídio.

O aposentado e deficiente fisico, Itamar Oliveira de Lima, por volta das 22h50, foi assassinado a tiros de revólver na Rua Padre Antônio Diogo Feijó, no bairro Alto do Cêu. A vítima estava em sua residência quando recebeu uma ligação de uma pessoa pedindo que ele fosse até a esquina de casa. A vítima ao abrir a porta, recebeu quatro tiros disparados por um dos dois homens que estava na frente de sua casa.

Outro crime registrado foi o duplo homicídio e uma tentativa de morte ocorreu por volta das 23h40, na Avenida Sergipe, no Bairro dos Estados, ao lado do Campo do Dede. O jovem Paulo Henrique da Conceição, 19, e "Israel", 21, foram executados a tiros de revólver. As vítimas caminhavam com destino ao Alto do Céu, com duas mulheres. Ao chegarem nas proximidades do Dede, um veículo parou e dois homens desceram armados de revólver mandando as vítimas colocarem as mãos na parede do muro.

Os desconhecidos passaram a disparar os tiros em direção dos dois casais. Paulo Henrique e Israel foram atingidos e morreram no local. A mulher Maria das Graças Xavier, 36, companheira de Paulo, levou um tiro no abdômen. A outra vítima, Ana Paula, filha de Maria das Graças não foi atingida pelos tiros. Maria das Graças foi socorrida para o Trauma. Ela foi submetida à cirurgia e está em observação. Segundo a polícia, Paulo Henrique, conhecido por Haroldo, era ex-presidiário. A polícia apurou também que as vítimas tinham envolvimentos com drogas.

LEIA MAIS
paraibahoje.wordpress.com

BLOCO DA SAUDADE - CARNAVAL 2010 - ITABAIANA - PB

EDITAL DO CONCURSO DA PREFEITURA DE ITABAIANA INSCRIÇÕES COMEÇAM NO DIA 22 DE FEVEREIRO 2010.

A prefeitura de Itabaiana abriu o edital para realização de concurso público com uma oferta de 492 vagas para cargos de todos os níveis e salários que variam de R$ 510 até R$ 6 mil.

As inscrições poderão ser feitas pela internet, através do site www.acaplam.com.br, no período de 22 de fevereiro até às 24h00 do dia 26 de março de 2010. Para os candidatos que não possuem acesso à internet, as inscrições serão realizadas também no Telecentro Municipal, localizado na Avenida Presidente João Pessoa, nº 451, Centro.

No Telecentro, os candidatos poderão adquirir o manual do concurso ao custo de R$ 5,00, juntamente com a ficha de inscrição e o boleto bancário para pagamento da taxa, das 8h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h30.

O valor da taxa de inscrição será de R$ 65,00 para os cargos de Nível Superior, de R$ 55,00, R$ para os cargos de Nível Médio, de R$ 30,00 para os cargos de Nível Fundamental, e de R$ 25,00 para os cargos de Nível Fundamental Incompleto, devendo ser efetuado junto ao Banco do Brasil S/A, até o último dia para inscrição.

As provas escritas serão realizadas no dia 2 de maio de 2010, a partir das 8h30, para todos os cargos.

O Concurso terá validade de 2 anos a contar da data de publicação da Homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

Confira aqui os cargos e número de vagas ofertados no concurso:

Nível Superior: Agrônomo (1), Assistente Social (2), Assistente Social - CAPS (1), Assistente Social - CRAS (2), Assistente Social - CREAS (1), Assistente Social - NASF (1), Bioquímico (3), Enfermeiro - CAPS (1), Enfermeiro - PSF (10), Farmacêutico - CAPS (1), Fisioterapeuta (2), Fisioterapeuta - NASF (2), Fonoaudiólogo - NASF (1), Médico - PSF (10), Nutricionista (1), Nutricionista - NASF (1), Odontólogo - PSB (9), Orientador Escolar (3), Orientador Social - PROJOVEM (5), Pedagogo - CREAS (1), Preparador Físico - NASF (1), Professor de Artes (3), Professor de Ciências (4), Professor de Educação Física (3), Professor de Física (2), Professor de Geografia (3), Professor de História (3), Professor de Língua Inglesa (3), Professor de Língua Portuguesa (5), Professor de Matemática (4), Professor de Química (2), Psicólogo (2), Psicólogo - CAPS (2), Psicólogo - CRAS (2), Psicólogo - CREAS (1), Psicólogo - NASF (1), Psiquiatra - CAPS (1), Supervisor Educacional (21);

Nível Médio: Agente Administrativo (32), Agente Fiscal de Tributos (2), Ass. Administrativo Escolar (22), Auxiliar de Consultório Dentário - PSB (10), Auxiliar de Enfermagem (4), Auxiliar de Laboratório (3), Professor "A" (32), Secretário (7), Secretário Escolar (23), Técnico Agrícola (1), Técnico de Enfermagem (5), Técnico de Enfermagem - PSF (10), Técnico em Laboratório (3), Técnico Enfermagem - CAPS (1);

Nível Fundamental: Agente Arrecadador (6), Auxiliar Administração (12), Fiscal de Obras (2), Recepcionista (12);

Nível Fundamental Incompleto: Agente de Portaria (10), Auxiliar de Magarefe (3), Auxiliar de Serviços Gerais (61), Coveiro (4), Eletricista (2), Encanador (2), Gari (25), Magarefe (5), Marceneiro (2), Merendeira (25), Motorista (19), Pedreiro (5), Serviço de Pedreiro (2), Vigilante (37).

EDITAL:
concursos.acaplam.com.br

CLIQUE AQUI www.pciconcursos.com.br/concurso/prefeitura-de-itabaiana-pb-492-vagas

Quarta-feira vai rolar teatro e cinema no Ponto

Na próxima quarta-feira, dia 10 de fevereiro, o Grupo Experimental de Teatro de Itabaiana estará mostrando a peça “ABC de Zé da Luz, o poeta do povão”, às 20 horas, no Ponto de Cultura Cantiga de Ninar. Logo após a apresentação, serão exibidos documentários sobre arte e cultura paraibana, incluindo VT de entrevista de Jessier Quirino no programa do Jô Soares.

A programação faz parte do Projeto “Prata de Casa”, destinado a expor a arte genuinamente itabaianense. A entrada é franca.

O Grupo Experimental de Teatro de Itabaiana está se preparando para apresentar a peça “ABC de Zé da Luz, o poeta do povão” na abertura do Encontro de Pontos de Cultura da Paraíba, a TEIA PB, em 19 de fevereiro, no Hotel Ouro Branco em João Pessoa.

www.pccn.wordpress.com

ILUSTRAÇÃO: Caricatura de Jessier Quirino, por Anderson.

POR QUE DEMITIRAM DORINHA?

Uma só pergunta ecoa
Em nossa amada terrinha:
Por que demitiram Dorinha?
Por que demitiram Dorinha?...

Você não sabe?... Quem é que sabe?
-perguntam em nossa terrinha;
Por que foi que o paladino
Demitiu nossa Dorinha?

Dorinha era a secretária
Da paróquia do lugar;
Prestadora de seu dever,
Todo mundo a elogiar.

Mas o padre, de supetão,
A secretária quis mudar;
E pôs uma jovem linda
E sensual em seu lugar.

Agora uma só pergunta
Ecoa em nossa terrinha;
Afinal por que o padre
Demitiu nossa Dorinha?

Será por que estava velha
Ou por que era certinha?
Você não sabe?... Quem é que sabe
Por que demitiu Dorinha?!


(AUTOR: SILVA JÚNIOR)

beijinho, beijinho, pau, pau

As dificuldades de “Beijinha”

Foi visível, em Brasília, durante convenção nacional do PMDB, o desconforto da prefeita Wilma Maranhão, espécie de matrona da família do governador Maranhão, com a deputada Francisca Mota, do PMDB.

Dona Wilma, que é irmã de Maranhão e prefeita de Araruna, mal cumprimentou a deputada.

Razão: o lançamento da candidatura a deputado federal de Hugo Wanderley, filho do prefeito Naborzinho, de Patos, sob as bênçãos de Chica Mota. A família Maranhão e, especialmente, a irmã do governador trabalhavam com a hipótese de ver Benjamim Maranhão sendo apoiado pelo grupo da deputada peemedebista na região polarizada por Patos.

Por causa disso, a prefeitura de Araruna tratou com frieza polar a deputada Chica Mota.

A família vai dar chilique, então, quando souber que o ex-governador Roberto Paulino também prepara candidatura a deputado federal, em detrimento do projeto de Benjamim.

O apoio da família Paulino, de Guarabira, era outro trunfo que Dona Wilma esperava dirigir em favor do filho.

É bom lembrar que Wilma Maranhão deverá transferir para o próprio governador a pressão de garantir aliados para a candidatura de Benjamim Maranhão. Dona Wilma atribui ao irmão a culpa por ele ter interrompido a carreira política do pimpolho.

Como se diz: ser mãe é padecer no PMDB.

BIOGRAFIA DO REI DE ARARUNA

Apesar da bem escrita biografia autorizada do governador José Maranhão, onde o que mais se ressalta é a sua hipotética coerência, a verdade é que, com a sua volta ao Palácio da Redenção, o discurso político na Paraíba se apequenou de vez.

É impressionante a sua capacidade de “ararunizar” a política paraibana. Nada contra Araruna, que é um município simpático, com uma população reconhecidamente hospitaleira. “Ararunizar” aqui tem a ver com o estilo maranhista de fazer política. Com o seu jeito especial de desqualificar o debate e puxar a discussão sempre para o nível mais baixo.

A biografia autorizada vê nele um exemplo coerência. Pura balela! O que ressalta mesmo na personalidade do governador é a incomparável capacidade de perseguir adversários. Tenham sido eles amigos ou não em passado recente.

Ney Suassuna, por exemplo, que em 2006 foi descartado como papel higiênico, uma espécie de leproso por conta de seu envolvimento no caso dos Sanguessugas, sabe bem o poder que Maranhão tem quando se dispõe a perseguir alguém.

Agora mesmo, o prefeito Ricardo Coutinho, cujo crime inafiançável é o de querer disputar democraticamente o governo do Estado, está sofrendo na pele a baixeza dos ataques maranhistas.

Com Ney, em passado não muito remoto, Ricardo já foi apontado por Maranhão como um grande político. O ex-senador era, na versão do Maranhão amigo, um grande carreador de recursos para a Paraíba. Um trator a serviço do Estado. Depois, virou um proscrito.

Ricardo Coutinho, não faz muito tempo, era o suprassumo da competência, da capacidade administrativa e o mais brilhante representante da nova geração de políticos do Estado. Agora, pelo “crime” de querer disputar o governo estadual, é um autoritário, um administrador sem espírito público e, na sua expressão utilizada hoje, um amuado.

Maranhão só é coerente na sua capacidade de destratar e perseguir os adversários. Mas não foi isto o que a sua biografia autorizada quis dizer. Aliás, por falar nesta biografia, ela está tendo o mesmo destino do filme que endeusa Lula: a lata do lixo.

NOTÍCIAS DA PARAÍBA hoje

Prefeitos vão pressionar bancada pela aprovação de emenda que garante R$ 1,2 bi para a Paraíba...

Será que Maranhão amparou o prefeito de Amparo?

Secretária PMJP afirma que saúde é bandeira política e acusa Governo MARANHÃO de desviar verba de cirurgias...

Delegados ameaçam com paralisação de 48 horas...

Gervasinho não confirma nome de Cartaxo para vice...

Expedito Pereira defende nome de Veneziano para vice e diz que Cartaxo não tem peso político...

Buba Germano: Este ano os prefeitos serão valorizados por causa da eleição...

Gominho se irrita com pergunta de jornalista sobre situação da segurança pública na PB...

Sem ajuda de colegas, Ricardo Barbosa faz discurso contra governo na AL: “Nunca se matou e roubou tanto”...

Lei: volta as aulas nas escolas do Estado da Paraíba não permitirá uso do celular em salas de aula...

Bolsa Família cancela 18.772 benefícios na Paraíba por falta de atualização cadastral...

Maranhão: mão de ferro para controlar pressão dos servidores...

Frutas da Paraíba estão proibidas de entrar em Pernambuco; prejuízo pode chegar a R$ 2 mi...

Sem apoio do Governo do Estado, carnaval em Massaranduba poderá ser cancelado...

Governo do Estado afirma que criminalidade cresce na Paraíba por falta de assistência...

Efraim: “Querem me colocar no foco para resguardar Maranhão”...

Alegando excesso de arrecadação governador destina R$ 3,2 milhões para eventos turísticos...

Júlio Rafael: Nova direção do PT não disse a que veio e abandonou candidatura de Cartaxo...

Federação: 95% dos prefeitos não pagam piso e greve é articulada...

Roberto Cavalcanti afirma que partidários que mudaram de leganda são incoerentes...

Salomão não comparece a duas audiências em Fórum...

LEIA NA ÍNTEGRA
CLIQUE AQUI paraibahoje.wordpress.com

POLÍTICA DA PARAÍBA

Contraditórios

Enquanto os Secretários Marcus Ubiratan e Marcelo Weick, Chefe da Casa Civil choram as dificuldades financeiras do Estado, o Secretário Anísio Neto, da Receita comemora o maior aumento na arrecadação do ICMS.

E num mês tradicionalmente fraco como Janeiro.

Com quem está a chama da verdade?

SANGUE DO MEU SANGUE

Dona Vilma Maranhão, irmã dileta do Governador, quer que o mundo caia mas que seu rebento,Benjamim Maranhão,retorne à Câmara federal.

Parte Dos votos que seriam dados a Benjamim foram levados pela Deputada Francisco Mota para seu netinho, Hugo Wanderley.

Qual o amor maior? O de mãe ou de avó?

Aguardem o desfecho dessa tragédia sertaneja.

COBRANÇA

Chegou a hora do pagamento.

O Senador Roberto Cavalcanti deixou a modéstia de lado e argumentou que pretende a reeleição e quer uma vaga na chapa majoritária de Maranhão.

Roberto colocou todo seu sistema de comunicação a serviço da cassação do Governador Cássio Cunha Lima e não iria deixar barato seu serviço.

Os apelos a uma suplência ou a Câmara Federal não comoveram o empresário Senador que é conhecido pela maneira como trata os inimigos.

A turma de casa conhece bem...

GREVES

Se há um conselho sábio a ser dado a um Governador é não mexer com a paciência dos funcionários.

Tarcísio Burity pagou até a morte o desprezo com que tratou a classe funcional. Estranhamente, num ano eleitoral, Maranhão parece que quer checar até onde vai esse poder do servidor.

Ele insiste em mais um mandato sem aumento.

Funcionário pode até não eleger, mas ajuda a derrotar.

CANSAÇO

O ex-prefeito de Sousa, Salomão Gadelha faltou as audiência a que estava convocado para explicar ausências de dinheiro na sua gestão.

Manipular papeis velhos e nem sempre de boa procedência acaba em resfriado.

Ou coisa pior.

Após tumulto, instituto suspende concurso de Pitimbu e marca nova data.

As provas do concurso da prefeitura de Pitimbu, que aconteceram no último domingo (7), foram canceladas e a empresa organizadora Educa Assessoria Educacional já marcou a nova data. Por conta de um problema no banco de dados, os candidatos lesados foram remanejados para um outro local que não estava preparado para recebe-los. Lá faltaram fiscais, carteiras e até provas.

De acordo com coordenadora do Educa, Girleide Medeiros, a nova data para as provas é o dia 7 de março, apenas para os candidatos do turno da tarde. “Pela manhã não tivemos problemas e por isso só vamos refazer as provas do nível superior e médio”, afirmou a coordenadora.

Confira a resolução sobre as aplicações das novas provas.

A previsão para a divulgação dos novos locais de provas será ao término do período de devolução do valor da inscrição dos candidatos que desistirem de fazer as provas. “Depois que tivermos a quantidade de pessoas que farão as provas divulgaremos os locais que possivelmente serão em Acaú e Pitimbu”, disse Girleide Medeiros.

Conforme a resolução os candidatos só poderão solicitar a devolução do valor da taxa de inscrição, no período de 8 a 12 de fevereiro, até às 17h, por meio do preenchimento do formulário, que está disponível na site do Educa. Ele deverá ser enviado em anexo para o endereço eletrônico educapb@hotmail.com.

A coordenadora informou que a perda de informações do banco de dados foi devido a um problema da agência bancária Bradesco. Ainda segundo Girleide todas as informações e mudanças sobre as provas serão divulgadas no site www.educapb.com.br.

O concurso da prefeitura de Pitimbu é para o preenchimento de 196 vagas para todos os níveis de escolaridade com salários que variam entre R$ 465 até R$ 2.500. A prova foi aplicada em mais três cidades do interior da Paraíba.

Confusão

De acordo com as denúncias feitas pelos candidatos, as 196 vagas da Prefeitura de Pitimbu, a empresa responsável pelo concurso teria perdido informações do seu banco de dados, que acabou impedindo que os candidatos tivessem acesso ao local que fariam as provas.

A Educa publicou uma nota informando que todos os candidatos, que estavam sem o local de prova, deveriam se dirigir a escola Adauto Viana, em Caaporã. Uma vez no local, os candidatos informaram que não conseguiram fazer o teste porque faltaram fiscais, carteiras e até as provas.

Qualquer semelhança não é mera coincidência.

Gabeira: referência para o debate na Paraíba.

Ele é candidato ao governo do Estado. È da base do governo Lula. Mas, no lugar de Dilma Roussef, tem um candidato próprio a presidente da República. Vai disputar o cargo contra um governador do PMDB. E, para isso, conta com o apoio do DEM, que lançará candidato ao Senado, e do PSDB, que também indicará nomes para chapa.

De quem estou falando?

De Fernando Gabeira, do PV do Rio de Janeiro. Ou de Ricardo Coutinho, na Paraíba. Qualquer semelhança no caso dos dois não é mera coincidência. Ambos estão pautados pela mesma tese de que ideologia no modo de governar só pode se aplicada em caso de vitória nas urnas.

E só se ganha com composições políticas variadas.

Já o PSDB e o DEM, que não terão o voto de Gabeira para José Serra (PSDB) no Rio de Janeiro, assim como não terão na Paraíba no caso de Ricardo, a lógica vai além: é melhor reunir as forças para conquistar espaços num governo de esquerda e conferir palanque parcial para Serra do que patinar numa disputa estadual na qual não há espaços para aventuras.

O caso do Rio de Janeiro, portanto, vira referência para que o ex-governador Cássio Cunha Lima invista num debate objetivo com a direção nacional do PSDB em desfavor da candidatura do senador tucano Cícero Lucena ao governo do Estado.

Se não é esdrúxulo para o PSDB apoiar uma candidatura ao governo que não vota em Serra no Rio de Janeiro, que é um dos principais centros da política no Brasil, não pode ser na Paraíba.

Estou errado?


P.S: Só pra registrar. O acordo do PSDB e do DEM para apoiar candidatura de Gabeira foi feito na casa de um ex-governador tucano.

Servidores ativam bomba

Maquiavel já dizia: o povo só não quer ser oprimido. O resto, tudo agüenta. A máxima vale para os servidores públicos. Para agradá-los - o que significa uma das mais complexas ciências do mundo - é preciso muito mais do que feriados nacionais e pontos facultativos. Salários razoáveis e pagamento em dia são bons exemplos.

Na pior das hipóteses, é preciso ao menos que se adote um canal de diálogo que suponha perspectiva de reajuste. A equipe econômica do governo Maranhão III não atentou para isso. E tem usado um discurso muito estanque neste sentido.

É não e pronto. Alega-se queda brusca na receita, o que é verdade em se tratando apenas de FPE (Fundo de Participação dos Estados), mas de ICMS, e excesso quanto aos limites de gasto de pessoal com a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Bonito discurso técnico. Mas, infelizmente, o servidor não engole. Quando o governo diz que não dará aumento por causa da queda do FPE ele tira de si a responsabilidade de solucionar o problema. Coloca nas mãos da União, que arrecada e faz os repasses do Fundo para os estados, e deixa o barco andar ao sabor do vento.

O mesmo vento que sopra na conta bancária do servidor. Que não entende como o governo pode tratar de forma tão fria um assunto tão quente. Por causa disso, inicia-se um processo de ativação de bombas em focos e setores do funcionalismo público estadual.

Policiais civis, delegados e professores, por exemplo, se preparam para deflagração de greves, a partir de março. Greves estas que tem o poder de desconstruir meses e meses de investimentos em mídia, marketing e publicidade.

E que às portas de uma campanha eleitoral tem um efeito mais nocivo e um raio de abrangência maior do que normalmente tem em períodos de pós-guerra.

Sem contar na pressão de servidores aprovados em concursos que batem à porta do governo reivindicando justas nomeações.

Será preciso, então, por parte do governo, mais do que “nãos” para desativar as bombas que estão por vir.

Principalmente, por se tratar de um exército tão volumoso, numérica e eleitoralmente.

Sivuca Cultural Café

Fábio Mozart

Uma rara turista visitou Itabaiana e foi conhecer o “Sivuca Cultural Café” na Praça Epitácio Pessoa. Seu depoimento: “o local é bonitinho, arrumadinho, limpinho, mas o cardápio... O cardápio é até legal, mas cadê que tem as coisas para servir aos fregueses? Os sanduíches naturais estão no cardápio, mas não tinha para servir. Capuccino? Também não, pois a máquina estava quebrada. Só tinha mesmo café expresso. Quando cheguei, a música ambiente, muito alta, era de hinos católicos. A primeira coisa que fiz foi questionar o garçom sobre isso, pois um local daquele não pode tocar música que tenha a ver com essa ou aquela religião e que deveria mesmo era tocar as músicas de Sivuca. Acho que ele falou com a gerente/dona e ela trocou por MPB”.

Por aí se vê que não estamos preparados para receber turistas, se algum dia viermos a explorar nossas atrações turísticas e culturais. Mas não é privilégio de Itabaiana. Em João Pessoa os bares e botecos também não sabem receber os visitantes. Em um restaurante, o freguês pediu sopa. O garçom chegou com um dedo dentro do prato.

– Tire o dedo da minha sopa! – reclamou o cara.

– É que essa quentura é bom pro meu panarício – alegou o garçom.

Em Itabaiana, a mulher de Otto Cavalcanti, pintor conterrâneo muito famoso na Europa, procurou por um mapa ou guia da cidade. Não encontrou nada parecido. Na sua terra, a Espanha, toda cidadezinha tem pessoas encarregadas de mostrar os museus, monumentos históricos, lugares e demais informações. E tem o guia impresso da cidade, prestando esclarecimentos sobre a província. Está na hora do meu confrade Antonio Costta providenciar a publicação de um guia de Itabaiana, ele que agora assumiu a função de Subsecretário de Cultura, Lazer e Turismo do Município.

O dono do “Sivuca Cultural Café” teve bom gosto ao criar um ambiente agradável, concebido para transmitir sensações prazenteiras aos seus clientes. Um piano torna o bar mais sofisticado, parecido com um café concerto, mas com duas ausências fundamentais: não se serve bebidas alcoólicas e nem existe a figura do pianista.
É possível apreciar a beleza da Praça Epitácio Pessoa, mas não se pode saborear bebidas e cocktails nem se ouve sons de jazz, bossa nova e blues, muito menos ao vivo. Tem que se contentar com as canções do Padre Marcelo Rossi e Padre Zezinho. O ambiente que era para ser moderno e citadino, como ponto de encontro para os que gostam de um recinto agradável e relaxante, não passa de uma caricatura de bar. Tem piano, mas não tem pianista. Tem garçom, copo, mesa e cadeira, mas não tem bebiba alcoólica. Lei seca vigorando em pleno balcão de bar é coisa que só se vê na minha velha e folclórica Itabaiana.

Assim, aquele espaço que se pretendia como referência para os nossos visitantes está mais para uma casa de chá do que para piano-bar. Em São Paulo existe o Oxygen-Bar, tipo de bar muito específico, visto nele não se vender bebidas alcoólicas, só águas e onde as pessoas respiram o oxigênio puro com aromas. Os clientes ainda podem, eles próprios, selecionar os aromas desejados. Talvez seja essa a ideia.

Sociedade Amigos da Rainha

João Pessoa sedia a TEIA PB

Melissa Araújo Teixeira

Acadêmica de História UEPB

Observando alguns noticiários hoje, deparei-me com uma frase inspiradora do nosso Ministro da Cultura Juca Ferreira, quando este em uma cerimônia, fala que vivemos uma fase de revolução na gestão cultural. Após isso, lembrei-me da TEIA 2010 que acontecerá em Fortaleza no mês de março. E que é fruto da articulação e revolução da gestão cultural no Brasil. Assim como etapa preparatória para a TEIA 2010, João Pessoa sedia de 18 à 20 de Fevereiro a TEIA PB evento impar para a cultura paraibana e que terá junto de si a presença daqueles que fazem os pontos e pontões de cultura na Paraíba. Na oportunidade, os pontos de cultura do Estado estarão ampliando o intercâmbio entre si, gerando a oportunidade de conhecermos os produtos e serviços dos diversos pontos e pontões espalhados em nosso estado.

Durante os três dias do encontro teremos a presença de autoridades do Ministério da Cultura, IPHAN, Governo do Estado da Paraíba, Prefeitura Municipal de João Pessoa, Prefeitura Municipal de Campina Grande e Secretários de Cultura dos Municípios sedes de Pontos de Cultura além de apresentações culturais e roda de conversas, onde cada ponto apresentará suas ações, tornando este um momento propício para a troca de experiências e fortalecimento de ações em prol da cultura na Paraíba. Como parceiros do evento, teremos as seguintes entidades: MINISTÉRIO DA CULTURA, SEBRAE PB, FUNJOPE, GOVERNO DO ESTADO E IPHAN. Para maiores informações sobre a TEIA PB, entrem em contato com a coordenação do evento pontos-de-cultura-da-pb@googlegroups.com .

historiamelissa@yahoo.com.br
pontos-de-cultura-da-pb@googlegroups.com

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Pref. RICARDO COUTINHO Capital tem obras em execução que somam R$ 176 milhões.

O prefeito Ricardo Coutinho quebrou um tabu na prefeitura de João Pessoa. Ele é o único a escapar da “maldição” da cidade cuja fama era de sepultar politicamente todos os chefes do executivo municipal. Ricardo não só se reelegeu como é hoje de acordo com sucessivas pesquisas o favorito ao Governo do Estado. Com certeza a receita para essa proeza está na transformação que ele imprimiu na cidade desde que assumiu o cargo As obras em execução nesse momento em João Pessoa pelo Plano de Ações Integradas (PAI) da Prefeitura Municipal somam aproximadamente R$ 176 milhões em investimentos.

Um acervo de realizações que consolida cada vez mais a imagem do prefeito junto ao morador e especialmente junto ao eleitor pessoense. Por mais que não se simpatize com o Mago é dificil andar na João Pessoa de hoje sem que se depare com obras e ações que distinguem a administração socialista.

E, pelo andar da carruagem, a capital não vai parar de crescer, caso sejam confirmadas as previsões orçamentárias.

Serão R$ 305 milhões ao final do plano, tocado em parceria com o Governo Federal, sendo R$ 112 milhões em recursos próprios do Município. Seguindo prioridades definidas pelo Orçamento Democrático, há obras nas áreas de infraestrutura, educação, saúde, esporte e lazer, cultura e artes, meio ambiente, administração pública e habitação.

Segundo a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), o pacote de obras que beneficiam o sistema viário e a urbanização está em execução desde 2009, de acordo com dados da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra). Nessa área os investimentos passam de R$ 14 milhões. Pavimentação, recapeamento e drenagem pluvial estão em andamento. Ao todo serão 113 vias pavimentadas, 32 receberão recapeamento asfáltico e mais 40 pontos de alagamentos passarão por obras.

As obras de reurbanização também incluem o projeto de recuperação dos passeios públicos do Centro Histórico. As intervenções foram iniciadas recentemente na Rua Duque de Caxias, no centro da cidade. A reforma vai integrar a via ao Ponto de Cem Réis, consolidando a nova área de convivência dos pessoenses.

Mercados públicos - A reestruturação completa do Mercado Público de Cruz das Armas foi uma das primeiras obras a serem iniciadas, dando continuidade à política de recuperação dos centros de comércio populares da cidade, a exemplo da reconstrução do Mercado Central e a construção dos Mercado do Bessa e Mercado do Peixe de Tambaú. Estão sendo investidos R$ 2.144.935,61 e já foi assinada a ordem de serviço para a construção do Centro de Distribuição de Alimentos, no Distrito Mecânico, com recursos na ordem de R$ 320.271,79.

LEIA NA ÍNTEGRA
paraibahoje.wordpress.com/2010/02/08/capital-tem-obras-em-andamento-que-somam-r-176-mi-em-investimentos/

MARANHÃO III um mau agouro.

Mau agouro: coroa de Nossa Senhora da Boa Viagem cai duas vezes em procissão de Alagoa Grande e assusta população local...

Pode-se até não acreditar, mas é preciso respeitar a religiosidade e tradições do povo nordestino. No último sábado, a população de Alagoa Grande ficou assustada com um sinal que, para os mais crentes, veio dos céus. Na tradicional Procissão de Nossa Senhora da Boa Viagem, a coroa da santa caiu duas vezes durante o percurso, o que para a população local é sinal de mau agouro. No último ano que isso aconteceu, conta o povo, a barragem da Camará rompeu levando destruição à cidade e provocando uma das maiores tragédias dos últimos anos na Paraíba.

Detalhe: o governador José Maranhão (PMDB), que pretende reconstruir Camará, acompanhou toda a procissão (FOTO). Com direito a promessa, durante a missa, de garantia por parte do governo de todo o telhado da Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem.

Seria uma forma de afastar, com o dinheiro público, o mau agouro?

Em um ano Governo Maranhão III já nomeou 6.214 comissionados.

A Paraíba gasta 51% da sua arrecadação com pagamento de servidores, ultrapassando o limite estabelecido pela LRF que é de 49%.

Desde que assumiu a gestão estadual em 18 de fevereiro de 2009 o governador, José Maranhão (PMDB), já nomeou 6.214 pessoas para cargos comissionados. Desse total 5.344 das nomeações foram para a administração direta e 870 para a administração indireta. Isso é o que mostra um levantamento exclusivo feito pelo PoliticaPB.

Se for levado em consideração que o peemedebista completará um ano de administração este mês, isso significa dizer que ele nomeou cerca de 518 pessoas por mês.

A Lei 8.186 de 16 de março de 2007, que instituiu a Reforma Administrativa do Estado, limitou em 6.351 o número de cargos comissionados. Além disso, ela trata dos valores das remunerações e das gratificações.

A Paraíba é um dos estados brasileiros que ultrapassaram o limite de gastos com folha de servidores. O Estado gasta 51% do que arrecada com pagamento dos servidores, índice superior aos limites estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

De acordo com a LRF, os estados podem comprometer até 49% da receita com os funcionários do Poder Executivo, mas o limite apontado como mais prudente é de 46,55%.

A FARRA CONTINUA!!!

NO GOVERNO MARANHÃO III É ASSIM! PARA CADA POLICIAL MORTO, UM CONCURSADO É CHAMADO.

Marcelo Weick diz que estado só convocará concursados da PC em caso de falecimento ou aposentadoria do efetivo.

As divergência entre os policiais civis concursados e o governo do estado tem gerado um clima de insegurança na Paraíba. A categoria reivindica a reestruturação da carreira e a convocação de aproximadamente 1000 concursados entre agentes penitenciários e policiais. O chefe da Casa Civil do governo do estado, Marcelo Weick, disse o governo só convocará os concursados em caso de falecimento ou aposentadoria do efetivo atual.

“O governo está acima do limite da lei de responsabilidade fiscal, então temos algumas vedações. A alternativa que nós temos é: a medida que nós temos falecimento ou aposentadoria de servidores no setor de saúde educação e segurança, nós podemos fazer a reposição”, explicou Weick, ratificando que essa é a única alternativa para a convocação de policiais civis sem que haja comprometimento com a lei de responsabilidade fiscal.

O chefe da Casa Civil afirmou, ainda, que o governo tem conhecimento sobre a necessidade desses profissionais, mas que existe a incapacidade de convocação: “Nós estamos preocupados com a manutenção do cargo, pois se chamarmos e depois não tivermos a condição de mantê-los no cargo? Nós queremos chamar, até por que sabemos da necessidade dos concursados. Mas o governo não tem condições para mantê-los nos postos”, garantiu.

Quem pensou que a maldade do Governo Maranhão III com os servidores publico do estado iria ficar apenas na falta de aumento salarial, ainda não viu nada.

No governo maranhão III é assim! Para cada policial morto, um concursado é chamado.

Todos os dias o diário oficial do Estado publica nomeações de cabos eleitorais do Governo Maranhão, mas seu secretario ainda tem a cara de pau de dizer que a Lei de Responsabilidade Fiscal tem que ser respeitada. f.p

ORAÇÃO PARA SE OBTER UM CORAÇÃO PURO.

FREI FERNANDO

O que é um coração puro?
É um coração seguro da vontade de Deus...
É um coração em perfeito estado de graça...
E por isso é bem aventurado...
Porque é livre do pecado e de todo mal...

Um coração assim carrega em si...
a mais linda esperança...
Ver a Deus face a Face...
Porque foi isso mesmo que Ele prometeu:
“Bem-aventurados os puros de coração,
porque verão Deus”! (Mt 5,8).

Por outro lado o salmista reza:
“Uma só coisa peço ao Senhor...
e a peço incessantemente:
é habitar na casa do Senhor todos os dias de minha vida,
para admirar aí a beleza do Senhor...
e contemplar o seu santuário”. (Sl 26,4).

Existe um hino da missa aos defuntos...
Onde cantamos assim...
“A certeza que existe em mim...
é que um dia verei a Deus...
Contemplá-LO com os olhos meus...
é a felicidade sem fim”..

Então rezemos com São Tomás de Aquino:
Que eu não deseje nada fora de Ti Senhor...
Concede-me frequentemente que eleve o meu coração até Ti
e, quando fraquejar,
que me arrependa da minha falta com pesar,
com o firme propósito de me corrigir.

Concede-me, Senhor Deus, um coração vigilante...
que nenhum pensamento estranho afaste para longe de Ti;
Um coração nobre...
que nenhuma afeição indigna abata;
Um coração reto...
que nenhuma intenção equivoca desvie;
Um coração firme...
que nenhuma adversidade quebre;
Um coração livre...
que nenhuma paixão violenta domine.

LEIA NA ÍNTEGRA
freifernando.wordpress.com


acaminhodaeternidade.blogspot.com

STF aprecia esta semana processo da Operação Confraria que envolve Cícero Lucena.

O inquérito de nº 2527 contra o senador Cícero Lucena, da Operação Confraria, que corre em segredo de Justiça na Suprema Corte do País, vai ser apreciado pelos ministros na sessão da próxima quinta-feira (11), em decorrência de um agravo regimental proposto por um dos envolvidos no processo, o ex-secretário da prefeitura de João Pessoa, Everaldo Sarmento.

Até agora o plenário do STF não julgou o mérito das denúncias que pesam contra Cícero Lucena e mais 36 pessoas envolvidas no esquema de desvio de verbas públicas, fraudes em licitações, superfaturamento na execução de obras, sobrepreço praticado nos serviços contratados, pagamento por serviços não realizados e pagamentos em duplicidade de diversos serviços na prefeitura de João Pessoa.

O processo teve início na 3ª Vara da Justiça Federal da Paraíba, mas foi enviado para o Supremo Tribunal Federal em razão da eleição de Cícero para o senado da República. No dia 26 de junho de 2008, a ministra Ellen Gracie, que está a frente do caso, proferiu despacho determinando o desmembramento do processo para os réus que não detêm foro privilegiado.

Dentro do despacho da ministra Ellen Gracie, consta o parecer do procurador-geral da República favorável ao desmembramento, ao mesmo tempo em que requer a instauração da ação penal contra o senador Cícero Lucena, por entender que há indícios suficientes da prática de crime.

Ele pediu que, ao final do julgamento do processo, seja Cícero Lucena condenado nas penas dos delitos previstos no artigo 288 do CPB; artigo 1º, incisos I, IV e VII, do decreto-lei nº 201/67, combinados com o artigo 69 do CPB e artigos 89, 92, 93 e 96, V, da lei nº 8.666/93, também combinados com o artigo 69 do CPB.

Será que Maranhão amparou o prefeito de Amparo?

Prefeito de Amparo escapa de cassação por suposta compra de voto.

O gestor escapou da cassação no Tribunal Regional Eleitoral por falta de provas robustas. (ou seja! tinha prova, mas era magrinha)

O prefeito do município de Amparo, João Luis de Lacerda Júnior (PDT), escapou da cassação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) por falta de provas robustas a Corte entendeu que o prefeito e o vice devem continuar nos cargos. Os integrantes deram provimento ao recurso contra a decisão que julgou parcialmente procedente a Ação de Investigação Eleitoral (AIJE) movida pelo segundo colocado, José Arnaldo (PPS), que perdeu a eleição por apenas 12 votos de diferença.

Na sessão de hoje, logo após o voto do jurista Newton Vita acompanhando o relator, a juíza Niliane Meira refez o voto no sentido de afastamento de abuso de poder econômico e captação ilícita de sufrágio do prefeito João Luis. Com a reformulação, o voto da magistrada se iguala com o do relator do processo, o jurista João Ricardo Coelho, que votou pelo reconhecimento do abuso do poder e afastamento da captação ilícita de sufrágio.

O prefeito de Amparo teve seu mandato cassado pela Juíza da 43ª Zona Eleitoral Alessandra Varandas, no dia 4 de março de 2009, por suposto abuso de poder econômico. A magistrada ainda determinou em sua sentença a realização de novas eleições. Segundo a denúncia, o prefeito, que é médico, teria feito a distribuição de medicamentos em troca de votos.

O gestor informou que sempre esteve tranquilo quanto ao resultado do julgamento e disse já ter certeza que a Corte eleitoral iria inocenta-lo, uma vez, que existe uma lei municipal de 2005 que regulamenta a distribuição de medicamentos em Amparo.

Justiça custa caro

Encontra-se na Assembleia Legislativa da Paraíba, para que os deputados analisem após o Carnaval, um projeto de lei que visa a criação de unidades e cargos efetivos na estrutura administrativa do Poder Judiciário do Estado. Caso seja aprovado serão criados 275 novos cargos dentro do Tribunal de Justiça, que custarão aos cofres públicos R$ 12 milhões por ano.

Essa propositura já antecipa algumas propostas que já constam do anteprojeto da Lei de Organização Judiciária do Estado (Loje), que gerou polêmica quando foi apresentado por propor a criação de mais quatro cargos de desembargador. Sempre é bom lembrar que cada desembargador recebe, fora outras regalias, salário de R$ 22.111,25. Isso em um Estado, considerado pobre, onde 1,3 milhão de pessoas sobrevivem com um salário mínimo.

Atualmente, o Tribunal de Justiça conta com 19 desembargadores, sendo que cada um deles deveria contar com um gabinete composto por sete servidores. Mas, como não havia controle por parte do Tribunal, o CNJ, após inspeção no judiciário paraibano, existe o caso de gabinetes onde foram encontrados 17 servidores, quase três vezes mais que o permitido. A Corregedoria também apontou para número pequeno de processos em acervo.

O TJ da Paraíba conta 4.415 servidores, sendo que 753 são comissionados, servidores em função de confiança, diretores de fóruns, assessores de juízes e ainda há 999 requisitados que não foram devolvidos. Quando o CNJ realizou a inspeção eram 1.147 funcionários requisitados de outros órgãos, o que corresponde a 34,3% da força de trabalho do Judiciário paraibano. Apesar de um número razoável de servidores, levando em consideração a média nacional, o Tribunal de Justiça da Paraíba ainda sofre de morosidade processual, conforme a apontou o relatório da Corregedoria.

Para o CNJ, a morosidade do judiciário paraibano não se justifica porque a média de juízes e processos por magistrados na Paraíba é bem inferior que a registrada nacionalmente. O Estado tem 6,5 magistrados estaduais para cada 100 mil habitantes, enquanto a média nacional é de 5,9 magistrados pelo mesmo grupo de pessoas.

Em meio a essa proposta de criação de novos cargos alguns questionamentos precisam ser feito: Será que a Justiça presta um serviço de tanta qualidade que mereça um investimento tão alto dos contribuintes? (Pelos casos de abuso de poder, corrupção, nepotismo e demora no julgamento de processos vemos que não) Além disso, será que são necessários mais funcionários para a estrutura do Tribunal de Justiça? (O CNJ, em seu relatório, apontou que não).

Novo presidente do TRE garante prioridade nos julgamentos de políticos infiéis da Paraíba.

Os processos devem entrar em pauta na volta da realização das sessões programadas para o dia 22 de fevereiro.

O novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Genésio Gomes, afirmou que dará continuidade a gestão do presidente Nilo Vieira Ramalho, que deixou hoje a Corte Eleitoral por cumprimento do período de dois anos, e dará prioridade a todos os processos, principalmente os que tratam da questão de fidelidade partidária.

De acordo com Genésio Gomes, os processos devem entrar em pauta na volta da realização das sessões programadas para o dia 22 de fevereiro. “Nossa previsão é que o ritmo na apreciação dos processos sejam mantidos. Pode ser que tenhamos algum desses processos já na volta das sessões até porque eles já estão tramitando na Corte”, afirmou.

Genésio Gomes acredita ainda que este ano o número de processos deve aumentar este ano por conta das eleições agendadas para o mês de outubro. “Como esse é um ano de eleição os processos devem chegar com mais intensidade ao TRE, mas a quantidade deve depender mesmo do grau de acirramento do processo eleitoral”, disse.

Ainda no campo da previsão, o novo presidente da Corte Eleitoral acredita que as eleições deste ano acontecerão em clima de tranquilidade em todo o Estado. “Acredito que tudo vai correr bem. O TRE vai trabalhar com respeito a todos os candidatos que disputarem o pleito”, garantiu.

Tramitam hoje no TRE, processos contra os deputados estaduais Nivaldo Manoel, que trocou do PPS pelo PMDB; Leonardo Gadelha que saiu do PSB para PSC; Carlos Batinga, que deixou o PSB para se filiar ao PSC; e Guilherme Almeida que saiu do PSB para se filiar ao PSC. Entre as ações, a que tem mais chance de ir a julgamento é do peemedebista Nivaldo Manoel já que está na faze de alegações finais.

NÃO SAIR NINGUÉM.
TODOS SÃO DEPUTADOS QUE APÓIAM MARANHÃO.

JÁ VAI TARDE!

Nilo Ramalho deixa o TRE...

Antes de iniciar a sessão desta segunda-feira (08) o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) foi homenageado pelos integrantes da Corte Eleitoral na última sessão realizada por ele como presidente. Nilo Ramalho, que deixa o tribunal após cumprir o período de dois anos, agradeceu as falas e disse que deixa o TRE com o sentimento de dever cumprido e com a certeza que “ninguém compra dignidade”.

“Fiz o trabalho no TRE em decorrência da obrigação, mas também o fiz com satisfação. Por isso, quero agradecer as manifestações de apreço que todos tiveram comigo”, disse.

O desembargador Nilo Ramalho disse que deixa o TRE com o sentimento de dever cumprido.
ELE SAIR! OS FILHOS FICAM!
Maranhão nomeou os três filhos do presidente do TRE

Fabiano Gomes

Vem bomba por aí

Um prefeito anda espalhando por aí a informação que tem um áudio onde compromete fortemente o governador José Maranhão e um integrante do judiciário paraibano. O que será?

A revolta do prefeito

Segundo a minha fonte, o prefeito foi ameaçado veladamente por Zé, mais não cedeu as pressões. Isso pode sacudir o nosso Estado. É esperar para ver.

Perguntar não ofende I

Porque será que o deputado federal, Manoel Júnior (PMDB), não pode tirar certidão negativa?

Perguntar não ofende II

Será verdade que o deputado Jeová Campos (PT), agora não é só companheiro de João Gonçalves na Assembleia, mais também no ramo dos jogos de azar?

Perguntar não ofende III

Em que pé estão os processos contra o prefeito de Areia, Elson Cunha Lima?

Mais um

Há quem diga nos bastidores, que a secretária de comunicação do Estado, Regirlene Guimarães (Lena), atua fortemente para derrubar o editor geral do Jornal Correio da Paraíba. Lena quer que o jornal vire um panfleto pró Maranhão, Walter Galvão resiste e defende o bom jornalismo.

Ainda no Correio

Lena não fala com o seu sucessor no correio, Walter Galvão, por não concordar com as práticas do bom jornalismo. Lena quer panfletagem mesmo.

Maranhão: mão de ferro para controlar pressão dos servidores.

Não adiantou muito a equipe econômica do governador José Maranhão negar com tanta veemência, durante leitura da mensagem do Poder Executivo à Assembleia Legislativa na semana passada, a possibilidade de garantir reajuste salarial para o funcionalismo público estadual.

Os servidores ainda não aceitam que a discussão sobre aumento de salários esteja fora do calendário de ações do governo em 2010. A Federação dos Servidores Públicos do Estado chega a prever prejuízo eleitoral para o governador.

E anuncia a visita do presidente nacional da Central Geral dos Trabalhadores à Paraíba para tratar o assunto direto com Maranhão. “Essa postura do governador é perigosa até do ponto de vista eleitoral. Acredimentos que ele vai retroceder”, declarou Maria José, presidente da Fetasp.

Já o presidente da APLP (Associação dos Professores de Licenciatura Plena da Paraíba), Francisco Fernandes, anunciou uma assembleia para deliberar sobre a greve da categoria. Eles reivindicam a instituição de lei federal que impôs o piso salarial dos professores em todo o Brasil.

Para ele, a tese de queda na receita e excesso dos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal não convence. “Esse sempre foi um escudo nos governos de Maranhão”, declarou Fernandes. Na quarta, ele tem uma audiência com o secretário de Educação, Sales Gaudêncio, para tratar do assunto.

Dependendo do resultado, os professores fazem uma paralisação de advertência no dia 3 de fevereiro. E no dia 26 deliberam sobre proposta de greve a ser deflagrado no primeiro dia de março.

Ninguém pense que se pode empurrar para debaixo do tapete discussão com servidores.

Tá servido?

Policiais tem mais medo do cardápio do que do bandido...

Cansados de tanto descaso, policiais civis lotados em Sousa estão divulgando via Internet fotos das refeições que recebem na delegacia quando de plantão.

Refeição vírgula! Para eles, não passa de “lavagem”, que serve para deixá-los em pé enquanto eles sofrem com a falta de viaturas, armamento e munição.

Tem ladrão comendo melhor.

OLHA A DILMA AI GENTE! CHORA MEU POVO!

À beira da perfeição...
Dilma ficou encantada com comerciais para TV que Duda fez sobre ela a pedido de amigos do PT, e o chamou para uma animada conversa.

Sem perdão...
Lula é grato a Duda, mas não o perdoa pela iniciativa de revelar à CPI que fora pago no exterior pelo seu trabalho na campanha de 2002.

Agora é lei...
a alimentação é direito constitucional, como a saúde, habitação, trabalho, seguridade social etc. Podemos dormir tranquilos.

Escolha seu pesadelo...
Quando não é a ministra Dilma ao lado de Lula, é a senadora petista Ideli Salvatti inaugurando obra de aliados em Santa Catarina.

Estressados...
De tanto trabalhar 8h diárias – como a maioria da população brasileira – os servidores do Senado estão procurando clínicas de acupuntura e de psicologia para se livrarem do estresse. Nunca trabalharam tanto.

O que é isso, ‘cumpanhêro’?...
Dois dos cinco servidores acusados de fraudar o registro de ponto, Cecília Torres e Rafael Aun Ming, não têm vínculo com o Senado. São funcionários de confiança do senador José Nery (PSOL-PA).

Na época que o PT fazia barulho...
Alvo de denúncia de desvio de toneladas de carne para a Penitenciária de Contagem (MG), o então governador Newton Cardoso reuniu os jornalistas, em coletiva, e estranhou:
- Não sei por que esses petistas fazem tanto barulho só por causa de uns bifinhos...

Concurso de Pitimbu é marcado por falta de provas e confusão.

O concurso para a prefeitura de Pitimbu, que aconteceu neste domingo (7) em três cidades do interior, foi marcado por muita confusão. A empresa, Educa Assessoria Educacional, organizadora teria perdido parte do banco de dados e vários candidatos tiveram que se recastrar para serem incluídos na lista de participantes.

A denúncia foi feita por pessoas que não conseguiram fazer a prova e contaram como tudo aconteceu. Segundo eles, a empresa publicou nota em que prometia que os candidatos que tiveram sua inscrição perdida e ficaram sem cartões de identificação poderiam fazer as provas apresentando o comprovante de pagamento.

No entanto, muitos cartões com os locais de provas sequer foram enviados e a solução encontrada pela empresa foi concentrar todos os candidatos que tiveram seus dados perdidos numa única escola, a Adauto Viana, no Município de Caaporã.

Uma vez lá, segundo os denunciantes, faltaram fiscais, provas e até carteiras para os candidatos e muitos deles não conseguiram fazer os testes. A delegacia local teria sido procurada para registrar um boletim de ocorrência e um reteste está sendo pedido.