domingo, 18 de outubro de 2009

Luís Tôrres - Ibope confirma Opinião e outras análises

Se o PB Agora noticiar que Michael Jackson está vivo todo mundo vai acreditar. Foi assim que um leitor assíduo resumiu, neste sábado, a credibilidade do PB Agora ao comparar os números do Ibope para governador com pesquisa do Instituto Opinião recentemente divulgada pelo portal.

Não é preciso ser gênio para notar que os números do Ibope, instituição de atuação nacional, batem matematicamente com os divulgados pelo Instituto Opinião há quinze dias.

Ou seja, reafirmam o retrato fiel do momento eleitoral no Estado, reforçando estatisticamente a tese do empate entre o prefeito Ricardo Coutinho e o governador José Maranhão.

O Instituto Opinião ouviu 1.985 pessoas para apontar Ricardo Coutinho com 35% e Maranhão 34% da intenção de votos. Quase vinte dias depois, o Ibope traz Ricardo com 38% e Maranhão com 37%, numa pesquisa cuja margem de erro é de 3 pontos para cima ou para baixo.

Dois retratos idênticos e, praticamente, incontestáveis.

Reflexões sobre o nível de conhecimento

No caso da pesquisa Ibope, é preciso registrar, no entanto, um dado que não foi avaliado pelo Instituto Opinião, por deliberação prévia na elaboração do questionário.

Trata-se do nível de conhecimento dos eleitores quanto aos candidatos. Eis um dado interessante. Apenas 15% dos eleitores entrevistados disseram que conhecem bem Ricardo Coutinho e tem muitas informações quanto ao seu trabalho. E como se explica, então, que ele tenha 38% da intenção de votos na mesma pesquisa?

Esse é o nó. Nesse item, entre os eleitores que conhecem bem seu trabalho, Maranhão atinge 31%. Ou seja, duas vezes mais que o prefeito de João Pessoa.

Tem mais: 35% disseram que conhecem Ricardo “só de nome”. Repito: E como se explica, então, que ele tenha 38% da intenção de votos na mesma pesquisa?

Ou seja, mesmo menos conhecido, o prefeito Ricardo Coutinho se consegue manter competitivo diante do governador Maranhão.

O que nos sugere algumas observações.

1 – Há uma parte do eleitorado que não vota em Maranhão de jeito algum. E esse eleitorado precisa, de todo jeito, de um candidato. É o ex-maranhista que mesmo não conhecendo o prefeito Ricardo “Coutin” revela intenção de votar nele;

2 – Isso se soma um pouco à suposição da aliança com ex-governador Cássio. Ou seja, os cassistas que migram naturalmente para uma candidatura fora do PMDB, mesmo sem conhecer o prefeito da Capital de perto;

3 – Tudo isso somado ao fato de que, sem ter uma história estadual eleitoral, Ricardo Coutinho não possui baixa rejeição, porque ninguém rejeita quem não conhece, o que leva à suposição de que o prefeito da Capital tem condições de abocanhar, mesmo sem ser figura estadual, cada voto que deixar de ser dado a Maranhão.

Tanto é assim que o prefeito está bem em cidades que ainda nem visitou. Fruto claro da prerrogativa de governar a capital, ponto de visitação e moradia para paraibanos de todas as cidades da Paraíba. Espontâneos propagandistas de Ricardo.

Nenhum comentário: