sábado, 16 de janeiro de 2010

O dia em que o mundo acabou no Haiti.

ADEUS, FILHA
Lionel Michaud chora em frente ao necrotério de Porto Príncipe, onde caminhões despejaram
centenas de corpos. Entre os mortos está sua filhinha de 10 meses: ela e a mãe morreram
soterradas em casa

Com a força de trinta bombas atômicas, o grande terremoto que
sacudiu o Haiti destroçou a capital, Porto Príncipe, causou um número
ainda "inimaginável" de mortos, vitimou brasileiros e deixou o país,
já paupérrimo, mais arrasado do que nunca

Quando o mundo acabou no Haiti, às 4 e 53 da tarde de terça-feira, o mais terrível foi que, por algum tempo, os mortos viveram. Com a força infernal de trinta bombas atômicas, o terremoto aconteceu no pior lugar possível. Seu coração de terrível poder, o epicentro, praticamente coincidiu com as ruas e encostas esquálidas de Porto Príncipe, a capital. Pouca coisa resistiu. Os casebres, os prediozinhos precários, os escassos edifícios mais imponentes. O topo da catedral, com suas duas torres, desapareceu. O arcebispo morreu. O Congresso ruiu, com o presidente do Senado lá dentro. Hospitais, escolas, hotéis. Uma universidade inteira tragou 1 000 viventes. No palácio presidencial, em pomposo estilo francês, foi como se uma foice gigante tivesse ceifado o prédio, na horizontal, e ele se reacomodasse, alguns metros mais abaixo. "Estou andando sobre corpos", disse Elisabeth Préval, a mulher do presidente, depois de escapar do choque mortífero que tudo engolfou. Zilda Arns, uma campeã da humanidade na luta para salvar crianças da desnutrição, não conseguiu escapar, da mesma forma que quase duas dezenas de militares brasileiros da força da ONU no Haiti. O prédio de cinco andares ocupado pelos funcionários civis da ONU também veio abaixo, com mais de 200 pessoas dentro, entre as quais o segundo no comando, o carioca Luiz Carlos da Costa.

Quantos morreram? Talvez 50 000. Ou 100 000. Quem se arriscaria a calcular? "Inimaginável", definiu René Preval, o presidente sem teto – perdeu o palácio e a residência particular –, abrindo os braços, no meio da rua, perplexo. Os vivos vagavam como almas penadas, sem ter casa para onde voltar ou, tendo, sem coragem para entrar nela. Os que iam morrer pediam um socorro que não vinha. Na primeira noite, os gritos eram muitos, constantes, lancinantes. Aos poucos, foram diminuindo. "Hoje, quinta-feira, não escuto mais ninguém", disse a VEJA o coordenador de uma entidade assistencial, Jean Claude Fignole. "Os escombros ficaram em silêncio. Os que continuam vivos estão muito fracos para gritar. Alguns apenas ainda estão com os celulares acesos."


FORÇA SOBRENATURAL
O palácio presidencial, construído em 1918, antes e depois da tragédia: como uma foice gigante
que desfechasse um golpe na horizontal


LEIA NA ÍNTEGRA
CLIC mxl68.wordpress.com/2010/01/16/o-dia-em-que-o-mundo-acabou/

ESCRITOR REGINALDO ALVES DE ARAÚJO SERÁ HOMENAGEADO.

No próximo mês de maio Itabaiana estará em festa, comemorando mais um aniversário de emancipação política. A Secretaria Munipal da Cultura, Turismo, Esporte e Laser, dirigida por Dr. Pedro José da Silva, estará organizando mais uma semana cultural e desta vez abrilhantada pela presença do escritor Reginaldo Alves de Araújo que é o autor do Hino Oficial de Itabaiana e receberá as homenagens dos conterrâneos da terra do poeta Zé da Luz e do mestre Sivuca.

Reginaldo Alves de Araújo é Itabaianense e nasceu em 4 de agosto de 1946. Casado com Noêmia Barbosa Lopes de Araújo, tem três filhos. O professor Reginaldo morou em Recife, Rio de Janeiro e São Paulo, mas fincou raízes em Campo Grande, no ano de 1978: veio, como muitos, para ajudar a construir o novo estado que surgia. Educou a juventude em várias escolas; ensinou os jovens na patrulha mirim, atuou na área de lazer e logo foi bater na porta da produção cultural. O primeiro livro saiu do forno em 1989 – era “os meninos da poeira”. Depois, numa rápida sucessão, vieram os outros: Bocaina, abismo romântico, Mato Grosso do Sul – num sorriso, Saga pantaneira futebol, Uma fantástica paixão, Baluartes do futebol campo-grandense, No remanso do luar, Um homem de Deus e O fantástico Padre João Crippa. Reginaldo de Araújo deixou marcas do seu andar: fundou a Associação de Novos Escritores (ANE/MS); fundou o jornal cultural Arauto, dedicado exclusivamente à literatura; e é o atual presidente da Academia Sul-mato-grossense de Letras.

ANTONIO DA COSTTA

CINEASTA VLADIMIR CARVALHO SERÁ HOMENAGEADO EM PILAR.

O cineasta e documentarista itabaianense VLADIMIR CARVALHO foi agraciado com o TÍTULO DE CIDADÃO PILARENSE e com a COMENDA JOSÉ LINS DO REGO, ambas as homenagens, aprovadas por unanimidade pela Câmara Municipal de Pilar-PB. O autor do projeto foi o presidente da Câmara Wilton Pontual, que disse que Vladimir Carvalho é merecedor desta homenagem pelo importante serviço que realizou em prol da cultura de Pilar, principalmente com o documentário O ENGENHO DE ZÉ LINZ, resgatando através dele, em todo Brasil e no exterior onde o Filme foi exibido, a memória do mais ilustre filho do Pilar: o escritor JOSÉ LINS DO REGO. E isto favoreceu muito ao nosso município, não só aumentando a auto-estima dos pilarenses, mas, sobretudo, despertando a atenção das autoridades governamentais e da iniciativa privada, para a reconstrução do Mundo do “Menino de Engenho” que estava, até então, em completo abandono, correndo o risco de total desaparecimento.

A partir do lançamento deste documentário, já podemos observar uma grande mudança na preocupação de se restaurar a Casa Grande do Engenho Corredor, onde nasceu José Lins do Rego, o que certamente será um marco no desenvolvimento turístico de Pilar.
A solenidade de entrega do Título e da Comenda será marcada para o mês de Maio deste ano de 2010.

(ANTONIO COSTTA)

FREI FERNANDO - A VIDA E O MISTÉRIO QUE A ENVOLVE

A vida em si é um mistério, mas um mistério do qual participamos diretamente e vemos seus efeitos, seus encantos e nos admiramos dessa realidade que somos. O Criador dispôs nela sua presença velada e nós reconhecemos essa sua presença pela nossa contingência e pelo além dela que aspiramos. Ou seja, não nos contentamos somente com o viver natural, porque ninguém é cem por cento satisfeito com o que é, o que tem ou deseja ter naturalmente, porque a morte frustra tudo isso; mas desejamos o que não passa, isto é, desejamos a perfeição em todos os sentidos da vida.

Somos dotados de dons especiais como também todas as outras criaturas o são, porém, segundo a natureza de cada ser. Desse modo, tudo continua um mistério a ser revelado ou que se revela à medida que avançamos em nosso conhecimento acumulado; seja na ordem natural; seja na ordem da graça, conforme determinou o Senhor em seu desígnio benevolente. Porém, tudo caminha em sua direção; assim como todos tivemos Nele nossa origem, Nele também teremos o desfecho de nossa história e não há como escapar ou se esquivar desse nosso destino final.

Outra coisa que temos de entender também é que não há um rigorismo predeterminado à nosso respeito, mas há sim, de nossa parte, a livre escolha. Por exemplo: alguém morre bêbado não porque o “destino” dele era esse, mas porque escolheu o vício da bebida e deixou-se dominar por ele, não obstante os ensinamentos do Senhor para fugirmos dos vícios e de todos os outros males.

Vejamos o que escreveu São Tiago a esse respeito: “Ninguém, quando for tentado, diga: É Deus quem me tenta. Deus é inacessível ao mal e não tenta a ninguém. Cada um é tentado pela sua própria concupiscência, que o atrai e alicia. A concupiscência, depois de conceber, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte”. Logo, “Feliz o homem que suporta a tentação. Porque, depois de sofrer a provação, receberá a coroa da vida que Deus prometeu aos que o amam”. (Tia 1,13-15.12).

Portanto, a vida como dom de Deus, somente a Ele pertence e somente Nele permanece para sempre, porque Deus é Eterno; quem a vive sem esse sentido, torna-se um perigo para si mesmo e para os demais que comungam com tal desvario, visto que, se desligam da Fonte Original do Amor que dispõe a nosso favor da felicidade e da paz definitivas, que experimentamos desde aqui, por lhe devotarmos todo amor e tudo o que temos e somos.

Paz e Bem!

Frei Fernando,OFMConv.

Quem votará contra o funcionalismo?

Assim que retomar as atividades, a Assembleia ensejará um debate público sobre os vetos do governador Maranhão às emendas ao Orçamento de 2010 que garantiam dotação orçamentária para concessão de reajustes salariais ao funcionalismo.

Para o servidor, será um momento de fazer um raio-x preciso da intenção dos 36 deputados estaduais. Passando a conhecer quem faz parte da “maioria envergonhada” de Maranhão.

No exame, apenas uma pergunta: quem votará contra o funcionalismo público?

Primeiro, poderia começar cobrando voto aberto e não secreto, como prevê o Regimento Interno da Assembleia em caso de vetos. Afinal, em casos como este, o voto secreto será um ato de covardia.

Para esconder o constrangimento pessoal, os deputados governistas declarados se ocultarão sobre o argumento jurídico de que apenas o Poder Executivo tem prerrogativa para gerar despesas de folha de pessoal.

Mesmo que os oposicionistas digam que a Assembleia apenas sugeriu o remanejamento de verbas para garantir dotação orçamentária e, por tabela, respaldo legal para Maranhão conceder o reajuste.

(Engraçado é saber que não existe conflito de bancadas quando o assunto é reajuste de salário de deputado).

Na cabeça do servidor, no entanto, apenas um conflito passará: “Por que o governador José Maranhão insiste historicamente em dar reajuste ao funcionalismo?”

Em ano de previsão de crescimento da economia, não se poderá encostar-se por completo no muro que anuncia queda nas receitas. Não foi, por acaso, nesta semana que os jornais estamparam manchetes apontando para alta de 8,8% do ICMS no Estado e arrecadação de R$ 2,1 bilhões?

Está querendo Maranhão evitar gastos com o servidor para ampliar margem de investimentos em obras? Certamente.

Se há um indicativo de que as emendas são inconstitucionais, os deputados é que derrubem o veto a fim de que o Governo provoque a Justiça para averiguar o fundamento da alegação.

Ao servidor caberá descobrir quem na política da Paraíba, além do governador José Maranhão, não gosta de ver os funcionários públicos satisfeitos com os próprios salários.

Viveu como santa, morreu como mártir.

A ÚLTIMA PREGAÇÃO
Escombros da Igreja Sacré Coeur de Tugeau, em cuja casa paroquial
Zilda Arns proferiu uma palestra antes de morrer...

Fundadora da Pastoral da Criança, a médica Zilda Arns dedicou
a existência a minorar o sofrimento dos despossuídos e a evitar
o desperdício da vida. Até o último minuto

Nascer mulher em Forquilhinha, Santa Catarina, nas primeiras décadas do século passado significava ser, no futuro, professora ou religiosa. Zilda Arns, 13ª filha de uma família descendente de alemães, contrariou esse destino por amor. Aos 21 anos de idade, apaixonou-se pelo futuro marido, o então marceneiro Aloysio Neumann, que, chamado para um conserto na casa dos Arns, encantou-se com a jovem que viu na sala tocando piano. Foi também em nome de outra forma de amor, aquele mais sublime que se devota ao próximo, que Zilda enfrentou a resistência paterna e insistiu em estudar medicina, num tempo em que ser doutor era coisa de homem. O apoio do irmão, o hoje arcebispo emérito de São Paulo, dom Paulo Evaristo Arns, foi fundamental para dobrar a família. "Ele havia estudado na Sorbonne e convenceu o pai de que estavam começando a formar mulheres médicas lá fora", conta Rogerio Arns Neumann, de 39 anos, um dos seis filhos que Zilda teve com Neumann, morto em um acidente no mar aos 46 anos de idade. Desde que alterou o curso do próprio destino, Zilda Arns não parou mais de mudar o dos outros, a começar por aqueles que a miséria e a ignorância haviam fadado a ter curta duração.

LEIA NA ÍNTEGRA
CLIC mxl68.wordpress.com/2010/01/16/viveu-como-santa-morreu-como-martir/

Censurado em Recife, Cássio promete continuar usando Twitter.

O ex-governador da Paraíba, Cássio Cunha Lima (PSDB), censurado durante a reunião realizada na última quinta-feira em Recife, com o senador Cícero Lucena, os deputados paraibanos do PSDB e o presidente nacional da sigla, Sérgio Guerra, garantiu hoje que não deixará de postar suas observações sobre a cena política no microblog Twitter.

"Aviso aos novegantes: num Estado em que quase toda a mídia é controlada pelo Governo, o Twitter continuará sendo usado por mim para informar. O Twiter é uma poderosa ferramenta para furar o cerco da opinião única que querem nos impor. Pluralidade na informação é essencial", escreveu ele.

Em Recife, Cássio começou a contar o desenrolar da reunião dos tucanos paraibanos com Sérgio Guerra, mas o senador Cícero Lucena se irritou com os relatos disponibilizados na internet e ameaçou deixar o encontro caso o ex-governador não interrompesse suas postagens no Twitter. Sérgio Guerra concordou com Cícero e Cássio teve que parar de "tuitar".


Acompanhe Cássio pelo Twiter:
clic twitter.com/CassioCL

Tucanos mantêm agenda ao lado de RC e confirmam presença em Monteiro neste fim de semana.

Mesmo sem definição, tucanos mantêm agenda ao lado de RC e confirmam presença em Monteiro neste fim de semana

A possibilidade do enquadramento na lei de infidelidade partidária (caso o senador Cícero Lucena mantenha candidatura) não está preocupando nenhum dos parlamentares do ninho tucano no Estado da Paraíba.

Tudo isso porque, mesmo sem uma definição da Executiva estadual do Estado, em relação ao apoio a candidatura do adversário ou a manutenção da candidatura da sigla, os correligionários continuam mantendo uma agenda em comum com o prefeito Ricardo Coutinho (PSB).

Depois de terem participado juntos de eventos nos municípios de Pedra Lavrada e também de Itaporanga, o ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) e o deputado Arthur Cunha Lima voltarão a se unir ao socialista, neste final de semana, no município de Monteiro.

Confiante em um desfecho pró Ricardo Coutinho, Arthur avalia que mais de 70% dos conflitos internos do partido já estejam solucionados, restando pouco menos de 30% para ser solucionado, ou pelo menos apaziguado, pelo candidato a sucessão presidencial, José Serra.

Frustrado por não poder interferir no PSDB, assim como faz com outros partidos e instituições, Maranhão apenas torce por Cícero.

Maranhão: Cícero tem o direito de sair candidato a governador.

O governador José Maranhão (PMDB) disse ontem, em Queimadas, que o senador Cícero Lucena (PSDB) tem razão em defender a candidatura ao governo do Estado, pois o partido que não concorrer às eleições está fadado a ser extinto.

(sim assim fosse o PMDB de João Pessoa estaria instinto, já que na ultima eleição para prefeito nem vice teve).


O chefe do Executivo estadual ainda acusou o ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) de querer entregar a legenda ao prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB).

Todavia, Maranhão fez questão de ressaltar que está assistindo de camarote a briga interna do PSDB. “De um lado Cássio querendo entregar o partido a Ricardo Coutinho e, de outro lado, Cícero Lucena resistindo heroicamente e com pleno direito de defender que a sua legenda tenha próprio ao posto de governador”, comentou.

Romero: Governo deveria abastecer o Brejo com Acauã e Boqueirão e não com Camará.

Assessoria de Imprensa do deputado Romero Rodrigues.

romerorodrigues45@gmail.com
www.romerorodrigues.com.br
twitter.com/deputadoromero


O deputado Romero Rodrigues (PSDB) propõe que o Governo do Estado não gaste mais de R$ 28 milhões de reais com a incerteza da reconstrução da barragem de Acauã e destine esses recursos para outras obras e aproveite as águas da barragem de Acauã e de Boqueirão para abastecer o município de Alagoa Grande e outros da região do Brejo paraibano, respectivamente, através de adutoras.

Segundo o parlamentar há diversas alternativas para serem postas em prática e não ir contra a vontade da população, principalmente de Alagoa Grande, inclusive a sua Câmara Municipal que ao temer uma nova barragem construída às pressas, defende a sua não reconstrução.

Em sua opinião, seria muito mais barato que se aproveite as águas de Acauã para abastecer Alagoa Grande, e se sirva da Adutora do Brejo para atender a Esperança e outros municípios. “Ressalto que dentro em breve as águas oriundas da transposição do rio São Francisco deverão chegar à Paraíba, e o Açude de Boqueirão será beneficiado, e, por conseqüência é uma opção mais inteligente, mais barata e mais segura. Não pode colocar em risco a vida de milhares de pessoas com o objetivo de se atender a um capricho na reconstrução de uma barragem (Camará) cuja população é contra por temer uma nova catástrofe. Outra opção é beneficiar o município de Lagoa de Roça com o açude de Manguape, que está em fase de conclusão.

Romero é defensor da tese que antes do Governo do Estado reconstruir a barragem de Camará, que foi destruída pelas águas, deve ouvir a população de Alagoa Grande e da região do Brejo, através de audiências públicas, de pesquisas e de outras formas de escutar a população.

Assinala que “não se pode impor a vontade do governador José Maranhão de simplesmente iniciar a reconstrução da barragem que foi construída em sua gestão anterior e que infelizmente foi destruída pela ação das águas. Antes de tudo é preciso escutar a voz do povo”.

Ele destaca a importância da ação do procurador Federal da República no Estado da Paraíba, Yordan Moreira Delgado, atendendo a solicitação da Câmara Municipal de Alagoa Grande, de determinar ao Governo do Estado que interrompa a reconstrução da barragem até que um novo relatório sobre a situação geológica da barragem seja elaborado, a pedido dos vereadores que vêem risco na reconstrução de forma rápida ou como foi anunciada pelo Governo estadual.

LEIA NA ÍNTEGRA
CLIC paraibahoje.wordpress.com/2010/01/16/romero-governo-deveria-abastecer-o-brejo-com-acaua-e-boqueirao-e-nao-com-camara/

Valeu, compadre!

Fábio Mozart

Literatura humanística que realça os pequenos grandes fatos das cidadezinhas do interior, impedindo que nossas origens e tradições populares caiam no esquecimento. Faz o insubstancial aparecer na sua real dimensão humana. A vida é feita de posturas e ações aparentemente sem importância que só se engrandecem na transversalidade do olhar do poeta, valorizando as pequenas coisas que formam seu universo.

Assim vejo estas crônicas de Fábio Mozart reunidas no livro “A voz de Itabaiana e outras vozes” que em boa hora o Ministério da Cultura faz publicar. O livro é inspirado nas pessoas e fatos de sua cidade, sendo ele próprio personagem de muitos eventos carregados de dramaticidade e comicidade ao mesmo tempo.

O autor é uma das marcantes figuras da cultura itabaianense de todos os tempos. Sua produção diária na internet cujo foco é a cidade que o adotou enriquece a Historiografia paraibana de nossos dias.

Tributamos respeito e admiração por este escritor que se realiza na preservação da cultura de sua gente. Pessoa simples e trabalhadora, tem focado também sua arte conforme a consciência crítica diante do sistema de exploração e a violação dos direitos da cidadania.

Sobre isso, lembro um episódio ocorrido no final dos anos 70 em Itabaiana, por ocasião da primeira greve dos canavieiros na várzea do Paraíba, quando teve início o processo de “abertura gradual” da ditadura militar. Ele foi um dos jovens que “tomou” o sindicato dos trabalhadores rurais de Itabaiana e conduziu a greve, diante da vacilação dos “pelegos”.

Numa terra de tantos poetas e bons escritores, louvo a espontaneidade e sinceridade desse poeta-cronista, cuja profissão de fé tem sido a cultura do seu povo, capaz de perceber a beleza das coisas simples. Muito me honra ter sido seu professor no antigo Colégio Estadual de Itabaiana, hoje Colégio Dr. Antonio Batista Santiago. E mais expressiva é a distinção que me concede, escolhendo-me para fazer a apresentação do seu novo trabalho, composto de boa literatura com estilo jornalístico, além do cordel sobre a cidade-berço de Zé da Luz e Bastos de Andrade.

Fui ator no seu grupo de teatro, ele que é incansável trabalhador no campo da produção artística desde os anos 70. Adorei as reminiscências concretas e pitorescas de nossas aventuras políticas, etílicas e artísticas. Valeu, compadre!

Zenito de Oliveira

(Apresentação do livro “A voz de Itabaiana e outras vozes”)

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

MARANHÃO CONVIDA LUIZ COUTO, PARA O CHEIRO DO QUEIJO (ARAPUCA). SERÁ QUE ELE VAI?

'Porta-voz' de Maranhão diz que Couto será bem aceito na chama majoritaria do PMDB.

Um graduado assessor do governador José Marahão (PMDB) telefonou nesta sexta-feira (16) para o programa Correio Debate, da Rádio 98/FM (Rede Correio Sat), para dizer que o deputado federal Luiz Couto (PT) "será muito bem vindo ao ninho de Zé Maranhão, podendo compor a chama majoritária".

A ligação telefônica foi feita da cidade de Queimadas. O assessor telefonou de um celular quando viajava num carro em cujo banco traseiro estava o próprio governador José Maranhão, segundo relato feito pelo jornalista Gutemberg Cardoso, âncora do programa.

Segundo o assessor, que não entrou no ar, o governador José Maranhão além de não fazer qualquer restrição ao nome de Luiz Couto e aceitá-lo de bom grado, o considera um grande quadro político.

Sabendo da inexpressividade que é o PT numa vice. Maranhão começa a estratégia de colocar o partido numa arapuca, dando uma vaga de candidatura ao senado.

Manoel Júnior e Trócolli Júnio, nada trouxeram para Itabaiana, mas já estão pulando pela cidade.

Trabalhador agoniza e morre em shopping da Capital.

Fernando Eneas

Quase passou despercebido da mídia impressa pessoense e de suas “penas de aluguel”, a morte trágica de um trabalhador do MAG SHOPPING no final da tarde desta quinta feira (14).
O obreiro a serviço daquela empresa sofreu um ataque cardíaco e agonizou sem socorro médico, no interior daquele templo do consumismo, atrapalhando o trafego dos muitos consumidores que por ali trafegam a fim de satisfazer seus impulsos consumistas.

A imprensa tabajarina a serviço do vil metal dos grandes proprietários de Shoppings, os quais nunca disponibilizaram nenhuma unidade de primeiros socorros médico àqueles estabelecimentos, silenciou a tragédia, a qual mereceu uma mera nota em rodapé de página.

É que não se tratava de nenhum proeminente integrante do High Society, nem de nenhum dos políticos profissionais da capital-província a que os órgãos da mídia impressa em atividade servil preenchem os seus jornais numa realidade diária de jornalismo sensacionalista e mexeriqueiro.

Pelo contrário, ali estrebuchava um mísero assalariado, o qual deixou para trás mulher e filhos desamparados, entregues todos a um futuro sombrio e sem perspectivas.

Com ele morre a vontade, o sonho de ter talvez uma casa própria, de habilitar-se ao plano MINHA CASA MINHA VIDA, talvez uma de suas últimas quimeras a que ninguém cuidou em assistir.

Os curiosos que timidamente se aproximaram daquele pacote flácido, agonizante, alienados em sua maioria pela programação mundo cão dos datenas que infestam os órgãos de comunicação, jamais teriam o necessário discernimento de atentar para a dura realidade vivida pelos trabalhadores que, na sua maioria, recebem pouco mais de um salário mínimo e fazem milagres para permitir que seus filhos tenham o que comer.

LEIA NA ÍNTEGRA
CLIC paraibahoje.wordpress.com/2010/01/15/trabalhador-agoniza-e-morre-em-shopping-da-capital/

REAVIVANDO A DITADURA

Nos tempos atuais, onde o pleno Estado Democrático de Direito é uma realidade quase que indiscutível em nossas vidas, ainda nos deparamos com indivíduos que relutam em reavivar os espectros deixados pela ditadura em nosso país, coisa que nos faz entristecer, mormente quando nos recordamos o quanto é deletéria a ação da força opressora em detrimento da liberdade de expressão e opinião, estas firmadas em nosso sagrado direito de decidir de maneira direta e livre os destinos nosso e de nosso País.

Falo isso e trago a tona o triste relato que enche de tristeza e pesar a alma deste mirim articulista e de outros tantos amantes da democracia, defensores ferrenhos das liberdades e da diversidade de opiniões, quando tenho que vir de público denunciar as manobras levadas a efeito pela atual diretoria da ONG Gayrreiros do Vale do Paraiba, protagonizadas em grande e tenebroso estilo pelo Sr. Walmir Ferreira, epíteto Ferreirinha, todas já denunciadas na imprensa falada e escrita por este signatário e cujos fatos já foram levados ao conhecimento do público neste conceituado Blog.

No entanto, nunca é demais reavivar a memória dos nobres leitores, fazendo lembrar que ações escusas e medidas ditatoriais foram protagonizadas pelos diretores da referida ONG, quando no apagar das luzes, em plena véspera de réveillon forjaram a realização de uma Assembleia Extraordinária e, com a pressas que lhes era conveniente, findaram por modificar substancialmente o Estatuto da ONG, de forma a criarem, com essa nefasta atitude, óbices intransponíveis à salutar disputa democrática, esquecendo-se que a alternância do poder é um dos pilares da democracia representativa instituída em nosso País, cuja relevância transcende aos interesses individuais, dando lugar ao bem comum, princípio maior a ser observado por aqueles que lidam com a coisa pública, ou instituições privadas que atuem na esfera das atribuições do Estado, principalmente quando tenha ações desenvolvidas com verbas do erário.

Assim, esperamos que ditas manobras, alhures exaustivamente denunciadas, sejam de pronto rechaçadas por aqueles que não compactuam com esse tipo de comportamento mesquinho e opressor, de forma que a liberdade que conquistamos a duras penas não seja maculada ou até mesmo ofuscada em nossos sentimentos e em nossas ações, para que possamos alijar de forma definitiva esses agentes que ainda teimam em fazer valer a “lei da força” em detrimento da “força da lei” em nosso município e em nossa região.

Vamos buscar o socorro dos poderes constituídos e dos nossos associados, para que juntos possamos reparar esse mal que somente envergonha e nos empobrece espiritualmente, enquanto cidadãos livres, conscientes e produtivos, sempre buscando aperfeiçoar o processo democrático pelo qual atravessa o nosso País.

Por isso, e por tudo mais que se possa elencar, denunciamos estas ações e esperamos em Deus e nos homens de bem atitudes enérgicas e iminentes, sempre na busca do melhor para nossa população.

Jailson A. Sousa

Prefeitura de JP convoca mais 83 agentes de saúde aprovados em concurso.

Mais 83 candidatos aprovados e classificados no concurso público para agente de saúde estão sendo convocados pela prefeitura de João Pessoa. A relação foi divulgada nesta quinta-feira, dia 15, pela Secretaria de Saúde do Município.

Os convocados vão passar pela terceira fase do processo de seleção. Os candidatos irão preencher as vagas para Agente Comunitário de Saúde (ACS) das áreas geográficas descobertas das Unidades de Saúde da Família.

A relação segue rigorosamente a ordem de aprovação e classificação dos candidatos, suas respectivas áreas de inscrição e a real necessidade do serviço. A Secretaria de Saúde do Município informou que, conforme prevê o edital, a não confirmação da área de inscrição com a área geográfica que o candidato reside e que deverá trabalhar implica na eliminação automática do candidato.

Além disso, o candidato que não comparecer ou não apresentar por procurador devidamente habilitado a documentação necessária para a contratação pelo tempo determinado será automaticamente eliminado.

PMJP lança campanha da faixa e entrega mais 33 ônibus adaptados.

"Faixa de Pedestre: A Gente Respeita e a Cidade anda Melhor". Esse é o slogan da terceira edição da campanha de travessia na faixa de pedestre que será lançada com um café da manhã para autoridades, representantes de diversos segmentos da sociedade pessoense e imprensa, na Estação Ciência, às 8 horas, na próxima terça-feira (19). A campanha é promovida pela Superintendência de Transporte e Trânsito (STTrans) e tem como objetivo orientar motoristas e pedestres para a importância de utilizar a faixa e, assim, evitar acidentes no trânsito. Durante o lançamento da campanha, mais 33 novos ônibus adaptados para atender aos portadores de necessidades especiais serão entregues à população. Destes ônibus, três são articulados. O evento contará com a presença do prefeito Ricardo Coutinho.

O foco da campanha este ano está no respeito mútuo entre os condutores de veículos e os pedestres. Equipes formadas por agentes de Educação para o Trânsito estarão nas principais ruas e avenidas da cidade com faixas orientando a população sobre a importância de respeitar a sinalização e o próximo. "A campanha já foi realizada em anos anteriores, desde a primeira gestão do atual governo municipal, e apresentou um ótimo resultado quanto à modificação no comportamento e mentalidade dos pessoenses. Todos os anos ela passa por uma atualização e por isso é tão bem recebida pela população", disse a superintendente da STTrans, Laura Farias.

Aproveitando o verão e o aumento do fluxo de turistas na cidade, a campanha será iniciada na região das praias de Tambaú e Cabo Branco. Logo em seguida, os trabalhos serão espalhados por toda a Capital, chegando principalmente às ruas e avenidas que apresentam grande tráfego de veículos. Na volta às aulas, atividades também serão desenvolvidas em escolas públicas e privadas. As equipes de Educação para o Trânsito da STTrans oferecerão brindes aos condutores que pararem antes da faixa, permitindo a passagem tranquila dos pedestres, como para-sol, calendários e lixeirinhas para carros.

Zenóbio ameaça deixar o PSDB se Cícero permanecer candidato.

O deputado federal Rômulo Gouveia (PSDB) revelou detalhes sobre o encontro mantido ontem pelos parlamentares do partido e o ex-governador Cássio Cunha Lima com o presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra. Segundo ele, não houve briga, mas uma "má interpretação de Cícero" a respeito do comportamento dos deputados que divergem de sua tese de candidatura própria.

Mais incisivo, Zenóbio Toscano afirmou que deixará o partido caso Cícero Lucena seja de fato candidato ao Governo do Estado: "Se Cícero for candidato ao Governo, eu não serei candidato, deixarei o PSDB para ter pleno direito de subir no palanque de Ricardo Coutinho", resumiu.

As declarações foram dadas em Alagoinha, durante a festa de aniversário da prefeita Alcione Beltrão.

Socorro do governo federal será creditado dia 20 nas contas das prefeituras

O Presidente da União Brasileira de Municípios, Leonardo Santana, informou hoje que, após muita pressão do movimento municipalista, a equipe econômica do governo da União prometeu que vai creditar o recurso extraordinário, denominado de Apoio Financeiro aos Municípios (AFM), no próximo dia 20 de janeiro nas contas das prefeituras de todo país. Esse apoio, segundo ele, se refere às perdas do FPM do ainda do mês de setembro de 2009, que será de R$ 554,2 milhões, esperado pelos Prefeitos desde novembro do ano passado.

Medida Provisória 462/2009 prevê a restituição dos valores a menores recebidos no FPM de 2009 em comparação ao mesmo período de 2008.

Para Leonardo, embora seja uma complementação repassada com significativo atraso, vai aliviar um pouco a situação das prefeituras, proporcionando aos gestores tentarem finalizar o exercício financeiro de 2009 sem, talvez, ferir os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), além de outras responsabilidades com pagamentos de inúmeros compromissos que garantem os serviços essenciais nos Municípios.

A UBAM enviou hoje solicitação ao Ministro da Fazenda, Guido Mantega, solicitando melhor tratamento, em relação às transferências constitucionais de direito dos Municípios, através da implantação de um programa que possa atender aos entes federados, em meio às desonerações promovidas pelo governo, que têm causado baixas financeiras e descontrole nas contas das prefeituras e inviabilizado os investimentos sociais e o atendimento à população.

O presidente da UBAM prevê a necessidade de um encontro das principais entidades municipalistas com o presidente Lula, quando talvez se possa conseguir a mudanças necessárias no pacto federativo e a valorização das cidades.

Ubam

“Mediação de Guerra resolveu 70% do conflito e Serra tem a missão de solucionar os 30%”

Arthur: “Mediação de Guerra resolveu 70% do conflito tucano e Serra tem a missão de solucionar os 30%”

O presidente da Assembleia Legislativa, Arthur Cunha Lima (PSDB), declarou na manhã desta sexta-feira (15) que a reunião que aconteceu ontem entre a bancada do partido e o presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra, foi bastante produtiva e evoluiu bastante no sentido de realinhar o rumo da sigla em relação a sucessão estadual.

Para o presidente da Casa de Epitácio Pessoa, Sérgio Guerra conseguiu apaziguar 70% do conflito interno que existe e agora caberá ao presidenciável José Serra resolver os 30% restantes.

A reunião com Serra está prevista para próxima semana e a expectativa é que o imbróglio tucano seja finalmente resolvido.

Sobre a definição da liderança da oposição do PSDB, Arthur afirmou que estão dando muita importância a um fato que é corriqueiro e que não foge a normalidade. “Todos os anos a liderança do partido é trocada, não entendo o porque desse interesse só pelo PSDB”, completou.

SERESTA BRASILEIRA

Começa às 20 horas de hoje (sexta-feira, 15 de janeiro) a Seresta do Ponto de Cultura, com Vital Alves, Wagner Lins e outros cantores de Itabaiana. No intervalo, teremos bingo de alguns prêmios.

A mesa está sendo vendida pelo preço de R$ 20 reais, com direito a quatro cartelas do bingo. Contato: (83) 3281.2807

Bolero, Samba, Anos 60... o mais completo repertório popular brasileiro.
Tudo isso reunido em um único evento. Nesse clima família, grupos de todas as faixas etárias vão se reunir para cantar, dançar e apreciar as músicas da Noite da Seresta no Ponto de Cultura.

Galeria Lins, 16 – no centro de Itabaiana

Mestre da autopromoção

Fábio Mozart

Rafert é um cidadão português de 51 anos que lê meu blog e interage com as mensagens ali postadas. Meu leitor de além mar informa que é “saudável no casamento e tem vivido bem até agora”. Escreve contos e crônicas. Lendo a matéria sobre Fatinha, que criticou de maneira deselegante meu jornal “Tribuna do Vale”, ele comentou que meus textos são bons, mas sou mestre mesmo em autopromoção. “Perdoe-me pela sacada”, acrescenta o cidadão de Portugal.

Finalmente descubro que sou mestre em alguma coisa, pelo menos na visão de outra pessoa. Embora peça vênia para discordar do Rafert, no que concerne à crônica citada, porque não sei como alguém que publica opiniões negativas a seu respeito esteja procurando autopromoção. Seria autopromoção se alardeasse meus próprios méritos ou atributos. Mas acho que fui honesto ao divulgar uma opinião desfavorável.

Outro leitor, esse de Itabaiana, respondeu rudemente à dona Fatinha, a mulher que odeia o “Tribuna do Vale”. Zé Luiz, o leitor, sai em defesa do jornaleco itabaianense recomendando que Fatinha “guarde sua língua na boca” porque nunca leu o jornal e não deveria ter feito uma crítica destrutiva à publicação “tão considerada na região de Itabaiana”. Para meu leitor, a madame Fatinha “não tem conhecimento técnico nem bagagem cultural suficiente para julgar a qualidade de um jornal”.

Voltando ao português, talentoso na ciência da autopromoção, não acho que sua observação tenha um cunho ofensivo ou calunioso. Publico vez em quando mensagens elogiosas dos meus raros leitores porque o artista, por mais medíocre que seja, necessita de aplausos. Sabe quem era considerado verdadeiro mestre da autopromoção, além de um genial artista e homem sagaz? O escultor August Rodin. O mestre guardava um vício de caráter: não divulgava a colaboração da sua amante e aluna Camille na feitura de suas obras. Sendo mestre na autopromoção como considera meu amigo português, pelo menos esse pecado não cometo: divulgo todas as mensagens dos leitores que são a razão de ser do blog. Eles fazem comigo esse espaço cibernético.

Meu compadre Jota Alves, radialista em Guarabira e mariense ilustre, sai em defesa do seu velho amigo, o Fabinho aqui: “Com a máxima data venia e, entrando no debate com o portuga a respeito de autopromoção, devo dizer ao nobre que sou testemunha do quanto Fábio foge dos holofotes e tão somente se preocupa em direcionar o foco a personagens ilustres desconhecidos, mas merecedores de luz, iguais a Manoel Pedro - hoje Pedro Graciano na Rádio Rural -, Francisco Tadeu, Silvano Silva, João (Jota) Alves, Mércia Chaves, Hozaneide Vicente, Damião do Picolé, Luis Trindade, Edileide Xavier, Severino e Manoel Batista, Beba do Violão, entre outras figuras populares da minha Mari. Todavia, entretanto, porém... fui buscar na sétima arte um verdadeiro mestre em autopromoção: ALFRED HITCHCOCK. O rei do suspense não abria mão de uma aparição, por menor que fosse, em todos os seus festejados filmes”.

No Brasil, acho que o troféu máximo da autopromoção fica com o jogador Romário, salvo melhor juízo.

www.fabiomozart.blogspot.com

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

A hora e a vez da razão

As aparências nunca foram bons sinais para decifrar mistérios. Muitas vezes, como tem revelado a vida, elas enganam. Ou não foi por elas que Tróia ruiu ante os gregos e Golias caiu diante de Davi ?

Aparentemente, portanto, o resultado das reuniões mantidas nesta quinta por tucanos da Paraíba com o presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra, dá a impressão de que o partido está perdido quanto ao impasse criado no Estado.

E que empurra com a barriga o que não pode resolver com a mão. Puro engano.

Somente as aparências dão essa impressão. Um olhar mais acurado notará, como corais na baixa da maré, sinais que apontam para uma decisão da Direção Nacional já tomada e, principalmente, fundamentada na razão.

E que, por sua vez, depõe contra a tese de candidatura própria ao governo do Estado.

Senão vejamos. De imediato, o que ficará ferrado dessa reunião é um grupo de sete deputados apelando diante do presidente nacional do PSDB que não querem a candidatura de Cícero ao governo do Estado.

Que não querem e chegam a temer por ela. E na frente do próprio Cícero.

Foram sete vozes neste sentido contra apenas duas a favor de Cícero, uma de João Gonçalves e outra de Fabiano Lucena. Se fosse um julgamento, então, Cássio teria levado, diante do juiz, mais testemunhas do que Cícero.

E estas tesmunhas, certamente, dirião a mesma coisa a Serra daqui a alguns dias.

O desejo da maioria, portanto, só não tem valor em comunidades anti democráticas.

Dois. A Direção Nacional do PSDB age de uma forma muito semelhante à postura que o ex-governador Cássio adotou desde que chegou dos Estados Unidos: ela nunca declarou que Cícero era o candidato ao governo do Estado.

E daí sobrevém a maior fragilidade do discurso de Cícero. Anotem: a maior fragilidade. Para convencer a Direção Nacional de que será governador da Paraíba, o senador recorre ao apoio do ex-governador Cássio Cunha Lima. Ora, mas Cássio que já disse que não quer apóia-lo.

Então, acabou. Ao dizer que não quer apoiar Cícero diante da Nacional, Cássio - que é o verdadeiro condutor eleitoral do PSDB nesta eleição - acaba com o discurso do senador.

Curtas

O governador José Maranhão (PMDB) acompanha com prazer o impasse do PSDB. Sabe que ele o ajuda a manter-se livre no caminho da reeleição.

Só uma coisa o deixa angustiado: Maranhão não pode intervir junto à Direção Nacional do PSDB para garantir a candidatura de Cícero.

Informações dão conta de que a Direção Nacional fará de tudo para evitar convenção do partido na Paraíba. Haverá intervenção para isso se for preciso.

Um dos deputados que participaram da reunião confidenciaram: "Se eu estivesse no lugar de Cícero, teria saído arrasado".

O ex-governador Cássio Cunha Lima errou feio ao usar o Twitter para divulgar a reunião no momento em que ela ocorria. Entre tantas razões, simplesmente porque pareceu revelar pouco caso ao encontro.

AGORA É COM ELE!

Sem consenso, conflito do PSDB segue para análise de Serra...

A reunião mantida hoje pelo presidente nacional do PSDB da Paraíba, Sérgio Guerra, com os deputados do partido na Paraíba, o ex-governador Cássio Cunha Lima e o senador Cícero Lucena terminou por volta das 17h30 sem uma definição concreta. Tanto Cícero quanto Cássio mantiveram seus pontos de vistas e o dirigente nacional decidiu agendar um novo encontro, em São Paulo, com o governador e presidenciável José Serra, para tentar, finalmente, chegar a um final para a crise do tucanato paraibano.

O compromisso ainda não tem data, mas deve ser marcado assim que Sérgio Guerra retornar de uma viagem que fará aos Estados Unidos a partir de amanhã.

De toda forma, os ânimos inicialmente exaltados, com momentos de tensão registrados no começo da reunião, foram acalmados ao longo da conversa.

"A reunião terminou agora em clima de paz. Cícero mantém o ponto de vista dele eu mantenho o meu. Vamos conversar em breve com Serra", escreveu Cássio no Twitter.

Ministério Pùblico Federal entra com ação de improbidade contra ex-prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena.

O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou ação de improbidade administrativa contra o ex-prefeito Cícero Lucena Filho, as empresas EDH Empreendimentos Ltda. e Via Engenharia S/A e mais duas pessoas por irregularidades na execução de três convênios firmados entre o Ministério da Saúde e a prefeitura de João Pessoa, voltados à construção do Complexo Hospitalar de Mangabeira.

A ação trata de irregularidades na execução dos convênios nº 1533/99, nº 532/99 e nº 1115/99. O objeto do primeiro convênio era dar apoio financeiro à conclusão e aquisição de equipamentos para o Complexo Hospitalar de Mangabeira, sendo aprovado um valor de 1,6 milhão de reais. Já o segundo apoiou financeiramente a construção e teve como valor R$ 450 mil. O terceiro também teve por objeto conferir apoio financeiro à conclusão do hospital em João Pessoa, tendo um valor de 4 milhões de reais.

As obras do complexo hospitalar arrastaram-se por quase duas décadas, com a utilização de recursos de pelo menos sete convênios federais, perpassando por cinco mandatos de quatro prefeitos diferentes, tendo sido entregue à população em julho de 2008.

Na ação, o MPF destaca irregularidades como aproveitamento indevido de procedimento licitatório, realizado em 1991, manobra que beneficiou a empresa EDH Empreendimentos Ltda. e a sub-rogação de contrato após sete anos. “Ressalte-se que a prática de atribuir a execução de obras a empresas escolhidas, usando para isso cessões e aproveitamento de licitações do início da década de noventa, burlando o necessário procedimento licitatório, foi uma constante nos dois mandatos do senhor Cícero Lucena Filho à frente da prefeitura municipal de João Pessoa, chegando tais atos a serem objeto de inúmeras ações por ato de improbidade administrativa e ação criminal”, destaca o MPF.

Para o Ministério Público, Cícero Lucena concorreu para o favorecimento de terceiros, através de fraude à licitação, além de ferir os princípios da administração, da honestidade, legalidade, moralidade e lealdade às instituições. A ação traz como valor pago em virtude de contratação irregular pela administração pública o montante de R$ 5.540.543,03.

As outras duas pessoas físicas envolvidas são Fernando Costa Gontijo, diretor administrativo e Financeiro da Via Engenharia S/A e Jonas Miranda de Queiroz Caúla, representante da EDH Empreendimentos Ltda., no ato que formalizou a cessão de direitos e obrigações contratuais.

A ação do MPF foi ajuizada em dezembro de 2009, após as investigações realizadas através do Inquérito Civil Público nº 1.24.000.000017/2008-35, instaurado na Procuradoria da República a partir do encaminhamento pelo Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde (Denasus) do Relatório de Auditoria nº 3142, resultante de fiscalização realizada em referência aos Convênios nºs 218/DAS/91, 143/91, PT 046/93, 1533/97, 532/99, 1115/99 e 089/2005, todas voltados à construção do Complexo Hospitalar de Mangabeira.

O Ministério Público Federal pede que os réus sejam condenados as penas previstas no artigo 12, inciso II, da Lei nº 8.429/92 (Lei de Improbidade Administrativa).

Fraude licitatória
Cícero Lucena já esteve preso pela Polícia Federal.

LEIA NA ÍNTEGRA
CLICparaibahoje.wordpress.com/2010/01/14/mnisterio-publico-federal-entra-com-acao-de-improbidade-contra-ex-prefeito-de-joao-pessoa/

Diante de Guerra, apenas dois deputados deram apoio a Cícero

Diante do senador Sérgio Guerra, presidente nacional do PSDB, na tarde de hoje, em Recife, o senador Cícero Lucena manteve a intenção de disputar o governo do Estado, apesar da maioria dos deputados presentes ao encontram terem repetido apelo pela renúncia.

Apenas dois deputados expressaram apoio à candidatura de Cícero Lucena: o deputado João Gonçalves (que vai votar em Maranhão) e Fabiano Lucena (porque é da família), sobrinho do senador.

Diante de Sérgio Guerra, o restante dos tucanos revelaram aflições pelo isolamento do PSDB. O deputado Arthur Cunha Lima, presidente da Assembleia, chegou a cobrar o cumprimento do “acordo de Natal”, onde se diz que Cícero teria admitido renunciar.

Na frente dos deputados, Sérgio Guerra não quis polemizar.

Ele saiu para almoçar com Cássio e Cícero para que os três, sozinhos, pudessem retomar a reunião.

MARANHÃO III = O CALOTEIRO

Marcos Odilon acusa governo Maranhão de dar calote na prefeitura com verbas do Detran...

O prefeito de Santa Rita, Marcos Odilon (PMDB), acusou nesta quinta-feira (14) o governo do Estado de não repassar verbas de convênio firmado entre o Detran e a prefeitura.

Em ofício encaminhado ao diretor superintendente do Detran, Coronel Uchôa, o prefeito cobrou o cumprimento do convênio. O calote, segundo Odilon, é de R$ 111.235,37.

Na semana passada, Odilon chegou a dizer que o governo não havia chegado em Santa Rita.

Ministério Público Federal da Paraíba recomenda ao governo que não inicie reconstrução de Camará.

Obras não devem ser iniciadas até que o MPF ateste a legalidade

Suposta inviabilidade da reconstrução da Barragem de Camará, no município de Alagoa Nova (PB), como também possível ilegalidade do procedimento licitatório destinado à feitura da obra, levaram o Ministério Público Federal na Paraíba (MPF/PB) a recomendar ao governo do Estado que não dê início à reforma e reconstrução da barragem até que o MPF ateste a legalidade da obra, ou revogue a recomendação.

De acordo com o procurador da República Yordan Moreira Delgado, em dezembro de 2009 foi instaurado o Procedimento Administrativo nº 1.24.000.002119/2009-76, em virtude de requerimento encaminhado pela Câmara Municipal de Alagoa Grande, em 10 de dezembro de 2009, o qual apontou a suposta inviabilidade da reforma ou reconstrução da barragem.

No requerimento, a Câmara de Vereadores de Alagoa Grande apresentou parecer técnico, elaborado pelo Centro de Tecnologia da Universidade Federal da Paraíba e assinado por quatro engenheiros, contrário à reconstrução da barragem com a utilização do maciço ali remanescente. Os vereadores ainda questionaram a legalidade do procedimento licitatório para a reconstrução, visto que as empresas vencedoras do certame público foram as mesmas que construíram a barragem.

A Barragem de Camará foi uma obra do governo Maranhão I que ruiu.


LEIA MAIS: Engenheiro responsável pelo rompimento da barragem de Camará vai coordenar a execução sua reconstrução. COITADOS DO POVO DE ALAGOA GRANDE.
CLIC paraibahoje.wordpress.com/2010/01/09/engenheiro-responsavel-pelo-rompimento-da-barragem-de-camara-vai-coordenar-a-execucao-sua-reconstrucao-coitados-do-povo-de-alagoa-grande/

Cássio revela passo a passo da reunião com Guerra no twitter.

Para quem estiver curioso por notícias sobre o encontro do senador Sérgio Guerra, presidente do PSDB paraibano, com lideranças tucanas na Paraíba, basta acessar a página do ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) no twitter, rede de interação na Internet.

Cássio está dando o passo a passo da reunião, expondo detalhes da fala inicial de Guerra, que começou a reunião apresentando um cenário político do PSDB em todo o Brasil.

Para acessá-lo,CLIC twitter.com/CassioCL

Romero Rodrigues conta com cinco assinaturas para substituir João na liderança do PSDB.

JOÃO DO CAIXÃO (JOÃO GONÇALVES) LÍDER DO PSDB, QUE DIZ APOIAR CÍCERO, MAS SONHA COM MARANHÃO.

E quem está pronto para assumir a liderança do PSDB no lugar do deputado João Gonçalves é o tucano Romero Rodrigues. Ele já conta com cinco assinaturas, ou seja, a maioria da bancada tucana para ver seu nome no Diário do Poder Legislativo assim que voltar de viagem à Paraíba.

Nada de manutenção de Gonçalves na liderança.

Diálogo entre um chorão, e um aproveitador:

O chorão: (Que se faz de vitima)

Amigo estou ligando pra você, para lhe falar de Cássio, ele me deixou e foi embora. Disse que não gosta mais de mim, que o nosso amor chegou ao fim o que é que eu vou fazer agora?



O aproveitador: (Especialista em intrigas)

Tenha calma amigo porque a vida é assim , são coisas do destino e não tem como fugir, mais acho que vai ser melhor assim.


Pode chorar amigo que estarei aqui pra te ajudar.
Pode chorar amigo que faz muito bem desabafar.
Pode chorar, pode chorar.
Amigo é pra essas coisas.

SERTANEJOS CHORAM A MORTE DE UMA SANTA MULHER.

Djacy Pereira Brasileiro

Perdemos um grande referencial cristão, protótipo de vida dedicada até o extremo à cultura da vida. A Dra. Zilda Arns foi, indubitavelmente, uma mulher cristã que ouviu e viveu na sua extensão e profundidade, as palavras de Jesus libertador: “eu vim para que todos tenham vida, e a tenham em abundância”.

Ela olhou com os olhos do coração, as criancinhas pobres deste País, de modo bem particular, as crianças do nosso sertão paraibano, através da pastoral da criança, obra de seu coração apaixonado por Jesus na pessoa dos irmãos sofredores. Por essa razão, todos os sertanejos da Paraíba devem muitíssimo a Dra.Zilda. Como é notório,muitas vidas, graças a pastoral da criança, foram salvas e hoje são pessoas saudáveis e felizes.

Os sertanejos estão sentindo uma dor muita grande. Estão chorando essa perda irreparável. Partiu para a eternidade a protetora de nossas criançinhas sertanejas e chegando ao céu, foi recebida com festa pelos anjinhos de Deus.

Em oração, suplicamos a Jesus, que tanto amou as crianças,que lhe conceda a felicidade eterna,como prêmio pelo seu amor incondicional aos pequeninos sofridos deste sertão.E que, com suas bênçãos e proteção, a pastoral da criança continue com força e determinação cristã,salvando vidas de inocentes deste solo sertanejo.

Padre Djacy Brasileiro, sentindo a dor da perda de alguém que tanto amou os pobres.


CLIC djacybrasileiro.wordpress.com

Dia do enfermo

Fábio Mozart

Hoje é dia do enfermo, conforme consta na folhinha. Sem assunto para tratar na Toca hoje, apelo para o dia do enfermo, começando por confessar que, em virtude da falta de estudo e experiência, não sei por que comemorar o dia do enfermo. Quando o suplicante cai doente, os amigos desaparecem, os parentes cuidam de má-vontade do pobre padecente. Algumas raras visitas de caridade, cumprindo etiqueta.

No dia do enfermo, penso que todos nós somos doentes, frágeis. Achando que estou em perfeita saúde, de repente descubro o desamparo de nossa condição humana.

Mas no dia do enfermo, devo mandar um bilhetinho de felicitações ao cara que está na cama, vítima de derrame cerebral? É de bom tom enviar flores para a moça que teve cólera e hepatite?

Leio que o motivo da data é para sensibilizar governantes e sociedade para uma atenção especial ao enfermo, possibilitando assistência mais adequada. Essa informação está no site do Hospital do Açúcar, em Alagoas. Não recomendo esse nosocômio para os pacientes com problemas de diabetes. Tenho minhas dúvidas se os governantes vão se comover com isso. Melhor a lei formulada por um vereador besta aí do interior, que obrigava o prefeito e seus familiares a se tratar no hospital da cidadezinha, mais conhecido como “matadouro”.

De todo modo, repasso mensagem de um tal Cristian Gump: “Assim, eu venho lhe desejar o pior nessa data. Que você possa comemorá-la padecendo de uma bela gripe, síndrome da redução genital, pneumonia, insuficiência cardíaca congestiva, leucemia linfóide crônica, maldição de ondina, hematocele, ou uma tiriça qualquer”.

Mas não exagere! Guarde-se um pouco para outra data comemorativa. Dia 11 de fevereiro é o dia mundial do enfermo.

Adoeça com moderação!
São meus votos sinceros.

Prostitutas

Fábio Mozart

No dia 18 de outubro de 1974, chegou a Itabaiana uma comitiva da Igreja Católica comandada pelo padre Alfredo Barbosa, de Cabedelo, com a missão de fundar aqui a Pastoral da Mulher Marginalizada, “dedicada ao atendimento das vítimas da prostituição”. Era um encontro de formação com a assistente social Maria de Lourdes Carvalho e as voluntárias Raquel de Vasconcelos e Teresa Neuma. A tentativa fracassou, porque não foi encontrado ninguém para assumir a pastoral das prostitutas. Itabaiana é uma cidade muito preconceituosa, e para se dedicar a esse tipo de serviço é preciso ter paciência, compreensão e atitude fraterna para com os marginalizados.

Esse padre Alfredo Barbosa foi um santo homem. Cuidou dos pobres e oprimidos, lutou pela cultura e deixou seu nome gravado no panteão dos vultos ilustres e generosos da Paraíba. Sua luta era contra a tradição e o preconceito com relação às chamadas “mulheres da vida”. Brandindo o livro das contradições, a Bíblia, os pastores protestantes citavam Provérbios 5: 3 para condenar o trabalho do padre: “Os lábios da mulher licenciosa destilam mel, mas o seu fim é amargo como o absinto; afasta-te dela antes que chegues à ruína completa”. Já padre Alfredo também citava a Bíblia em Mateus 21, 31, onde se lê que as raparigas chegarão ao céu primeiro do que os pastores. Hebreus 11,31 esclarece que Deus pessoalmente concedeu a salvação a uma prostituta por nome Raab.

A própria Igreja Católica sempre teve um sentimento de ódio e rancor contra as mulheres. Começa por proibir o casamento aos padres. A mulher não tinha direito à própria alma. Só ganhou por uma maioria de três votos no Concílio de Marcon. A Bíblia culpa a mulher pelo pecado de Adão. São João Crisóstomo bradava sua misoginia nos púlpitos, acusando a mulher de ser a causa do mal, “a pedra do túmulo, a porta do inferno”. Santo Antonio foi outro a difundir sua aversão ao sexo feminino. Para ele, a mulher “é a cabeça do crime, arma do diabo”.

O certo é que as prostitutas acreditavam em Deus e não em preservativo. Por isso as mães com muitos filhos de pais diferentes, filhos menores nos cabarés, desnutrição, doença, exploração, fome, violência, analfabetismo e carência de tudo. Essa era a realidade encontrada nas zonas do meretrício pelas freiras e voluntárias da Pastoral da Mulher Marginalizada.

Durante muito tempo, Itabaiana foi um dos maiores centros de prostituição do Nordeste. Os cabarés daqui eram famosos, atraindo prostitutas de muitas regiões. A Igreja Católica combatia esse negócio com vigor. O padre não aceitava as putas na igreja. Delegados de polícia proibiam-nas de andar pelas ruas depois das dez horas, raspavam as cabeças das pobres mulheres e causavam todo tipo de constrangimento às hoje chamadas “profissionais do sexo”. Com a decadência econômica, acabou a zona. Ficou o preconceito contra essas mulheres e cidadãs. Tanto que a própria Igreja até hoje não conseguiu formar sua Pastoral para cuidar dessas mulheres infelizes na antiga “capital da putaria”.

www.fabiomozart.blogspot.com

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Um fariseu de batina

Dona Zilda Arns - Um exemplo de vida.

Ainda está sendo noticiada nos meios de comunicação, a ausência material de uma das mais extraordinárias mulheres do Brasil, a Dona Zilda Arns, fundadora e coordenadora da Pastoral da Criança e da Pessoa Idosa, órgão de Ação Social da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). Dona Zilda Arns foi uma das vitimais fatais de um terremoto acontecido na paupérrima ilha das Antilhas de nome Haiti.

Falo em ausência material, posto que essa centelha, em sua condição espiritual, representada por Dona Zilda Arns, jamais se apagará seja em espírito ou memória.

Isso me vem a propósito, ao traçar um paralelo entre a pessoa de Dona Zilda Arns e do seu irmão Dom Paulo Evaristo Arns e a do atual arcebispo metropolitano da Paraíba Dom Aldo di Cillo Pagotto (foto).

Muito embora estando longe dos holofotes da mídia, o “mais partidário” dos arcebispos volta a ter destaque na imprensa por conta das suas reacionárias declarações. Na entrevista da quarta-feira (06), concedida a uma emissora local, Dom Aldo declarou que as eleições deste ano iam “feder a chifre queimado”.

Segundo ele, a coisa não está muito fácil na Paraíba e que não iria se meter em política partidária (!?). E manifestou que “ainda vou fazer uma carta para distribuir com a população sobre as eleições”.

Segundo ele, a Arquidiocese teria o intuito de afastar as pessoas da “política partidária” “mas ajudar no discernimento e na escolha daqueles que vão ter a outorga para governar em nome do povo e para o povo”, disse.

O arcebispo também se disse contra a decisão da Justiça Eleitoral que permitiu que agora presidiários possam votar. Dom Aldo disse não aceitar a decisão porque acha que a sociedade não está madura para enfrentar um processo como este. “Eu acredito que uma pessoa que perdeu a liberdade como é que vai votar. Eu acho que bandido vota em bandido”, observou.

LEIA NA ÍNTEGRA
CLIC paraibahoje.wordpress.com/2010/01/14/um-fariseu-de-batina/?preview=1

Fernando Eneas

E O FREI DEU MARCHA Á RÉ !

Para mim fica evidente que o “ex guerrilheiro” conhecido como Frei Anastácio, “bateu pino” ao não citar em seu relatório entregue à Secretaria de Segurança e Defesa Social, os nomes de integrantes do Poder Judiciário e Legislativo, além de delegados cíveis e federais envolvidos com grupos de extermínio na Paraíba.

O Frei sequer menciona o caso bastante sério de um ex Presidente do Tribunal de Justiça às voltas com o “crime organizado” e de um atual Deputado Federal envolvido no assassinato do advogado e militante dos direitos humanos Manoel Matos Neto. Frei Anastácio de forma cômoda e confortável denuncia os executores, na maioria nomes de “pequeno porte”, mas foi omisso quanto aos seus mandantes.

Sua atual condição de apoiador do “governo Maranhão” e agora não mais envergando as “vestes da guerrilha” e sim a condição de burocrata com direito as benesses do poder e enrabichado a condição de “amigo do rei”, pôs um freio as denúncias do Frei, o qual optou pelo confortável abrigo a frente da Superintendência do INCRA em João Pessoa.

Para quem no passado chegou a me confidenciar, quando fui advogado da FETAG/PB, que jamais apertaria a mão de um juiz, dado as evidências com que alguns integrantes do Poder Judiciário se inclinavam em direção ao latifúndio armado, é uma mudança significativa e tremenda “batida de pino”.

Relembro que em mais de uma entrevista, uma delas no Sertão paraibano, e em manifestações junto a entidades e personalidades democráticas e progressistas que fazem a luta popular em nosso estado, o Frei ter afirmado de forma contundente que tinha dados apontando o envolvimento de juízes e desembargadores com o Crime Organizado, no entanto, agora, não consta o nome de nenhum magistrado no relatório que o superintendente do INCRA na Paraíba protocolou junto a Secretaria de Segurança e Defesa Social.

Frei Anastácio fez chegar àquela Secretaria, uma lista onde existem apenas 34 nomes de elementos em sua maioria de “pequeno porte”, sendo 16 capangas de fazendas, 12 policiais militares, um agente da Polícia Civil e cinco proprietários de terra. Ali naquele “relatório mixuruca”, o Frei Anastácio freia e, dando marcha a ré às suas denuncias, entrega executores “pequenos” e silencia quanto aos grandes mandantes. Entende-se, pelo novo comportamento do Frei Anastácio que estamos a vivenciar NOVOS TEMPOS, onde o conforto e as muitas benesses do “pragmatismo partidário” valem bem muito mais que a exposição corajosa da verdade a qual assegura dignidade, mas não dividendos.

Fernando Eneas

Presidente Nacional do DEM diz que Cássio e Efraim podem conduzir campanha presidencial na PB e dispara: “Ricardo Coutinho não precisa votar em Serra”

O presidente Nacional dos Democratas, deputado federal Rodrigo Maia (RJ), declarou , na tarde desta quarta-feira (13), que o prefeito Ricardo Coutinho (PSB) não é obrigado a votar para presidente da República no governador José Serra (PSDB) para ter o apoio do DEM e do PSDB nas eleições de 2010.

O entendimento do dirigente democrata é de que um palanque com dois candidatos ao Senado competitivos – Cássio Cunha Lima e Efraim Morais – já é suficiente para cuidar do projeto nacional de José Serra na Paraíba.

“Não queremos que Ricardo vote em Serra, porque significaria ele trair o próprio partido dele que votará em Ciro ou em Dilma. E não queremos traidor conosco. O que nós queremos é fazer com que possamos ter dois candidatos ao Senado forte para cuidar da campanha de Serra”, disparou Rodrigo Maia, em contato por telefone.

Rodrigo Maia defendeu que o grande desafio do PSDB e do DEM no Brasil é atrair para os projetos estaduais candidatos da base do governo Lula. “Com isso, neutralizamos no mínimo dois palanques fortes na Paraíba para Dilma”, destacou Rodrigo Maia.

Ele disse que o projeto nacional tem que respeitar as circunstâncias estaduais. E lembrou do Rio de Janeiro, onde o PSDB deve apoiar o deputado Fernando Gabeira para o governo do Estado, mesmo sabendo que ele será obrigado a votar em Marina Silva (PV) para presidente. “No segundo turno, ele estará com a gente”, disse.

Rodrigo Maia declarou que estava no almoço em Natal no ano passado, onde o ex-governador Cássio Cunha Lima e o senador Cícero Lucena estiveram com a direção nacional do PSDB tratando sobre os rumos do partido na Paraíba. Mas declarou que não acompanhou as deliberações de perto.

Ele ponderou, no entanto, que sentiu do senador Sérgio Guerra (PE), presidente nacional do PSDB, a intenção de contornar o impasse do partido na Paraíba.

Interesse da Executiva Nacional do PSC na majoritária da PB pode incluir Marcondes Gadelha na disputa pela 1ª suplência ao Senado Federal.

Mesmo sem disputar a reeleição a Câmara Federal, o deputado Marcondes Gadelha (PSC) não ficará fora do cenário político da Paraíba no próximo pleito. Tudo isso porque um interesse da Executiva Nacional pode incluir o atual presidência da sigla, até mesmo, em uma disputa pela primeira suplência ao Senado Federal.

O deputado, que confirmou hoje que lançará o nome do filho, Secretário e deputado licenciado Leonardo Gadelha, para disputar a vaga na Câmara Federal, afirmou que a Executiva Nacional também orientou o partido a lutar por um espaço na chapa majoritária, ao lado do governador José Maranhão (PMDB).

“Somos o segundo maior partido da base de aliados do governador Jose Maranhão e achamos que pela nossa musculatura, temos o direito de ser ouvidos e dar seqüência a esse apelo da executiva nacional”, explicou.

Composto por quatro deputados estaduais e um deputado federal, além de vários prefeitos paraibanos, Marcondes disse que a possibilidade da inserção do PSC na chapa do governador José Maranhão será uma sugestão e não uma imposição.

“Nós não vamos estabelecer qual espaço nós queremos, mas se por ventura a determinação for a primeira suplência ao Senador Federal para o PSC nós acataremos, no entanto iremos lutar até o fim por outras alternativas mais viáveis”, falou.

Consciente, Marcondes ratifica que o PSC é parceiro e não fará imposições:

“Não somos daquele tipo, ou casa com Maria ou então todas as outras filhas estão negadas, estamos aqui para contribuir, e até junho saberemos como se dará essa contribuição, seja ela com um espaço na majoritária, ou na suplência”, finalizou.

Queda do FPM deixa a Famup preocupada.

O prefeito Buba Germano, de Picuí, presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) mostrou-se ontem preocupado com o valor do primeiro repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que foi creditado nas contas municipais na última sexta-feira, dia 8. Segundo estimativas da Confederação Nacional dos Municípios, o primeiro repasse do ano (um montante de R$ 344.915.191 registra perda de 19% em relação ao mesmo valor repassado ano passado pelo Governo Federal.

Segundo Buba, o índice de perda, que na Paraíba alcançou o percentual de -19% mas em alguns Estados como Roraima chegou a 46%, é preocupante, mas ainda pode ser compensado pelo Tesouro. “A diminuição é referente ao primeiro repasse do mês. Outras parcelas serão creditadas até o dia 20 e 30 deste mês, datas nas quais esperamos que o governo compense a queda registrada nesta primeira parte do FPM”, afirma Buba.

Apesar de entender que uma análise cuidadosa só possa ser feita a partir de projeções das outras parcelas do FPM, o presidente da Famup demonstrou receio diante da estimativa apresentada pela CNM de que a redução pode chegar a 30% em relação ao mês de dezembro de 2009.

“É realmente provável que haja um grande impacto, dado o aumento do salário mínimo e as dificuldades que os municípios já vêm enfrentando desde 2009. Tal fato confirma uma grande preocupação nossa: a de que o governo esteja retirando do FPM o bolo que tem chegado às finanças dos municípios através do Apoio Financeiro aos municípios, duas coisas que não tem absolutamente nada a ver”, enfatiza Buba.

Frei Anastácio bate pino, e não cita nomes de desembargadores com o “Crime Organizado”. Ou seja! Denuncia os executores, mas esconde os mandantes.

Extermínio: relatório de Frei Anastácio com nomes de 34 envolvidos não inclui desembargadores...

Apesar de ter dito em entrevista no Sertão paraibano que tinha dados apontando o envolvimento de desembargadores com o Crime Organizado, o nome de nenhum magistrado consta no relatório que o superintendente do Incra na Paraíba, Frei Anastácio, apresentou à Secretaria de Segurança e Defesa Social. Na lista existem 34 nomes, sendo 16 capangas de fazendas, 12 policiais militares, um agente da Polícia Civil e cinco proprietários de terra.

O relatório foi entregue na manhã desta quarta-feira (13), apontando os relacionados como integrantes de um “braço” do crime organizado no campo. Os nomes são frutos de investigações feitas durante realização da Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI do Campo – na Assembléia Legislativa da Paraíba em 2001 e 2002.

“Esse braço do crime organizado tem como alvos agentes pastorais, sindicalistas, religiosos, assentados da reforma agrária, acampados e agricultores familiares”, relata o superintendente do Incra.

Segundo Frei Anastácio, “os capangas, juntamente com os policiais, atuam nas regiões do Agreste, Vale do Mamanguape e Várzea, em quatro grupos. “A eles é atribuída a execução de vários homicídios, nos últimos vinte anos. Entre os assassinados estão: Antônio Joaquim Teotônio, morto com tiro de rifle calibre 44, em Cruz do Espírito Santo, em 1999; Sandoval Alves de Lima, morto em 2000 no município de Sapé, e Almir Muniz que desapareceu em 2002, em Itabaiana e tem como principal suspeito pela sua morte, um policial civil”, destaca o ex-parlamentar.

O relatório mostra que os crimes praticados pelos grupos se concentram nos municípios de Pilar, São Miguel de Taipu,Sobrado,Sapé,Cruz do Espírito Santo,Itabaiana, Mogeiro,Juarez Távora, Curral de Cima e Jacaraú.Os relatos detalhados de torturas e todos os delitos estão nos depoimentos prestados durante a realização da CPI. “Um dos relatos mais extensos é o do arcebispo emérito da Arquidiocese da Paraíba, Dom Marcelo Carvalheira, que foi vitima da ação do crime organizado no campo”, disse Frei Anastácio.

O ex-deputado disse que resolveu entregar o relatório ao secretário de segurança pública, Gustavo Gominho, porque acredita no trabalho, na seriedade e na coragem que ele teve de denunciar e apurar a existência do crime organizado na Paraíba. “Estou entregando esse relatório em nome do Incra e dos movimentos sociais do campo. O pedido de apuração dessas denúncias graves da CPI, que estavam adormecidas há sete anos, atende ainda ao clamor das muitas famílias que já sofreram e ainda sofrem com a ação desses grupos criminosos, no campo”, disse Frei Anastácio.