sábado, 5 de dezembro de 2009

POETA - AGENOR OTÁVIO

Poder, dinheiro, corrupção e...

O governador de Brasília estrela um dos mais repugnantes espetáculos
de corrupção já vistos na história. Sem nenhum pudor, políticos foram
filmados recebendo dinheiro de propina em meias, cuecas, bolsas e até
via Correios. Depois, ainda rezam, agradecendo a Deus a graça alcançada

DEPARTAMENTO DA PROPINA
José Roberto Arruda tinha um secretário encarregado exclusivamente de subornar aliados e achacar empresários

No dia 4 de setembro de 2006, no auge da eleição para o governo do Distrito Federal, José Roberto Arruda encaminha-se até o escritório do delegado aposentado Durval Barbosa, então secretário do governo e seu coordenador de campanha. Ele aperta a mão de Durval e lhe dá um tapinha nas costas: "Meu presidente!". Arruda acomoda-se gostosamente no sofá, dá um profundo suspiro e pede um chazinho à secretária. Tira do bolso um papelzinho e diz a Durval: "Queria ver quatro coisinhas com você. Só posso pedir para você porque é algo pessoal". Arruda começa pela corrupção miúda, pedindo a Durval que consiga emprego para o filho dele numa das empresas que mantêm contratos com o governo. Depois abusa um pouquinho mais e recomenda que o delegado "ajude" a empresa de um amigo. Finalmente pergunta sobre o financiamento para a campanha. "Estou medroso com esse troço", diz Arruda. Durval tenta tranquilizá-lo: "A gente só não pode internalizar o dinheiro". Ato contínuo, Durval abre o armário, pega um pacote com 50 000 reais e o entrega a Arruda. "Ah, ótimo", agradece o candidato. Num lapso de 23 minutos e 45 segundos, com o equipamento do ladino Durval e a desfaçatez de Arruda, produziu-se o primeiro capítulo da mais devastadora peça de corrupção já registrada na história do país.


A BANDIDAGEM DO BRASIL: NUA E CRUA

Revista VEJA da semana...
Matéria completa – só para assinantes
Exclusivo: Na íntegra – No blog

CLIC mxl68.wordpress.com

Qual o tamanho de Ciro?

Partidos disputam passe de deputado cearense para suas chapas nas eleições presidenciais.

Nas pesquisas mais recentes de intenção de voto para a sucessão do presidente Lula, o deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) continua bem cotado. Isolado, seu nome só fica atrás do do governador José Serra e da ministra Dilma Rousseff. Mas, na simulação do Instituto Sensus em que Ciro aparece como candidato em um cenário em que o candidato do PSDB é o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, seu desempenho é ainda melhor. De acordo com a pesquisa, neste momento, Ciro chegaria na dianteira no primeiro turno, bem à frente da dobradinha Dilma-Michel Temer. Portanto, a crer nas pesquisas, o apoio e a companhia de Ciro podem ser valiosos na eleição de 2010. Para o presidente do Ibope, Carlos Augusto Montenegro, Ciro vale quanto pesa e a razão é simples: “Ciro tem um grande currículo. Foi duas vezes governador do Ceará, ministro da Fazenda, ministro da Integração Social e duas vezes candidato a presidente da República.”

Não por acaso, o governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), articulou uma estratégia de atuação em conjunto com Ciro com o objetivo de se fortalecer na corrida presidencial de 2010. Os dois, que cultivam boa relação pessoal, têm conversado com frequência. Para Aécio, a aliança com Ciro gera dividendos políticos na medida em que mostra tanto interna como externamente que ele tem condições de agregar mais forças partidárias do que o governador de São Paulo, José Serra. No caso de uma candidatura de Aécio ao Planalto, a parceria com Ciro lhe renderia um caminhão de votos no Nordeste, onde o deputado é popular.

Já para Lula e Dilma, que fazem de tudo para que Ciro saia do páreo presidencial, a utilidade do parlamentar cearense é outra. Lula pressionou Ciro a transferir o domicílio eleitoral para São Paulo por dois motivos: primeiro porque o PT ainda carece de um nome forte para a candidatura ao Palácio dos Bandeirantes. E Ciro pode, com o apoio do PT, montar um robusto palanque para Dilma no Estado que é o maior colégio eleitoral do País. Mas, independentemente de qual seja sua escolha, um de seus alvos já é conhecido: José Serra. “Eu comemoro que ele tenha finalmente notado que eu existo. Pois eu, normalmente, só o percebo como um ectoplasma.”

Ciro, na verdade, está diante de uma encruzilhada. Caso saia candidato à Presidência pela terceira vez, enfrentará limitações na campanha, principalmente em relação ao tempo de tevê, já que o seu partido, o PSB, sozinho, tem apenas 1 minuto e 11 segundos diários em cadeia nacional. Ciro diz ter pesquisas internas que demonstram sua viabilidade eleitoral na corrida sucessória ao Planalto. Mas ele sabe que só terá êxito se contar com o apoio de Lula. “Quero que pelo menos ele diga que, além de Dilma, eu também sou um bom nome para dar continuidade ao projeto e avançar mais”, disse em recente entrevista à ISTOÉ. Outra hipótese, mais presente, é a de atender ao desejo do presidente Lula e lançar-se ao governo de São Paulo. Mas também seria um lance perigoso, já que ele corre o risco de ser boicotado pelo próprio PT. Assim, a opção da dobradinha com Aécio Neves, caso este vença a disputa interna no PSDB, mostra-se bem mais razoável. Por isso mesmo, Ciro tem jogado em combinação com o mineiro. Com cheiro de novidade, a chapa Aécio-Ciro teria potencial para empolgar o eleitorado.

Montenegro afirma que apostaria suas fichas na dobradinha Aécio-Ciro: “Essa é uma chapa forte, que soma o Sudeste ao Nordeste.” Mas torce o nariz para a hipótese da candidatura de Ciro ao governo de São Paulo. “Isso é uma forçação de barra, uma candidatura completamente artificial. O melhor para Ciro é ser vice de Aécio”, aconselha o presidente do Ibope, que, nos últimos pleitos, tem acertado em suas previsões.

Brasileiro do ano 2009 parte 1

Boa parte do mundo definirá 2009 como um ano que não deixará saudades. O Brasil, não. Aqui, os 12 meses que chegam ao fim podem ser reverenciados no futuro como os da afirmação definitiva do País como uma força global.
Octávio Costa e Sérgio Pardellas

Trata-se de uma conquista coletiva, de um povo que acreditou ser possível superar uma crise global com ousadia e trabalho.
Ao eleger os cinco Brasileiros do Ano de 2009, ISTOÉ destaca cinco expoentes desse momento único, que contribuíram, cada um a sua maneira, para elevar o Brasil à posição de protagonista de uma nova ordem mundial que começa a tomar forma. O presidente Lula, com sua crescente influência junto aos principais líderes mundiais, desponta como o melhor exemplo desse papel no cenário internacional. Por onde passa, é ouvido com a atenção só dispensada aos grandes estadistas cuja palavra pesa nas decisões que realmente interessam. Se o País é exemplo mundial de resistência ao cataclismo econômico, o mérito cabe a seu ministro da Fazenda, Guido Mantega, arquiteto e executor da estratégia que fez com que fôssemos um dos últimos países a entrar na crise e um dos primeiros a sair dela. O nadador Cesar Cielo, o homem mais rápido do mundo nas águas, comprovou nas piscinas que o Brasil tem talento para ser também uma potência esportiva, enquanto o cineasta Daniel Filho mostrou com “Se eu Fosse Você 2” que, sim, nós também temos blockbusters. Por fim, Aécio Neves, ao entrar na reta final de seus dois mandatos à frente do governo de Minas Gerais com enorme aprovação popular, representa na política esse sopro de novidade e uma ponte com o futuro de um País cada vez mais respeitado e ouvido por todo o planeta.

LEIA NA ÍNTEGRA
CLIC www.istoe.com.br/reportagens/21080_BRASILEIRO+DO+ANO+2009+PARTE+2

O CONTADOR DE HISTÓRIAS E O JUNTADOR DE PALAVRAS.

O escritor, o artífice da palavra, fecunda a idéia e vai acompanhando a gestação intelectual da sua obra até a eclosão total, até ao nascimento, ao momento mágico de apresentá-la ao mundo, explodindo do mais legítimo sentimento, da mais genuína emoção, o orgulho de criar.
Hoje Antonio Costta, experimenta esta emoção, a de continuar através da sua criação, para sempre lembrado pelas gerações sucessivas do seu amado Pilar. Ele que se auto denominou de “Juntador de Palavras” para explicar a sua veia poética-simples, espontânea, sem rédeas, nem limitações impostas pela métrica.

Tornei-me um caçador de penas
Ou de belíssimas aves raras?
Não importa, tornei-me apenas
Um juntador de palavras!...

O José Lins do Rego se dizia um “Contador de Histórias”, Menino de Engenho foi uma estréia que segundo José Américo “já tinha a segurança da mão de mestre”. Mais poema do que romance o estilo encantou pela espontaneidade. No romance de Zé Lins do Rego o linguajar dos personagens foge, por vezes, ao controle gramatical e a rigidez da sintaxe. Porém mesmo sem ser trabalhada a linguagem é rica, agradável e viva. Como se vê o “Juntador de Palavras” e o “Contador de Histórias” se aproximam na criação literária, pelo seu estilo espontâneo que elimina todo seu artificialismo.
É a fala poética saindo de dentro do peito, da alma, pura, cristalina e rica.

LEIA NA ÍNTEGRA
CLICitabaianaparaiba.wordpress.com/2009/12/05/o-contador-de-historias-e-o-juntador-de-palavras/

MORRE O POETA E EDITOR JOSÉ ALVES PONTES

Quarta-feira, dia 11 de novembro, foi um dia lutuoso para a literatura de cordel. Nesse dia, mudou-se para outro plano JOSÉ ALVES PONTES, que nasceu em 8 de fevereiro de 1920, no município de Pilar, PB. Filho de João Alves Pontes e Cândida Alves Pontes, ajudou seu pai na agricultura até os 23 anos de idade, mas sempre teve vocação para a poesia popular. Com o falecimento do pai em 1948, começou a vender folhetos de cordel nas feiras vizinhas. Empregou-se na tipografia "A Folha", em Itabaiana, PB, depois em outra gráfica situada em Timbaúba, PE, das quais saiu como gráfico profissional. Em 1951 foi morar em Guarabira, PB, passando a trabalhar na tipografia de Manoel Camilo dos Santos até 1957; em seguida passou a trabalhar por conta própria com uma máquina manual que ele mesmo construiu, de ferro e madeira. Economizando, em poucos anos conseguiu comprar uma máquina impressora, e em 1962 instalou sua tipografia , chamada "Tipografia e Folhetaria Pontes". Especializou-se então em publicar seus próprios folhetos, e também trabalhos de encomenda para todo o Nordeste e demais regiões do país. Foi muito caprichoso na confecção dos folhetos de Literatura de Cordel. Escreveu apenas dois folhetos: este História de Geraldo e Silvina e Ronaldo e Antonieta, os quais tiveram grande sucesso, com milhares de exemplares impressos e várias edições esgotadas. Em 1985, por questões financeiras, vendeu sua tipografia, passando a trabalhar como empregado e revisor na tipografia de um amigo seu, lá mesmo em Guarabira, PB, onde viveu o restante de sua vida. Folheto lançado pela Editora Luzeiro : História de Geraldo e Silvina.

POETA: ANTONIO COSTTA.

Iluminação da árvore de Natal montada na Lagoa, em João Pessoa, será inaugurada na segunda

A ligação das luzes da tradicional árvore de Natal montada no centro da Lagoa do Parque Solon de Lucena vão marcar o acionamento oficial da iluminação natalina da Prefeitura de João Pessoa, nesta segunda-feira (7), às 18h, pelo prefeito Ricardo Coutinho, a partir de um dispositivo instalado numa tenda ao lado do monumento em homenagem a Ariano Suassuna.

Mais 15 árvores foram montadas em pontos estratégicos da cidade, além de uma no final da avenida Epitácio Pessoa, na praia de Tambaú. A ação dá continuidade ao Projeto de Descentralização da Iluminação Ornamental Natalina do Governo Municipal, por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), difundindo o clima de Natal por toda a cidade.

A árvore flutuante da Lagoa é iluminada por mil luzes brancas incandescentes, distribuídas numa estrutura de 25 metros de altura, instalada numa base flutuante que se move de acordo com as correntes de vento.

Esses movimentos ressaltam o pisca-pisca da árvore. Já no entorno do anel interno as palmeiras ganharão refletores com lâmpadas na cor verde e no anel externo serão colocadas lâmpadas nas árvores, simulando as bolas de Natal das árvores tradicionais.

O clima natalino se expande pelo Prédio do Paço Municipal, Estação Ciência e do Ponto de Cem Réis, que este ano ganhou novos contornos arquitetônicos, além das árvores da avenida Getúlio Vargas, do trecho próximo à Lagoa até as proximidades da Primeira Igreja Batista.

Mais 7 mil metros de gambiarras complementam a iluminação do centro, a partir da parceria entre a Prefeitura e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Entre as ruas iluminadas estão a Treze de Maio, B. Rohan, Duque de Caxias e Guedes Pereira.

Com a proposta de descentralização, as manifestações natalinas chegam também aos bairros do Valentina, Ernesto Geisel, Mangabeira, Bancários, Alto do Mateus, Ipês, Jaguaribe, Bessa e Cruz das Armas, bem como ao Funcionários, Torre e Mandacaru.

Nesses locais foram montadas árvores de Natal de 17 metros, instaladas em pontos estratégicos. As árvores ganham iluminação das 18h até as 5h, programação que segue até o dia 6 de janeiro de 2010, data da comemoração do Dia de Reis.

JOÃO PESSOA CADA DIA MAIS LINDA!
Ricardo Coutinho...

Prefeitura de João Pessoa vai pagar 14º salário.

Mais de dois mil professores e funcionários de escolas municipais de João Pessoa irão receber 14º salário por terem atingido metas propostas pelo governo municipal no programa ‘Escola Nota 10’, que pretende melhorar a qualidade do ensino público na capital. De acordo com a secretária municipal de Educação, Ariane Sá, das 91 escolas avaliadas, 87 atingiram as metas propostas pelo programa.

“Apenas quatro escolas não atingiram a meta e o problema que verificamos nestas escolas foi principalmente a falta de participação dos professores nos programas de formação continuada. A partir destes programa pudemos perceber erros e acertos e com isto poderemos nos concentrar mais nos pontos onde erramos”, destacou a secretária.

Segundo Ariane Sá, uma das etapas de avaliação das escolas foi uma prova aplicada aos alunos para medir a aprendizagem. “Nesta etapa verificamos que precisamos investir mais no Ensino Fundamental 2, que abrange alunos do 6º ao 9º ano. Percebemos que o desempenho dos alunos até o 5º ano é bem melhor. Precisamos usar mais criatividade para conseguir atingir estes adolescentes que já estão no Fundamental 2”, destacou.

De acordo com o prefeito Ricardo Coutinho, serão investidos aproximadamente R$ 2 milhões 280 mil no pagamento do 14º aos funcionários das escolas que conseguiram atingir mais de 50% do Índice de Excelência em Educação, proposto no programa ‘Escola Nota 10’. “É importante destacar que este é um programa solidário, que atinge todos os que trabalham na escola. Com este programa de incentivo pretendemos mudar aquela visão de que o ensino público pode ser feito de qualquer jeito. A educação não pode ter diferenciação por classe social”, disse o prefeito.

O valor que cada funcionário receberá no 14º salário terá como base o salário mensal e será proporcional ao desempenho atingido pela escola. Das 91 escolas avaliadas, cinco atingiram 90% de desempenho e quatro não conseguiram atingir a meta que era de pelo menos 50%, ficando com apenas 40% de desempenho. O pagamento do 14º salário será feito no dia 18 de dezembro.

Critérios
Na avaliação do programa ‘Escola Nota 10’ foram observados seis indicadores: aprendizagem dos alunos, frequência dos trabalhadores da educação na formação continuada, atividades transdisciplinares, regularidade de documentos escolares, cumprimento de conservação do patrimônio e cumprimento de metas de economia de material de custeio.

Gente! essa menina é uma louca - Ela ta aperriada!

Raniery rebate declarações do prefeito e diz que tem o “corpo fechado” para Hitler, Stalin e Ricardo...

Essa semana o deputado Raniery Paulino a julgar pela imprensa mandou um "recado" para o prefeito da Capital Ricardo Coutinho. "Seria melhor ao prefeito ser um senador eleito do que um candidato a governador derrotado".

Ricardo não gostou nada do recado e disparou: "Ao meu amigo futuro ex-deputado Raniery Paulino, pode pensar o que quiser e deixe o povo decidir", disse o prefeito.

O deputado que tem fama de não "levar desaforo pra casa" já mandou a resposta, no programa Linha Aberta, apresentado pelo jornalista Eraldo Luis, da Rádio Guarabira FM. "Tenho o corpo fechado pra Hitler, Stalin e pra Ricardo Coutinho". Fazendo Raniery, alusão a fatos da época do nazismo. "Ele defende sua união a Cássio como foi à de Stalin com Hitler" disse o parlamentar.

Raniery diz ainda, estar tentando sensibilizar o "coração de pedra" do prefeito Ricardo Coutinho. "É muito melhor uma composição do PSB com o PMDB, em função de ser uma aliança vitoriosa", disse. Continuou dizendo que não se pode esquecer que ele hoje é prefeito por causa de tal aliança.

O deputado diz que ele interpretou de forma errada, porém, o prefeito Ricardo, deveria explicar porque diz que estará junto a antigos adversários, mas não se misturará ao mesmo tempo em que anda em Guarabira com políticos que enfrentam diversos processos na justiça.

"Serei ex-deputado, assim como ele é ex-vereador e será ex-prefeito, sendo esse o curso natural de quem ocupa cargos na política, entretanto honrarei minhas tradições, meu partido, nunca trairei minhas convicções e acima de tudo um mandato dado pelo povo da Paraíba", enfatizou Raniery.

Ponto de Cultura Cantiga de Ninar

ACESSE O PONTO DE CULTURA CANTIGA DE NINAR
ITABAIANA-PB
CLIC pccn.wordpress.com

Djacy Pereira Brasileiro - Alienaçao religiosa

Nunca vi, durante toda minha vida de cristão padre, tanta alienação religiosa. Tanta euforia espiritual desvinculada de qualquer compromisso com o verdadeiro Reino de Deus. E por conta disso, avança, em nome da fé cristã, a exaltação ao subjetivismo, dando evasão, com isso, ao emocionalismo. Estamos vivenciando, portanto, não o cristianismo historicizado, contextualizado, comprometedor e libertador, desejado pelo Jesus histórico, mas um cristianismo nas nuvens, descaracterizado na sua essência, um cristianismo alienante, e por isso, muito perigoso. É a era do espiritualismo cristão exarcebardo.

O cristianismo verdadeiro, puro, compromissado com as causas sociais, com os pobres, os excluídos, os injustiçados, com a vida do povo de Deus, está cedendo espaço para um cristianismo platônico, a - histórico, estéril e inócuo. Agora é uma vivência de fé extremamente conservadora, alienante, reacionária. Longe daquele cristianismo idealizado por Jesus, que vendo a multidão faminta falara: “Tenho pena deste povo, porque é como ovelhas sem pastor”. Um cristianismo libertador, que visava libertar o povo sofrido das garras dos poderosos, um cristianismo do reino de Deus: reino de justiça para todos: “Eu vim para que todos tenham vida”. Disse Jesus. Jesus é enviado para anunciar a Boa Nova aos pobres e os pobres são seus prediletos. Eis, então, a missão de Jesus, eis o objetivo do cristianismo.

LEIA NA ÍNTEGRA
CLIC djacybrasileiro.wordpress.com

Câmara de Vereadores conta sua história.

Fábio Mozart


Recebo material de grande valor histórico, repassado pelo ex-vereador e ex-prefeito de Itabaiana Edílson Andrade, pessoa que se constitui numa página viva da evolução do legislativo em nosso Município. Coube honrosamente ao Edílson a tarefa de dotar a Câmara Municipal de ótimas instalações, inauguradas em março de 1984, quando ele ocupava o cargo de prefeito por decisão do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba.

Como Presidente da Câmara de Vereadores, após ser nomeado prefeito, Edílson Andrade empenhou-se em investir na instalação de prédio próprio para o Legislativo, que antes funcionava em prédio anexo ao Fórum. As reuniões dos vereadores eram realizadas no mesmo local onde funcionavam as sessões de júri da Comarca. O Presidente da Mesa sentava-se na cadeira do Juiz.

LEIA NA ÍNTEGRA
CLIC colunafabiomozart.blogspot.com

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

PSB GANHA A SEGUNDA AÇÃO POR INFIDELIDADE PARTIDÁRIA CONTRA GUILHERME ALMEIDA.

O PSB da Paraíba através de seu Diretório Estadual ganhou mais uma ação promovida pelo Deputado estadual e ex-filiado, Guilherme Augusto Figueiredo de Almeida (PET nº. 37), que objetivava ver reconhecida pela Justiça Eleitoral a justa causa para deixar a legenda sem perder o mandato. Segundo Ricardo Sérvulo, advogado do partido, em decisão monocrática do juiz João Ricardo Coelho, que foi publicada sexta-feira (04) o processo foi extinto sem o julgamento de mérito por perda superveniente do objeto, uma vez que no início do processo Guilherme Almeida disse que estava saindo do PSB para fundar uma nova legenda, o PSR. No entanto, dias após ingressar na justiça (Tribunal Regional Eleitoral/PB) com a ação, o parlamentar se filiou ao PSC causando a perda do objeto da ação, que era a justificativa de desfiliação partidária para construção de uma nova legenda política, o que de fato não aconteceu. Ricardo Sérvulo assegurou que, com a decisão, mais uma vez o TRE da Paraíba dá mostras de rapidez e acerto em seus julgados, uma vez que observa e cumpre os preceitos da Resolução 22.610 - TSE (Lei que trata da fidelidade partidária), e, que, assim, vai de forma pedagógica criando uma nova cultura política no estado e no Brasil, mandando um recado claro para a classe política, finalizou o advogado Ricardo Sérvulo.

Atenciosamente,

Assessoria de comunicação do escritório.

Ricardo anuncia dados do Escola Nota 10 e pagamento de 3 folhas.

Das 91 escolas da rede municipal de ensino avaliadas no prêmio 'Escola Nota 10', 87 tiveram uma avaliação positiva, ficando com o Índice de Excelência em Educação com percentuais entre 50% e 90%. Destas, 65 unidades escolares ficaram entre 60% e 80%. O resultado foi divulgado nesta sexta-feira (04) pelo prefeito Ricardo Coutinho, que na solenidade anunciou o pagamento de três folhas no mês de dezembro. A primeira será a segunda parcela do 13º salário dos servidores, no dia 15; a segunda é referente a premiação do Escola Nota 10, dia 18; e a terceira o pagamento da folha de dezembro, que será dentro do mês trabalhado.

O prefeito destacou que o prêmio 'Escola Nota 10' tem uma concepção diferente, com a característica de ser solidário. "Todos têm que contribuir para que a escola preste um bom serviço", disse Ricardo, lembrando que o projeto visa a qualidade da educação em João Pessoa. "Nós começamos um processo. Esse é um desafio que foi colocado para toda a rede municipal de ensino e para toda a Prefeitura Municipal de João Pessoa, no sentido de progressivamente, contando com outras intervenções pedagógicas e estruturantes na rede, trabalhar para conseguir elevar o nível de ensino dos estudantes do município".

Ricardo Coutinho ainda lembrou que são premiados deste o auxiliar de serviços gerais até o professor, com algo proporcional ao 14º salário do vencimento básico que o servidor tem. "Nós estaremos desembolsando cerca de R$ 2.280,000,00 com o pagamento desta bonificação para todos os integrantes das escolas que, proporcionalmente, tenham atingido entre o limite mínimo e máximo de pontuação", disse o prefeito.

LEIA NA ÍNTEGRA
CLIC paraibahoje.wordpress.com

Governador da Paraíba é vaiado no aniversário de Aroeiras.

O governador José Maranhão (PMDB) foi vaiado ontem à noite na cidade de Aroeiras quando iniciava o discurso que faria em homenagem à emancipação política do município. O aniversário, de fato, é dia 2, mas a festa foi realizada ontem. A informação é do site Aroeiras Online, segundo o qual a atitude da multidão constrangeu o prefeito, Giuseppe Oliveira (PMDB).

"No momento em que o governador Zé Maranhão pegou o microfone, a multidão começou uma vaia que deixou muitos chocados com a atitude do povo para com o governador", conta o site, acrescentando que a ausência de Maranhão em um evento para o qual foi convidado no mês passado teria sido um dos fatores que contribuíram para a reação negativa dos populares. Outra queixa da população local é a inauguração da ponte do Aricurú, obra para a qual a Defesa Civil liberou recursos e que aguarda providências das autoridades.

Depois da vaia, ainda de acordo com o site, o governador e o prefeito teriam abreviado seus discursos e Maranhão preferiu chamar a atração da noite, a banda Garota Safada, momento em que foi aplaudido.

Pois é! Em Aroeiras
O povo prefere a Banda Garota Safada
Que um Governador Safado

Quase 30 mil alunos podem ficar sem aula no Sertão.

Cerca de 30 mil alunos podem ficar sem aulas a partir de janeiro de 2010 em 21 municípios do Sertão caso os prefeitos não paguem o piso de R$ 1.132,40 aos professores.

Segundo o presidente do Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos Região (Sinfemp), José Gonçalves, as prefeituras alegam falta de condições para pagar o valor, mas o que vou houve foi um inchamento da folha com recursos do Fundeb (Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica), entre 60% e 40%.

“Além disso, os prefeitos criaram muitos cargos comissionados de diretores, diretores adjuntos, supervisores e coordenadores de escolas sem necessidade”, salientou Gonçalves, ressaltando que “tem escola com apenas duas salas de aula e diretor”.

Carlão Safyra Eventos Ltda

FREI FERNANDO - ORAÇÃO DO SILÊNCIO

Senhor cala em mim
todas as vozes do mundo...
Porque tudo me fala...
Mesmo aquilo que não vejo
e até desconheço...

Cala em mim, Senhor,
as vozes do orgulho e da soberba,
pecados horrendos que deformam as almas...
Cala em mim as vozes da imaginação fútil
e dos pensamentos vãos...

Cala, Senhor,
as vozes da ilusão e da solidão...
As vozes da impureza e das incertezas
e as outras vozes que não fazem sentido...
Porque só servem às acusações e castigo
para a culpabilidade que é tanta...

Por isso, peço-te, ó Senhor,
do mais profundo silêncio de minha alma...
Fale-me a voz do teu perdão...
que me traz absolvição
e a graça que me refaz...

LEIA NA ÍNTEGRA
CLIC freifernando.wordpress.com

A TRAGÉDIA DE MARI

Fábio Mozart

fabiomozar@yahoo.com.br

A defesa da propriedade da terra e do poder político que dela emana, historicamente, no Brasil, foi feita na base das armas dos pistoleiros e jagunços, a serviço dos coronéis que, como os senhores feudais, usavam e abusavam da violência, com suas milícias. As milícias dos coronéis no Nordeste do Brasil, tornaram-se uma instituição, usadas, juntamente com a polícia e até o Exército, para combater quem lutava pela terra. Canudos foi um dos primeiros exemplos. Depois, na época da ditadura, as Ligas Camponesas foram combatidas da mesma maneira.

No dia 15 de janeiro de 1963, deu-se o mais grave choque entre trabalhadores rurais, polícia e milícias armadas do latifúndio. Foi no município de Mari, distante 10 quilômetros de Sapé, onde pontificavam os conflitos entre camponeses e latifundiários, estes últimos cognominados “grupo da Várzea”, formados por usineiros e plantadores de cana da várzea do rio Paraíba.

O jornalista Nelson Coelho foi testemunha ocular do episódio, e conta todos os detalhes no livro “A Tragédia de Mari”. O livro tem prefácio de Dom Antonio Fragoso. Uma frase do bispo: “Um povo vai sendo construído quando resgata a memória do seu passado”.

Resumindo, os trabalhadores rurais estavam se organizando em seus sindicatos, e resolveram realizar mutirões para plantar milho e feijão, já que o inverno de 1963 prenunciava ser favorável. Os camponeses visitavam as fazendas, convidando os companheiros para esses mutirões para o preparo das terras férteis. Isso incomodava os conservadores proprietários, preocupados com a união dos trabalhadores.

LEIA NA ÍNTEGRA
CLIC colunafabiomozart.blogspot.com

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

É BRASIL!


Toffoli rejeita denuncia contra Azeredo...

O ministro José Antonio Dias Toffoli votou há pouco, no Supremo Tribunal Federal, pela rejeição total da denúncia do Ministério Público contra o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), por seu envolvimento com o esquema do mensalão mineiro. O relator do inquérito no Supremo, Joaquim Barbosa, já votou a favor da abertura da ação em novembro, quando o julgamento começou.

Esse é o novo ministro do supremo, que LULA escolheu a dedo. Pelo jeito vai indo muito bem...Com vários processos por corrupção, bandido que cair na sua mão ta livre...
BRASIL O PAÍS DA BANDIDAGEM!

OBS: AINDA BEM QUE O MINISTRO DE LULA FOI VOTO VENCIDO...
E o STF abre ação penal contra Azeredo por mensalão mineiro (o bandido mensaleido do PSDB)

LEIA MAIS NOTÍCIAS DO BRASIL
CLIC brasilhojenoticias.wordpress.com

Benjamin descarta Cartaxo e quer Veneziano como vice em 2010.

OU COISA BOA! TOMA PT...

O ex-deputado federal e atual presidente do PMDB de João Pessoa, Benjamin Maranhão, defendeu na tarde desta quinta-feira (3), em entrevista à Rede Paraíba Sat, uma chapa puro-sangue no pleito de 2010, em que o prefeito campinense Veneziano Vital do Rego (PMDB) sairia como candidato a vice-governador na chapa do atual governador José Maranhão (PMDB). Com esta declaração, Benjamin tenta descartar a candidatura à reeleição do atual vice-governador Luciano Cartaxo (PT), classificado pelo peemedebista como um homem íntegro e correto, mas sem carisma.

Para Benjamin, que é sobrinho de José Maranhão, é importante também que o PMDB comece a trabalhar um nome com potencial político para suceder Maranhão já nas eleições de 2014, quando o atual governador estaria acabando seu segundo mandato consecutivo e não poderia mais ser candidato. “Sou do PMDB e tenho que prestigiar o meu partido, sem que para isto entre em rota de colisão com as outras legendas. Mas temos que preparar um nome para a sucessão de Maranhão e Veneziano seria ideal para isto”, polemiza.


ATENÇÃO PT! Benjamin fala em nome do titio Hugo Chaves de Araruna.

Oi - A PIOR EMPRESA

Não diferente dos números do Brasil, o setor de telefonia lidera os números de reclamações não resolvidas na Paraíba. Os dados do Procon Estadual confirmaram o levantamento nacional de que as empresas do setor de telecomunicações têm o maior índice de reclamações de consumidores que não foram atendidas.

De acordo com o Procon Estadual, a operadora Oi de telefones móveis é a campeã em reclamações no período de janeiro a novembro deste ano: são 393, das quais 37 não foram atendidas. A Oi fixo está em segundo lugar com 229 ligações, sendo 30 não solucionadas.

Em terceiro lugar está a operadora Claro (205 reclamações/22 não resolvidas), seguida pela Tim Nordeste (195 chamadas/26 não solucionadas) e, por fim, a Vivo, que recebeu 64 reclamações, mas não apresentou solução para 8 delas.

Situação no Brasil

O Ministério da Justiça divulgou que as empresas do setor de telecomunicações lideram o ranking de não atendimento de reclamações de consumidores. O Ministério também divulgou a lista das empresas que mais receberam reclamações dos consumidores entre setembro do ano passado e agosto desse ano. O levantamento pode ser acessado no link: clic www.mj.gov.br/SindecNacional/reclamacao.html

No topo da lista das empresas que não atendem as reclamações dos consumidores está a Oi/BrasilTelecom, que recebeu quase seis mil reclamações. Destas, 3.164 foram atendidas e 2.808 não foram atendidas. As outras empresas que estão na lista são o Itaú/Unibanco, a Nokia, a Sony/Ericsson e a Tim.

Punição

As empresas poderão ser convocadas pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça para prestar esclarecimentos e listar as providências para resolver os problemas.

Ranking de reclamações entre as operadoras de telefonia na Paraíba:

TIM Nordeste – 195
Oi fixo – 229
Oi móvel- 393
Claro – 205
Vivo – 64

Ranking de reclamações não resolvidas na Paraíba:

TIM – 26
Oi fixo – 30
Oi móvel – 37
Claro – 22
Vivo – 8

TCU condena ex-prefeito de Baía de Traição a devolver mais de R$ 170 mil a Funasa.

Ex-prefeito da Baía da Traição não presta contas de recursos federais e é condenado a devolver mais de R$ 170 mil a Funasa

O Tribunal de Contas da União (TCU) condenou Marcos Antônio dos Santos, ex-prefeito de Baía de Traição (PB), a devolver R$ 174.351,18 aos cofres da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), por não prestar contas de recursos públicos federais repassados ao município.

A verba foi transferida, por convênio, para a construção de um sistema de abastecimento de água em área indígena. O ex-prefeito ainda terá de pagar multa de R$ 10 mil aos cofres do Tesouro Nacional em 15 dias. A cobrança judicial da dívida foi autorizada. Cópia da documentação foi encaminhada à Procuradoria da República na Paraíba para adoção das providências cabíveis. Cabe recurso da decisão. O ministro José Múcio foi o relator do processo.

Extração irregular de areia EM ITABAIANA E SALGADO.

Empresas de outros estados estão retirando material trazendo danos para o leito da princpal bacia hidrográfica da PB...

Empresários do ramo da construção civil "enchem o bolso" com extração irregular de areia no leito do Rio Paraíba. Os beneficiários, geralmente, vêm de Pernambuco em busca do "ouro" em nosso estado e deixam como herança a contaminação do solo, da água e sérios problemas ocasionados pela escassez de um bem natural não renovável. O crime têm acontecido no leito de uma das principais bacias hidrográficas da Paraíba, entre as cidades de Itabaiana e Salgado de São Félix, distante cerca 90km de João Pessoa.

A extração é realizada através de equipamentos mecanizados. Apesar da prática ser proibida pela legislação municipal, a reportagem de O Norte flagrou o momento em que uma das dragas (equipamento para retirada da areia) estava em funcionamento. "A degradação aqui está grande. Nós que moramos às margens do rio estamos ameaçados a ter nossas casas no chão porque a medida que acontecem as escavações a terra vai cedendo", reclamou o vereador do município de Salgado de São Félix, Mário Romero Correia, presidente da Câmara Municipal. O parlamentar denunciou também a omissão dos órgãos ambientais em conter o crime. "Ano passado fui a uma audiência no Ministério Público onde um dos acusados tinha como advogada a procuradora da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema). Como é que o sujeito que pratica um crime ambiental está sendo defendido por uma integrante de um órgão fiscalizador?", questionou.

LEIA NA ÍNTEGRA
CLIC itabaianaparaiba.wordpress.com/2009/12/03/extracao-irregular-de-areia-em-itabaiana/

Ricardo divulga resultados do Escola Nota 10 nesta sexta-feira.

O prefeito Ricardo Coutinho divulga nesta sexta-feira (04) os resultados do prêmio 'Escola Nota 10', projeto lançado em março deste ano que visa incentivar o desenvolvimento educacional, reconhecer e premiar os trabalhadores da educação com o 14º salário e apresentar os resultados alcançados pela rede municipal de ensino ao longo do ano letivo. A solenidade será realizada às 10h, no salão Panorâmico da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, localizada no Bairro do Altiplano.

Segundo a diretora do Departamento de Planejamento da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), Dione Marques de Figueiredo, as notas dos últimos indicadores de gestão escolar e de aprendizagem avaliados pelo prêmio estão sendo computadas.

O Escola Nota 10 é resultado de um decreto de lei municipal, no qual foi instituído e normatizado o Índice de Excelência em Educação, formado a partir dos indicadores de avaliação da aprendizagem e da gestão escolar nas escolas municipais de ensino fundamental. A partir dos resultados alcançados no final de cada ano letivo, e de acordo com a porcentagem alcançada no índice, os trabalhadores das unidades escolares (exceto Creis) receberão como premiação o correspondente a um 14º salário. Essa remuneração será proporcional ao salário de cada categoria a que pertence o servidor. Já a unidade de ensino receberá o selo de 'Escola Nota 10'.

A avaliação contempla seis indicadores, são eles: regularidade de documentos escolares, cumprimento de conservação do patrimônio, cumprimento de metas de economia de material de custeio, atividades transdisciplinares, frequência dos trabalhadores da educação na formação continuada e aprendizagem dos alunos.

Todas as avaliações são de responsabilidade da Secretaria de Educação e acontecem diariamente, tendo cada indicador o peso 10 do valor global do índice. Encerrando as atividades do Escola Nota 10, acontece a avaliação de aprendizagem dos alunos, que tem peso 50 e ocorre no fim do ano letivo.

LEIA NA ÍNTEGRA
CLICparaibahoje.wordpress.com/2009/12/03/ricardo-divulga-resultados-do-escola-nota-10-nesta-sexta-feira/

TCE reprova as contas de cinco gestores paraibanos...

O Tribunal de Contas do Estado desaprovou, ontem, as contas de 2007 das prefeitas de Pedras de Fogo, Maria Clarice Ribeiro Borba (PMDB) e de Baraúnas, Maria de Fátima Ribeiro Silva (PR), com imputação de débito para as duas gestoras. A peemedebista não comprovou despesas e deve pagar R$ 17,4 mil. Já Fátima Ribeiro terá de devolver R$ 80,8 mil por gastos excessivos com locação de veículos e pagamento por serviços não confirmados.

Os conselheiros ainda desaprovaram as contas de mais três ex-prefeitos. Aplicações insuficientes em educação motivaram a desaprovação das contas de 2008 do ex-prefeito de Pombal, Ugo Ugulino Lopes. O ex-prefeito de Junco do Seridó Osvaldo Balduíno da Costa Filho, teve as contas de 2007 desaprovadas por não recolhimento de contribuições previdenciárias. Também foram reprovadas as contas do ex-prefeito de Nazarezinho, Francisco Gilson Mendes Luiz, por despesas sem licitação e não recolhimento de contribuições previdenciárias. Ainda cabem recursos.

Como contas aprovadas, o prefeito de Matinhas, José Costa Aragão Júnior (2007) e o ex-prefeito de São José de Princesa, Sebastião Romero do Nascimento (2008). Ainda tiveram as contas aprovadas o prefeito de Duas Estradas (Roberto Carlos Nunes, 2007) e das Câmaras Municipais de Areia de Baraúnas (2008), São Francisco (2007), Aparecida (2008), Areial (2007), São José de Princesa (2008) e Mamanguape (2007), Junta Comercial do Estado e Agevisa (2008).

LEIA MAIS - NOTÍCIAS DA PARAÍBA
CLIC paraibahoje.wordpress.com

Senado aprova piso salarial para militares.

Através de acordo entre oposição e base governista, o Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (2), em dois turnos, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 41/08), de autoria do senador Renan Calheiros (PMDB-AL), que institui o piso salarial para os Policiais Civis, Militares e Bombeiros Militares.

Semelhante a PEC 300, relatada pelo paraibano Major Fábio (DEM), a PEC 41 também estabelece a criação do piso salarial nacional para os Policiais ativos e inativos, com complementação feita pela União. A matéria segue para a Câmara dos Deputados e se aprovada sem Emendas será promulgada pelo Congresso Nacional.

A aprovação foi comemorada por milhares de Policiais e Bombeiros espalhados por todo Brasil, que acompanhavam a votação pela TV Senado e se comunicavam pela internet em tempo real através das redes sociais.

Em Plenário o senador Renan Calheiros ressaltou o trabalho do paraibano Major Fábio e dos demais deputados federais da Comissão Especial da PEC 300, o parlamentar apelou para que a Câmara quebre os interstícios para dar celeridade à aprovação da Proposta.

- Se a Câmara dos Deputados assim entender, conceder a prioridade que o tema mereceu aqui. Eu sei que lá na Câmara nós contaremos com o apoio decisivo de importantes lideranças como o deputado Major Fábio, da Paraíba; o deputado Mendonça Prado, de Sergipe; deputado Capitão Assunção, do Espírito Santo; deputada Fátima Bezerra, do Rio Grande do Norte. Calheiros ainda citou uma lista com nomes dos deputados federais e representantes das Associações dos PM,s e BM,s.

O senador Efraim Morais (DEM-PB) disse que a PEC 300 foi fundamental para acordar o Senado para um tema tão urgente. “Em função do trabalho da Câmara dos Deputados nós avançamos no Senado com a PEC 41 e hoje estamos concretizando uma luta histórica”.

Efraim também fez questão de destacar o empenho do deputado federal Major Fábio na defesa da criação do piso salarial. “Quero registrar a luta de um paraibano simples, que saiu das fileiras da briosa Polícia Militar da Paraíba, e que hoje é um dos principais responsáveis pela concretização desta causa”, frisou Morais.

O deputado Major Fábio acompanhou a votação em Campina Grande, onde participou da solenidade de formatura dos novos soldados do 2º Batalhão da Polícia Militar. “Tudo começou aqui em Campina Grande, com a Marcha em prol da PEC 300, e quis Deus que hoje estivéssemos reunidos mais uma vez aqui em Campina Grande”, comemorou o Major Fábio.

Atriz Leila Lopes é encontrada morta em São Paulo.

A atriz Leila Lopes, 40, foi encontrada morta por volta das 2h desta quinta-feira em sua residência na Vila Suzana, no Morumbi, zona sul de São Paulo.

Policiais do 16º Batalhão da PM foram acionados por uma testemunha de identidade não divulgada, e, ao chegarem ao local, encontraram a atriz já morta. Os bombeiros, ao chegarem ao apartamento, ainda tentaram reanimar a atriz, sem sucesso.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, foi constatada parada cardiorrespiratória. Segundo os bombeiros, nenhuma marca de violência física teria sido encontrada no corpo de Leila.

Em agosto, a atriz foi internada no Hospital São Luiz, em São Paulo, queixando-se de fortes dores no abdômen. Após a realização de vários exames, como ressonância magnética, ultrassom, colonoscopia e endoscopia, nada foi detectado.

Gaúcha de São Leopoldo, cidade da Região Metropolitana de Porto Alegre (RS), Leila Lopes fez sucesso na TV ao interpretar a professorinha Lu, na novela "Renascer", de Benedito Ruy Barbosa, em 1993, além de participar de outras novelas na Globo, como Tropicaliente (1994), no qual vivia a personagem Olívia, e "O Rei do Gado" (1996), novela na qual interpretou a socialite Suzane.

Em maio do ano passado, a atriz causou polêmica ao lançar seu primeiro filme pornô, "Pecados e Tentações".

Brasília está um "Deus nos Arruda"! Lombardi morreu!

A primeira notícia de hoje é engraçada e surpreendente: o Lombardi, aquele do Silvio Santos, morreu!

Muita gente pensava que o Lombardi não existia. Ele era o anônimo mais famoso do Brasil! Olha a foto dele aí:

Precisou o homem morrer pra aparecer o rosto dele! E pra quem duvida que esse da foto é mesmo o Lombardi, o BLOG tem uma prova: o cabelo! Ele com certeza frequentava o cabeleireiro do Silvio Santos, o Jassa! O cabelo dos dois era igualzinho!

Aqui no Brasil é assim, morreu, virou piada. E vocês sabem o que o Lombardi cantou quando chegou no céu? "Silvio Santos vem aí"!

No Twitter, o BLOG viu mais duas piadas:

O Lombardi chegou no céu e São Pedro perguntou:
- Você está com o carnê em dia?
- Sim, disse o Lombardi.
- Com o carnê rigorosamente em dia?
- Estou.
- Então pode entrar!

E a outra é essa: o Lombardi não morreu. Virou um prêmio do Baú da Felicidade.

Agora, vamos pra piada pronta porque lá em Brasília está um "Deus nos Arruda".

Aquele político que escondeu dinheiro na meia, o Leonardo Prudente, é autor de uma lei chamada "Nota Legal". Só se for a de cem, né? Olha a prova aí:

Agora lá em Brasília assaltante não fala mais "mãos ao alto". Agora é "meias pra baixo".

E o DEM mudou de nome de novo: agora vai ser RECEBEM.

E o BLOG lembrou que tem a frase do dia, que resume tudo o que acontece na política: "O DEM leva na meia, o PT leva na cueca e o povo leva no rabo".

JORNAL O NORTE hoje - quinta - feira 02/12/2009

Paraíba pode deixar de receber R$ 300 milhões
Pendências registradas no Siafi e Cadim ameaçam vários projetos. Governo recorrerá ao STF para sair da lista de inadimplentes.

TJ/PB // Presidente interina defende continuidade.

Magistrados na mira da justiça
Juízes e membros do MP podem perder cargo por atos criminosos.

Os cantores Nando Reis e Toni Garrido serão as grandes atrações trazidas ao estado pela Domus Hall. Show serão no dia 12.

Educação - 5,2 mil crianças desfrutaram, de ações de incentivo à leitura.

300 empregos | O distrito industrial, vai receber a Rodoparaíba.

Filtros solares
saúde // realizados pela Associação de Defesa do Consumidor. Mas a Sociedade Brasileira de Dermatologia não reconhece a avaliação.

CLIC www.jornalonorte.com.br

CONVITE;

A COMUNIDADE DE PERNAMBUQUINHO CONVIDA TODA POPULAÇÃO PARA PARTICIPAR DA TRADICIONAL PROCISSÃO DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO, NO DIA 08-12-2009 AS 5:00HS DA MANHÃ SAINDO DA RESIDÊNCIA DO SENHOR JOSÉ MARQUES(ZÉ DO CURTUME),PARA O CURTUME DE NSA. SENHORA DA CONCEIÇÃO EM PERNAMBUQUINHO, CONTAMOS COM SUA PRESENÇA.

A PRODUÇÃO LÍRICA DE ANTONIO COSTTA

A chave para entrar no mundo de simplicidade e pureza da poesia de Antonio Costta está contida no texto em prosa delicada e direta que ele próprio escreveu abrindo o seu livro O Juntador de Palavras, saido em segunda edição nesta Coletânea Poética.

Ali ele já demonstra a sua sensibilidade para os rústicos encantos do reino de sua infância, nascido que foi no seio de uma família de humildes, mas honrados agricultores. Os apelos da terra, da natureza, e os mistérios da existência foram desde sempre motivo de encantamento para o menino e de recordação para o poeta. E tudo parece ter começado a partir do momento em que lhe narraram as circunstâncias em que ocorreu a sua chegada nesse mundo de meu Deus.

Ainda não vira a luz do dia, e a sua mãe padecia das piores dores de um parto difícil quando sua avó paterna dá entrada no recinto do quarto e propõe - a queima roupa e em versos concisos - a troca do nome da criança de Fernando, como estava estabelecido, para Antonio que era o do santo do dia. A mãe no auge das dores acolhe imediatamente a simpatia e mesmo arquejando responde também em versos, manifestando a sua aceitação. E o milagre se consumou: o menino saltou para a vida no maior berreiro, mas são e salvo para alegria de todos. Foi assim que Antonio veio ao mundo sob o signo da poesia e poeta haveria de ser.

E Antonio cresceu e se entendeu de gente em comunhão profunda com a paisagem a seu redor, em meio às gentes do povo, na dura faina da roça, na escola da velha palmatória, nas festas religiosas, nas procissões e nas cheias do rio Paraíba do Norte que banha a sua Pilar natal – vivendo o mesmo mundo que marcou a vida e a obra do grande José Lins do Rego, seu conterrâneo.

Foi esse repositório de sensações e lembranças que tem virado matéria prima para a produção lírica de Antonio Costta., agora acrescida da temática de fundo religioso, depois de sua conversão ao evangelho, como atestam os poemas de Poesia Cristã ( 2008). Em Itabaiana, no convívio estimulante com o mestre Jessier Quirino, Tereza Queiroga, Fábio Mozart e Ricardo Aguiar, entre outros, ele segue se exercitando no aprendizado literário, sabendo como é dura a lida no trato com as palavras, porque como disse Carlos Drummnond de Andrade, “lutar com as palavras / é a luta mais vã/ entretanto lutamos/ mal rompe a manhã”.

Esse é o seu desígnio, seu mister e galardão.


*Vladimir Carvalho

(Cineasta brasileiro, nascido em Itabaiana – PB,

Considerado o maior documentarista vivo do Brasil)

Dançando para a vida

FÁBIO MOZART

O Ponto de Cultura Cantiga de Ninar abriga meninas que fazem parte de um grupo de danças liderado por Sueli Souza. Praticam dança contemporânea e do folclore brasileiro. São crianças de 10 a 14 anos, meninas paupérrimas que vêm de lares destruídos pela miséria e pelo vício. A dança vem mudando a relação delas com o corpo e com a vida. Praticam a dança e se autodescobrem.

Não usam sapatilhas de ponta, não fazem aquelas piruetas do balé clássico, suas roupinhas são feitas com retalhos de tecidos, papel ou materiais menos nobres. A professora Sueli é uma dessas pessoas essenciais na comunidade. Acredita que a expressão por meio do corpo melhora as pessoas. A dança fortalece músculos e articulações de garotas desnutridas que desabrocham para a vida quando descobrem que podem explorar as potencialidades do corpo, elevam a autoestima quando recebem os aplausos das pessoas, enfim, Sueli tem consciência de que seu trabalho tem um valor enorme para essas crianças e adolescentes. Por isso continua, mesmo sem quase nenhum apoio.

O Ponto de Cultura Cantiga de Ninar faz questão de apoiar esse projeto social criado pela professora Sueli. Essas bailarinas invisíveis da periferia têm agora um espaço para ensaios e apresentações. Queremos levá-las para a TEIA 2010, o grande encontro dos Pontos de Cultura da Paraíba que será realizado em janeiro próximo, para tirá-las da quase invisibilidade. A intenção é divulgar, mostrar fora das comunidades os trabalhos que são feitos nelas. Por enquanto, o grupo de danças das meninas de Sueli Souza já está na pauta cultural de Itabaiana. Para isso serve o Ponto de Cultura.

LEIA MAIS
CLIC colunafabiomozart.blogspot.com

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Vamos votar no pior político do Brasil em 2009

E começou a eleição. Calma, não é de presidente ano que vem. É a pior político brasileiro em 2009. A gente está preocupado com o resultado, porque vai que os políticos resolvam comprar os nossos votos, distribuir bolsa-família ou bolsa Luis Vuitton, mandar panetone ou oferecer um carguinho no Senado.

Alguém ganha ou dá empate no primeiro lugar entre todos?

Arruda não declarou no TRE gastos com panetones.

Não há registro de gastos com panetones na prestação de contas da campanha em que José Roberto Arruda (DEM) foi eleito governador do Distrito Federal. Essa foi a primeira versão apresentada por Arruda para o vídeo em que aparece recebendo R$ 50 mil das mãos do ex-secretário de Relações Institucionais Durval Barbosa, autor da gravação e das denúncias de corrupção que envolveram o governador, integrantes do primeiro escalão e deputados distritais num escândalo de corrupção do DF batizado de mensalinho do DEM. As imagens constam do inquérito da Operação Pandora, deflagrada pela Polícia Federal na última sexta-feira. Para a PF, o dinheiro que Arruda embolsa seria fruto do pagamento de propina em contratos públicos.

O governador disse ter usado os recursos para comprar panetones para crianças carentes em 2006. Nas doações de campanha de Arruda no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), contudo, não se encontram despesas com alimentação nesse valor. O total de despesas com comida, numa campanha que gastou cerca de R$ 8 milhões, chegou a R$ 314 mil.

LEIA NA ÍNTEGRA
CLICbrasilhojenoticias.wordpress.com/2009/12/02/arruda-nao-declarou-no-tre-gastos-com-panetones/

Veja a diferença de um país onde as leis e o sistema protege a bandidagem, para um país serio.

Fundadores da Renascer são condenados a quatro anos por evasão de divisas...

A Justiça Federal em São Paulo condenou os fundadores da Igreja Renascer em Cristo, Estevam e Sonia Hernandes, a quatro anos de reclusão pelo crime de evasão de divisas. A decisão é do juiz Fausto De Sanctis, da 6ª Vara Criminal de São Paulo, que ontem acatou parcialmente a denúncia do Ministério Público Federal.

Porém, por serem réus primários no Brasil, o juiz substituiu a pena privativa de liberdade por prestação de serviços a entidades filantrópicas. O prazo e o local serão definidos pelo juiz de execuções penais.


VEJA O QUE ACONTECEU NUM PAÍS SÉRIO...
SÃO PAULO e MIAMI – O Tribunal Distrital do Sul da Flórida condenou os fundadores da Igreja Renascer em Cristo, Estevam e Sônia Hernandes, a 140 dias de prisão em regime fechado e mais cinco meses de prisão domiciliar nos Estados Unidos. Estevam já se apresentará na segunda-feira à Justiça, para cumprir a pena na prisão.


A pena será cumprida de forma intercalada: primeiro Estevam ficará na cadeia e depois será a vez de Sônia. O casal foi condenado ainda a pagar multa de US$ 30 mil, que deverão ser pagos até o fim da sentença. O casal chorou muito ao ouvir a sentença, do juiz Federico Moreno. Em voz alta, Sonia perguntou se eles seriam presos. O juiz respondeu:

- Sim, vocês vão para a cadeia.


Sim! Lá eles ficaram presos, depois voltaram para o Brasil.
Hoje saiu a condenação deles, aqui no Brasil... vão doar algumas cestas básicas, e o que é melhor, pagas pelos otários da igreja.

Brasil o país da bandidagem! Mais tem que ter dinheiro...ou é pau!!!

Veja o que diz...uma bichona nervosa!!!

Raniere defende aliança com PSB e alerta Ricardo: “É melhor ser senador eleito, do que governador derrotado”

(Ela ta aperreada)

Aumentado a ala dos parlamentares que defendem a recomposição do PSB com o PMDB em 2010, o deputado estadual Raniere Paulino (PMDB) também defendeu o reagrupamento do bloco e a candidatura do prefeito Ricardo Coutinho em 2010 para o Senado Federal na chapa do PMDB.

Para Paulino, Ricardo deve fazer uma reflexão enquanto há tempo; “É melhor Ricardo ser um senador eleito do que um governador derrotado” disparou.

O parlamentar ressalta que o grupo liderado pelo governador José Maranhão já tem um histórico de vitórias, visto que o partido sempre entra numa disputa para ganhar.

Raniere garantiu que dentro do partido há espaço para o PSB com vaga na chapa majoritária para senador ou até mesmo como o vice do governador José Maranhão.

De acordo com o deputado, uma decisão impensada hoje, poderá trazer conseqüências trágicas no futuro, pois RC poderá ficar sem o cargo de governador e também sem o cargo de prefeito da Capital.

Por que eles estão tão incomodados com a candidatura de Ricardo?

Nunca na história deste país...

Valei-me Nossa Senhora
Do Reino da Pedra Fina,
Tanta meia recheada
Com o níquel da fedentina!
No pisotear da grana,
Reza em coro a ratazana
A Oração da Propina.

“A imagem não fala por si!”
Lula dizendo o que sente, quando viu a cena do mensalão de Brasília

“Suposto esquema de corrupção no DF é deplorável”.
Lula voltando atrás e dizendo o que não sente.

Qual a diferença da turma do PT para a do DEM?
A do PT esconde na CUECA, a do DEM na MEIA.

JORNAL O NORTE hoje - quarta - feira 02/12/2009

A REALIDADE DO PECADO NO HOMEM

FREI FERNANDO

O pecado é como uma erva daninha que nasce de forma misteriosa, mas permitida pelo homem (cf. Gen 3), no terreno de sua vida, levando-o a ruína e à perdição parcial ou total. Onde ele se faz presente com a anuência (aceitação) da humana criatura, perdemos toda ternura, todo sentido de vida e começamos pouco a pouco a derrocada rumo ao caos; isto se dá porque quando pecamos, o demônio, inimigo número um de nossas almas, “mina” todas as nossas iniciativas para Deus, fazendo-nos ter uma visão controversa da obra do Senhor e de nosso papel na criação. O pecado de Adão e Eva (original) se propaga a todos seus descendentes por geração, não por imitação; ele é inerente a cada indivíduo (cf. Sl 50,7).

Segundo Santo Agostinho, o pecado se traduz por "«palavra, ato ou desejo contrários à Lei eterna»", causando por isso ofensa a Deus e ao seu amor. Logo, este ato do mal é um "abuso da liberdade" e fere a natureza humana. "Cristo, na sua morte de cruz, revela plenamente a gravidade do pecado e vence-o com a sua misericórdia".

Há uma grande variedade de pecados, distinguindo-lhes "segundo o seu objeto, ou segundo as virtudes ou os mandamentos a que se opõem. Podem ser diretamente contra Deus, contra o próximo, contra nós mesmos, ou ainda contra a obra da criação. Podemos ainda distinguir entre pecados por pensamentos, por palavras, por ações e por omissões".

LEIA NA ÍNTEGRA
CLIC freifernando.wordpress.com

Anotações para a história do rádio em Itabaiana – (II)

A tecnologia de transmissão de som por ondas de rádio chegou a Itabaiana por volta de 1948. Decidiram batizar nossa primeira estação de rádio com o nome de Rádio Clube de Itabaiana, certamente inspirado na congênere pernambucana, única emissora que se podia sintonizar naquela época. O estúdio funcionava na Rua da Lama, centro da cidade.

Transcorria a era de ouro do rádio, com seus ídolos, seus programas de auditório e as rádionovelas. Na pequena Itabaiana de então, notabilizaram-se os cantores e apresentadores. Fez época o programa “Surge um talento”, apresentado por Irapuan, tendo como locutor de resistência o Ismar, espécie de Lombardi do rádio itabaianense, anunciando os “reclames” comerciais nos intervalos dos programas. Os astros cantores eram liderados pelo fiscal de menores Antonio Ananias, “o garganta de prata”, o “sabiá da mata” dos versos de Zé da Luz no poema “Boa noite Paraíba”.

A Rádio Clube de Itabaiana durou pouco, mas fez história. No palco do seu auditório apresentaram-se tanto orquestras como “Marimba Mexicana”, como o pastoril da famosa Rubina e seu palhaço Bedegueba Pedro Cristóvão, igualmente lembrados pelo poeta Zé da Luz em suas reminiscências itabaianenses.

O escritor Erasmo Souto era adolescente e já impostava a voz de locutor, testando seu talento na porta das “Lojas Pernambucanas” e outras casas comerciais. Também foi locutor da Rádio Clube de Itabaiana. Hoje está radicado no Recife, bancário aposentado que nunca esqueceu sua vida de matuto em Itabaiana. Tanto que já escreveu vários livros contando com irreverência casos de figuras folclóricas, tipo: “Lula de Nevinha”, “Ferro Velho”, “Tonico Lero-Lero”, “Mário da Gelada”, “Zé Bodinho”, Cabo Totô, Índio, Machinho, Mane Salu e tantos outros. O primeiro livro de Erasmo saiu em 1980: “Um paraíba falando para o mundo”. Depois publicou “Paraíba & Pernambuco – um casal muito maluco”.

LEIA NA ÍNTEGRA
CLIC colunafabiomozart.blogspot.com

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

LEIA NOTÍCIAS DO BRASIL hoje - 01/12/2009

Requião lança candidatura a presidente...

O governador do Paraná, Roberto Requião (PMDB), lançou nesta terça-feira (1º) no Senado Federal sua pré-candidatura à Presidência da República. A ideia do governador é que o maior partido do país tenha candidatura própria e não fique apenas na composição da chapa com o PT. “Não podemos aceitar mais coligações que se façam em torno de acordos que levem em consideração uma diretoria estatal, um ministério, de empregos e de favores. Devemos, primeiro, conquistar nossa identidade partidária,” afirmou Requião durante a cerimônia.

PF: recibos dos panetones são recentes...

A Polícia Federal desmontou a versão de que os R$ 50 mil recebidos pelo governador José Roberto Arruda, conforme o vídeo feito pelo seu ex-secretário Durval Barbosa, seriam destinados à compra de panetones. A PF apurou que há menos de um mês o empresário Roberto Cortopassi Júnior, um dos donos da empresa da WRJ Engenharia, conversou com o lobista Renato Malcotti – que seria um dos principais operadores financeiros do governador – num café no Shopping Liberty Mall. Cortopassi mostrou em seu laptop a Malcotti um trecho do vídeo de Arruda recebendo dinheiro das mãos de Durval Barbosa. O encontro resultou em uma chantagem: se Arruda não determinasse ao Banco de Brasília a suspensão da cobrança de uma dívida da empresa, ele iria divulgar o vídeo. A partir daí foi construída a versão do uso do dinheiro na compra de panetones, segundo apurou a PF. Há cerca de dez dias, Durval Barbosa foi chamado à residência oficial do governador, em Águas Claras, onde Arruda lhe teria pedido para assinar recibos sem datas que justificariam os gastos com os panetones. Na ocasião, Durval indagou: “E como eu vou explicar a origem do dinheiro?” Um dos assessores de Arruda apontou uma saída: “Diz que foi uma vaquinha entre amigos”. Mas Durval, que já fizera acordo de delação premiada com a PF, assinou os recibos com uma caneta especial fornecida pelos investigadores, segundo revelou o site da revista Época. De posse de cópias dos recbidos, Durval entregou os papéis à PF, cujo Instituto de Criminalística atestou serem as assinaturas recentes.

LEIA MAIS
CLIC brasilhojenoticias.wordpress.com