sábado, 6 de fevereiro de 2010

Eles não descobrir as safadezas pela terra, imagina pelo céu.

TCE utilizará satélite para fiscalizar PAC

Técnicos do Ministério das Cidades chegarão a João Pessoa, depois do Carnaval, para acertos que deverão permitir ao Tribunal de Contas do Estado a utilização de um software para a edição de imagens de satélites, ferramenta que já utilizam no acompanhamento de mais de 40 mil obras públicas federais, a maioria do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

A iniciativa resulta de contato pessoal do presidente do TCE, conselheiro Nominando Diniz, com o ministro Márcio Fortes, em cujo gabinete esteve na quinta-feira (04). “Ficou acertado que um grupo desse Ministério estará conosco, passado o período carnavalesco”, contou Nominando, nesta sexta-feira, por telefone.

A providência servirá ao Sistema de Geoprocessamento para cuja execução o TCE firmou convênio com a Universidade Federal de Campina Grande. A ideia é, exatamente, a da localização de obras públicas na Paraíba por fotografias de satélite.

Uma equipe do Departamento de Informática da UFCG, centro de referência tecnológica internacionalmente reconhecido, já teve a primeira reunião de trabalho no Tribunal de Contas, depois do convênio celebrado na última segunda-feira com as assinaturas do conselheiro Nominando Diniz e do reitor Thompson Mariz apostas em solenidade da qual também participaram o vice-presidente Fernando Catão e o corregedor do TCE Fábio Nogueira.

Maranhão não quer levar essa noiva por quarto. Mas o PT insistir.

Rodrigo Soares assegura que vice–governador de Maranhão será do PT.

Entrou na pauta discussões sobre o programa de governo e políticas de alianças

Em reunião realizada hoje no sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações da Paraíba, o ultimo presidente eleito, embora ainda não tenha tomado posse, o deputado Rodrigo Soares (PT) reuniu lideranças em prol da tese de que a vaga de vice-governador na chapa majoritária do PMDB deverá ser preenchida por um petista.

Entrou na pauta da reunião discussões sobre o programa de governo, políticas de alianças e candidaturas para 2010. A representante do PT Nacional, Vera Gomes, fez uma explanação sobre 4º Congresso Nacional, que contará com participação de 1.350 delegados eleitos durante o PED 2009 em todos os estados brasileiros.

No congresso serão compostos os novos diretórios estaduais e municipais. Durante o evento, Rodrigo Soares assumirá oficialmente a presidência do Partido dos Trabalhadores na Paraíba.

ELA TA DESCONTROLADA! E CHEIA DE CIÚME!

Raniery Paulino deseja paz e bem a Cássio e Ricardo e ironiza: “Eles vivem se desculpando pela união”

Fazendo uma análise da atual conjuntura política da Paraíba , o deputado estadual Raniery Paulino(PMDB), desferiu criticas à aliança envolvendo o ex-governador Cassio Cunha Lima(PSDB) e o prefeito de João Pessoa Ricardo Coutinho(PSB), pois segundo ele, o pacto é marcado pela incoerência e pela falta de lealdade.

Raniery lembrou que o primeiro encontro entre eles foi realizado “as escondidas” em face da vergonha de assumi-lo publicamente e que diariamente os dois precisam justificar e se desculpar pela adesão: “Não soa bem, eles precisam fica se desculpando, desejo paz e bem aos dois. Não sou adepto do faço tudo na política”, ironizou.

O parlamentar de Guarabira também enfatizou estar, ao contrário, da nova dupla da política, bastante tranqüilo, pois desde o início está ao lado, das pessoas que pregam a coerência e a fidelidade aos aliados políticos.

Comício em Beco Estreito - Jessier Quirino

MAIS UM QUE MARANHÃO SALVOU?

Dr. Elsinho: tudo indo bem na Justiça Eleitoral.

Neo "maranhista", Élson Cunha Lima tem recurso contra cassação acatado pelo Ministério Público Eleitoral...

No final de janeiro, o prefeito de Areia, Élson Cunha Lima (DEM), o Dr. Elsinho, como é mais conhecido, obteve duas vitórias na Justiça Eleitoral. Cassado sob acusação de contratar servidores em período eleitoral, Elsinho recebeu parecer favorável do procurador geral eleitoral na Paraíba, Werton Magalhães, a recurso que impetrou contra decisão do juiz que cassou seu diploma em junho de 2009.

No mesmo dia, em que recebeu a notícia do parecer favorável ao seu recurso junto ao Tribunal Regional Eleitoral, Elsinho também comemorou parecer do procurador contra recurso movido pela coligação adversária em processo que o prefeito havia sido absolvido em primeira instância.

Em suma, o Ministério Público Eleitoral acatou recurso de Elsinho no TRE em processo que ele foi cassado na primeira instância e rejeitou recurso da oposição em processo que o prefeito foi absolvido em primeira instância.

O caso de Areia é um dos mais citados na discussão que se instalou na Paraíba sobre suposto uso do Poder Judiciário pelo governador José Maranhão (PMDB) para cooptar prefeitos.

Adversário de Elsinho, o ex-deputado Tião Gomes, aliado de Maranhão, chegou a dizer na época da adesão do prefeito que ele só havia se engajado ao esquema do governador para se livrar dos processos na Justiça.

Verdade ou não, o fato é que Dr. Elsinho,ex-aliado do grupo Cunha Lima, só tem registrado boas notícias desde então.

Entenda o caso

Reeleito em 2008 com mais de seis mil votos, Élson Cunha Lima (DEM) foi cassado em junho de 2009 acusado de contratar mais de 60 prestadores de serviços no período vedado pela legislação eleitoral, entre eles uma senhora aposentada de 79 anos que afirmou ao juiz da Comarca que nunca prestou um dia de serviço, mas recebia com digitadora de um programa do Governo Federal porque o prefeito lhe prometera uma ajuda. Outra senhora foi contratada para o lugar do filho, candidato a vereador, em julho. Não dando certa a candidatura, ela teve o contrato rescindido em outubro e o filho voltou à folha da prefeitura. Há, ainda, o caso de duas jovens contratadas no mês de setembro, em plena efervescência da campanha.

O prefeito recorreu da decisão de cassação proferida em junho sob o Recurso Eleitoral 1689/09, que está em tramitação no Tribunal Regional Eleitoral.

Vereador Sergio da Sac entrega seu destino a Maranhão III

Compra de votos: PF diz que Sérgio é culpado.

Sérgio da Sac é considerado culpado pela Polícia Federal na investigação sobre compra de votos

Culpado. Essa é a conclusão da investigação realizada pela Policia Federal sobre a prática de compra de votos realizada pelo vereador Sérgio da Sac (PRP). A Polícia Federal concluiu que o vereador teria distribuído brindes e prêmios a jogadores durante campeonato de futebol no Bairro do Valentina de Figueiredo, na Capital, no período da última campanha eleitoral.

A informação foi divulgada durante o programa Correio Debate. De acordo com a jornalista Michelle Sousa, o delegado Derly Brasileiro informou que a Policia Federal concluiu pela condenação do acusado Sérgio da Sac.

O relatório foi encaminhado ao juiz da 64ª zona eleitoral, Marcos Aurélio Jatobá Filho.

A sentença saiu no inicio de janeiro de 2010, e duas semanas depois ele rompe com o prefeito Ricardo Coutinho. Hoje é um de seus opositores mais ferozes na Câmara. TA EXPLICADA O MOTIVO DO ROMPIMENTO.

A maior concentração de bandidos desse país se reuniu hoje para escolher seu líder.

Michel Temer é reeleito presidente do PMDB.

Deputado foi escolhido por aclamação pela executiva nacional.
Senador Valdir Raupp (RO) será o primeiro vice-presidente do partido.

O presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (SP), foi reeleito presidente do PMDB por aclamação da executiva nacional neste sábado (6), durante a convenção do partido, em Brasília. Temer, que ocupa o cargo desde 2001, foi o candidato da chapa única inscrita para o pleito.

De acordo com o PMDB, 570 filiados tinham direito a voto na escolha do diretório nacional. No entanto, como alguns membros têm direito a mais de um, o máximo de votos no pleito poderia ser de 797 votos. O diretório, composto por 119 pessoas, escolheu 24 membros da executiva nacional. Foi a executiva que aclamou Temer como presidente.

Um acordo interno definiu os outros cargos da executiva nacional. O senador Valdir Raupp (RO) será o primeiro vice-presidente; a deputada Íris de Araújo (GO), a segunda vice; e o senador Romero Jucá (RR), o terceiro vice. A primeira vice-presidência é um cargo estratégico, já que Temer está cotado para ser o candidato a vice-presidência da República na chapa da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT). Assim, o vice poderá, em algum momento, assumir o cargo principal do partido.

O deputado paulista estava licenciado da presidência do partido, que era ocupada interinamente pela deputada Íris de Araújo, mas voltou ao cargo há duas semanas. A convenção nacional do partido estava marcada inicialmente para o dia 10 de março, mas foi antecipada por decisão do grupo que apoia Temer.

AUTORES DE ITABAIANA – Nel Ananias

Seu nome é Ivanete do Nascimento Pena Lins, mas todos a conhecem por Nel Ananias, uma professora emérita da cidade de Itabaiana. Escreveu o livro “Momentos de minha vida”, onde narra uma viagem que fez aos Estados Unidos, antigo sonho, e aproveita para recordar os amigos e a sua Itabaiana dos tempos idos e vividos. Evocando sua terra natal, Nel Ananias ingressa no rol dos memorialistas itabaianenses, entre eles Chiquinho Bezerra, Fábio Mozart, Orlando Otávio e Reginaldo Alves.

Geraldo Almeida Aguiar, editor do livro de Nel Ananias através das edições “Itabaiana Hoje”, esclarece que o livro é a junção de duas viagens, uma de deslocamento real e outra no imaginário, através da memória, dando lugar às reminiscências de um tempo glorioso, onde as festas tradicionais, os antigos mestres escolares, os amigos do passado e do presente se reencontram.

www.pccn.wordpress.com

O livro de Nel Ananias encontra-se à disposição do leitor na Biblioteca Comunitária jornalista Arnaud Costa.

Tudo conversa! Eles só punir quem eles querem!

"Havendo provas, haverá punição"

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Carlos Ayres Britto, prefere manter distância das polêmicas que incendeiam a pré-campanha. Nesta entrevista a VEJA, contudo, ele deixa claro que crimes eleitorais não ficarão impunes.

O presidente do STF, Gilmar Mendes, criticou a permissividade do TSE com os candidatos mais poderosos. Ele tem razão?
Respeito o ministro Gilmar e não entrarei em polêmicas. Mas estou há quatro anos no TSE e nunca testemunhei um julgamento caracterizado por dois pesos e duas medidas. Precisa-se entender que a Justiça Eleitoral só pode agir se for provocada. Cabe aos advogados e ao Ministério Público coletar provas desses possíveis abusos e, havendo consistência, entrar com representações nos tribunais eleitorais.

A ministra Dilma Rousseff está agindo como candidata em eventos públicos, ao lado do presidente Lula. Isso não é campanha antecipada?
Há várias representações contra a ministra e outros candidatos. O TSE avaliará todas com serenidade. Não tenham dúvidas: estamos atentos.

Por que é difícil identificar quando a inau-guração de uma obra se transforma em comício?
É tênue a linha que separa a necessária prestação de contas dos governantes da mera promoção eleitoral. Depende do caso. É realmente um tema muito delicado. Conta-se muito com o bom senso do juiz. Mas deve haver prova robusta. Na dúvida, como manda o bom direito, a Justiça fica a favor do acusado.

Existem casos de punição?
Há muitos precedentes. O próprio presidente Lula já foi condenado por fazer campanha antecipada, nas eleições de 2006, quando o governo federal distribuiu cartilhas com fins eleitoreiros. A multa foi estipulada em quase 1 milhão de reais. Ainda se discute esse valor. Pode ser que diminua, mas a multa terá de ser paga.

PMDB: UM CASO DE POLÍCIA

Após disputas judiciais, PMDB inicia convenção em Brasília.

Na sexta (5), TJ-DF suspendeu encontro, mas STJ reverteu decisão.
Candidato único, Michel Temer deve ser reeleito presidente do partido.

O PMDB realiza desde o começo da manhã deste sábado (6), em Brasília, a Convenção Nacional do partido. O encontro, que ocorre na Câmara dos Deputados, servirá para reeleger o presidente da Câmara, Michel Temer (SP), para a presidência da legenda. Ele é o candidato da única chapa inscrita no pleito e conta com o apoio da maioria dos peemedebistas com direito a voto.

De acordo com o PMDB, 570 filiados – entre senadores, deputados federais, membros do Diretório Nacional, do Conselho Nacional e delegados – terão direito a voto. No entanto, o pleito poderá terminar com até 797 votos, já que alguns membros têm direito a mais de um voto.

Ameaçada de não ocorrer até o fim da noite de sexta-feira (5), por força de uma liminar do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJ-DF), a convenção está sendo realizada por causa de outra medida judicial.

NOTÍCIAS DA PARAÍBA

Servidores de Campina Grande podem entrar em greve e vereador Tovar culpa o prefeito.

PROCESSADO POR CORRUPÇÃO DONO DO SISTEMA CORREIO QUER SER O VICE DE MARANHÃO. Como é a história? Eita diabo!

Depois de nomear filhos de desembargadores, comprar prefeitos e fazer uma farra de nomeações no estado, Maranhão diz não ter dinheiro para dá aumento.

Vice - presidente do Tribunal de Justiça se empenha na campanha de Maranhão III

JUDICIÁRIO NAS MÃOS DA FAMÍLIA MARANHÃO Maranhão nomeou os três filhos do presidente do TRE

Do PT, Jeová diz que ser servidor público na Paraíba é privilégio, mas não troca mandato por emprego no governo.

O Assassino Gustavo Procópio só vai continuar preso porque matou uma PROCURADORA. ESSA É A NOSSA JUSTIÇA!

GOVERNO MARANHÃO III - Ilegal, imoral e engorda

Efraim Filho diz que Maranhão não gosta do Twitter por que é um meio que não pode ser
comprado.

O Governo da propaganda enganosa, da safadeza, e da compra de prefeitos, não paga nem o piso salarial dos professores.

BOBO DA CORTE DE MARANHÃO FICA NA LIDERANÇA DO PSDB ATÉ O CARNAVAL.

Secretária de comunicação da propaganda nazista do Governo Maranhão III, pede a cabeça do radialista Fabiano Gomes.

MAIS UM QUE A BANDIDAGEM DE MARANHÃO III NÃO CONSEGUIU COMPRAR.

ESSA E OUTRAS NOTÍCIAS
CLIQUE paraibahoje.wordpress.com

Meu amigo baiano

Fábio Mozart

Dizem que baiano burro nasce morto. E paraibano nem nasce! Conheci um cara a quem chamavam de Baiano, mas ele mesmo nunca definiu de onde veio. Foi assim: em 1972 eu editava um periódico literário por nome “Jornal Alvorada”. Arrumei emprestado com o prefeito de Itabaiana, Aglair da Silva, um maquinário gráfico antigo e montei minha tipografia numa casa de taipa no bairro Açude das Pedras. Não havia eletricidade, a impressora era manual. Meu ajudante chamava-se Biu Penca Preta. Por aí se percebe a imprestabilidade daquele empreendimento, sem muita ligação com a realidade.

Um dia me aparece um senhor de meia idade, alto e magro, cabelos compridos brancos, barbicha idem, maltrapilho e super gago. Pedia esmolas. Alguém o chamou de baiano e ficou assim batizado. Gostei do seu jeito, logo foi agregado à gráfica “sopapo” como ajudante. Dormia na casa, alimentava-se de pão e água, fumava muito. Queixava-se de uma dor de cabeça crônica. Para amenizar a dor, soltava bombas junto ao ouvido. Creio que sofria de um tumor cerebral.

Descobri que Baiano falava, lia e escrevia em inglês, alemão e espanhol, adorava ouvir as rádios estrangeiras em ondas curtas. E revelou-se para mim outro fenômeno: Baiano tinha uma memória excepcional. Decorava tudo que lia imediatamente. Sabia a Bíblia toda de cor.

Comprei um rádio velho para ele. Passava as noites ouvindo emissoras de outros países e fumando sem parar. De vez em quando soltava uma bombinha perto do ouvido para amenizar a dor. Esse homem cuja amizade me honrou, viveu conosco até morrer, certamente do mal de que se queixava. Por indecisão, negligência ou por outras razões, jamais soubemos de suas origens, do seu passado. Suas manias e seu jeito denotavam alterações patológicas. Sua mente guardava segredos acima do padrão normal.

Não existem vidas comuns. Cada uma esconde um milagre.

Eliane Brum é uma jovem jornalista, autora de um livro chamado “A vida que ninguém vê”. Nele, a autora afirma que “não podemos nos iludir com a cegueira do cotidiano”. Para ela não existem vidas comuns, existem olhos domesticados.

ILUSTRAÇÃO: “Cabeça de velho”, de Cândido Portinari

EXAMINA E RESPONDE

FREI FERNANDO

Queres ser fiel a Deus e viver segundo a Sua Vontade? Reza a Ele com o coração puro e de todo coração.

Queres vencer o pecado e todas as tentações? Reza com fervor e intimidade de coração, desejando o amor de Deus que nos traz plena satisfação.

Queres ser feliz todos os dias de tua vida e fazer a outros felizes? Aprende a viver com todo o teu ser: corpo, alma, mente e coração na presença do Altíssimo por tua oração. Então, experimentarás a felicidade dos eleitos e verás brilhar a glória de Deus pela vivência do amor fraterno.

Pergunta-te: como está minha oração? É oportunista ou doação de mim mesmo? É troca ou gratuidade? É escuta amoroso ou exigência para que se faça a minha vontade? É louvor, ação de graças, adoração ou lamúrias, questionamentos, reclamações? Qual é o sentido mais íntimo de minhas palavras à Deus?

Examina e responde, pois é muito importante para se saber como está o cultivo da comunhão com o Senhor pela vida de oração. Porque oração é atualização do encontro definitivo com Deus e também atualização da vida eterna neste vale de lágrimas.

“Antes de tudo, precisamos do silêncio, porque o fruto do silêncio é a oração; o fruto da oração é a fé. O fruto da fé é o amor; o fruto do amor é o serviço e o fruto do serviço é a paz”. (Madre Tereza de Calcutá).

Paz e Bem!

Frei Fernando,OFMConv.

acaminhodaeternidade.blogspot.com

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

DILMA QUER SER SUPERPOP. E O POVO QUER DEIXAR DE SER SUPERPOBRE

Governo muda tamanho das notas. Por acaso vocês sabem por quê? O Blog sabe: É pra caber mais na cueca do PT! Na meia do DEM! E na mala do PMDB!

O Estado tem dinheiro

O governador José Maranhão mandou que seus secretários fossem à Assembleia Legislativa explicar que o Estado não tem condições de dar aumento ao funcionalismo neste ano de 2010. Foi uma choradeira sem fim.

Muito bem, se o Estado não tem mesmo dinheiro em caixa, como assumir uma despesa a mais?

Ocorre que a história não é bem esta. O governo não tem porque estar chorando com falta de recursos. Querem uma prova? Então, lá vai:

- segundo dados da Secretaria da Receita Estadual, divulgados pelo jornal Contraponto, houve uma arrecadação recorde de ICMS neste mês de janeiro, superando até mesmo os valores registrados em dezembro, quando ocorrem as vendas do período de Natal.

- o Estado arrecadou em janeiro o total de 213 milhões e 500 mil reais. Em janeiro do ano passado, o ICMS tinha rendido apenas 157 milhões.

- tem mais: este é o quinto mês consecutivo em que o governo do Estado bate recorde na sua arrecadação de ICMS.

- pergunta-se: com tanto dinheiro entrando, o Estado não tem como dar um centavo sequer de aumento ao funcionalismo?

Conta outra…

Marcus Ubiratan: não, não, não, não!!!!

Se alguém tem alguma esperança sobre a possibilidade de reajuste salarial para o servidor é bom enterra-la porque o secretário de Finanças do Estado, Marcus Ubiratana, a eliminou-a ontem ao negar não três, mas quatro vezes a possibilidade aumento.

“Não, não, não, não!!”, disparou Ubiratan, quando provocado sobre o assunto. As justificativas são as mesmas, embora o funcionalismo não engula: queda de receita e excesso aos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Depois de nomear filhos de desembargadores, comprar prefeitos e fazer uma farra de nomeações no estado, Maranhão diz não ter dinheiro para dá aumento.

Governo diz que não há como contratar ou dar aumentos em 2010.

O secretário de Planejamento do Governo da Paraíba, Osman Cartaxo, representou na tarde desta quinta-feira (4) o governador José Maranhão (PMDB) na abertura dos trabalhos legislativos de 2010 e na Assembleia Legislativa da Paraíba deixou um recado que vai deixar preocupado muito servidor público e muito aprovado em concurso: "O Governo do Estado está 2,25% excedente no que diz respeito à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e só vai poder conceder aumento ou contratar os aprovados em concurso se houver aumento na receita estadual".

Ele é taxativo ao dizer que a preço de hoje isto é simplesmente impossível, até porque "a lei é impeditiva neste sentido". Ele explica que o Governo hoje destina 51,25% de sua receita no pagamento da folha de pessoal, quando o limite previsto por lei para o Poder Executivo é de apenas 49% . "Estamos 2,25% acima do limite e pela lei nós temos que nos adequar até agosto de 2010", destacou. "Não existe segredo. Ou nós conseguimos aumentar as receitas ou seremos obrigados a cortar gastos", completou.

Osman admite que esta não é uma medida positiva do ponto e vista político, mas alerta para a necessidade de se respeitar a LRF. "O aumento salarial para os atuais servidores públicos estaduais ou a contratação de novos servidores está condicionado ao aumento da receita", resumiu.

Maranhão I = 4 anos sem aumento.
Maranhão II = 4 anos sem aumento.
Maranhão III = 2 anos sem aumento.
A Lei do Piso Nacional dos Professores, ele não cumprir.
Além de passar 10 anos sem dá aumento, Maranhão III não faz concurso, e nem coloca quem passou.

Candidato gastará de R$ 600 mil a R$ 20 milhões de reais.

Publicitário calcula que, somente para deputado federal, os principais nomes gastarão R$ 28 milhões na Paraíba.

Quanto gasta um deputado federal para se reeleger? E um deputado estadual? Quanto custa a campanha de um candidato a deputado federal que não tem mandato? E um candidato a senador, quanto gasta numa campanha eleitoral na Paraíba?

Um candidato que vai se candidatar pela primeira vez a deputado federal terá que gastar entre 3 a 4 milhões de reais.

Para quem já é candidato a média é de 2 milhões.

Para deputado estadual, o candidato que já tem estrutura gastará no mínimo 600 mil reais.

Os gastos de uma campanha para senador vão variar entre R$ 10 milhões para quem tem patrimônio e apoio da maquina administrativa e R$ 13 milhões para quem não tem apoio de alguma esfera do governo.

Para governador, os gastos se elevam R$ 20 milhões em dinheiro vivo.

Os políticos gastam toda essa dinheirama numa campanha eleitoral na avaliação de Carlos Roberto, distribuindo dinheiro vivo para eleitores (escondido), pagando a publicidade de campanha, a produções do programa eleitoral para a TV e a produção do programa eleitoral para o rádio.

E mais: Pagando combustível, alimentação e assessoria de imprensa, divulgando na internet e em jornais, bem como pagando a impressão de material gráfico diverso. E ainda: mandando dinheiro para cabos eleitorais, prefeitos e vereadores nos municípios para que possam se engajar na campanha.

FORA O CAIXA DOIS!

Vice - presidente do Tribunal de Justiça se empenha na campanha de Maranhão III

Filho de Fátima Lopes revela empenho de vice-presidente do TJ na campanha de José Maranhão.

"A desembargadora Fátima já tinha convocado a defensora para encabeçar a campanha de Maranhão na ala feminina"

O filho da chefe da Defensoria Pública Fátima Lopes, Davi Lopes, revelou que a desembargadora Fátima Bezerra está empenhada na campanha de reeleição do governador José Maranhão (PMDB). Sem querer, Davi, durante uma entrevista ao programa Correio Debate, do Sistema Correio de Comunicação, ao comentar a morte da sua mãe em um acidente de trânsito, disse que ela era uma mulher que chegava com um projeto novo e que havia sido convidada pela esposa do atual governador para encabeçar a campanha de José Maranhão na ala feminina. O áudio foi exibido durante o Paraíba Notícias da Líder FM.

“A mulher não parava. Diariamente ela chegava com um projeto novo. A desembargadora Fátima já tinha a convocado para encabeçar a campanha de Maranhão na ala feminina. Ela estava empolgadíssima com isso, com esse projeto. Estava vibrando, estava querendo já articular, já entrar no meio político, fazer as articulações da ala feminina, volto a repetir”, disse Davi sobre a mãe, durante a entrevista.

Ao abordar esse tema, durante a entrevista, ele revelou que a desembargadora Fátima, vice-presidente do Tribunal de Justiça, está empenhada na campanha antecipada de reeleição do marido. Fátima Lopes, como é do conhecimento de várias pessoas, é amiga da desembargadora desde a juventude. Fátima Lopes integrava, junto com a desembargadora, o grupo de cinco amigas, que estudaram juntas no Colégio Lourdinas e que continuam se encontrando apesar do passar do tempo.

Fátima Lopes morreu na manhã do dia 24 de janeiro, enquanto se dirigia com o marido a uma missa na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no Bairro do Miramar. Por volta das 6h, o veículo Cross Fox do casal foi atingido por uma Pick-up Mazda (placa MNY-1981), conduzida pelo psicólogo Eduardo Henriques Paredes do Amaral, de 29 anos. O suspeito, que subia a Epitácio Pessoa no sentido Centro-Praia, estava voltando do Mercado da Torre, onde foi tomar café da manhã após sair de uma boate no Centro da Capital. Ela morreu a caminho do Hospital de Emergência e Trauma, depois de sofrer várias paradas cardíacas.

JUDICIÁRIO NAS MÃOS DA FAMÍLIA MARANHÃO

Efraim Morais: sentenças judiciais não podem virar mercadoria política.

Efraim Morais revela ao Congresso Nacional o medo da PB em ver o Judiciário nas mãos da família Maranhão...

Num discurso de vinte minutos, do alto da tribuna do Senado Federal, o senador Efraim Morais (DEM) levou ao Congresso Nacional nesta quarta-feira denúncias que circulam na imprensa paraibana apontando suposto uso do Poder Judiciário pelo governador José Maranhão (PMDB) para assegurar apoios políticos com vistas às eleições de 2010.

“Trago notícias inquietantes que envolvem o processo eleitoral na Paraíba dando conta de que o governador José Maranhão estaria envolvendo o Tribunal de Justiça e o Tribunal Regional Eleitoral em barganhas políticas, onde a mercadoria se traduz em sentenças judiciais”, disparou o senador.

Ao destacar que José Maranhão é casado com a vice-presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, o senador democrata disse que os paraibanos não poderiam aceitar que o governador junto com a esposa, desembargadora Fátima, use seu prestígio para interferir no andamento de processos de cassação de vereadores, prefeitos e deputados em troca de apoio político.

No discurso, ele lembrou das declarações do ex-deputado Tião Gomes, aliado do governador Maranhão, segundo o qual, o prefeito de Areia, Élson Cunha Lima, só aderiu ao esquema governista para se livrar de processos na Justiça.

E leu, na íntegra, artigo escrito pelo signatário do blog de Luiz Torres, intitulado Judiciário: entre o que é certo e a política, cobrando explicações por parte do Poder Judiciário e do próprio governador Maranhão.

“Não podemos conviver com o silêncio das duas partes (de Maranhão e da desembargadora Fátima) porque não queremos recorrer à máxima que diz: quem cala, consente”, finalizou.

PMJP - Prefeito Ricardo Coutinho

‘Folia de Rua’ começa hoje em JP com Alceu Valença e Elba Ramalho.

Preparem as serpentinas, os confetes e as fantasias, pois o projeto ‘Folia de Rua’ tem início nesta sexta-feira (5), às 19h, trazendo muita alegria para os pessoenses e turistas na capital. Na abertura da prévia carnavalesca, atrações como Alceu Valença e mais dez artistas paraibanos - Renata Arruda, Diana Miranda, Beto Brito, Gracinha Telles, Paulo Ditarso, Ragina Braw, Lis Albuquerque, Anay Claro, Jairo Madruga e a Orquestra de Frevo Parahyba POP - se apresentarão no palco principal, montado no Ponto de Cem Réis, Centro de João Pessoa.

Os investimentos da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) para o Carnaval 2010 da Capital ultrapassam a casa de R$ 1,2 milhão. Os custos contabilizados somente pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) chegam a R$ 767.700,00. Outras secretarias e órgãos municipais investiram R$ 400 mil em custos de serviços e suportes (segurança, ordenamento de trânsito, infraestrutura, limpeza e atendimentos emergenciais móveis).

Do montante investido pela Funjope foram destinados R$ 150 mil ao projeto 'Folia de Rua', mais R$ 150 mil para contratações de atrações e serviços do bloco 'Muriçocas do Miramar' , além de R$ 150 mil em apoio ao carnaval dos bairros.

Tradição - Com início datado oficialmente em 1918, o Carnaval Tradição chega aos seus 92 anos de muita resistência. Este ano, visando a valorização de um dos eventos mais tradicionais da Capital, a Gestão Municipal disponibilizou R$ 150 mil para a organização e infraestrutura do evento que cobriram os custos com a comissão julgadora, premiação e montagem da estrutura do desfile da avenida Duarte da Silveira.

No caso das agremiações carnavalescas a PMJP disponibilizou uma subvenção no valor de R$ 135.500 e outros R$ 32.200 para cobrir os custos com as prévias do 'Carnaval Tradição' em cinco bairros da Capital.

O diretor executivo da Funjope, Chico César, explica que "estes valores investidos mostram que João Pessoa encontrou o seu próprio caminho para realizar os festejos carnavalescos, uma vez que o carnaval da cidade, com as suas gigantescas prévias como 'Folia de Rua', 'Muriçocas do Miramar' e prévias nos bairros, começam bem antes do Carnaval de outras cidades, para terminar apenas na quarta-feira de cinzas".

Chico César ressalta ainda que é "neste sentido que o poder público municipal faz a sua parte quando apóia todas as manifestações carnavalescas, mas prioriza o Carnaval Tradição. Entretanto, falta que a iniciativa privada local, regional e nacional abracem de fato a cidade como parceira, neste evento que cresce ano a ano e envolve cada vez mais pessoas, entre paraibanos e turistas".

Do PT, Jeová diz que ser servidor público na Paraíba é privilégio, mas não troca mandato por emprego no governo.

O deputado estadual Jeová Campos (PT) fez uma brincadeira com o servidor público estadual. Ao defender o voto a favor do veto que derruba emendas garantindo reajuste salarial para o funcionalismo estadual, o deputado petista disse que ser servidor público na Paraíba é um privilégio.

“Somos um estado em que mais de um milhão pessoas vive de Bolsa Família”, justificou.

Com salário superior a R$ 10 mil, férias de quase 50 dias por ano, trabalho de terça a quinta e ainda verbas extras, Jeová Campos certamente não quer trocar o mandato de deputado pelo privilégio de ser servidor público do governo.

A gente ouve tanta coisa...

O Assassino Gustavo Procópio só vai continuar preso porque matou uma PROCURADORA. ESSA É A NOSSA JUSTIÇA!

Juiz nega pedido de habeas corpus ao psicólogo acusado pela morte da defensora pública Fátima Lopes...

O juiz substituto do do 2º Tribunal do Júri, Gustavo Procópio, negou na manhã desta sexta-feira (5), o pedido de habeas corpus impetrado pelo advogado do psicólogo Eduardo Paredes, acusado pela morte da defensora Fátima Lopes em uma acidente de trânsito.

Na quarta-feira (3), o promotor do 2º Tribunal do Júri da Paraíba, Márcio Gondim, mudou a decisão sobre a liberdade provisória e foi favorável à soltura do psicólogo onde o parecer do Ministério Público passou a apontar que o acusado tem o direito de responder ao processo em liberdade. Tal mudança teria ocorrido após Gondim receber o inquérito policial, passando a ter elementos que pudessem justificar a liberdade do psicólogo Eduardo Paredes.

Com a decisão do juiz, Eduardo Paredes permanece detido no Centro de Ensino, no bairro de Mangabeira, em João Pessoa, até o julgamento.

Ricardo Sérvulo desiste de disputar vaga de desembargador e anuncia apoio a Zeca Porto.

Ricardo Servúlo desiste e já anunciou apoio ao nome de Zeca Porto Alegando que não tinha tempo para trabalhar sua campanha a desembargador do Tribunal de Justiça, na vaga que cabe a OAB, seccional da Paraíba, o advogado Ricardo Servúlo abriu mão de sua candidatura. Anunciou que irá apoiar o nome do advogado Zeca Porto, um dos nomes apresentado para ocupar uma cadeira no Pleno do TJ.

Servúlo comunicou oficialmente, através de ofício a Comissão Eleitoral da OAB, a sua decisão. “Foi muito difícil a desistência, pois só em disputar a vaga é honrado para qualquer advogado”, afirmou. Ele justificou a desistência o fato de não ter tempo para trabalhar a sua campanha.

“Estamos com uma grande demanda, sobretudo nas áreas eleitoral e criminal e por esse motivo estamos desistindo”, afimou Ricardo Servúlo.

Ele adiantou que a decisão foi muito difícil, mas que encontrou na família e nos amigos o apoio para desistir da disputa que ocorrerá em março. “Estamos abrindo mão da disputa, mas vamos participar indiretamente apoiando o nome de Zeca Porto”, concluiu.

Ricardo abre ano letivo, entrega quadra e amplia acesso à internet.

O prefeito Ricardo Coutinho abriu oficialmente nesta quinta-feira (4) o ano letivo 2010 da rede municipal de ensino, em solenidade realizada na Escola Damásio Barbosa da Franca, no Varadouro. Na ocasião, foi inaugurada a nova quadra poliesportiva da unidade, 22ª construída na atual administração, e assinado o Termo de Adesão ao serviço de comunicação multimídia para as escolas públicas urbanas, com a empresa OI, que vai ampliar o acesso dos colégios à internet banda larga.

Durante a solenidade, Ricardo Coutinho falou que a expansão da cobertura da internet banda larga nas escolas da Capital tem como principal objetivo a inclusão digital. "Estamos expandindo a cobertura visando tornar acessível uma coisa que é essencial: a inclusão digital, pois em qualquer profissão as pessoas têm que saber trabalhar com computador e internet. Estamos procurando capacitar não só os nossos estudantes, mas a população", disse Ricardo, acrescentando que uma das metas da Educação para 2010 é dar condições para que todo professor efetivo tenha acesso a um laptop.

O prefeito ainda revelou que a partir de março a Prefeitura da Capital começa a fazer a instalação do 'João Pessoa Digital', programa que vai possibilitar o acesso da população à internet em vários pontos da cidade. Ricardo ainda fez um rápido balanço das ações desenvolvidas pela atual gestão na área da Educação. "A Prefeitura vem buscando recuperar e dotar a rede educacional de condições adequadas para as aulas e para o bem-estar dos estudantes. Este é o 22º ginásio construído nessa administração, além de 178 novas salas de aula. Oito escolas-padrão foram entregues e três estão sendo construídas", enumerou Ricardo Coutinho.

O diretor de Relações Institucionais da Empresa OI, Antônio Sérgio Freitas Carvalho, parabenizou a Prefeitura pela expansão da internet banda larga. "Queria dizer da alegria da OI em estar presente com essa parceria, com o projeto de banda larga nas escolas, que estaremos entregando na sua totalidade agora em outubro de 2010", disse Antônio Sérgio.

A secretária de Educação, Ariane Sá, ressaltou que a Escola Damásio Barbosa da Franca, com a quadra poliesportiva e a internet banda larga, está muito mais preparada. Ela também falou sobre o início do ano letivo e lembrou o prêmio 'Escola Nota 10' e demais projetos e programas desenvolvidos pela Secretaria de Educação. "Temos garantido que as escolas municipais tenham espaço adequado para que a criança seja bem acolhida. Melhoramos muito, mas queremos melhorar mais ainda", afirmou Ariane Sá.

Kits do estudante – Durante a solenidade de abertura do ano letivo das escolas municipais, a secretária Ariane Sá contou que todas as unidades já receberam os livros didáticos e fez a entrega simbólica ao aluno Jonathan Diogo, do kit do estudante, composto por material escolar. O kit está sendo distribuído em toda a rede.

Já nos kits de fardamento, cuja entrega será em março, o estudante recebe calça, camisa, short, sapato e meia. Para os alunos dos Creis são dois shorts, duas camisetas (com manga e sem manga), sandália no lugar do sapato e uma maleta (frasqueira) no lugar da bolsa.

Ginásio – Na obra do novo ginásio da Escola Damásio Barbosa da Franca foram investidos aproximadamente R$ 500 mil. A estrutura segue padrões de qualidade e possui área correspondente a 20x30 metros quadrados, cobertura metálica, vestuários feminino e masculino, dois lances de arquibancadas, piso em concreto polido e dois portões de acesso. Em 2010, a Prefeitura deverá construir mais seis ginásios. O processo licitatório está em tramitação na Secretaria de Planejamento.

A diretora da unidade educacional, Maria do Socorro Albuquerque, disse que a obra é motivo de orgulho para toda a comunidade estudantil. "Quero reafirmar que todos que fazem a Escola Municipal Damásio Barbosa da Franca estão orgulhosos, felizes e agradecidos por essa grande aquisição", frisou.

WATEAU E AS VIVANDEIRAS DO MAGO

Fernando Eneas

Conforme o dicionário Online de português, “As vivandeiras eram mulheres que acompanhavam os soldados, a pé ou em carroções atrás das colunas, nas marchas para os combates ou nas retiradas, pra tratá-los, fazer-lhes comida e dormir com eles nos acampamentos”.

É uma gente que o marechal Castello Branco se referia, há mais de 40 anos, como as “vivandeiras alvoroçadas” provocadoras de extravagâncias.

Lamentável que, na contramão da sedução demo-tucano, Wateau Rodrigues surpreenda, na condição de vivandeira em defesa do seu mago- patrão.

Surpreende que aquele comunista Wateau Rodrigues, em gesto isolado e divorciado do seu partido, venha aquecer o festival mexeriqueiro que assola a Paraíba, assumido a condição de mais uma dessas muitas “vivandeiras”, hoje tão em voga em nossa Paraíba, terra assolada por perversas e equivocadas administrações.

A realidade demonstra que há pessoas que parecem mesmo ter nascido para essa vida-vivandeira.

Sem um histórico político-partidário que as melhor credenciem e, na condição de eternos coadjuvantes, enveredam pelo caminho fácil do oportunismo-aventureirista na política. É passam a arrotar sandices na base do “se colar colou”. Tudo para mostrar serviço ao eventual patrão.

Por vezes exageram no enredo e erigem o palco das bufonarias, onde reinam os bobos da corte, os grilo falantes, os promotores de fuzarcas e as vivandeiras agitadas.

O perigo de tudo isso é que, enganam-se aqueles que pensam que os bobos e as vivandeiras são apenas meros patrocinadores de bufonarias a serviço do entretenimento.

Os realmente talentosos urdem na teia das suas extravagâncias a política que melhor apraz aos seus patrões.

A história registra que há casos de truões-vivandeiros que venceram na prática do ofício.

LEIA NA ÍNTEGRA

Não existem vidas comuns

Fábio Mozart

Encontrei o Professor Benjamim, um dos meus raros leitores, no Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, em Itabaiana. Ele veio entregar cerca de 200 livros da Universidade Estadual da Paraíba para a biblioteca comunitária Arnaud Costa que acabamos de inaugurar. O mestre perguntou de chofre:

– Por que você fala tanto em Itabaiana e Mari, e pouco menciona Timbaúba, sua terra natal?

Pergunta pouco desafiadora, posto que fácil de responder. É que saí de Timbaúba com apenas 8 anos de idade. Morei 25 anos em Itabaiana, onde vi, ouvi e vivi tudo o que foi interessante para minha formação, nada de excepcional ou extraordinário, um passado “pouco recomendável” perante a sociedade. Mas é como disse o pensador: aquilo que vem ao mundo para nada perturbar não merece nem contemplações nem paciência. Foi com esse pensamento que meu professor Zenito Oliveira procurou me conhecer, quando chegou a Itabaiana com sua Irene Marinheiro.

– Quem é aquele barbudo?

– Um comunista metido a boêmio, frequentador de puteiro.

– Pois é com esse povo que eu gosto de conviver – disse o mestre Zenito.

Dito e feito. Ficamos amigos, gostei de sua franqueza, ele admirou minhas ideias meio confusas na política e nas artes, e assim formamos uma patota. A imagem mais remota que guardo de Zenito foi quando, por obra e desgraça dos lambe-botas da ditadura e meia dúzia de falsos moralistas, nosso professor e amigo Idalmo foi expulso do Colégio Estadual. Zena foi um dos poucos colegas de profissão a ficar ao lado do nosso “senador”, um ato de muita coragem naqueles tempos safados.

Mas estou eu tergiversando. Quero falar mesmo é de Timbaúba, nas remotas eras de minha infância. Foi na Princesinha da Serra onde nasci na Rua do Sapo. Depois fomos morar no bairro Timbaubinha, numa casa de esquina em frente a uma praça que ainda hoje está lá. Foi onde bateram essa “chapa”. O quinto menino da direita sou eu aos oito anos. Ao meu lado, meu primo Josué de camisa listrada, o cara que construiu uma máquina de projetar filme, um encantamento para meus olhos de garoto pobre. Era uma caixa de sapato com lâmpada vazada e cheia d’água. O filme, pedaços de fita que arrumavam no cinema Alvorada. Nunca esqueci aquele projetor. Essa imagem fantástica ainda hoje está viva na minha emoção. Minha aspiração intensa passou a ser construir um daqueles aparelhos encantados.

Daquele grupo de pessoas, só minha mãe está comigo. Os demais, não sei onde o destino os levou. Sei que minha tia Judite, ao fundo, ao lado de mãe com o garoto, faleceu. Esse garoto é meu irmão Nôca. Fico refletindo: onde estarão essas pessoas hoje? O que foi feito de suas vidas? Não existe vida comum. Cada uma esconde um milagre. Sabe o que faria se tivesse grana? Investiria numa busca insistente para recuperar a história individual de cada figura dessa foto antiga.

Amanhã falarei de um cara excepcional que conheci em Itabaiana. Não percam esse eletrizante capítulo da novela “Não existem vidas comuns”.

www.fabiomozart.blogspot.com

PRÊMIO LEONILLA ALMEIDA – Socorro Andrade

A cidade de Salgado de São Félix estará representada no Prêmio Leonilla Almeida pela líder comunitária Socorro Andrade. Ela é presidente da Associação Rural dos Agricultores de Feira Nova. Sua luta pela dignidade do trabalhador rural já rendeu frutos como a construção do açude que beneficia diretamente mais de dois mil moradores daquela região rural de Salgado de São Félix. Sua atividade tem grande importância no cotidiano dessas comunidades, buscando lutar pelos direitos das famílias, promovendo formas de se buscar melhorias para a localidade e servindo, muitas vezes, de mediadora de conflitos.

O Prêmio Leonilla Almeida será entregue em março, no Ponto de Cultura Cantiga de Ninar. Estamos tentando trazer para o evento as famosas poetas repentistas Mocinha de Passira e Minervina Ferreira.

O DISCERNIMENTO DOS ESPÍRITOS

FREI FERNANDO

Discernimento dos espíritos, dom do Espírito Santo que nos dá a conhecer o vem e o que não vem de Deus; como escreveu São Paulo: “Ora, nós não recebemos o espírito do mundo, mas sim o Espírito que vem de Deus, que nos dá a conhecer as graças que Deus nos prodigalizou”. (1Cor 2,12).

Douto nesse entendimento, São João nos exorta: “Caríssimos, não deis fé a qualquer espírito, mas examinai os espíritos para ver se são de Deus, porque muitos falsos profetas se levantaram no mundo. Nisto se reconhece o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo se fez carne é de Deus; e todo espírito que não confessa Jesus esse não é de Deus, mas é o espírito do Anticristo de cuja vinda tendes ouvido, e já está agora no mundo.

Vós, filhinhos, sois de Deus, e os vencestes, porque o que está em vós é maior do que aquele que está no mundo. Eles são do mundo. É por isto que falam segundo o mundo, e o mundo os ouve. Nós, porém, somos de Deus. Quem conhece a Deus, ouve-nos; quem não é de Deus, não nos ouve. É nisto que conhecemos o Espírito da Verdade e o espírito do erro”. (1Jo 4,1-6).

Para uma melhor compreensão desse dom do Espírito Santo, temos uma bela explanação do Bispo Diádoco de Foticéia, cujo título é: A ciência do discernimento dos espíritos vem da percepção da Inteligência. Eis como ele se expressa:

“A luz da verdadeira ciência está em discernir sem errar o bem do mal. Feito isto, a via da justiça que leva a mente à Deus, sol de justiça, introduz então a inteligência naquele infinito fulgor do conhecimento, que lhe faz procurar daí em diante, com segurança, a caridade.

Os que combatem precisam manter sempre o espírito fora das agitações perturbadoras para discernir os pensamentos que surgem: guardar os bons, vindos de Deus, no tesouro da memória; expulsar os maus e demoníacos dos antros da natureza. O mar, quando tranquilo, deixa os pescadores verem até o fundo, de sorte que quase nenhum peixe lhes escape; mas, agitado pelos ventos, ele esconde na turva tempestade aquilo que se via tão facilmente no tempo sereno. Assim, toda a perícia dos pescadores se vê frustrada.

LEIA NA ÍNTEGRA
CLIQUE freifernando.wordpress.com

acaminhodaeternidade.blogspot.com

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

GOVERNO MARANHÃO III - Ilegal, imoral e engorda

Está confirmado. Pelo menos 2,2% do que se gasta com pessoal no governo Maranhão III é ilegal. Foi, em outras palavras, o que disse o secretário Osmam Cartaxo, do Planejamento, ao fazer a leitura da mensagem do Executivo na reabertura dos trabalhos da Assembleia.

Segundo ele, o governo está trabalhando acima da Lei de Responsabilidade Fiscal. O que enterra a esperança de reajuste salarial para o servidor em 2010. E exige que o governo se enquadre na margem de 49% da Receita Corrente Líquida com pessoal, ou aumentando receita ou cortando folha.

Eis o ponto central: cortar a folha. Tomando como verdade, a mensagem do governo indica que o Estado não pode mais contratar um servidor sequer. Seja por concurso, contrato ou comissão. E deveria até afastá-los, já que chora perdas de receitas.

E por que o Diário Oficial do Estado, diariamente, está cheio de nomeações?

Se o governo não pode aumentar salários por causa dos limites da receita. Também não poderia engordar a folha. Cada nomeação, portanto, que sai publicada no Diário Oficial do Estado, sem a retirada de outro servidor, deve ser considerada um ato irresponsável.

E também desmancha a falácia do impedimento do reajuste. Somente a divulgação da folha de pessoal por parte do Tribunal de Contas do Estado em março próximo poderá identificar o real problema.

Será que a folha gorda é que deixa os salários magros?

Efraim diz que Maranhão não gosta do Twitter por que é um meio que não pode ser comprado.

O governador vem sendo acusado por integrantes da oposição de tentar “calar” a imprensa.

“Twitteiro” assumido, o deputado federal Efraim Filho (DEM) usou o microblog na tarde de hoje para dizer que o atual chefe do executivo, José Maranhão (PMDB) não gosta do novo meio de comunicação virtual, pois é um canal que ele não pode comprar.

O governador vem sendo acusado de tentar “calar” a imprensa. A ação seria intermediada pela secretária de Comunicação, Lena Guimarães, que usaria “agrados financeiros”, a exemplo de contratos milionários com emissoras de rádio, tevê, jornal e portais, numa tentativa de esconder as ilicitudes praticadas pela administração estadual. As acusações vêm sendo feitas pela oposição.

Segundo as informações, alguns jornalistas, a exemplo de Fabiano Gomes, demitido do sistema Arapuan e Adelton Barbosa, afastado da rádio Tambaú FM, teriam sido vítimas dessa possível tentativa do Governo do Estado, em reprimir a imprensa paraibana.

Clique aqui e confira twitter.com/EFRAIMFILHO

PEC 300 divide Câmara, líderes dos PMs e bombeiros e corre risco de não ser votada.

Ela embalou as duas primeiras sessões da Câmara. Não foram poucos os deputados que subiram à tribuna para defendê-la. Pelos corredores, dezenas de manifestantes cobravam a sua aprovação. Todo esse clima, porém, não foi o suficiente para garantir a sua aprovação. A PEC 300/08, que atrela o salário inicial dos policias e bombeiros militares aos vencimentos dos seus colegas do Distrito Federal, está ameaçada. Mais do que isso, a PEC divide líderes dos PMs e bombeiros e parlamentares. E, por conta dessa polêmica, corre o risco de sequer ser votada.

O presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), vai propor aos líderes partidários, na próxima semana, que a Casa deixe de lado a proposição e analise em seu lugar a PEC 446/09, que cria o piso salarial para os servidores policiais e remete a definição do novo valor a uma lei federal, a ser enviada pelo Executivo ao Congresso no prazo máximo de um ano. Em tese, poderia ser um avanço. O problema é que ela não dá nenhuma garantia de isonomia salarial às categorias, igualando os vencimentos, como sugere a PEC 300, ao que ganham os PMs e bombeiros do DF.

A PEC 300 aumenta para R$ 4,5 mil o salário inicial dos praças e para R$ 9 mil o dos oficiais. Atualmente, a média nacional é de R$ 1.814,96. E é justamente nesse ponto que a PEC empaca e começa a gerar resistências. De saída, nem todos os estados teriam recursos em caixa para pagar um aumento que, em alguns casos, será de mais de 100%. Para resolver isso, o texto estabelece que a União terá de ajudar, por meio de um fundo próprio, os governos estaduais não conseguirem arcar com o piso. O Rio Grande do Sul, com R$ 850, e o Rio de Janeiro, com R$ 900, são os estados com salário inicial mais baixo da categoria. Aí, transfere-se o problema para o governo federal, que teria, então, de arcar com o dinheiro. Um impacto que, calcula-se, poderia ser de mais de R$ 3 bilhões nas contas públicas. Assim, parlamentares da base do governo e oposicionistas ligados a governos que teriam de recorrer aos cofres para pagar o aumento, como os tucanos ligados a José Serra, de São Paulo, uniram-se contra a PEC. E em busca da solução pensada pelo presidente da Câmara.

Ganha, mas não leva

LEIA NA ÍNTEGRA

PROPAGANDA ENGANOSA! SERÁ?

Pela declaração firme do Desembargador Nilo Ramalho atestando e garantindo a idoneidade e isenção do TRE parece que o grupo de Maranhão anda fazendo propaganda enganosa.

Eles prometem um acesso que não tem à Justiça e sugerem troca de soluções em processos por apoio político.

Com isso maculam a imagem do judiciário e acabam não entregando a mercadoria que prometeram.

Falando mal dos amigos

Fábio Mozart

O grande Ariano Suassuna fez o público gargalhar em uma de suas “aulas-espetáculo” a respeito do disse-me-disse:

− Tem coisa melhor do que falar de um amigo pelas costas? Veja bem: o sujeito desafoga um infortúnio do espírito e ainda preserva o amigo...

Pois vou disseminar umas especulações que andam fazendo em torno do meu amigo Ferreirinha, Presidente do Gayrreiros do Vale, organização não-governamental que trabalha pela afirmação dos direitos humanos em Itabaiana. Um rapaz por nome Jailson Andrade, por sinal dono de uma ótima redação, acima da média, enviou mensagem onde pede para divulgar denúncias que faz contra Ferreirinha. Segundo ele, o líder dos Gayrreiros vem cometendo desmandos à frente da entidade, terminando por manobrar “nas caladas da noite” para impedir a realização de eleições, onde o próprio Jailson seria candidato de oposição, conforme entendi. Diz que Ferreirinha mudou os estatutos, configurando-se num “golpe branco” contra a democracia interna da associação.

Como manda o bom jornalismo, remeti mensagem ao próprio Ferreirinha para saber de sua versão sobre o fato. Recebi resposta que depois publico. Não faço julgamento pessoal, quem sou eu para julgar as pessoas?

Vivemos um momento proativo na vida cultural de Itabaiana, apesar das brigas políticas contraproducentes e das atitudes um tanto mesquinhas de algumas figuras. Temos aí o Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, contribuindo com essa efervescência cultural há muito tempo esperada. Hoje vemos grupos teatrais, grupos de dança, movimento de artistas plásticos, artesãos, cineastas e compositores produzindo e tentando mostrar sua arte. O Gayrreiros do Vale é uma entidade que soma nessa interatividade, ajudando a sociedade a transpor seus problemas sociais, denunciando e fazendo sua parte, como provam os diversos projetos sociais e culturais já desenvolvidos.

Se há problemas internos a resolver, quero mais é que sejam achadas soluções de consenso, sem que para isso venhamos a crucificar fulano ou beltrano, mesmo porque, uma entidade que tem como princípio a “humanização do ser humano” não pode entrar em disputa acirrada por valores nocivos como ganância pelo poder, falta de visibilidade e intrigas próprias de partidos políticos burgueses, se bem que até incluo os ditos socialistas nessas práticas.

Proponho ao Jailson e ao Ferreirinha, e demais interessados, um grande debate público, aberto e democrático, para dirimir as dúvidas e colocar a disputa em níveis civilizados. Para o bem da sociedade como um todo. E para o convívio harmonioso dos que acreditam na coesão da unidade social.

www.fabiomozart.blogspot.com

FOTO – Ferreirinha lidera ONG que atua na defesa dos direitos humanos

Universidades doam livros para a Biblioteca Comunitária Arnaud Costa.

As universidades Federal e Estadual da Paraíba doaram 412 livros para a Sociedade Amigos da Rainha do Vale do Paraíba, especificamente para a Biblioteca Comunitária Arnaud Costa, inaugurada no dia 29 de janeiro último.
“A doação foi feita por tratar-se de um trabalho voltado para a área social”, disse Rita da Silva Leite, Bibliotecária da Biblioteca Central da UFPB. O professor Benjamim, representando a Universidade Estadual da Paraíba, foi quem fez pessoalmente a entrega da doação da UEPB. A Biblioteca planeja realizar uma oficina para ensinar a catalogar e organizar os livros. “Há voluntários que querem colaborar com a biblioteca, mas para isto eles precisam ter conhecimentos mínimos de como organizar e sistematizar os empréstimos dos títulos”, disse Fábio Mozart, Presidente da entidade.

Doações

Para a líder comunitária Rosimere, as doações são importantes para manter a biblioteca. “Estamos em fase de estruturação e qualquer doação será bem-vinda”, disse. A associação precisa adquirir, além de livros, estantes para organização das obras e um aparelho de ar condicionado. “Em breve construiremos um novo espaço para melhor atender a comunidade”, informou Rosimere. Ela avisa que quem quiser fazer doações de livros ou de estantes e armários pode entrar em contato pelo telefone (83) 3281.2807 ou 9926-7782. A biblioteca comunitária fica localizada na Galeria Lins, nº 16, ao lado do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, em Itabaiana.

www.pccn.wordpress.com

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Joseph Goebbels de saia do Biônico Maranhão III

Parece que a secretária de comunicação do Governo Maranhão III, Regirlene Guimarães (Lena Guimarães), não se cansa de tramar contra os colegas. Lena tem usado o cargo, que, diga-se de passagem, não é eterno, para perseguir “colegas” e pedir cabeças aos donos de veículos de comunicação da Paraíba. “Quem fizer crítica ao Governo do estado que se cuide, pois será perseguido e até banido dos meios de comunicação paraibanos”

Os cães ladram e a caravana passa; RC se despede com serenidade dos vereadores.

O prefeito Ricardo Coutinho usou a serenidade como arma para enfrentar os seus adversários políticos hoje pela manhã na abertura dos trabalhos legislativos da Câmara Municipal. Sem ser incomodado e sem dar atenção ao pequeno grupo de manifestantes convocados pela oposição, Ricardo fez um último balanço de sua gestão já que estará entregando o cargo em abril para ser candidato ao Governo pelo PSB. O prefeito aproveitou o discurso para enfatizar a necessidade que a Prefeitura teve de fazer novas contratações em razão do volume de obras e do conseqüente e significativo crescimento da cidade.

Ricardo chegou acompanhado de todos os secretários municipais e foi saudado pelo presidente da Casa, vereador Durval Ferreira. De forma concisa e objetiva, ele expôs todo o esforço empreendido nas duas gestões para impor a capital um ritmo de desenvolvimento que a distinguiu dos demais municípios paraibanos.

Ricardo fez uma prestação de contas nas áreas de Educação e Saúde que foram prioridades de sua gestão. Ressaltou também o esforço realizado por sua gestão na área de emprego e renda citando o Empreender-JP, que se tornou referência para o Estado e para municípios de todo o país.

O discurso do prefeito socialista não foi abafado pelo barulho dos manifestantes contratados pela oposição. Ao contrário do que alardearam muitos como Nadjá Palito, Marcone Paiva e Severino Paiva não compareceram a solenidade e nem justificaram as ausências.

Já o professor Barreto compareceu, mas declinou da primeira fila. O iracundo ex-auxiliar de Ricardo preferiu ocupar os arredores da Câmara incentivando uma pequena claque e uma bandinha carnavalesca com músicas chistosas.

A verdade é que, a oposição convocada pelo vereador Hervázio Bezerra não produziu o impacto prometido e o tumulto foi administrado pela segurança da Casa. Ricardo despediu-se dos vereadores de forma tranqüila, guiando a sua caravana e ouvindo os cães ladrarem.

OSCAR POLÍTICO

Neste ano, pela primeira vez em mais de 60 anos, a categoria melhor ator e comediante terá dez candidatos. Os escondidos são:

José Arruda em “Afanar”

José Serra em “Um sonho impossível”

Deputados Distritais em “Detrito Federal 171″

Ciro Gomes em “Sem Educação”

Nunkassab em “Alagou Geral”,

As mães dos deputados em “Bastardos inglórios”

Dilma Rousseff em "A madrasta"

Lula, o filho do Brasil em “Um homem nada sério”

Leonardo Prudente em “Up – Altas comissões”, com

Paulo Maluf em “Paraíso Fiscal sem escalas”

O Governo da propaganda enganosa, da safadeza, e da compra de prefeitos, não paga nem o piso salarial dos professores.

Trabalhadores em Educação do Estado aprovam paralisação e indicativo de greve geral ...

No último dia 29 de janeiro, os trabalhadores e trabalhadoras em educação do estado da Paraíba reuniram-se em Assembleia Geral para decidirem sobre o movimento de luta em defesa do cumprimento da Lei do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN), que vem sendo descumprida pelo Governo da Paraíba. A categoria votou pela realização de uma paralisação no dia 23 de fevereiro anunciando a deflagração da Greve Geral por tempo indeterminado a partir da Assembléia Geral do dia 26, caso o Governo não apresente uma proposta que atenda as reivindicações colocadas em pauta desde o ano passado.

Na última Assembléia de 2009 havia sido tirado um indicativo de não iniciar o ano letivo caso a falta de diálogo por parte da gestão estadual se mantivesse, a nova avaliação da categoria se deu pela análise de que não iniciar as aulas acabaria por encobrir o descaso do governo com a falta de estrutura das escolas para iniciar o ano letivo, descaso que se reflete na diminuição das matrículas na rede estadual.

Apesar da audiência com o Secretário de Educação e Cultura, realizada no último dia 18, não houve avanços nas negociações, apenas uma correção na Tabela Salarial. “Nossa luta não é apenas por ganhos salariais, é pelo cumprimento de uma lei, e pelos direitos de todos os trabalhadores e trabalhadoras em educação, pelo Plano de Cargos, Carreira e Remuneração para os servidores não docentes, pela paridade para os aposentados e por condições dignas de trabalho nas escolas!”, destacou o Coordenador Geral do SINTEP/PB, Antonio Arruda das Neves.

Maranhão I = 4 anos sem aumento.
Maranhão II = 4 anos sem aumento.
Maranhão III = 2 anos sem aumento.
Nem a Lei do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN), ele cumprir.
Além de passar 10 anos sem dá aumento, Maranhão III não faz concurso, e nem coloca quem passou...

A Paraíba não pode ficar 14 anos com essa desgraça!

BOBO DA CORTE DE MARANHÃO FICA NA LIDERANÇA DO PSDB ATÉ O CARNAVAL.

O deputado estadual João Gonçalves conseguiu hoje, durante uma reunião mantida com os demais parlamentares tucanos no escritório do presidente da Assembleia Legislativa, Arthur Cunha Lima, se manter na liderança do PSDB por mais alguns dias. O cargo fica sob sua batuta até a primeira sessão após o carnaval, quando os deputados devem se reunir novamente e decidir o que fazer sobre a disputa interna.

Pelo que foi discutido hoje na reunião da bancada, Romero Rodrigues, anunciado ontem como novo líder do PSDB - com direito a ato publicado no Diário do Poder Legislativo - assumirá a liderança da oposição porque não poderia acumular ambas as lideranças.

Vereadora denuncia que José Maranhão tenta trocar apoio político por favores no TRE.

"O governador diz que livra os prefeitos e vereadores de processos de cassação junto ao tribunal se eles anunciarem a adesão".

A vereadora pessoense, Raíssa Lacerda (DEM), denunciou hoje pela manhã, durante entrevista a um programa radiofônico da capital, que o governador José Maranhão (PMDB) estaria utilizando o nome do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para conseguir o apoio político de prefeitos e vereadores para um possível projeto de reeleição, previsto para este ano.

De acordo com a democrata, a manobra denunciada acontecia durante as visitas do governador a lideranças do interior. “Ele está usando o nome do TRE. O governador diz que livra os prefeitos e vereadores de processos de cassação junto ao tribunal se eles anunciarem a adesão ao projeto político dele”, desabafou.

A parlamentar fez a denúncia para alertar a Corte Eleitoral paraibana das práticas supostamente cometidas pelo governador José Maranhão. “Ele anda usando o nome do TRE e tenho certeza que os integrantes daquela Corte não sabem disso. Estou falando porque aliados nossos do interior garantiram as propostas feitas pelo peemedebista”, disse.

Raíssa disse ainda que não adianta as tentativas de cooptação porque a Paraíba sabe que o atual governador não passa de um “inaugurador de obras deixadas por Cássio Cunha Lima (PSDB)”, frisou.

FREI FERNANDO

O MAL NÃO É LÓGICO

A luta contra o pecado parece interminável para nós que fomos a causa de sua entrada na natureza humana e em toda naturalidade. Não existe efeito sem causa nem causa sem efeito e em se tratando da desordem na criação, não podia ser diferente; pois ao homem foi dado pelo Senhor ordenar todas as coisas e administrar toda a sua obra natural. No entanto, com o advento pecado e a consequente queda do homem, o mal estabeleceu o seu reinado provisório no mundo, embotando o reinado do homem na obra da criação; mas esse reinado das trevas tem começo e fim porque o Bem prevalece sempre, visto que a Deus tudo pertence.

De fato, sentimos os efeitos do pecado e da presença do mal em toda parte desse nosso habitat natural, pois, quanto mais os homens pecam mais aumentam suas dores, agonias e frustrações, porque pecar é encontrar-se com do demônio autor e princípio do pecado e que está por trás de todo pecado, gerando o desequilíbrio e toda a maldade que vemos na face da terra. Em outras palavras, pecar é ceder ao domínio do mal a liberdade e a autoridade que nos foi dada por Deus para que o servíssemos neste mundo. É como disse Jesus: “Em verdade, em verdade eu vos digo: todo homem que se entrega ao pecado é seu escravo”. (Jo 8,34).

Por outro lado, diz o Senhor: “Se permanecerdes na minha palavra, sereis meus verdadeiros discípulos; conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”. (Jo 8,31-32). “Em seguida, convocando a multidão juntamente com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém me quer seguir, renuncie-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Porque o que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas o que perder a sua vida por amor de mim e do Evangelho, salvá-la-á. Pois que aproveitará ao homem ganhar o mundo inteiro, se vier a perder a sua vida? Ou que dará o homem em troca da sua vida? Porque, se nesta geração adúltera e pecadora alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai com os seus santos anjos”. (Mc 8,34-38).

LEIA NA ÍNTEGRA
freifernando.wordpress.com

CLIC acaminhodaeternidade.blogspot.com

Tragédias e comédias das alcovas

Fábio Mozart

O sexo tornou-se o centro de nossas vidas, motivador de nossas ações, por ele se mata e se morre; enfim, controlar a sexualidade alheia é uma das formas mais poderosas de exercitar o poder.

Mas isso não é de hoje. Estou lendo “Dois mil anos de segredos de alcova – de Nero a Hitler”, Claude Pasteur. Conta casos sobre a impotência do poeta Ovídio, o abuso de afrodisíacos por Lucrécio, as bacanais de madame Wou na China, a fimose de Luiz XVI, as extravagâncias do duque de Choisy e os órgãos sexuais atrofiados de Felipe Augusto. Essas curiosidades sexuais de figuras ilustres da História desfilam no livro de Pasteur, mostrando como os problemas da sexualidade afetaram a psicologia das figuras que foram essenciais nos destinos da humanidade.

Entre doenças venéreas, impotências, noites de núpciais doidas e pressão religiosa, desfilam os humilhados e incapazes, os malucos e tarados da História. Ainda estou na página 47 e já passaram as traições de Vênus, um casamento forçado entre uma santa e um príncipe brutal e a história de uma imperatriz chinesa que gostava de beber o esperma do príncipe. Por sinal, na China, antigamente os assuntos do sexo eram tratados de forma clara, sem nenhuma vergonha. O contato com a cultura ocidental mudou o comportamento, criando o sentimento de pudor de debater os temas sexuais. A madame Wou beijava os pênis dos seus ministros. Manteve-se ativa sexualmente até aos setenta e oito anos, quando foi presa e morreu na cadeia.

Sobre sexo e poder, versão paraibana, remeto a crônica do nosso site: fabiomozart.com/joao_pessoa_21.html