sábado, 28 de novembro de 2009

Acróstico

O mensalão de Brasília.

DELAÇÃO PREMIADA
O governador José Roberto Arruda: ele foi gravado por um de seus assessores.

O governador do Distrito Federal é investigado pela PF por
suspeita de uso de doações de caixa dois para comprar deputados distritais...

José Roberto Arruda (DEM), governador do Distrito Federal, já conheceu o céu e o inferno na política. Há oito anos, ele era líder do governo Fernando Henrique Cardoso no Senado quando teve de renunciar ao mandato por ter participado da violação do sigilo do painel de votações. Arruda voltou por baixo, elegendo-se deputado em 2002. Quatro anos depois, conseguiu retornar aos holofotes ao eleger-se governador. Com uma gestão austera, marcada por políticas de corte de gasto e ajuste das contas, ele atingiu uma popularidade recorde na capital do país. Arruda tornou-se a maior expressão política do DEM, chegando a ponto de ser cotado como um dos principais candidatos a uma futura Vice-Presidência em uma chapa de oposição encabeçada pelo PSDB nas eleições de 2010. Na sexta-feira passada, a trajetória do governador girou 180 graus. Agentes da Polícia Federal realizaram buscas na residência oficial, na sede do governo, em gabinetes de secretários e deputados distritais, numa operação batizada com o sugestivo nome de Caixa de Pandora. Descobriu-se algo realmente terrível, embora nada surpreendente: a existência de um grande e milionário esquema de corrupção. O próprio Arruda foi gravado conversando sobre o destino de uma montanha de dinheiro recolhido junto a empresários que prestam serviços ao governo.

LEIA NA ÍNTEGRA
CLIC brasilhojenoticias.wordpress.com

Odon Bezerra é o novo presidente da OAB na Paraíba; vitória foi por apenas 26 votos.

O novo presidente da Odem dos Advogados do Brasil, seccional Paraíba, é Odon Bezerra. Com o término da votação dos advogados que pertencem a OAB Paraíba, às 17h00 de hoje, números de aliados do candidato Odon Bezerra, que realizavam uma apuração paralela, já apontavam a vitória do oposicionista, que enfrenta o atual presidente, José Mário Porto.

Minutos após os aliados de Odon já comemoravam a vitória com base em números da Comissão Eleitoral.

Segundo o novo presidente eleito da OAB, sua vitória se deveu “ao apoio dos amigos e todos que acreditaram nas propostas apresentadas”. “Quem ganhou advocacia paraibana”, disse Odon.

Em João Pessoa, Odon venceu José Mário por uma diferença de apenas 22 votos, mas a vantagem do oposicionista acabou se consolidando no interior do Estado.

A chapa de Odon, ‘Um Novo Tempo’, vencedora da eleição, é composta ainda por Luiz Bruno Veloso Lucena, como vice-presidente, Marcos Augusto Lyra Ferreira Caju, secretário-geral; Ivan Maria Fernandes Kurisu, secretária-geral adjunta; e Leopoldo Viana Batista Júnior, como tesoureiro.

A vitória da chapa de oposição foi apertada e Odon venceu José Mário por apenas 26 votos de vantagem.

O número de votantes foi de 4.476, sendo 2251 votos na chapa de Odon Bezerra e o restante, 2225 votos, na chapa encabeçada por José Mário Porto.

INFIEL: TSE não consegue citar Manoel Júnior e marca nova tentativa para o início da semana.

Depois de não ter conseguido citar o deputado Marcondes Gadelha para responder a ação de infidelidade partidária impetrada pelo suplente Bonifácio Rocha, o TSE também registrou a primeira tentativa frustrada para citar o deputado Manoel Júnior.

Na última semana o Tribunal tentou citar as duas partes para oferecer resposta no prazo de cinco dias, porém o funcionário do órgão ainda não conseguiu encontrar os parlamentares.

Manoel Júnior e Marcondes Gadelha são acusados de incorrerem na lei de infidelidade partidária, já que trocaram de partido sem justa causa.

Na Paraíba, apenas um deputado foi cassado por incorrer na infidelidade. Foi o deputado Walter Brito Neto que era filiado ao PFL (atual DEM) e se filiou ao PRB. Em todos os casos a justificativa para desfiliacao foi à perseguição política.

João Pessoa vai sediar final do Circuito Brasileiro de Skate.

RICARDO COUTINHO - A PARAÍBA TEM OPÇÃO!

A capital paraibana vai sediar neste sábado (28) e domingo (29) a final do Circuito Brasileiro de Street Skate Profissional 2009 – Myllys Pro. O evento vai reunir aproximadamente 40 atletas, a partir das 15 h, na pista "Skate Plaza Manaíra" e reunirá os melhores skatistas da modalidade no Brasil, como informou o secretário de Esporte e Juventude de João Pessoa (Sejer), Alexandre Urquiza.

Realizado pela Myllys Skate Pro e Confederação Brasileira de Skate (CBKs), o evento tem o patrocínio da Prefeitura Municipal (PMJP), "O objetivo é divulgar a prática do esporte como uma das alternativas para uma melhor qualidade de vida", observa Alexandre Urquiza. Ele explica que a "Skate Plaza Manaíra" é o maior espaço público da modalidade na América Latina, o que tornou possível trazer a final do Circuito Brasileiro para João Pessoa.

O secretário informou que, para a cidade de João Pessoa, eventos de grande porte, como a final do Street Skate Profissional, colocam a cidade na rota dos esportes radicais brasileiros. "Um evento como esse terá repercussão nacional. Só para ter uma idéia, haverá a cobertura ao vivo do canal de esporte ESPN, como a transmissão do Circuito pelo Globo Esporte", frisou.

Diversos ídolos do esporte nacional, como o bicampeão mundial, Rodil Ferrugem (PR), Diego Oliveira (SP) e Lucas Carvalho "Xaparral" (PR) estarão presentes no evento promovendo um verdadeiro intercâmbio. "Mesmo competindo com os melhores skatistas do Brasil, me sinto confiante quanto a minha participação num campeonato desse nível", comenta o paraibano Jason Alexander, representante do Estado no Circuito. Alexander que divide seu tempo entre a organização do evento e os treinos, acrescenta ainda que um campeonato desse porte "irá alavancar o esporte dentro do estado".

Premiação - Nessa edição do Myllys Skate Pro 2009, a premiação para os profissionais será de R$30.000,00 divididos entre os quinze primeiros colocados, além de medalhas e troféus. Os skatistas profissionais confederados junto a CBSk podem se inscrever na sexta-feira (27), das 15h às 19h e no sábado (28), das 15h às 17h. São esperados para esta etapa cerca de 40 profissionais de todo País.

LEIA MAIS
CLIC paraibahoje.wordpress.com

Será que genro é parente?

Lurian: dinheiro suspeito.(filha de LULA)
Marcelo Sato, casado com a filha mais velha de Lula, aparece em investigação da Polícia Federal conversando com empresário acusado de formação de quadrilha, estelionato e corrupção

Não são raros os casos de chefes de estado que, vez por outra, se encontram na constrangedora situação de administrar fanfarronadas de parentes, amigos ou pessoas próximas. O presidente Lula não escapa dessa maldição. Ele já passou por essa situação algumas vezes, uma delas quando seu irmão Genival Inácio da Silva, o Vavá, foi pilhado pedindo dinheiro ("dois pau") a um empresário do ramo de jogos. Agora, um genro do presidente aparece como protagonista de atos ilegais em uma investigação da Polícia Federal. O genro é Marcelo Sato, casado com Lurian, filha mais velha de Lula. Sato foi flagrado pelos policiais negociando o recebimento de 10 000 reais de um empresário ligado a uma quadrilha investigada por lavagem de dinheiro, operações cambiais clandestinas, ocultação de bens e tráfico de influência. Equivaleria a um certificado de boa conduta se tudo o que esses parentes e meios-parentes de Lula tivessem obtido de benefícios próprios em sete anos de governo fossem os "dois pau" para Vavá e os 10 000 reais para Sato, que deveria repassá-los a Lurian, conforme as gravações da PF. Mas a questão não pode ser colocada em termos de valores absolutos. É grave o caso de Marcelo Sato, oficialmente empregado como assessor parlamentar.
LEIA NA ÍNTEGRA
CLIC mxl68.wordpress.com/2009/11/28/sera-que-genro-e-parente/

Top Esperancense 2009

O intuito deste prêmio é primar pela valorização do profissional esperancense nas diversas áreas, sócio-econômico-cultural. desde o mês de setembro os internautas estão votando em doze categorias: são elas: advogado, Comunicador, Radialista, Cabeleireiro, Cantor, Cantora, Empresa, Escola, Grupo musical, site de cobertura de eventos, Micro empresa e personalidade 2009.
A data da divulgação dos resultados será dia 19 de dezembro em sessão solene na Câmara Municipal de Esperança, na ocasião serão entregues 4 comendas a 4 pessoas que se destacaram durante sua vida profissional, duas das comendas serão intituladas com grandes nomes de peso: a Comenda Jacinto Barbosa, ele que foi Jornalista da TV Tambáu e editor de vários jornais paraibanos, e a Comenda Fabiana Grangeiro, ela que foi uma das vítimas paraibanas do acidente da Gol no ano de 2006, serão dedicadas a um comucador e uma irmã religiosa da cidade.
Ainda será lançado o Portal "Noticia Esperancense", como blog ele teve muitos acessos, e concerteza agora com o portal esperamos que o internauta veja que as noticias do Brejo e da Paraíba tem veracidade e imparcialidade, o Portal será composto por 8 colunistas,sendo 5 Jornalistas, 1 Administrador e 2 Advogados, alguns da cidade de Campina grande e outros de Esperança.

Em sua primeira edição nos preocupamos em homenageear os esperancenses, que nunca haviam sido homenageados em algo do gênero, vale salientar que este evento é inédito na cidade de ESperança como também da região do Brejo Paraibano, ele contará com presença de politicos paraibanos, dentre eles prefeitos, vereadores, Deputados estaduais e Federais, como também haverá musicos paraibanos que irmão prestigiar e abrilhantar este evento, a Exemplo da cantora Karlla Danieely, finalista do Fama 4 da rede globo, cantor Amazam, Tom Oliveira, e outros que estão a confirmar.

ACESSE O BLOG DE NOTÍCIAS DA CIDADE DE ESPERANÇA
CLIC www.noticiaesperancense.blogspot.com

A PRAÇA - Poeta Agenor Otávio

PARABÉNS - POETA - AGENOR OTÁVIO - 71 anos

CLIC poetaagenor.blogspot.com

Crônicas sobre Itabaiana

Damião Ramos Cavalcanti

Inácio de Moça morava no outro lado do rio Paraíba, em Itabaiana. Vinha uma vez por semana à cidade. Chegava cedo. Amarrava o cavalo numa pequena árvore à frente do Banco do Brasil e sentava em cima de uma surrada mochila dentro da qual trazia seu dinheiro. O saco maior continha sua refeição: farinha de mandioca, uns quilos de jabá e um cabaço d’água com rolha feita por ele mesmo. Seu amigo e conterrâneo da Una de São José, Inácio Ramos, proprietário da “A Barateira”, achava estranho tanta austeridade e demonstrações de pobreza naquele possuidor de fortunas. Vestia calça de mescla e camisa de manga comprida do mesmo tecido. Por isso, ignorava-se quando ele trocava de roupa, sempre vestido de azul e, por economia, só andava descalço.

Ao lado do cavalo, aqui e acolá mordicava o charque, à espera de que o banco abrisse suas portas. Apegado ao dinheiro, demorou a se convencer de guardá-lo longe de si, na cidade. Afinal de contas, o dinheiro que escondia debaixo do colchão, na sua modesta casa e depois, num pote enterrado na sua propriedade, vizinha às terras dos Durés, era igualzinho ao do Banco. No entanto, aconselhou-se com a mulher: - “Matuto é quem enterra dinheiro em botija”. Por esse tempo, a cidade contava com duas casas de crédito: O Banco do Brasil e a Cooperativa Agrícola de Itabaiana, de propriedade do “seu” Luiz Almeida, que aparentava não ser banco, porque não fazia exigências “como os bancos de verdade”: não cobrava cadastro; considerava o pretendente sempre bom pagador e de pronto concedia o empréstimo. Por falta da burocracia bancária, à baixa voz, acusavam aquilo de usura ou agiotagem. O dinheiro que Inácio depositava creditava-lhe ser recebido à porta pelo gerente que tudo escrevia, pedindo apenas ao rico homem rabiscar sua ilegível assinatura.

Os comerciantes se admiravam de como era possível carregar tanto dinheiro do mato até a cidade, sem ser assaltado. Logo se soube, porém, que Inácio de Moça tinha sido roubado, quando atravessava o leito do Rio Paraíba. E que, para isso, o ladrão acertou-lhe na nuca uma violenta “cacetada de peroba-rosa”. Paralítico, sofrendo dores, pouco lhe restou da vida. O abastoso agricultor amargurou não ter deixado, como queria, seu dinheiro enterrado no campo, ao seu lado, onde teria segurança e tranquilidade. Como dizia o poeta Horácio: “nada mais tranquilo do que a vida no campo...”, o que desconhecem os encantos da cidade. Em qualquer lugar, o apego ao dinheiro destrói a paz da abnegação. Como os antigos egípcios, há quem deseje levar suas riquezas para outra vida. No entanto, é o dinheiro que lhe leva a vida.

Damião Ramos Cavalcanti é Itabaianense, formado em Filosofia e Direito e tem mestrado em Filosofia pela PUG (Roma) e Sociologia da Educação pela Sorbone (Paris). Professor aposentado da UFPB, também já ensinou no Unipê e na UEPB.
Escritor e, desde 2007, é imortal da Academia Paraibana de Letras, onde ocupa a cadeira 33, que tem como patrono Castro Pinto. Ele tem dezenas de artigos, críticas e poemas publicados em livros, revistas e jornais. Sua obra mais conhecida é “Ausência do Tempo – Alguns dos 533 poemas já publicados no Poesia Pura”. E foi exatamente com um poema – “Saudades de mim mesmo”, que ele encerrou seu discurso de posse, como novo diretor do Iphaep.

A LIBERDADE HUMANA

Frei Fernando

Nenhum ser em nossa realidade pode dizer que não tem a liberdade devida para existir, a não ser que essa liberdade lhe seja usurpada por outro ser de igual liberdade que atente contra a sua vida. Já dizia o Beato João Duns Scoto: “Ser livre é escolher o Bem, o Sumo Bem e o Sumo Bem é Deus”. De fato, a verdadeira liberdade é uma escolha que nos leva a plena comunhão com Deus; e quem livremente escolhe amar a Deus sobre todas as coisas, jamais se deixa prender por aquilo que não convém.

Certa feita, perguntei a uns jovens numa conferência: O que é ser livre? Eles me responderam, ser livre é fazer o que vier na cabeça; então questionei, e de onde vem esse “o que vier na cabeça”? Qual sua fonte de inspiração? Jesus bem nos ensinou qual é a fonte de inspiração da liberdade humana: “Se permanecerdes na minha palavra, sereis meus verdadeiros discípulos; conhecereis a verdade e a verdade vos livrará”. E depois concluiu: “Em verdade, em verdade vos digo: todo homem que se entrega ao pecado é seu escravo”. (Jo 8,31-32.34).

São Paulo também escreveu sobre a liberdade humana: “Vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não abuseis, porém, da liberdade como pretexto para prazeres carnais. (Gal 5,13). E ainda, “Tudo me é permitido, mas nem tudo convém. Tudo me é permitido, mas eu não me deixarei dominar por coisa alguma”. Porque “O corpo não é para a impureza, mas para o Senhor e o Senhor para o corpo: Deus, que ressuscitou o Senhor, também nos ressuscitará a nós pelo seu poder”. (1Cor 6,12.13b-14).

A liberdade é uma pérola preciosa com a qual o Senhor nos ornou quando de nossa criação; precisamos manter-nos ornados com essa pérola por meio da obediência e da inocência que de Deus recebemos. Sei que temos vontade própria, mas assim como a lâmpada não pode iluminar sem a energia que nela chega da fonte geradora, de igual modo também nossa vontade sem a Vontade de Deus, não é nada.

Eis o exemplo que o Senhor nos deixou: “Disse-lhes Jesus: Meu alimento é fazer a vontade daquele que me enviou e cumprir a sua obra”. (Jo 4,34). Porque “De mim mesmo não posso fazer coisa alguma. Julgo como ouço; e o meu julgamento é justo, porque não busco a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou”. (Jo 5,30). “Pois desci do céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou”. (Jo 6,38).

Nestas afirmações de Jesus encontra-se a essência da liberdade dos homens, a Vontade de Deus. Por ela realizamos todos os seus desígnios de amor; somos santificados e permaneceremos com Ele por toda eternidade. Cabe a nós o encargo dessa submissão amorosa e se for preciso, enfrentaremos até mesmo a morte de cruz, contato que se realize o Seu Plano de Amor e Redenção em favor de todos.

“Ora, esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não deixe perecer nenhum daqueles que me deu, mas que os ressuscite no último dia”. (Jo 6,39).

Paz e Bem!

Frei Fernando,OFMConv.

LEIA MAIS
CLIC freifernando.wordpress.com

Pérolas do mundo dos blogs.

Fábio Mozart

Aiiiiiiiiiiiii! Arrasada... quase quebrei uma unha que cresceu com tanto sacrifício. Roí unha a vida toda. Parei há uns 3 ou 4 meses e estou esperando que ela fique mais durinha, para deixar ela ficar grande. Então vivo cortando e ela continua uma geléia de tão mole. Alguém tem alguma sugestão?
Meu Deus!!!!! Enlouqueci de vez. Alguém quem?? Quem estaria lendo isso? E o pior: se alguém algum dia tiver coragem e saco suficiente para ler isso, será que essa pessoa vai ter coragem de responder a isso e ter que assumir que leu meu blog?
Vou dormir.
blog beijo
Janda

O texto acima está no blog www.janda.blogspot.com

É o “diário de uma gorda que tenta emagrecer a qualquer custo”. Pode ser mais inconsequente, frívola, vazia e fútil? Pode. Basta futucar na net que você encontra disso a pior. São as diferentes dimensões ostensivas de nossa realidade cultural.

Tem de tudo e mais um pouco nessa seara. Como é moda, conforme atesta essa Janda, acho que três entre dez internautas mantêm seu blog na internet. Mas você pode perguntar: e como foi que acessou esse blog? Procurando o blog de outra Janda, uma professora de altíssimo nível cultural e artístico, que vai ministrar cursos de artes plásticas no Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, em Itabaiana.

Ela é filha da terra de Zé da Luz, irmã do compadre Beto Lucena (o Beto de Zé de Paulo), formada em Letras e Educação Artística pela UFPB, tem curso de inglês e francês, pintora com exposição na Biblioteca Central da UFPB, no Departamento de Ciências Sociais/CCHLA/UFPB e no NAC – Núcleo de Arte Contemporânea, entre outras exposições coletivas, enfim, uma artista completa.

Para fins de desintoxicação do escrito inicial deste post, leiam o texto abaixo, da Janda itabaianense, publicado em seu blog (www.jildati.blogspot.com), e aproveitem para visitá-lo:

LEIA NA ÍNTEGRA
CLIC colunafabiomozart.blogspot.com

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

NOTÍCIAS DO BRASIL de hoje - SEXTA - 27/11/2009

SP: mais uma 'vaquinha' para Erundina
Os deputados estudais da Assembleia Legislativa de São Paulo organizam mais um jantar beneficente para a deputada Luiza Erundina (PSB-SP). O objetivo do evento é arrecadar recursos para ajuda-la a uma dívida de R$ 350 mil com a Prefeitura paulistana, após ser condenada por ferir a Constituição, ao usar recursos públicos para a divulgação de um comunicado. Segundo o deputado estadual Milton Flávio (PSDB-SP), a ideia é arrecadar cerca de R$ 100 mil neste próximo evento, que vai ocorrer no dia 8 de dezembro, na pizzaria Speranza, a partir das 20h30, em São Paulo.

SUS investirá em combate ao fumo
O ministro José Gomes Temporão (Saúde) informou nesta sexta (27) que o Sistema Único de Saúde está se preparando para ampliar o tratamento de dependentes do cigarro. O objetivo é tentar diminuir o percentual de mortes em decorrência do tabagismo por meio do uso de remédios e de tratamento psicoterápicos. Conforme a pesquisa divulgada hoje pelo IBGE, os fumantes estão entre a população com menor renda e menor escolaridade. E segundo o Instituto Nacional do Câncer, dos 500 mil casos de câncer previstos para 2010, cerca de 100 mil serão causados por doenças relacionadas ao fumo, como câncer de pulmão e de bexiga.

Governo estuda regras para internet
O governo federal pretende enviar à Câmara dos Deputados uma proposta de “marco civil da internet”. O projeto vai tratar dos direitos básicos dos internautas, das diretrizes tecnológicas e da responsabilidade civil e penal de provedores e usuários. De acordo com o a Secretaria de Assuntos Legislativos do ministério da Justiça, o formato legal do marco civil ainda não está definido. Poderá ser um projeto único ou vários, cada um tratando de uma mudança pontual na legislação penal, civil, de defesa do consumidor, entre outras. Em janeiro, o ministério vai divulgar um anteprojeto, elaborado a partir das sugestões, que será colocado na rede para debates. A previsão é que em março o governo envie o marco civil para a Câmara dos Deputados.

Câmara decidirá sobre piso de PMs
A comissão especial sobre a PEC 300/08, que define o piso salarial de policiais militares e bombeiros, concluiu nesta semana a votação da matéria. O texto aprovado prevê um piso de R$ 4,5 mil proposto pelo relator, deputado Major Fábio (DEM-PB). No entanto, o presidente da comissão, deputado José Otávio Germano (PP-RS), afirmou que caberá ao Plenário decidir se a melhor opção é o piso com valor nominal ou a equiparação com o Distrito Federal, conforme previa o texto original da PEC, de deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP). As propostas serão analisadas em conjunto pelo Plenário e passarão por dois turnos de votação.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DO BRASIL
CLIC brasilhojenoticias.wordpress.com

NOTÍCIAS DA PARAÍBA hoje - sexta - 27/11/2009

Reforma no Tererê já havia sido interditada; MPT investiga caso…
Parte das obras da reforma no restaurante Tererê, localizado na orla de Cabo Branco, em João Pessoa, foram interditadas no mês de setembro pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) devido a irregularidades envolvendo as condições de segurança dos operários. Na quinta-feira (26), o local foi o cenário de um acidente que resultou na morte do proprietário do restaurante, o empresário Júlio César dos Santos, de 54 anos.

Ricardo libera novos contratos e destaca geração de empregos…
O prefeito Ricardo Coutinho liberou nesta sexta-feira (27) 160 contratos de empréstimos do Programa Municipal de Apoio aos Pequenos Negócios de João Pessoa (Empreender-JP). A solenidade foi realizada no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM) e, na oportunidade, Ricardo lembrou que pelo quinto mês consecutivo no Nordeste, segundo o Ministério do Trabalho, João Pessoa foi a capital que mais gerou empregos formais e que esse resultado não foi a partir da chegada de empresas na cidade, mas do apoio dado pela atual gestão aos setores populares.

TCU condena ex-prefeito de Santarém a devolver mais de R$ 680 mil aos cofres da Funasa…
O Tribunal de Contas da União (TCU) condenou Valceny Hermínio de Andrade, ex-prefeito de Santarém (PB), a pagar o valor atualizado de R$ 668.425,44 aos cofres da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), pela omissão na prestação de contas dos recursos públicos federais repassados para execução de obras de esgotamento sanitário no município.

Erasmo Lucena ingressa como litisconsorte no processo de infidelidade contra Marcondes Gadelha…
Depois de tentativa e citação frustrada, processo de Marcondes Gadelha recebeu, na tarde desta sexta-feira (27) a petição de Erasmo Rocha de Lucena para ingresso como listiconsorte* na ação de infidelidade partidária contra o deputado Marcondes Gadelha. A peticao foi acatada pelo ministro Felix Fischer e agora Erasmo Rocha também é parte litigante no processo que tramita no Tribunal Superior Eleitoral.

LEIA ESSAS E OUTRAS NOTÍCIAS
CLIC paraibahoje.wordpress.com

Último prêmio de 2009 da Mega-Sena pode pagar R$ 85 milhões.

Apostas podem ser feitas a partir do dia 30, segunda-feira...

No dia 31 de dezembro será sorteado o último prêmio de 2009 da Mega-Sena, que pode passar de R$ 85 milhões, de acordo com a Caixa Econômica Federal.

As apostas para a Mega-Sena da Virada podem ser feitas a partir de segunda-feira, dia 30, em qualquer casa lotérica do Brasil.

O valor é o maior já pago pelas loterias da Caixa. Até hoje, o maior prêmio foi de R$ 64,9 milhões, que saiu em outubro de 1999.

Para chegar aos R$ 85 milhões, 5% do total destinado a prêmios em todos os concursos da Mega-Sena desde o início do mês estão sendo reservados para o sorteio especial.

Jessier Quirino solta a voz no lançamento do livro/CD Berro Novo.

O carro para em uma estrada poeirenta do interior cearense. No volante, o poeta Jessier Quirino. O destino era a cidade de Milagres. A certa altura, foi necessário pedir informações sobre o trajeto. “O senhor vai em frente, quando chegar lá em Papai Noel, pegue à direita e vai encurtar tantos quilômetros”., informou uma moradora. “Papai Noel” era o curioso nome do posto de gasolina na cidade de Juazeiro do Norte. No local, Jessier foi reconhecido por um funcionário.

Com mais de dez anos de estrada e com participações em programas de televisão como o Programa do Jô, o rosto de Jessier está cada vez mais conhecido. Após dar autógrafo, o moço do posto pediu para tirar foto com o ídolo. Sacou um celular da cintura e tirou uma foto fazendo o sinal com o dedo de “legal”. “Se você quiser, eu poderia botar no teu blutuf”. Jessier reagiu como um bom sertanejo: “Êpa, rapaz, bote no seu!”. Era a primeira vez que o poeta ouvia falar naquele nome.

O episódio se parece demais com os causos que o próprio Jessier conta, por mais que ele jure pelos “bruguelos que meus filhos hão de ter”, que o acontecido foi verdade. O fato está narrado nas primeiras páginas do livro Berro Novo – Poesia Dita, Escrita e Musicada (Edições Bagaço, 133 págs.), que vem acompanhado de um CD no qual o poeta canta ao lado de astros como Dominguinhos e da Orquestra Spok de Frevo e Xangai. Nesta sexta-feira (27) e no sábado (28), às 21h, no Teatro Paulo Pontes, em João Pessoa, Jessier Quirino faz o lançamento de seu CD/livro.

ACESSE O SITE DE JESSIER
CLIC www.jessierquirino.com.br

132 prefeituras pagarão 13º até dia 20

Economia brasileira vai receber R$ 7 bilhões nos próximos dias com o pagamento do 13º salário, segundo o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski.

No entanto, de acordo com estudo técnico “O pagamento do 13º pelos municípios brasileiros em 2009”, divulgado por ele, a crise econômica interrompeu uma trajetória de redução da inadimplência no pagamento do benefício de mais de 5 milhões de servidores municipais.

Ele afirma que, desde 2003, os prefeitos vinham melhorando o índice de pagamento do benefício, mas, apesar de que algumas prefeituras não vão conseguir atingir a meta de zero de inadimplência no pagamento do 13º, avalia como positiva a gestão dos prefeitos. A expectativa é de que em 2010 ou 2011 o estudo feche com todos os municípios em dia com o pagamento.

Na Paraíba, dos 196 municípios que participaram do estudo, 139 prefeitos se pronunciaram quanto ao pagamento. Deles, 132 confirmaram que farão o pagamento do 13º salário até 20 de dezembro; seis informaram pagaram os servidores.

JORNAL O NORTE hoje - sexta - 27 - 11 - 2009

Acidente no Tererê mata proprietário
Júlio César dos Santos, vistoriava as reformas da sua churrascaria, quando se descuidou, caiu de uma laje do segundo andar e bateu com a cabeça em um trilho de ferro do pavimento inferior.

Pagamento na segunda
Estado deve pagar folha de novembro e primeira parcela do 13º salário na segunda-feira.

Concessionária invade rua
Moradores reclamam que empresa expõe veículos em avenida do bairro da Torre, prejudicando o tráfego na área.

Jessier Quirino faz show de lançamento de seu novo livro, Berro novo, que inclui CD, no teatro Paulo Pontes.

Pagamento de novembro e 50% de salário bônus será possível devido ao remanejamento acordado na AL, de R$ 587 milhões.


LEIA O NORTE
CLIC www.jornalonorte.com.br

FEDERAÇÃO PARAIBANA DE FUTEBOL

Zezinho do VASCO recebe material esportivo
Federação Paraibana de Futebol.
PRESIDENTE: SRª ROSILENE DE ARAÚJO GOMES

CLIC vascodezezinho.blogspot.com

Educação em JP vai receber R$ 187 milhões em 2010.

Mais de R$ 187 milhões. Essa é a previsão de recursos para 30 programas que serão executados, em 2010, pela Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) de João Pessoa. A divulgação dos valores aconteceu, na noite de ontem, na capital, durante a apresentação do plano de Ações da Educação 2010. No evento, o prefeito Ricardo Coutinho anunciou a entrega de um computador para cada professor do município e a execução de oito projetos de melhoria do sistema educacional.

Os R$ 187 milhões correspondem a 25% do orçamento da Prefeitura de João Pessoa para 2010, segundo a secretária de Educação Ariane Sá. “Essa previsão de recursos é inicial, mas o valor destinado à educação deverá aumentar e atingir até 29% do orçamento municipal”, declarou Ariane Sá. A secretária disse que o montante em dinheiro será revertido em ações de infraestrutura nas escolas, capacitação de professores e atividades escolares para os 70 mil estudantes matriculados nas 93 unidades de ensino e 39 creches que fazem a rede municipal de educação. Essas melhorias educacionais estão contidas no plano de Ações da Educação 2010.

Na apresentação do plano de Ações da Educação, o prefeito Ricardo Coutinho disse que somente a parte de infraestrutura nas escolas receberá mais de R$ 30 milhões. O dinheiro será aplicado na construção de novas salas de aula. “Temos três escolas sendo construídas e já entregamos 178 salas de aula. Nenhuma capital do Nordeste tem algo tão importante para relatar na área de educação como temos em João Pessoa. Em junho, de 2010, vamos chegar a 338 salas de aula construídas nesta gestão”, contabilizou o prefeito de João Pessoa. Ricardo Coutinho ressaltou que serão entregues hoje 18 ginásios cobertos e outros 6 estão em processo de licitação no município. “Quando assumimos a Prefeitura, João Pessoa só tinha 14 ginásios cobertos (quadra com telha)”, lembrou.

LEIA MAIS
CLIC rc40.wordpress.com

CLIC paraibahoje.wordpress.com

Os três mil professores vão receber computadores comprados pela Prefeitura de João Pessoa.

Os três mil professores vão receber computadores comprados pela Prefeitura de João Pessoa. Segundo Ricardo Coutinho, a medida é para dar continuidade às políticas de avanço na qualidade do ensino em sala de aula. “Nossa meta, para 2010, é colocar um computador na mão de cada professor da rede municipal para facilitar suas pesquisas e, consequentemente, melhorar o ensino. Nosso objetivo é qualificar. Escola pública é para ser de boa qualidade”, noticiou o prefeito da capital aos professores e diretores de escolas que estavam no lançamento das ações educacionais para 2010. A criação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) dos professores foi outro anúncio de Ricardo Coutinho aos educadores. “Eu quero fazer nesta gestão municipal”, disse.

A Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa vai desenvolver 30 programas de melhoria do sistema de ensino, entre eles, serão oito projetos que incluem produção textual, ampliação de ginásios esportivos e visitação de estudantes ao centro histórico da capital. Um dos oito projetos será a ‘Escola Nota 10’. A ação avalia indicadores de aprendizagem e gestão escolar. O trabalhador terá como prêmio, ao final do ano, o 14° salário e a escola receberá o selo ‘Escola Nota 10’, em caso de 100% de êxito nas avaliações. “Cada escola que atingir níveis de excelência no ensino propostos pela educação serão bonificadas, desde os trabalhadores em serviços gerais até o professor”, detalhou.

Fest Verão Paraíba - 03, 10 e 17.janeiro de 2010

Nos dias 03, 10 e 17 de Janeiro de 2010 grandes shows irão esquentar ainda mais o seu verão do Brasil.

No calor do verão uma sequencia de grandes shows, gente bonita e muita curtição irão fazer da praia de intermares o cenário perfeito para o Fest Verão Paraíba que na sua 5° edição vem com uma diversidade de ritmos e estilos trazendo atrações do Brasil: Ivete Sangalo, Asa de Águia, Saia Rodada (Eletrica), Cláudia Leitte, Banda Eva, Biquini Cavadão, CPM 22 e muito mais.

Programação

Dia 03: Ivete Sangalo, Asa de Aguia, Saia Eletrica e Ala Ursa
Dia 10: Chiclete com Banana, Jammil, Garota Safada, Cavaleiros elétrico
Dia 17: Claudia Leite, Banda Eva, Biquine Cavadao, CPM 22

Ingressos disponíveis:

Dia 03: Ivete Sangalo, Asa de Aguia, Saia Elétrica e Ala Ursa (Camarote)R$ 80,00

Dia 10: Chiclete com Banana, Jammil, Garota Safada, Cavaleiros Elétrico (Camarote)R$ 80,00

Dia 17: Claudia Leite, Banda Eva, Biquine Cavadao, CPM 22 (Camarote)R$ 80,00

COMPRA DE INGRESSOS
CLIC www.showdeingressos.com.br/default2.asp

Vital Alves, um sobrevivente

Fábio Mozart

Vivia num contexto cosmopolita e urbano-burguês. Tocava na noite de João Pessoa, estudou teoria musical na Universidade, tinha muitos amigos artistas, foi da turma do Jaguaribe Carne, aquele movimento liderado por Pedro Osmar e Paulo Ro, que deu feras do quilate de Vital Farias, Adeildo Vieira e Chico César.

Hoje ele se esconde numa casinha humilde, num subúrbio da cidade de Itabaiana. Em sua mais que miserável residência, apenas uma cama, um fogão e um tamborete. Até o violão, seu instrumento de trabalho, foi roubado. Sobrevive da ajuda de amigos que fez na cidade onde nasceu Sivuca e Adeildo Vieira.

Semana passada recebeu a visita de um companheiro dos velhos tempos, o maestro Luiz Carlos. Reviveram antigas parcerias, tocaram juntos de novo, falaram da vida e de suas variantes que levam um artista a descer ao fundo do poço, olhar pra cima e começar a subir. É o que ele tenta fazer agora.
Passou mais de um ano internado com problemas de dependência química. Quando voltou, recuperado, foi rejeitado pela família. Perdeu tudo no furacão do vício: bens materiais e o respeito dos seus.

O fato é que Vital Alves é um cidadão que está precisando de ajuda. O processo violento e dramático da dependência química o levou à Fazenda Esperança, pelas mãos misericordiosas do padre Luiz Couto. Lá ele diz que encontrou a paz, depois de uma certa dificuldade de adaptação. “Saí das drogas e hoje, aos 45 anos, tento refazer minha vida”, disse Vital. Perdeu a família, interrompeu a brilhante carreira artística, e é precisamente nesta fase de sua vida que vim a conhecer o músico e a pessoa humana Vital Alves.

Tocou na inauguração do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar. Bela voz, perfeita execução do instrumento, habilidade fora do comum. O virtuose do violão vai dar aulas de música no Ponto de Cultura, juntamente com o saxofonista Arnaud Neto e Jonatas, outro violonista de Itabaiana.

A radialista Clévia Paz está fazendo uma campanha para comprar novo violão para Vital Alves. Vamos promover um espetáculo destinado a levantar grana para adquirir o instrumento, que custa mil e duzentas pratas. Quem quiser ajudar, entrar em contato com Clévia: (cleviapaz@yahoo.com.br).

FOTO: Vital Alves e o maestro Luiz Carlos no Ponto de Cultura Cantiga de Ninar

TRANSPOSIÇÃO: O VALE DO PIANCÓ NA LUTA.

TRANSPOSIÇÃO: O VALE DO PIANCÓ NA LUTA

Hoje, dia 27(sexta-feira) do corrente mês, na cidade de Conceição, no vale do Piancó-Pb, haverá um grande debate sobre a inclusão da região do vale do Piancó,no projeto de transposição para os quatro estados do nordeste setentrional, envolvendo técnicos do ministério da Integração Nacional, o Comitê pró-transposição e diversos representantes da referida região.


O debate terá seu início às oito da manhã, no centro administrativo da cidade. Como filho da região, peço a todos conterrâneos para participar desse evento tão significativo para nós.

Vou participar como filho daquela região e como membro do comitê pró-transposição.

Padre Djacy Brasileiro, na luta incondicional pela transposição.

Santa Cruz - PB, 27 de novembro de 2009.

Fone: 9911-3141

8115-4398

3536-11119

LEIA MAIS
CLIC djacybrasileiro.wordpress.com

O QUE É MESMO A ETERNIDADE?

Frei Fernando

“Dele, por ele e para ele são todas as coisas. A ele a glória por toda a eternidade! Amém!” (Rm 11,36).

Às vezes, indagamos, em nossa naturalidade: Quem somos? De onde vimos? Para onde vamos? Qual é mesmo o verdadeiro sentido da vida? E por mais que nossas indagações se façam, continuamos sem respostas, pois, as buscamos ou em nós mesmos ou na natureza que nos rodeia, por isso, não as encontramos porque a criação não foi posta para nos dar respostas, mas como expressão do amor de Deus.

Também o Papa João XXIII se indagou: “Quem sou eu, de onde venho, para onde vou? (...) Eu sou o nada. Tudo o que possuo, o ser, a vida, o intelecto, a vontade, a memória, tudo me foi dado por Deus, portanto tudo pertence a Ele. (...) Mesmo há vinte anos, quando nasci, já existia tudo o que me cerca; existia o Sol, a Lua, as estrelas, os montes, os mares, os desertos, os animais, as plantas, os homens”.

“No mundo, as coisas procediam ordenadamente sob o olhar vigilante da Divina Providência. E eu? E eu não existia. Tudo aconteceria sem mim, ninguém me imaginava, nem mesmo em sonho, porque eu não existia. E Tu, meu Deus, por um inefável traço do teu amor, (...) tu me tiraste do meu nada, me comunicaste o ser, a vida, a alma”.

Amados irmãos e irmãs, nós somos frutos da predileção divina, Deus em sua Infinita Bondade nos escolheu, não por acaso, mas com o santo propósito de sermos perenes em seu Desígnio Criador. Pois, dentre os cerca de 300 milhões de espermatozóides, que numa corrida amorosa, se fizeram em direção ao óvulo, foi exatamente o que me gerou e te gerou que venceram essa corrida do amor; corrida sem brigas ou disputas, mas cheia de entusiasmo pela chegada.

LEIA NA ÍNTEGRA
CLIC freifernando.wordpress.com

Câmara e Assembleia vão discutir em conjunto a criação da Região Metropolitana de Campina Grande…

daniellaribeiro11@gmail.com

VEREADORA DANIELLA RIBEIRO

A Câmara Municipal de Campina Grande e a Assembleia Legislativa da Paraíba vão realizar sessão especial conjunta para discutir o projeto do deputado Aguinaldo Ribeiro de criação da Região Metropolitana de Campina Grande, atendendo a requerimento de autoria da vereadora Daniella Ribeiro. A propositura foi aprovada por unanimidade nesta quinta-feira pelo Poder Legislativo campinense.

De acordo com o deputado Aguinaldo Ribeiro, a Região Metropolitana de Campina Grande será formada por 22 municípios que passarão a ter uma estrutura semelhante a que já existe na Região Metropolitana de João Pessoa. A união dos municípios tem como objetivo principal à criação de políticas públicas que atendam demandas parecidas a todas as localidades. A intenção é fortalecer a região que já possui uma relação econômica e social forte no que diz respeito aos serviços de Saúde e Educação.

A construção de um aterro sanitário e de um Terminal de Integração da Região Metropolitana de Campina Grande também são algumas ações previstas, além da adoção de uma tarifa única para coleta de resíduos sólidos.

Daniella disse que a reunião contará com as presenças de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais e demais autoridades dos Municípios de Lagoa Seca, Massaranduba, Alagoa Nova, Boqueirão, Queimadas, Esperança, Barra de Santana, Caturité, Boa Vista, Areial, Montadas, Puxinanã, São Sebastião de Lagoa de Roça, Fagundes, Gado Bravo, Aroeiras, Itatuba, Ingá, Riachão do Bacamarte, Serra Redonda, Matinhas e Pocinhos, que estão incluídos na proposta da Região Metropolitana.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Morre o dono do Restaurante Tererê após cair do prédio.

O empresário Júlio César dos Santos, proprietário do Restaurante Tererê, despencou do segundo andar do prédio do seu estabelecimento, que está em reforma na praia do Cabo Branco, em João Pessoa, e morreu instantaneamente, por volta das 17h desta quinta (26).
De acordo com informações apuradas pelo repórter Wendel Rodrigues, da TV Correio, Júlio César estava inspecionando a obra de dois pavimentos. No segundo andar, quando ele caminhava, pisou numa tábua que estava solta e despencou para o primeiro andar, onde caiu batendo com a cabeça sobre trilhos de construção.

A consternação tomou conta de todos no restaurante, inclusive pelo desespero e inconformismo dos familiares de Júlio. Muitos amigos e curiosos foram ao local em busca de notícias.

Às 17h55 chegou ao local o delegado Manoel Idalino, que vai apurar o caso. Ele estava acompanhado de uma equipe do Departamento e Medicina Legal (DML), que realizou trabalhos de perícia e remoção do corpo.

Preliminarmente o delegado afirma que a morte do empresário deve se tratar de uma triste fatalidade. Porém, todos os procedimentos cabíveis serão realizados pela polícia.

LEIA MAIS
CLIC paraibahoje.wordpress.com

DADOS: CÂMARA DE ITABAIANA - PB

Despesa - Janeiro a Setembro 2009
DADOS DO TCE – SETEMBRO - 2009

É BRASIL!!!

Lula compara a oposição a
casal que não consegue ter filhos...

O presidente Lula se irritou nesta quinta (26) com a oposição e disse que ela parece “um casal que não tem filhos”. O ataque foi feito durante o discurso de inauguração do gasoduto Urucu-Coari-Manaus. O gasoduto leva gás natural da província petrolífera de Urucu, na floresta Amazônica, a Manaus, onde será utilizado como combustível para usinas termelétricas. Apesar da inauguração, nenhuma usina está funcionando, as obras custaram R$ 4,5 bilhões e já é alvo de suspeitas de irregularidades. Lula também disse que as reclamações partem de “pessoas azedas” e, “para desgraça dos outros”, ainda tem muitas obras para inaugurar em 2010. As reservas de gás natural da província de Urucu estão estimadas em 53 bilhões de metros cúbicos, a segunda maior do Brasil.

O filho da FAB
Boa desculpa do papai Lula para o “vôo da alegria” do filho Lulinha e seus amigos na FAB: “É um menino muito 'aéreo.”

Paternidade
A ex-empregada de FHC Maria Helena Pereira parece ter medo de obrigar na Justiça o ex-presidente a reconhecer seu filho Leonardo, de 20 anos. Nem imagina que medo maior tem o ex-presidente dos dois.

Temperatura zerada
Amocim Leite, ex-prefeito de São Mateus (ES), também garantiu presença no folclore político com várias histórias a ele atribuídas, como quando viajou aos Estados Unidos, relatada pelo jornalista Kim Campos. Durante a viagem de avião, Amocim perguntou a um assessor:
- Qual a temperatura lá fora?
- Zero grau.
- Oba! – respondeu – não está frio, nem quente...

Procuradoria ajuiza ação contra Tuma e Maluf por ocultação de cadáveres na ditadura.

O Ministério Público Federal em São Paulo ajuizou hoje duas ações na Justiça Federal pedindo a responsabilização do deputado federal Paulo Maluf (PP-SP) e do senador Romeu Tuma (PTB-SP) pela ocultação de cadáveres de desaparecidos políticos no período da ditadura, nos cemitérios de Perus e Vila Formosa. Veja íntegra da ação

De acordo com a Procuradoria, a ação inclui autoridades e agentes públicos civis e da União, Estado e município de São Paulo.

Maluf, por exemplo, foi prefeito de São Paulo de 1969 a 1971. Tuma foi chefe do Dops (Departamento Estadual de Ordem Política e Social) entre 1966 e 1983.

A ação também pede a responsabilização pessoal do ex-prefeito de São Paulo Miguel Colasuonno (1973-1975), do ex-chefe do necrotério do IML (Instituto Médico Legal) Harry Shibata e do ex-diretor do serviço funerário municipal Fabio Barreto (1970-1974).

Na ação, a Procuradoria pede que os cinco sejam punidos com a perda das funções públicas ou das aposentadorias. Pede ainda que eles sejam condenados a pagar uma indenização de 10% do patrimônio pessoal para reparação de danos morais coletivos.

De acordo com o Ministério Público, desaparecidos políticos foram sepultados nos cemitérios de Perus e Vila Formosa de forma totalmente ilegal e clandestina, com a participação do IML, do Dops e da prefeitura.

LEIA MAIS - NOTÍCIAS DO BRASIL
CLIC brasilhojenoticias.wordpress.com

ESSE BANDIDO É RUIM ATÉ DE MORRER!

Sarney passa mal e é atendido no posto médico do Senado...

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), passou mal na manhã de hoje (26) e foi atendido pelo posto médico da Casa. Segundo assessores, o presidente sentiu “um pequeno mal-estar” quando recebia o presidente do Comitê Nacional da Conferência Consultiva do Povo Chinês, Jia Qinglin, em seu gabinete.

Ao sair do posto médico do Senado, o peemedebista de 79 anos acenou à imprensa em um sinal de que passava bem, informa a Agência Senado. O deputado Sarney Filho (PV-MA), que acompanhou o pai durante o atendimento, riu e disse aos jornalistas: "é dor de barriga".

De acordo com a assessoria da Presidência do Senado, Sarney foi diagnosticado com gastroenterite (infecção que ataca o estômago e o intestino delgado). O senador ainda fará exames complementares, solicitados pelos médicos, e depois seguirá para a residência dele.

Aliado revela "preparação" de Cícero para rompimento de Cássio e Efraim.

Um credenciado aliado do senador Cícero Lucena (PSDB) informou hoje ao Parlamentopb que emissários do ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) teriam procurado o presidente estadual do PSDB para antecipar a ele duas decisões contra sua pré-candidatura e que estariam para ser anunciadas ainda esta semana e na próxima.

Segundo o político, que pediu reservas, o senador Efraim Morais, presidente do DEM, já teria, através de interlocutores, informado a Cícero Lucena que vai apoiar a pré-candidatura de Ricardo Coutinho (PSB) ao Governo da Paraíba. O mesmo procedimento seria seguido na semana que vem pelo ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB), cuja definição de apoio tem sido especulada, mas não confirmada até agora.

Ainda na mobilização de "preparação", os vereadores e deputados do PSDB teriam sido contactados para que amenizassem as críticas feitas ao prefeito de João Pessoa.

A convocação feita pelo senador Efraim Morais de uma pré-convenção dos DEM seria uma forma de dar uma "ressonância partidária" à definição do apoio ao PSB.

Tribunal volta a imputar débito milionário a ex-prefeita.

O Tribunal de Contas do Estado emitiu parecer contrário à aprovação das contas de 2007 da ex-prefeita de Sapé Maria Luiza do Nascimento Silva, a quem imputou o débito de R$ 1.134.174,00 por saldo financeiro não comprovado (cerca R$ 511 mil), não comprovação do recolhimento de contribuições previdenciárias e gasto excessivo com limpeza urbana, em meio a uma série de outras despesas por ela ilicitamente ordenadas.

O relator do processo, auditor Antonio Gomes Vieira Filho, obteve o acompanhamento unânime à sua proposta de reprovação das contas de Maria Luiza, a quem cabe, todavia, o direito de recorrer da decisão tomada pela Corte na sessão plenária da quarta-feira (25).

Esta foi a segunda imputação milionária de débito à ex-prefeita de Sapé que, na semana passada, teve as contas de 2008 igualmente desaprovadas pelo TCE que dela exigiu, por razões semelhantes, a devolução aos cofres municipais de quantia também superior a R$ 1 milhão.

Ainda foram desaprovadas, nesta quarta-feira, as contas de 2007 e 2008 do ex-prefeito de Pilar José Benício de Araújo Filho, a quem o Tribunal imputou débito superior a R$ 286 mil, em virtude de irregularidades que incluíram saldos não comprovados em contas bancárias, conjuntos de mesas e cadeiras não localizados em creches do município e diferença não explicada na conta financeira do Fundeb. O processo teve a relatoria do conselheiro Umberto Porto, sem que o ex-prefeito houvesse constituído advogado para defesa oral. Mas pode recorrer da decisão da Corte em grau de recurso.

Foram desaprovadas, ainda, as contas de 2008 dos ex-prefeitos de Natuba (Antonio Dinoá Cabral, por falhas que incluíram o não recolhimento de contribuições previdenciárias) e Mamanguape (Fábio Fernandes Fonseca, por aplicações insuficientes em saúde e educação).

Também, as contas de 2007 dos ex-prefeitos de Cacimba de Dentro (Clidenor José da Silva, com imputação do débito de R$ 38,9 mil por gasto excessivo com combustível) e Monte Horebe (Erivan Dias Guarita, a quem foi imputado débito superior a R$ 36 mil por despesas sem comprovação). Cabem recursos contra todas essas decisões.

Os conselheiros Marcos Costa (substituto), Antonio Gomes Vieira Filho (substituto), José Mariz e Oscar Santiago Melo (substituto) tiveram, por ordem de citação, a relatoria desses quatro últimos processos.

LEIA MAIS
CLIC paraibahoje.wordpress.com

NOTÍCIAS DA PARAÍBA hoje - quinta - 26/11/2009

Ex-vice prefeito de Jacaraú é torturado com choques…

EM MOGEIRO - Estudante morre afogado e familiares encontram corpo horas depois…

Promotora pede bloqueio das contas de Cubati…

Maranhão vai à Justiça pela ilegalidade da paralisação…

Câmara de Campina Grande também deseja antecipar eleição da Mesa…

Pleno do TJPB decide não manter afastados dois juízes investigados…

Ex-prefeita recebe mais uma punição milionária do TCE…

LEIA ESSAS E OUTRAS NOTÍCIAS NA ÍNTEGRA
CLIC paraibahoje.wordpress.com

JORNAL O NORTE hoje - QUINTA - FEIRA


Paraibanas pedem mais o divórcio
Pesquisa mostra que mudou o padrão de comportamento das mulheres no relacionamento...

Orla de JP
Andar de bicicleta no calçadão é proibido...

Samu sofre com trotes
Um canal criado para salvar vidas vem sendo obstruído por um gesto criminoso...

Mulheres lideram pedido de divórcio
58,6% das separação judicial litigiosa são pedidos por elas

Dia do doador de sangue lembrado
Hemocentro preparou, recepção diferente para atender os voluntários..

Governador empossa auxiliares e anuncia um plano para montar no Estado uma estrutura portuária...

Prefeitura de JP paga salários de novembro a partir da segunda-feira...

Estado deve pagar o 13º no próximo dia 16.

Com a previsão do pagamento do 13º salário dos servidores públicos estaduais para o dia 16 de dezembro, o aquecimento das vendas de Natal no comércio varejista somente deverá acontecer na terceira semana de dezembro. Ontem, o secretário de Finanças do Estado, Marcos Ubiratan, informou que o pagamento do 13º salário está garantido aos servidores, independente da aprovação ou não do remanejamento das dotações orçamentárias do governo pela Assembleia Legislativa. Entretanto, o secretário disse que somente irá se preocupar com a folha do 13º salário, estimada aproximadamente em R$ 170 milhões, “quando honrar a folha do mês de novembro, prevista para ser paga na próxima segunda-feira, 30 de novembro”.

Segundo Marcos Ubiratan, como o contrato com o Banco do Brasil ainda não foi fechado, os servidores públicos estaduais deverão continuar recebendo pelo Banco Real. “As negociações ainda estão em andamento com o Banco do Brasil, por isso informo que aqueles servidores que estão com a sua conta vinculada com o Banco Real continuarão normalmente recebendo por esse banco, assim como aqueles que já estão com a sua conta no Banco do Brasil”, frisou.

A assesssoria de comunicação da Prefeitura de João Pessoa informou que o prefeito Ricardo Coutinho deverá anunciar nos próximos dias a data da segunda parte do 13º salário do servidor público municipal. A metade anualmente é paga pela Prefeitura no mês de julho.

Já os aposentados e pensionistas do INSS, desde a última terça-feira, começaram a receber a segunda parcela do abono natalino. Somente com o pagamento dos 590 mil segurados do INSS, a economia paraibana deverá injetar mais de R$ 200 milhões na economia do Estado, que é referente à segunda parcela. Em setembro, o órgão já havia efetuado a primeira parcela. Os cerca de 30 mil servidores públicos federais na Paraíba receberão a segunda parcela junto com os vencimentos de novembro que deverão ser pagos no segundo dia útil de dezembro.

Já as empresas do setor privado começam a depositar a primeira parcela do 13º salário na próxima segunda-feira, 30 de novembro, e a segunda até 20 de dezembro. A projeção do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) é que a economia paraibana receba, até dezembro deste ano, mais de R$ 866,1 milhões com o pagamento do 13º.

ANO PASSADO O GOVERNO CÁSSIO PAGOU O 13º EM NOVEMBRO.

Médicos do Hospital Regional de Guarabira suspendem cirurgias eletivas.

Os médicos do Hospital Regional de Guarabira, Complexo de Saúde Antônio Paulino Filho, resolveram paralisar as cirurgias eletivas (que não são de urgência ou emergência) e as consultas ambulatoriais de Mastologia, Cirurgia Geral e Urologia por tempo indeterminado. A medida foi tomada em resposta à portaria 709, da Secretaria de Saúde do Estado, que reduziu o percentual pago aos médicos como incentivo do Serviço Profissional.

A partir desta quinta-feira (26), só serão realizadas as cirurgias de emergência até que a o Estado solucione a situação. Mensalmente, o hospital efetua 80 cirurgias em pacientes da região.

Os profissionais expuseram as razões da medida extrema em uma nota encaminhada à direção do hospital, ao Ministério Público, à Secretaria de Saúde e ao Conselho Regional de Medicina. Além dos problemas salariais, eles querem saber o motivo da administração ainda não ter implantado os serviços de Hemodiálise, a Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal, além de outras melhorias de estrutura física e assistencial que já teriam sido solicitadas durante visitas do secretário de Saúde, José Maria de França, ao hospital.

Como exemplo do impacto que a portaria 709 causaria na remuneração, os médicos citam uma cirurgia de Histerectomia Total. Atualmente, o SUS paga R$ 221,71 a toda a equipe médica (1º cirurgião, auxiliar e anestesista). Caso se aplique a portaria, segundo os médicos, este valor cairia para aproximadamente R$ 44. Descontando os impostos, chegaria a R$ 30 para dividir com a equipe.

“Questionamos se é justo que um profissional que assume tal responsabilidade deve ser remunerado desta forma”, comentam os médicos na carta entregue aos órgãos responsáveis.

Romero diz que o Senado aprovou a criação do campus do IFET para Piancó.

romerorodrigues45@gmail.com

Boletim informativo

Romero diz que o Senado aprovou a criação do campus do IFET para Piancó

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal aprovou projetos autorizativos de criação das escolas técnicas federais dos Campi do Instituto Federal de Educação da Paraíba nos municípios de Piancó, Mamanguape e Esperança.

A informação partiu do deputado Romero Rodrigues que, junto com a prefeita de Piancó, Flávia Galdino, iniciou os contatos com a direção do Instituto na Paraíba, mais precisamente com os professores João Batista e Ricardo Lima, e os senadores do Estado, visando a concretização do empreendimento para o referido município sertanejo. Vale registrar que Romero foi o parlamentar que deu os primeiros passos visando a implantação do antigo CEFET em Campina Grande, hoje IFET, com o apoio do então deputado federal Enivaldo Ribeiro, que foi decisivo no processo.

Em breve haverá uma audiência para o estudo dos cursos a serem implantados, atendendo as necessidades do município, e também a estrutura do prédio a ser oferecido – que pode ser do município ou do Estado, caso este esteja ocioso, ou até mesmo alugado.

Segundo Romero, a Comissão de Educação do Senado aprovou o Projeto de Lei (PLS 381/09), de autoria do senador Cícero Lucena (PSDB-PB), que autoriza o Poder Executivo criar o Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, no município de Piancó. O Projeto segue para Câmara dos Deputados. Em sua justificativa, o senador ressalta a solicitação conjunta dos 20 prefeitos da região do Vale do Piancó. “Os gestores apresentaram a preocupação com fato de que, a região é a única da Paraíba totalmente desprovida de qualquer instituição que garanta acesso à educação continuada, profissionalizante, ou de curso superior aos usuários do serviço público de educação”, defendeu o parlamentar.

LEIA MAIS
CLIC paraibahoje.wordpress.com

João Pessoa é minha casa.

Fábio Mozart

João Pessoa era apenas uma imagem de cidade grande aos olhos de um menino, cheia de mistérios emaranhados entre velhos sobrados e rios mansos, o desconhecido de uma cidade exótica, ao mesmo tempo aristocrática e primitiva. Guardo a constituição daquelas imagens antigas, resgatadas sempre que puxo o filme dos meus primeiros anos, um encontro sedutor e desafiante. A cidade deixando-se descobrir na distância e no desconhecido, o menino germinando a fascinação pela urbe provinciana que aos seus olhos parecia a grande metrópole berço do desconhecido.

Essa distância íntima viajava no velho jipe do meu pai, fazendo o percurso Itabaiana-João Pessoa nas esburacadas estradas dos anos 70, uma viagem que não chegava nunca, que voltava eternamente ao desconhecido, como um calidoscópio vertiginoso, produzindo um número infinito de combinações que mergulhavam nas retraídas águas do Sanhauá. Desmistificada anos depois, João Pessoa veio a me propor novos modos de percepção estética. Mas não deixei para trás a cidade dos sonhos, elevada e comoventemente poética. Esse ambiente quase mítico ainda mora em mim, quem sabe uma resposta ao impacto alienante da vida moderna, da desumanização, do crescimento desordenado. O espaço urbano limpo, o silêncio e a simplicidade das pequenas aglomerações urbanas, o retrato imaginário que ainda hoje carrego comigo, foto 3x4 do meu mundo dos sonhos, o sublime das imagens de antigas igrejas, velhos faustos, vetustas riquezas.

LEIA NA ÍNTEGRA
CLIC colunafabiomozart.blogspot.com

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Câmara aprova em primeiro turno a PEC dos Agentes de Saúde.

O Plenário aprovou nesta quarta-feira a PEC dos Agentes de Saúde (391/09), que prevê a definição, por lei federal, de um piso salarial para a categoria e das diretrizes para os planos de carreira, cuja formulação caberá aos estados e municípios. A matéria ainda precisa ser votada em segundo turno na Câmara.

O texto aprovado por unanimidade (382 votos) é o do substitutivo da comissão especial sobre o tema, de autoria da deputada Fátima Bezerra (PT-RN). A principal novidade em relação à proposta original, do deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE), é a ajuda financeira que a União deverá dar aos estados e municípios para o cumprimento do piso nacional.

Valorização salarial
As mudanças alcançam os agentes comunitários de saúde e de combate às endemias, que já haviam sido beneficiados pela Emenda Constitucional 51, aprovada em 2006. Ela permitiu a efetivação de cerca de 154 mil agentes que trabalhavam sem contratos e a contratação de agentes sem concurso, por meio de uma seleção pública.

Segundo a relatora, a aprovação da matéria significa "mais um passo importante rumo à valorização salarial e profissional de uma categoria que exerce um papel muito importante na saúde pública". Ela avaliou que, para as famílias pobres, os agentes "são os médicos que aparecem em suas casas".

LEIA NA ÍNTEGRA
CLIC
agoraelei.wordpress.com

Parabéns - VIDA - tudo de bom - FILHA

Comissão da Câmara pede à FAB informações sobre carona a filho de Lula.

A Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara dos Deputados aprovou hoje (25) requerimento de informações à Força Aérea Brasileira sobre um voo do dia 9 de outubro, em que viajaram o filho do presidente Lula, Fábio Luiz Lula da Silva, o Lulinha, com mais 15 amigos e o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles. Segundo reportagem do jornal Folha de S.Paulo, o Sucatinha estava prestes a pousar em Brasília quando o comandante da aeronave teve de voltar para São Paulo, a pedido de Meirelles. Todos embarcaram em Congonhas e retornaram a Brasília. Por ter status de ministro, o presidente do BC tem direito de utilizar de aviões da FAB, mas Lulinha e os 15 amigos não têm. Depois de ter confirmados os nomes dos passageiros, a comissão pretende tomar medidas para apurar o caso, informou o deputado Duarte Nogueira (PSDB-SP), autor do requerimento de informações.
Enviar por e-mail

LEIA MAIS NOTÍCIAS DO BRASIL
CLIC brasilhojenoticias.wordpress.com