sábado, 26 de setembro de 2009

Revistas » Edição 2132 / 30 de setembro de 2009

A REVISTA VEJA DESTA SEMANA, É EXCLUSIVA PARA ASSINANTES. O BLOG DISPONIBILIZAR AS PRINCIPAIS MATÉRIAS PRA VOCÊ. NA ÍNTEGRA.

O número 2 de Lula é Ciro Gomes.

Dia de festa no interior.

O socialismo não morreu (para eles)

31% de esperança Pela primeira vez, uma vacina contra a aids conseguiu evitar a infecção pelo vírus HIV.

Um retrato da sala de aula.

Um comércio de horrores: A Tanzânia condena pela primeira vez caçadores de albinos. Devido a uma tenebrosa superstição, essas pessoas são mortas e têm o corpo retalhado para ser vendido a feiticeiros.

O pesadelo é nosso: Na contramão da tradição diplomática nacional, o Brasil se intromete na política interna de outro país e o faz da pior maneira possível: como coadjuvante de Hugo Chávez.


LEIA MAIS:
CLIC revistaveja.wordpress.com

Edição 2081 - 30 SET/2009 - LEIA NA ÍNTEGRA

ESPECIAL
Conflito diplomático
Terça-feira, 22 de setembro, as tropas fiéis ao presidente golpista de Honduras, Roberto Micheletti, cercam a embaixada brasileira, onde está abrigado o presidente deposto manuel Zelaya: soberania ameaçada.

Um museu para disney
Abre nos EUA um centro cultural que reúne o legado artístico do homem que fundou o maior império da diversão.

"A Inclusão Digital é Uma Utopia"
Para especialista, constantes atualizações tecnológicas impostas pela indústria condenam o homem à eterna exclusão.

A política do vai e volta
Se algum paulistano não gostar das decisões do prefeito Kassab, é só reclamar que ele anula


Atos secretos à paulista
Assembleia de São Paulo repete falta de transparência do Senado Federal e esconde 46 decisões para nomear funcionários e pagar viagens sem que ninguém saiba


Ciro muda o jogo
O crescimento do candidato do PSB e de Marina Silva nas pesquisas mostra que o eleitor não quer apenas um plebiscito entre PT e PSDB


Hildebrando ainda mete medo
Ex-deputado é um dos homens mais temidos do Acre. Mesmo condenado a 18 anos de prisão


Quem vai lavar essa casa?
Senado volta a se sujar com descoberta de pagamentos de cursos no Exterior sem cortar salários. E que cursos!


Título da matéria
Texto do sumário ou olho da matéria.

LEIA MAIS:
CLIC www.terra.com.br/istoe/edicoes/2081/sumario.htm

Couto é tratado como senador por Ricardo, Abílio e Aguinaldo Ribeiro durante evento em Itaporanga.

O prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB), participa na tarde deste sábado 26 de um evento político na cidade de Itaporanga, ao lado dos deputados Luis Couto (PT), Armando Abílio (PTB) e Aguinaldo Ribeiro (PP). O evento está sendo promovido pelos partidos que compõem a base aliada de Ricardo (PSB, PPS, PTB, PT e PP) no Vale do Pinacó.

Neste momento o prefeito, profere palestra sobre suas experiências administrativa na Capital e fala para uma platéia que lota o plenário e as dependências da Câmara de Vereadores, composta de professores e servidores da educação, saúde e limpeza pública, que protestam contra a retirada de conquistas e direitos trabalhistas pela atual administração municipal de Itaporanga.

No entanto, o que mais chama a atenção no evento é que o deputado Luiz Couto já está sendo tratado pelos aliados como candidato a senador, na chapa majoritária encabeçada por Ricardo.

O deputado Armando Abílio ratificou que o PTB está empenhado na eleição de Luiz Couto para o Senado Federal. Agnaldo Ribeiro, por sua vez, disse que Couto já pode ser saudado como futuro senador da República pela Paraíba.

Já o prefeito Ricardo Coutinho afirmou que fará muito bem a Paraíba e para o Brasil a eleição de Luiz Couto para o Senado. O prefeito acrescentou que ao lado de Couto promoverá mudanças reais no Estado.

“Sua presença dignifica, qualifica e honra o debate político de construção de um Projeto de Desenvolvimento da Paraíba. Estarei ao lado de Luiz para que possamos confirmar mudanças reais na Paraíba e no Senado Federal”, sustentou.

MANCHETES DE HOJE - 26 DE SETEMBRO (sábado)

[Maranhão Biônico veta lei que previa nomeação de concursados]

[Contra o TSE, novos vereadores assumem em Goiás]

[TRE julga quatro prefeitos na próxima segunda-feira]

[Fonte revela presença de Cássio em evento do PSDB em Natal; impasse na PB deve ser colocado a cúpula]

[Se candidatura própria não for obrigatória, Cícero sai do páreo e libera apoio a Ricardo]

[Daniella Ribeiro quer a ampliação do número de doadores de órgãos na Paraíba]

[Maranhão III tentou deter candidatura de Ricardo Coutinho]


LEIA NA ÍNTEGRA:
CLIC paraibahoje.wordpress.com

Quem ganha essa parada? A cria ou o criador?

Cássio vai ter que optar entre: Ficar no PSDB como Presidente e apoiar Ricardo Coutinho ou sair do PSDB.

Do contrario terá que se submeter a sua cria.

Diferente de Zé Maranhão que traiu Ney Suassuna ( Caso Sanguessuga – Antes do caso ser julgado, Maranhão abandou a campanha de Ney).

Cássio apoiou Cícero Lucena e o elegeu Senador (Cícero Lucena foi preso pela Polícia Federal antes das eleições e Cássio manteve fidelidade a ele).

Hoje porque tem mais 4 anos como senador, Cícero quer submeter Cássio a uma humilhação.

Cássio vai aceitar? Veremos na próxima semana.

Após reunião Cícero fala com exclusividade ao Paraíba1

Ao final da reunião que deveria decidir o rumo do PSDB na Paraíba para campanha eleitoral de 2010, o senador Cícero Lucena deu entrevista exclusiva ao Paraíba1. Entre outras coisas ele comentou a decisão de se mater candidato e também presidente do partido, mesmo depois de ter feito o convite a Cássio Cunha Lima.

Cícero também falou da onde de desfiliação no partido tucano e disse que pretende reconquistar antigos aliados que têm procurado outras legendas. Sobrou até tempo para fazer piada com a candidatura do governdor José Maranhão (PMDB).

VEJA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA:
clic: www.paraiba1.com.br/Noticia/29871_APOS+REUNIAO+DO+PSDB+CICERO+FALA+COM+EXCLUSIVIDADE+AO+PARAIBA1.html

Fábio Mozart - Zé da Luz na academia e na internet

Na próxima semana, o itabaianense Geraldo Xavier de Oliveira apresentará monografia intitulada “Zé da Luz, memória e identidade de Itabaiana”. Será na Universidade Federal em Vitória da Conquista, Bahia.

Às vésperas de completar 58 anos, Geraldo Xavier não perde a vitalidade e vontade de divulgar a cultura de sua terra natal. Inteligência forjada no trabalho como tipógrafo, mas também herdada dos seus familiares, Geraldo foi aprendiz de gráfico n’A Folha, jornal oficial de Itabaiana, sob as ordens de Nabor Nunes, Arnaud Costa e Djalma Aguiar, seu tio.

Com sutileza e habilidade, Geraldo traça um perfil do poeta matuto e sua ligação umbilical com Itabaiana, naqueles anos românticos que antecederam a Revolução de 1930, e depois, até o final dos anos 50, quando Itabaiana era um centro irradiador de cultura. Naquele cenário, aparecia a figura de Zé da Luz, um dos três severinos lendários, junto com Severino Sivuca e Severino Ratinho. Severino de Andrade, o Zé da Luz, personificou o lirismo, o cheiro e o sabor do Nordeste. Sua poesia está na boca do povo, imortalizada.

Deste espaço cibernético, peço ao meu amigo vereador Ubiratan ou qualquer outro parlamentar da cidade que encaminhe votos de aplausos ao nosso conterrâneo, pela demonstração de carinho intelectual e afinidade com a mais original cultura itabaianense.

Por falar em espaço cibernético, o grupo de músicos pernambucanos Cordel do Fogo Encantado, da cidade de Arcoverde, tem se destacado pela mistura de rock rural e poesia sertaneja. A revista eletrônica de literatura pop TXT Magazine publicou o poema “Ai, se sêsse...”, de Zé da Luz, trabalho que já foi musicado no CD do Cordel, em gravação ao vivo, na voz do cantor Lirinha, em show no Opinião, de Porto Alegre.

Comentário da revista: “A fronteira entre a cultura dita popular, o chamado pop e os meios de comunicação eletrônicos de alta tecnologia vem sendo diluída, sem anular nenhum desses módulos culturais. Ler os versos de um matuto na animação em Flash da página de abertura de uma revista de ficção urbana não é surpresa. O folclore, a cultura popular e o pop têm mais raízes em comum do que o superacionismo cultural nos permite enxergar”. Outro bom sítio de cultura popular, onde Zé da Luz está presente com destaque, é o De Repente (www.derepente.f2s.com), um passeio pelo universo das cantorias, sintetizando a vocação multimídia da cultura sertaneja.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

O número 2 de Lula

Preocupado com a queda de Dilma Rousseff, o governo revê sua estratégia para 2010 e decide incentivar uma segunda candidatura chapa-branca – a do deputado Ciro Gomes.
DIVISÃO DE TAREFAS
Dilma seguirá o roteiro de herdeira de Lula, enquanto Ciro se encarregará de atacar os tucanos:
o compromisso fechado com o presidente é que não haja fogo amigo entre seus aliados.


Para o presidente Lula, eleger o sucessor em 2010 é uma obsessão. Ele é dono de índices espetaculares de aprovação, coleciona comendas mundo afora e está convicto de que a história do Brasil será dividida entre os períodos a.L. e d.L. – antes de Lula e depois de Lula. A derrota nas urnas de um herdeiro político não cabe nesse currículo. Há mais de seis meses o presidente está em campanha apresentando nos palanques sua candidata, a ministra Dilma Rousseff. Até agora, porém, a fama de eficiente dela e a popularidade dele não têm se transformado em intenções de voto no volume esperado. O que parecia ser a receita correta para o continuísmo está se mostrando um fracasso na prática. Diante do quadro até agora desfavorável, Lula pôs em andamento um plano alternativo. O governo decidiu dividir as bênçãos da aprovação plebiscitária de Lula entre Dilma e um segundo nome identificado com a atual administração – o deputado Ciro Gomes, do PSB.

Disputar a eleição presidencial com dois candidatos ungidos pelo Planalto parece, à primeira vista, mais uma daquelas obras de arquitetura política muito atraentes no papel, mas que não se sustentam no mundo do concreto. A estratégia faz mais sentido quando examinada em dois tempos. Dar publicidade a esse caminho agora aumenta, pelo menos teoricamente, a perspectiva de continuidade no poder do atual grupo governante. Isso soa como música aos ouvidos dos potenciais aliados que abominam a ideia de sentir saudade das emas do Palácio da Alvorada a partir de janeiro de 2011. Quanto maior a perspectiva de vitória, maior o poder de atração de apoios. Quem se beneficiou disso foi Ciro Gomes. O deputado apareceu na última pesquisa de intenção de voto empatado na segunda colocação com Dilma Rousseff – ambos muito atrás do governador de São Paulo, José Serra. A diferença é que Ciro está em ascensão, enquanto Dilma vem perdendo fôlego, principalmente depois do anúncio da candidatura da senadora Marina Silva, do PV.

TSE derruba tese dos infiéis: Diretórios de partidos não podem autorizar desfiliação.

A insistência de alguns políticos de deixarem suas legendas em busca de novos partidos não tem limite, mas o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já colocou um freio nas pretensões dos infiéis.

Em do deputado Sarney Filho, o ministro Fernando Gonçalves respondeu que não compete a nenhuma esfera dos diretórios partidários – municipais, regionais ou nacionais, autorizar os detentores de mandatos eletivos a deixarem seus respectivos partidos sem a perda de mandato. O ministro lembrou que o instituto da infidelidade partidária foi firmado pelo TSE a partir de 27 de março de 2007 e regulamentada pela Resolução 22.610.

O parlamentar perguntava: "De quem é a competência para autorizar os detentores de mandatos eletivos deixarem seus respectivos partidos sem a perda de seus mandatos, se os diretórios municipais aos quais são filiados, os diretórios regionais ou somente os diretórios nacionais?"

Ou seja, quem tiver esperança de deixar sua legenda construindo algum acordo com seu partido de origem, pode esquecer a idéia.

UBAM orienta Prefeitos a um boicote às eleições 2010

BRASÍLIA - Após sucessivas tentativas de obter do governo federal uma resposta rápida aos reclames dos 5.640 Municípios brasileiros, o presidente da União Brasileira de Municípios (UBAM), Leonardo Santana, determinou sua equipe o envio de Fax para todos os Prefeitos do Brasil, objetivando orientá-los a aderirem a um grande movimento contra a realização das eleições 2010, que vem esquentando cada vez mais os ânimos dos que querem chegar ao poder e dos que contam com a reeleição.

Para Leonardo, o que está acontecendo com os Municípios é uma falta de sensibilidade e compromisso da equipe econômica do governo federal, em face da política tímida e mesquinha promovida por “quem não sabe o que significa federalismo”.

Segundo ele, desde o ano passado que o governo resolveu mexer nas contas dos Municípios, com programas de redução do Imposto sobre Produtos Industrializados(IPI) do Imposto de Renda(IR), os quais, uma vez diminuídos, causaram uma catástrofe financeira nas prefeituras.

“Os Municípios estão falidos, sem condições de garantir a gestão plena da saúde, educação e bem estar da população. Mais de 70% das prefeituras está diminuindo o horário de funcionamento, ficando claro a redução no quadro de pessoal, o que será um verdadeiro caos social nas pequenas cidades. Serão milhões de pais de família nas ruas, pois não se tem dinheiro para repassar sequer o duodécimo das Câmaras Municipais”.

Leonardo disse que a medida daqui pra frente será radical em relação aos objetivos eleitorais do presidente Lula, que este ano resolveu reunir os Prefeitos em Brasília, no Encontro Nacional dos Prefeitos e Prefeitas, com o único objetivo de apresentar sua preferida candidata Dilma Roussef.

“Mais de 3 mil Prefeitos estavam em Brasília, esperando uma solução para suas cidades e o que ouviram foi uma proposta esdrúxula do presidente Lula, como se fosse um presente, o escalonamento das dívidas dos Municípios com o INSS, como se os Prefeitos não soubessem que o INSS deve mais de 3 bilhões aos Municípios”.

“Ao contrário de quem não tem coragem, vamos incentivar os Prefeitos e Prefeitas a não votarem em ninguém nas próximas eleições, daí vamos ver como o governo vai ficar, pois é a única coisa com que ele se preocupa”. Disse o presidente da UBAM.

Agência UBAM

GILCIVANE CARVALHO
clic: www.ubam.com.br

Romero critica aumento de até 150 por cento cobrados aos comerciantes na Ceasa.

O deputado estadual Romero Rodrigues está denunciando na Assembleia Legislativa da Paraíba que o Governo do Estado, através da CEASA, inexplicavelmente, reajustou os preços dos espaços disponíveis para a exposição e venda de produtos em Campina Grande em até 150 por cento, o que no seu entendimento “é um absurdo, um fato lamentável e uma atitude contrária aos interesses da população”.

Romero disse que são inúmeras as reclamações dos produtores que trabalham na comercialização de produtos na Ceasa, ressaltando que os espaços são muito reduzidos para o desenvolvimento dos trabalhos dos produtores /comerciantes e ainda sofrem com essas majorações nas tarifas cobradas. Afirmou que essa atitude do Governo do Estado “é muito prejudicial às pessoas que ali trabalham e seria interessante que fossem buscadas soluções para resolver este problema, pois está prejudicando dezenas de pessoas, inclusive, os próprios consumidores”.


LEIA NA ÍNTEGRA:
CLIC:paraibahoje.wordpress.com/2009/09/25/romero-critica-aumento-de-ate-150-por-cento-cobrados-aos-comerciantes-na-ceasa/

Assessoria de Imprensa do deputado Romero Rodrigues

25/9/2009 - deputadoromerorodrigues@gmail.com

CLIC: www.romerorodrigues.com.br

Se candidatura própria não for obrigatória, Cícero sai do páreo e libera apoio a Ricardo.

O senador Cícero Lucena (PSDB) admite retirar a sua candidatura e até liberar o seu partido para se compor com o prefeito Ricardo Coutinho (PSB). Mas só se a Direção Nacional dos tucanos disser a ele que não é obrigado ter candidato tucano a governador na Paraíba em 2010, para dar palanque e força à candidatura de José Serra à Presidência da República.

"Não serei problema", garantiu Cícero durante a reunião de mais de cinco horas que manteve entre a manhã e o meio da tarde desta sexta-feira (25) com o ex-governador Cássio Cunha Lima, deputados e outras lideranças do PSDB. O encontro de ciceristas e cassistas abrigados no ninho tucano ocorreu no apartamento do vice-presidente da Assembléia, Ricardo Marcelo, no bairro do Bessa, em João Pessoa.

"A bola, agora, está com a Direção Nacional do PSDB", revelou um participante da reunião, adiantando ainda que o próprio Cícero ficou encarregado de fazer a consulta sobre a obrigatoriedade ou não da candidatura tucana ao Governo do Estado e, também, se pode transferir para Cássio, sem problemas, a presidência do partido.

A consulta que Cícero fará, possivelmente ao senador Sérgio Guerra, presidente nacional do PSDB, deve ocorrer já na segunda-feira (28). "É preciso agilizar para dar tempo às migrações, ou seja, às mudanças de partido previstas para até o final deste mês", adiantou a fonte do Portal. Disse mais: "Se a Direção Nacional fechar questão em torno de candidato próprio em todos os Estados e Cássio sofrer alguma restrição que o impeça de assumir a presidência, aí alguns vão sair do partido, começando pelo próprio Cássio".

Publicamente, o senador saiu da reunião falando que sua candidatura está mantida e que vai trabalhar pela recomposição do PSDB com outros seus aliados tradicionais na Paraíba, a exemplo do PP, PTB e PDT. Disse também que conta com o apoio de Cássio, que não quis se pronunciar e, ao ser procurado pela imprensa, disse aos repórteres que procurassem "o presidente do partido".

Participaram da reunião na casa do deputado Ricardo Marcelo os deputados Arthur Cunha Lima, Antônio Mineral, João Gonçalves, Ruy Carneiro, Fabiano Lucena, Zenóbio Toscano, Romero Rodrigues, Dinaldo Wanderley e Pedro Medeiros. O ex-governador Ronaldo Cunha Lima e o ex-senador Ivandro Cunha Lima também estiveram presentes. A reunião começou às 11h e terminou por volta das 16h30.

Daniella Ribeiro quer a ampliação do número de doadores de órgãos na Paraíba.

A vereadora Daniella Ribeiro, líder do PP, apresentou na Câmara Municipal de Campina Grande o projeto de lei de número 186/2009, que institui a Semana de Incentivo à Doação de Órgãos. Conforme a sua proposta o evento será comemorada na última semana de setembro de cada ano. A “Semana de Incentivo à Doação de Órgãos” passará a fazer parte do calendário oficial do Município.

Ela destaca que os objetivos da Semana são sensibilizar a sociedade para que apóie as campanhas de doação de órgãos, estimular as atividades de promoção e apoio à doação de órgãos em geral e conscientizar a população sobre a iniciativa. A Secretaria de Saúde do Município será o órgão responsável pela elaboração da programação e cumprimento do evento.

Daniella ressalta que doar órgãos é um ato de amor e solidariedade. Com esta proposta estamos instituindo a "Semana de Incentivo à Doação de Órgãos", que será comemorada na última semana de setembro de cada ano. Quando um transplante é bem sucedido, uma vida é salva e com ele resgate-se também a saúde física e psicológica de toda a família envolvida com o paciente transplantado. No Brasil, atingimos a marca de aproximadamente 70.000 pessoas (2007) aguardando por um transplante. Essas vidas dependem da autorização da família do paciente com morte encefálica comprovada autorizar a doação. Um gesto que pode transformar a dor da morte em continuidade da vida.

A parlamentar diz que embora o Brasil seja considerado modelo no número de transplantes realizados, o número de doadores continua abaixo do necessário. Apesar do crescimento em 2008 ocorrido após 2 anos de queda e 1 ano de estagnação em 2007, passamos de 5,4 doadores por milhão de população (pmp) para os atuais 7,2 pmp. Segundo o Registro Brasileiro de Transplantes, divulgado pela ABTO, essa taxa ainda não supera a obtida no ano e 2004 que foi de 7,3 pmp. Em paises como a Espanha, essa relação chega a 35 pmp. A Argentina registra o número de 12 pmp.

Quanto mais a população se conscientizar da importância de se tornar um doador, menor será a angustiante fila de espera por órgãos. Dentro desse universo existe uma outra realidade que é a do transplante pediátrico. Se para o adulto a espera por um doador é difícil, imaginem quando o paciente é uma criança. O número de doadores em potencial reduz significativamente as chances da efetivação do transplante.

Existem hoje no Brasil diversas Associações Médicas, ONGs e movimentos independentes que trabalham para melhorar esse panorama.

CMCG - ASSESSORIA DE IMPRENSA
VEREADORA DANIELLA RIBEIRO – 25/9/2009
daniellaribeiro11@gmail.com
CLIC: www.daniellaribeiro.com.br

Maranhão III tentou deter candidatura de Ricardo Coutinho.

O convite feito pelo governador José Maranhão (PMDB) ao deputado estadual Leonardo Gadelha para que ele assumisse a Secretaria de Infraestrutura foi uma resposta direta a uma tentativa de acordo buscada por Maranhão junto a Ricardo Coutinho. Na tarde da última terça-feira, 22, um deputado, enviado pelo chefe do executivo estadual se reuniu com um secretário do prefeito em um apartamento em Manaíra para sugerir um pacto. A mensagem foi transmitida a Ricardo, que recusou a oferta. Como desdobramento, a nomeação de Leonardo foi confirmada, gerando a consequente oportunidade de Nadja Palitot, adversária do prefeito, assumir o mandato na Assembleia.

Uma fonte ligada aos dois protagonistas da conversa revelou ao Parlamentopb que o suposto acordo se daria nas seguintes condições: Ricardo Coutinho deveria retirar sua pré-candidatura ao Governo e seria incluído como candidato ao Senado na chapa de Maranhão. Em troca da renúncia ao Governo, Maranhão garantiria o apoio ao socialista nas eleições de 2014. O trato ainda previa que o suplente de Ricardo seria o empresário Roberto Cavalcanti, atual senador da República. Essa, aliás, seria uma prova da intenção de Maranhão de cumprir o pacto, já que Cavalcanti teria um interesse direto na eventual eleição de Ricardo em 2014, pois, assumiria a vaga quando o presidente do PSB chegasse ao Governo.

Quando foi informado pelo secretário dos termos do acordo sugerido, Ricardo disse que não aceitava e que sua candidatura ao Governo era "irreversível". O deputado transmitiu a resposta ao governador e, poucas horas depois, a operação para nomear Leonardo Gadelha na Infraestrutura foi confirmada.

Filho de Sarney diz que bota 'quem quiser' no Senado.

Presidente da Câmara de Itabaiana também diz que bota 'quem quiser' como assessor parlamentar.
ITABAIANA também tem sua casa dos HORRORES.

Presidente da Câmara de Itabaiana diz que bota 'quem quiser' como assessor parlamentar.

Segundo o vereador Déde Tavares (DEM) ao perguntar o porquê do Presidente da Câmara nomear 12 assessores parlamentares para apenas 4 vereadores, obteve dele a seguinte resposta: “Quem manda sou eu, e nomeio que eu quiser”

Foi o BLOG quem descobriu, o olé que o Presidente deu em 5 vereadores.


FIQUEI SABENDO QUE O PRESIDENTE VAI PROCESSAR O BLOGUEIRO.

VÁ MESMO PRESIDENTE.

“REALIZE ESSE MEU SONHO”.

QUEM SABE SE NA JUSTIÇA NÃO DESCOBRIREMOS OUTRAS COISAS.

O BLOG NÃO MUDA UMA VIRGULAR DO QUE ESCREVEU.

A VERDADE JÁ FOI PROVADA PELOS SEUS PARES.

TANTO A DOS NÚMEROS DE ASSESSORES, QUANTO A DIFERENÇA DE FOLHAS.

O BLOG NÃO SE TÍMIDA, E NÃO VAI PARAR POR AQUI.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Odon Bezerra - Endividamento e crédito consignado

Na semana próxima passada, novamente o tema relativo a endividamento e o crédito consignado me chamou a atenção. O alerta vem sendo dado a todo momento o crédito fácil está causando um grave problema para toda a sociedade, o dinheiro está deixando de circular, está sendo canalizado para um único setor, os bancos.

É de causar susto o numero de pequenos bancos que tratam única e exclusivamente com o crédito consignado. O centro de João Pessoa está cheio. Mas não é só, no interior é a mesma febre.

Você consumidor já se apercebeu de como é fácil se fazer um “papagaio” em um banco? Não? Então experimente fazer um simples saque em um caixa eletrônico. Se o consumidor não ficar muito atento, vai acabar tomando empréstimo, pois a maquininha já se encontra programada para no simples acessar do cliente, mostrar-lhe um crédito tentador já pré-aprovado. Dou aqui como exemplo a situação vivida por um cidadão sexagenário, aposentado, com pouca habilidade com a máquina, como também semi-analfabeto que passou sérios problemas quando do recebimento do seu salário.

Caiu na arapuca armada e comprometeu boa parte de sua renda durante cerca de vinte e quatro meses. Confesso, senti-me impotente no momento do problema posto e da fria atitude da gerencia da instituição de crédito quando alegou não está cometendo qualquer tipo de infrigência ao código de defesa do consumidor e, assim procedia, sob o manto das normas do Banco Central.

LEIA NA ÍNTEGRA:
CLIC paraibahoje.wordpress.com/2009/09/25/odon-bezerra-endividamento-e-credito-consignado/

Será que vamos ter a dupla o Gordo e o Mago? uiiiiiiii

Presidente Nacional do PRP vem à Paraíba para pavimentar filiação de Rômulo Gouveia no partido.

Quem esteve na Paraíba até esta sexta-feira (25) foi o presidente nacional do PRP, Osasco Rezende. E não esteve à toa. Veio para fortalecer os quadros do partido com vistas às eleições de 2010, especialmente no que diz respeito à chapa proporcional.

Entre os "alvos", o deputado federal Rômulo Gouveia (PSDB), que aguarda definição da pendência entre o ex-governador Cássio Cunha Lima e o senador Cícero Lucena, ambos do PSDB, para definir que rumo tomar.

"Estamos aqui na tentativa de compormos uma chapa competitiva para que o PRP possa garantir deputados federais e estaduais na Paraíba", disse Rezende. Sobre o apoio ao candidato ao governo do Estado, ele disse que o partido só deverá definir em janeiro, "quando a poeira baixar um pouco".

Email enviado por Ricardo Sérvulo – Advogado do PSB

CASO MANOEL JÚNIOR - SUPLENTE DE DEPUTADO FEDERAL DO PSB PROTOCOLA PEDIDO DE HABILITAÇÃO NO PROCESSO

O suplente de deputado federal pelo PSB da Paraíba, Bonifácio Rocha de Medeiros que obteve 24.437 votos nas eleições estaduais de 2006, quando disputou o respectivo cargo, protocolou na tarde desta quinta-feira (24) pedido para atuar na defesa de seus direitos como primeiro suplente, na ação de declaração de justa causa para desfiliação partidária, que é movida pelo deputado federal Manoel Júnior, também do PSB, contra a legenda socialista.

Segundo o advogado, Ricardo Sérvulo que atua na defesa de Bonifácio Rocha, e também do PSB - Diretório Estadual, o direito de o primeiro suplente integrar a relação processual é nítido e inteiramente legítimo, pois do resultado do julgamento da ação de desfiliação partidária necessariamente afetará a condição de suplente do requerente Bonifácio Rocha.

Ricardo Sérvulo disse ainda, que espera que tanto o pedido de habilitação do PSB estadual, quanto o requerimento do suplente de deputado federal sejam deferidos pelo ministro Marcelo Ribeiro/TSE, relator do processo.
Sérvulo disse também, que em recente decisão tomada pelo próprio TSE, em 06.08.2009 (Resolução - julgado nº. 23.097), a referida corte suprema eleitorl pontuou que o primeiro suplente de mandato eletivo possui total legitimidade para requerer os mandatos que tratam da fidelidade paertidária.

Por último, o advogado entende que os pedidos sejam acatados pelo TSE, até com o objetivo de se evitar nulidade processual, e primar pelo contraditório, ampla defesa e legalidade, princípios constitucionais que não podem ser atropelados, tampouco, ignorados.

Abs. do amigo, Ricardo Sérvulo

Romero ignora posição de Marcelo Weick sobre acusações de Cássio e diz: “Resposta será dada no voto”

Romero para Weick: “Resposta será dada pelo povo e no voto” O deputado estadual Romero Rodrigues (PSDB) lamentou, nesta quarta-feira (23), o uso da estrutura do governo do Estado para fins partidários. A denúncia do parlamentar tucano tem por base os ataques promovidos pelo secretário de governo Marcelo Weick contra Cássio Cunha Lima, legitimo vencedor das eleições passadas.

Para o deputado, o secretário deveria explicar aos paraibanos o que até o momento se constitui num nebuloso caso de irregularidade: o caso da tentativa de dispensar multa de R$ 12,5 milhões ao Moinho Dias Branco e que ele, inexplicavelmente tentou perdoar, fato que passaria despercebido caso o Sindfisco não tivesse feito a denúncia, até hoje não explicada corretamente.

O tucano disse que, em mais de 20 anos de vida pública, não pesa contra Cássio Cunha Lima qualquer questão que o envolva em desvios de verbas públicas ou favorecimento ilícito. “Já o mesmo não pode ser dito do jovem secretário que, tão logo assumiu o importante cargo de procurador geral do Estado, fez questão de perdoar a dívida milionária de uma empresa doadora da campanha do atual governador biônico da Paraíba”, declarou.

Romero Rodrigues disse ainda que prefere utilizar o seu tempo de parlamentar para fiscalizar e denunciar os atos de perseguição do atual governo, as suas inúmeras omissões administrativas e a incompetência generalizada de uma gestão que não existe pela força popular, mas deixou claro que no próximo ano, através do voto livre e soberano do cidadão paraibano, a Paraíba vai repor a verdade e determinar, mais uma vez, o fim de uma administração movida pelos interesses pessoais.

Em 2010: Teremos Governador e Senador eleito pelo povo.

CHEGA DE GOVERNO BIÔNICO E SENADOR SEM VOTO.

As vésperas da reunião com PSDB, Cássio estuda filiação no PTB, PV, PPS e PSB.

Apesar de ter reunião agendada para esta sexta-feira 25 com o senador Cícero Lucena, presidente do diretório estadual do PSDB, o ex-governador Cássio Cunha Lima deverá mesmo deixar o partido nos próximos dias, pois já mantém conversas avançadas com outras siglas, a exemplo do PTB, PV, PSB e PPS.

Cássio se encontrará amanhã com Cícero em local ainda a ser definido, mas diante da resistência do senador de não aceitar o prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB), no grupo das oposições ao governador, José Maranhão (PMDB), deverá sair mesmo do ninho tucano, onde foi governador por duas vezes.

Apesar das inúmeras especulações sobre as legendas que abrigarão o ex-governador, o seu destino deverá ser o PSB.

No início da tarde desta quinta-feira uma fonte importante do partido na Paraíba confirmou ao WSCOM Online que os entendimentos para Cássio entrar no partido estão muito avançados. Segundo a fonte, Cássio já teria, inclusive, conversado com o deputado federal Ciro Gomes, que ao lado do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, são os dois integrantes mais importantes do PSB nacional.

MANCHETES DA PARAÍBA - 24 DE SETEMBRO 5ª.Feira

Zenóbio Toscano: “Reunião do PSDB será definitiva”

OAB da Paraíba cria comissão para acionar presidentes de câmaras e evitar posse de mais de 150 suplentes .

Dirceu diz que candidatura de Ciro tem preço para PSB na PB e em outros palanques.

As vésperas da reunião com PSDB, Cássio estuda filiação no PTB, PV, PPS e PSB.

Com cinismo e cara de pau – Maranhão III diz fazer homenagem ao PSB.

Dep. Estadual Gadelha (filho de Marcondes Gadelha) é nomeado para o governo Maranhão III.

Cássio vai a Patos e Soledade.

Delegados podem paralisar atividades a partir de 1º de outubro.

Para o PSB nomeação de Gadelha é capítulo 2 da novela de Guilherme.

Pleno escolhe o juiz João Benedito como novo desembargador.

Daniella Ribeiro defende a proibição de venda e a exposição pública de material pornográfico.

Parceria entre PMJP e Governo Federal vai construir 3 mil casas.

NOVO DESEMBARGADOR - Homem Digno e competente.

Pleno escolhe o juiz João Benedito como novo desembargador.

Na sessão ordinária administrativa da quarta-feira (23), o Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba escolheu, pelo critério de merecimento, o juiz João Benedito da Silva, da 13ª Vara Cível da comarca da Capital para exercer o cargo de desembargador da Corte estadual.

O BLOGUEIRO teve o prazer de conhecer o juiz João Benedito da Silva na associação dos Magistrados. De uma simplicidade impar, o agora Desembarcador Benedito da Silva, mim renova a esperança que dias melhores virão para O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DA PARAÍBA. PARABÉNS DOUTOR BENEDITO.

Fábio Mozart - Religião de resultado

Acabo de ler o grande livro “O processo civilizatório”, de Darcy Ribeiro, uma obra monumental sobre a evolução da humanidade nos últimos dez mil anos. Em um dos capítulos, o mestre conta como o homem aprendeu a ser religioso e a se resignar com a pobreza, enquanto outros usavam a religião para dominar. Quando as cidades começaram a se formar, viu-se que era imprescindível unificar o povo em torno de idéias comuns. Foi aí que os caras que trabalhavam com o sobrenatural passaram a ter grande ascendência sobre a galera, como porta-vozes dos deuses com todos os poderes emanados dessa posição. A antiga religiosidade comunitária foi substituída por igrejas burocráticas e controladoras.

Daí para as religiões e seitas “pegue-pague” foi um passo de alguns milhares de anos até chegarmos ao império da Igreja Católica. Na nossa época, os neopentecostais já passam a dominar a fé do povo simples, com a proliferação de seitas que prometem o céu na terra. No mundo em que vivemos, a idéia de Deus não se desprega do fascínio do ouro, do Poder e dos prazeres.

LEIA NA ÍNTEGRA:
clic: colunafabiomozart.blogspot.com

Daniella Ribeiro defende a proibição de venda e a exposição pública de material pornográfico.

A Câmara Municipal de Campina Grande está apreciando o projeto de lei de número 185/2009, de autoria da vereadora Daniella Ribeiro que dispõe sobre a proibição da venda a menores de 18 anos e a exposição pública de revistas, jornais, dvd’s, cd’s e cartazes em bancas, livrarias, locadoras de dvd’s, cd’s ou congêneres que comercializam com conteúdo erótico ou pornográfico.

A iniciativa de Daniella Ribeiro, líder do PP, visa “proteger as nossas crianças e jovens dos malefícios causados pela exposição de material pornográfico nos estabelecimentos comerciais de Campina Grande”. Segundo a parlamentar, a matéria não tem pretensão de prejudicar os comerciantes, mas apenas garantir que as crianças e adolescentes não fiquem expostos à pornografia exibida livremente pelas ruas da cidade”.

O projeto determina que as livrarias, bancas de jornais e revistas e congêneres que comercializam este tipo de material erótico ou pornográfico, deverão conservá-los sob sua guarda, somente o colocando ao alcance dos clientes quando por eles solicitado. Ressalta que em outras cidades, a exemplo de João Pessoa, foi aprovada lei neste sentido.

LEIA NA ÍNTEGRA:
CLIC paraibahoje.wordpress.com/2009/09/24/daniella-ribeiro-defende-a-proibicao-de-venda-e-a-exposicao-publica-de-material-pornografico/

ENVIADO POR EMAIL PARA O BLOG.
CMCG - ASSESSORIA DE IMPRENSA.
daniellaribeiro11@gmail.com

CLIC www.daniellaribeiro.com.br
VEREADORA DANIELLA RIBEIRO – 23/9/2009

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Quanto vale um petista no Governo Biônico, Maranhão III?

Luiz Couto acusa o Maranhão III de dispensar nomeações no D.O para encobrir cooptação de petistas.

Em entrevista ao programa Rádio Verdade, na tarde desta segunda-feira (21), o deputado federal Luiz Couto (PT) reiterou as acusações de cooptação de votos feita pelo governador Maranhão para eleição do PED do PT.

De acordo com o deputado, para encobrir o feito, o governador José Maranhão disfarça a contratação de petistas, dispensando a publicação das nomeações no Diário Oficial do Estado e realiza a negociação com os petistas apenas através de cheques administrativos. Conforme Couto, o governo coopta petista oferecendo serviços ou cargos e realiza o pagamento apenas através destes cheques administrativos.

Couto ressalta que a todo o momento parte do partido e até mesmo da imprensa percebe a cooptação do governo, já que, recentemente, o governador anunciou a preferência por Rodrigo Soares como candidato à presidência do PT na Paraíba.

“Um governador não pode está se metendo ou dando opinião sobre um processo de eleição interna de outro partido, isso é uma ingerência”, disparou.

Para acabar com o que classificou de “gangorra” de mandatos, Couto defendeu a eleição do novo para a Paraíba e do desenvolvimento para o Estado em 2010.

Cássio distribuiu cheques com pessoas carentes e foi cassado.

Já Maranhão III, segundo Luiz Couto, realiza negociação com os petistas apenas através de cheques administrativos.

Faça sua filiação no PT, e ganhe grátis um cheque administrativo do Governo Biônico, Maranhão III.

PROMOÇÃO VÁLIDA ATÉ 3 DE OUTUBRO DE 2010.
Ou enquanto durar o estoque de cheques do Estado.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Presidente do TSE diz que aumento do número de vereadores só vale para 2012.

O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Carlos Ayres Britto, disse que a ampliação do número de vereadores do país, só deve entrar em vigor nas eleições de 2012, sem efeitos retroativos.

Britto disse acreditar que uma decisão do Congresso não pode substituir a escolha dos eleitores --que elegeram os vereadores que atualmente exercem mandato. "A jurisprudência do TSE entende que se pode aumentar o número de vereadores, mas só vale para a legislatura subsequente. Uma emenda não pode substituir a voz das urnas", afirmou.

Câmara aprova em segundo turno a PEC dos Vereadores:

A Câmara aprovou em segundo turno nesta terça-feira a PEC (proposta de emenda constitucional) dos Vereadores. Foram 380 votos a favor, 29 contra e duas abstenções. A proposta será promulgada em sessão solene no Congresso.

A PEC aumenta em 7.709 vagas de vereadores, segundo cálculo feito pela Folha com base nas regras da PEC e em dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) sobre a população brasileira --referentes ao dia 01 de julho de 2009.

Os deputados também aprovaram a PEC que reduz os gastos com os legislativos municipais. Pela proposta, o percentual máximo das receitas tributárias e das transferências municipais para financiamento da Câmara de Vereadores cai de 5% para 4,5% nas cidades com mais de 500 mil habitantes.

Fernando Henrique defende a liberação da MACONHA.

O ex-presidente diz que decidiu defender a descriminalização da maconha por acreditar que a política de combate às drogas fracassou nos países do continente americano.

“A repressão às drogas tem de ser dura.
Mas não adianta ser dura com
o consumidor. Na cadeia, ele vai
continuar fumando”

Fernando Henrique Cardoso é dono de uma biografia extraordinária. Sociólogo brilhante, como político teve papel relevante na redemocratização do país, criou o Plano Real, foi o primeiro presidente da República reeleito da história do Brasil e hoje é presidente de honra do PSDB. Agora, aos 78 anos, decidiu jogar o peso de sua imagem em favor de uma causa polêmica, a descriminalização da maconha, tema do documentário Rompendo o Silêncio, que aceitou estrelar e que será dirigido pelo jovem Fernando Grostein Andrade (diretor de Coração Vagabundo, sobre Caetano Veloso). O documentário só será lançado depois das eleições presidenciais. FHC afirma que nunca fumou cigarros comuns, tampouco os de THC, tetra-hidrocanabinol, a substância psicoativa da maconha.

LEIA NA ÍNTEGRA:
CLIC revistaveja.wordpress.com/2009/09/20/fhc-sobre-thc

Novo Ministro do Supremo (STF) Antonio Toffoli foi condenado duas vezes a devolver dinheiro aos cofres públicos.

Indicado a uma vaga no STF, Antonio Toffoli foi condenado duas vezes a devolver dinheiro aos cofres públicos, mas as sentenças não são definitivas.

Cabe a somente onze brasileiros, homens e mulheres que compõem a mais alta corte do país, o Supremo Tribunal Federal, a nobre tarefa de proteger o espírito da Constituição da República – documento que consagra os princípios e os valores da democracia e da Justiça no Brasil. Não é fácil tornar-se um desses defensores. O candidato precisa ser brasileiro nato, ter mais de 35 anos, exibir notável saber jurídico e apresentar reputação ilibada. O presidente da República indica um candidato. Cabe ao Senado confirmar ou rejeitar a escolha presidencial. Esse é um processo que costuma ser rápido, formal e reverente. Ou seja, o Senado nunca rejeita as indicações do Planalto. Essa tradição pode mudar com a mais nova indicação do presidente da República, José Antonio Dias Toffoli, advogado-geral da União, que pleiteia a vaga deixada pelo jurista Carlos Alberto Direito, morto no começo deste mês. Toffoli é brasileiro nato, tem 41 anos, não tem mestrado, foi reprovado duas vezes no concurso para juiz estadual e apresenta escassa produção acadêmica. Sua experiência profissional mais evidente, antes de entrar no governo, foi a de advogar para o PT. O fraco currículo, porém, não é o seu maior obstáculo. Toffoli é duas vezes réu. Ele foi condenado pela Justiça, em dois processos que correm em primeira instância no estado do Amapá. Em termos solenemente pesados, a sentença mais recente manda Toffoli devolver aos cofres públicos a quantia de 700.000 reais – dinheiro recebido “indevidamente e imoralmente” por contratos “absolutamente ilegais”, celebrados entre seu escritório e o governo do Amapá.

LEIA NA INTEGRA:
CLIC revistaveja.wordpress.com

Assembleia Legislativa discute nesta 4ª feira crise vivida pelos Municípios.

Prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de mais de 100 municípios do Estado da Paraíba estarão reunidos na manhã desta quarta-feira na Assembleia Legislativa da Paraíba, em João Pessoa, para discutir vários temas de interesse de suas localidades, inclusive, a crise vivenciada pelos Estados e Municípios, com a redução do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que está ensejando o fechamento de diversas Prefeituras.

A iniciativa atende dentre outros a requerimento de autoria do deputado estadual Romero Rodrigues (PSDB), que teve aprovado em março último requerimento de sua autoria de número 272/2009 propondo a realização de sessão especial, cujo documento foi publicado no Diário Oficial do Poder Legislativo. O presidente do Legislativo, deputado Arthur Cunha Lima, convidou os representantes dos Municípios e outras autoridades para a mobilização.

Leia o post na íntegra e comente:
CLIC paraibahoje.wordpress.com

EMAIL ENVIADO PARA O BLOG:
Assessoria de Imprensa do deputado Romero Rodrigues
deputadoromerorodrigues@gmail.com

Mineral garante que Cícero cederá presidência e diz que aliança com Ricardo Coutinho é questão de tempo.

Mineral garante que Cícero cederá presidência do PSDB e diz que aliança com RC é questão de tempo

O líder temporário da oposição na Assembléia Legislativa da Paraíba, deputado Antonio Mineral (PSDB) garantiu, na tarde desta terça-feira (22), que o senador Cícero Lucena (PSDB) passará a presidência do partido ao ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB).

Expondo uma opinião com relação as alianças a serem firmadas para 2010, o tucano disse que já vê o prefeito de João Pessoa como oposição, restando apenas firmar uma aliança com o ex-governador Cássio.

Conforme o parlamentar, a união das oposições é uma questão de tempo.

Apesar das declarações, Mineral não quis se comprometer sobre as decisões futuras. O tucano se resumiu apenas a dizer que o partido tem até junho de 2010 para definir uma candidatura ou se opta pela candidatura do prefeito Ricardo Coutinho.

NOTÍCIAS DA PARAÍBA HOJE - 22 DE SETEMBRO

Léa Toscano, ex-prefeita de Guarabira, deixa o PSDB...
A ex-prefeita de Guarabira, Léa Toscano, deixou o PSDB na manhã desta segunda-feira última. O comunicado da desfiliação foi feito à Justiça Eleitoral e ao presidente da sigla em Guarabira, o deputado estadual Zenóbio Toscano. No último sábado, Léa informou ao ex-governador Cássio sobre sua decisão.

Prefeitos da Paraíba vão se reunir, nesta quarta, na Assembleia Legislativa para protestar redução do FPM...
Mais de 100 prefeitos de municípios paraibanos irão se reunir amanhã (23) pela manhã, na Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba, para protestar contra as baixas nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que deflagraram uma crise administrativa em um número expressivo de prefeituras paraibanas. A reunião, que ocorre simultaneamente a uma mobilização organizada em Brasília pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), foi decidida em encontros das associações de municípios de diversas regiões do estado. O principal objetivo das prefeituras é solicitar apoio formal da Assembleia Legislativa para que o governo federal compense as perdas do FPM.

Zenóbio Toscano diz que candidatura de Cícero não empolga PSDB...
O deputado estadual Zenóbio Toscano disse na manhã desta terça-feira (22) que a candidatura do senador Cícero Lucena ao Governo do Estado não empolga os militantes do PSDB. Em entrevista ao jornalista Nonato Guedes, que apresenta o programa CBN João Pessoa, da Rádio CBN, o deputado disse que Cícero está impondo sua postulação como candidato a deputados estaduais e militantes do partido.

Empresa Limp Fort é condenada a pagar débito fiscal à PMJP...
A empresa Limp Fort Engenharia Ambiental foi condenada, nesta terça-feira (22), a pagar débito fiscal de R$ 779 mil à Prefeitura Municipal de João Pessoa, em virtude de recolhimento de ISS a menor. Esta foi a decisão da Quarta Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba, ao prover, por unanimidade, dois recursos do Município.


Leia na íntegra:
clic: paraibahoje.wordpress.com

EXCLUSSIVO DO BLOG

COLOCARAM RECENTEMENTE UMA BARRA DE SABÃO NA MERENDA ESCOLAR DO GRUPO PROFESSOR MACIEL

MOTIVO: PREJUDICAR A DIRETORA

FOI ESSA INFORMAÇÃO QUE O BLOG OBTEVE DE DUAS FONTES.

Depois de ter sido informado de tal ato de vandalismo, o BLOG descobriu que já era do conhecimento de várias pessoas.

O blog também foi informado do motivo de tentarem prejudicar a diretora, e da pessoa que foi usada para praticar tal ato. Mas deixa com a direção do Grupo Escolar Professor Maciel os devidos esclarecimentos.

Os esclarecimentos serão publicados na íntegra aqui no blog, com o mesmo espaço e tempo da denuncia. Mas terá que ser enviado para o email do BLOG: marconi40@gmail.com

O BLOG falou a verdade.

Até Março de 2009, a Câmara Municipal de Itabaiana tinha 25 assessores parlamentares, e mais 3 da presidência.

O que fez o Presidente da Câmara, segundo ele mesmo disse no Programa Jornal da Cidade (acredito que a entrevista foi realizada no mês de Julho).

"Aumentei os salários dos vereadores". O dele foi de 5 mil 400, para 7.000 mil reais (O mesmo salário do Prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rego).

"Em compensação acabei com todos os assessores parlamentares, deixando ao critério de cada vereador pagar do próprio bolso seus assessores".

O que o BLOG descobriu através do sagres DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO nem os vereadores sabiam.

Descobrir que o Presidente manteve as 3 assessorias parlamentar (da própria presidências). E nomeou para ele e mais 3 vereadores, mais 12 assessores parlamentar, dando um verdadeiro olé nos demais.

Ora! Não há nada de irregular que os vereadores tenham assessoria parlamentar. O que não é correto é um gestor público mentir para a população, dizendo que havia acabado com todas elas.

Por que Zé Cobal, Dr Ribamar, Déde Taveres, Elias da Banda e Zé do Cortume, que são vereadores iguais a todos os outros, não tem assessores?

Qual o critério utilizado para dá a uns e outros não?

- Quando o BLOG perguntou para onde foi à diferença que existe entre os meses de junho e julho da folha dos funcionários efetivos da CÂMARA MUNICIPAL DE ITABAIANA, olha só a resposta do Presidente: "SÓ NÃO FOI PRA MINHA MÃE”

É uma resposta do tipo: Eu posso gerir o dinheiro público, mas não tenho satisfação a dar. Tem sim! Não ao BLOG, mas a população.

Mas a culpa de tudo isso é de um homem que tomou uma atitude espetacular.

Sua excelência NOMINANDO DINIZ, PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DA PARAÍBA. Foi através da sua idéia pioneira, democrática e transparência, que o BLOG revelou o que 5 vereadores não sabiam. Que há sim assessores parlamentares na CÂMARA MUNICIPAL DE ITABAIANA.

PRAÇA EPITÁCIO PESSOA – INAUGURADA

Ibope mostra Ciro e Dilma empatados com 14% das intenções.

Serra aparece com 34% e continua liderando a pesquisa.
Possível candidata do PV, Marina Silva aparece com 6%.

A última pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta terça-feira (22) mostra um empate entre a ministra-chefe da Casa Civil e possível candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, e o deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE). Ambos aparecem com 14% das intenções de voto em um universo de cinco candidatos listados: Dilma, Ciro, José Serra, Heloísa Helena e Marina Silva. A pesquisa foi realizada de 11 a 14 de setembro, com 2.002 entrevistados em 142 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), aparece como favorito para a sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2010. A pesquisa estimulada mostra que 34% dos entrevistados votariam em Serra.

Depois de Ciro e Dilma, vêm Heloísa Helena (PSOL), com 8%, e Marina Silva (PV), com 6%. Em relação a última pesquisa, realizada em junho, quando Marina ainda não aparecia, Serra caiu quatro pontos percentuais e Dilma, três. Ciro, por sua vez, surpreendeu, registrando crescimento de dois pontos. Na última pesquisa, ele aparecia com 12% das intenções.

Fábio Mozart - Relíquia da cultura popular

Meu cunhado Joaquim Lopes, o conhecido Neguinho do Sítio Sabiá, repassou-me uma fita cassete cujo conteúdo é muito precioso. Trata-se de gravação de uma cantoria de “pé-de-parede” com Manoel Xudu e Ivanildo Vila Nova, dois ícones do repente nordestino. Sabe-se que Manoel Xudu faleceu e deixou pouquíssimos registros sonoros. O material para mim tem alto valor, porque sou admirador desse gênio da poesia popular, tendo lançado um livro – “Manoel Xudu, o príncipe dos poetas repentistas” – em sua terra natal, São José dos Ramos, cuja edição está esgotada.

Vou mandar remasterizar o material fonográfico e procurar o poeta Ivanildo Vila Nova para negociar os direitos autorais, juntamente com os familiares do grande Xudu. É que pretendo lançar uma segunda edição do livro, encartando CD dessa cantoria histórica. Imagina se vai agregar valor à obra! Tem um disco de vinil que dizem ser o mais valioso da história da música brasileira, o “Paêbirú”, de Zé Ramalho e Lula Cortês, que no seu formato original está valendo cerca de R$ 4 mil reais. Pois a fita de Xudu vale muito mais pela sua natureza histórica e porque o artista já faz parte do mundo dos espíritos.

Nos lábios de Manoel Xudu morava o milagre da palavra que era sempre nova, mágica, imprevista e alucinante. Xudu é um gênio do improviso, que é um fenômeno curioso da mecânica mental. No improviso não há raciocínio, há inteligência em estado bruto. Para o escritor cearense Renato Sóldon, “o improviso é uma idéia instintiva que não sofre o processo lógico das idéias acionadas pela reflexão”. Citando Freud e Ralph, ele acrescenta que o improviso é a subversão cerebral do pensamento pela explosão revolucionária do subconsciente.

Penso em disponibilizar para os amigos admiradores da poesia popular esse CD com o livro, apenas para assinantes, numa edição mais do que especial. Sou um apaixonado pela arte da gente simples do Nordeste, adotando mesmo o espírito dos brincantes. Não trabalho nisso para ganhar dinheiro, assim como o mestre de boi de reis nada quer para si além de alguns trocados para a cachaça dos brincantes e despesas da brincadeira. Mas a coisa é séria, e exige um profissional no circuito. Para isso, já entrei em contato com o livreiro Heriberto Coelho, do Sebo Cultural, que se mostrou interessado em fazer parceria para a edição da obra.

Na fita, a dupla de violeiros produz a síntese mais acabada dessa arte de cantar repente, manifestação ao vivo da genialidade em sextilhas de singeleza admirável. O talento invejável desses dois artistas produziu um monumento de arte a exprimir um mundo de emoções e expressões poéticas. Já ouvi mais de dez vezes o material, transcrevendo as estrofes. A qualidade sonora é péssima, vai exigir muito recurso da técnica no processo de remasterização. Ao final, teremos uma cantoria entre dois gigantes do repente que “simboliza a vitória do simples sobre o complexo”, na expressão do folclorista piauiense Pedro Ribeiro.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

NOTÍCIAS DA PARAÍBA HOJE - 21 SETEMBRO

Atavarejo: Procon apreende carnes e frios com validade vencida em supermercado da Capital.

20 salários: Juiz condena paraibana por utilizar expressão “advogado de porta de cadeia” em julgamento.

Cássio readmite aproximação com Ricardo; ‘política se pauta por interesses coletivos, não individuais’, diz.

Prefeito Ricardo Coutinho anuncia investimentos de R$ 305 milhões na Capital.

Debandada? Léa deixa o PSDB e Zenóbio afirma que só não sai do partido devido à fidelidade partidária.

Quanto vale um petista no Governo Biônico, Maranhão III.

Até no Tribunal de Justiça da Paraíba há desrespeito à lei.

Prefeituras do Sertão iniciam semana de greve nesta segunda-feira em protesto contra a queda no FPM.

15 Prefeituras do sertão da Paraíba, vão fechar hoje por 10 dias.

Leia na íntegra:
clic paraibahoje.wordpress.com

RESPOSTA DO BLOG A ENTREVISTA DO PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL A RÁDIO COMUNITÁRIA.

1º O presidente da Câmara NÃO DESMENTE a matéria do BLOG .

2º Mas achou a pergunta do BLOG capciosa.


O blog faz a pergunta que quiser, porque não tem que dar satisfação a presidente de câmara.

A pergunta era: Quem recebeu a diferença de 3 mil 466 reais e 66 centavos, que consta na folha dos funcionários efetivos da Câmara Municipa de Itabaiana referente ao mês de junho , e que não consta na do mês de JULHO?

3º Se o BLOG soubesse da resposta, não faria a pergunta.
Quem tinha que dizer o porquê da diferença da folha, não era o BLOG e sim o Presidente da Câmara.

4º O radialista Marcos Adriano o procurou, e mesmo sendo bem recebido pelo presidente, obteve como resposta que não havia alterações na folha. O radialista já foi sabendo que havia alterações na folha, a pergunta a fazer era, qual o motivo das alterações?. Ficou claro que ele não obteve resposta.

5º Só depois que o Vice-Presidente da Câmara telefonou para explicar as alterações, e com três palavras esclareceu tudo, o Presidente resolveu falar.

6º No programa, ele disse a seguinte frase “O dinheiro só não foi pra minha mãe” uma frase digna daqueles gestores que não aceitam ser inquiridos sobre o destino do dinheiro público.

A pergunta é: Porque o vereador Ubiratan vice-presidente da Câmara, não se sentiu agredido com a minha pergunta, e a respondeu de forma objetiva. Tão objetiva, que o blog de imediato publicou o seu esclarecimento. Depois de tudo esclarecido, O Presidente da Câmara foi à rádio Comunitária apenas para fazer uma propaganda da sua gestão, e desafiar o BLOG a encontrar algo errado.

O QUE O BLOG REEDITA NA COLUNA ABAIXO PODE SER LEGAL, MAS TAMBÉM É IMORAL.

Numa outra entrevista, que o Presidente da Câmara, deu ao radialista Marcos Adriano, lhe foi perguntado quanto ganhava um vereador em Itabaiana.

RESPOSTA DO PRESIDENTE DA CÂMARA.
Fiz um acordo com todos os vereadores, e reajustamos o salário para o teto máximo, 3 mil e 500 reais (o salário dele ficou em 7 mil reais como presidente). Mas em troca acabamos com as assessorias parlamentares que onerava a câmara deixando ao critério de cada vereador pagar com seus próprios salários, seus assessores.

Um mês depois da entrevista, o BLOG acessa o SAGRES do TCE, e constata que havia 12 assessores. Levei ao conhecimento de 5 vereadores, e todos eles disseram que não tinham mais assessores sendo pago pela câmara.

MORAL DA HISTORIA:
No seu projeto político para moralizar a câmara, o atual Presidente fez o que nenhum outro conseguiu.

Aumentou o salário de todos os vereadores para o teto máximo de 3 mil e 500 reais, convenceu todos os vereadores a acabar com as assessorias parlamentares, e nomeou para ele e mais 3 vereadores 12 assessores.

Deixando 5 vereadores de fora, que só souberam do olé, pelo BLOG.

Ufa!...

Se o amigo que ler a coluna tiver alguma dúvida, basta perguntar aos vereadores que não foram contemplados. São eles: Zé Cobal, Dr. Ribamar, Déde Tavares, Elias da Banca e Zé do Curtume.

RAPIDINHA DO BLOG
Enquanto a prefeitura sofre com a queda de FPM, a câmara recebe mensalmente independente da crise 87 mil 250 reais.

Sem saber o que fazer com tanto dinheiro, a Presidência brevemente fará reforma na casa. O que a Câmara precisa, é de uma reforma moral, não estrutural.

Visite o SAGRES DO TRIBUNAL DE CONTAS:
clic sagres.tce.pb.gov.br

As colunas publicadas no BLOG são de minha inteira responsabilidade, e traduz em sua totalidade o pensamento do Blogueiro.

Marconi X. de Lucena
Editor: DO BLOG ITABAIANA HOJE

Prefeito anuncia investimentos de R$ 305 milhões na Capital.

O prefeito Ricardo Coutinho (PSB) lançou na manhã desta segunda-feira (21) o Plano de Ações Integradas (PAI) 2009-2010, com as principais obras e investimentos que serão realizados na Capital no valor de R$ 305 milhões. A apresentação do PAI foi realizada no Centro Administrativo Municipal (CAM) e, durante a solenidade, Ricardo assinou ordens de serviço para a reforma e recuperação do Mercado de Cruz das Armas, recapeamento asfáltico de 32 ruas, recuperação de 23 praças, pavimentação de vias complementares do anel binário do Bessa, além da eliminação dos pontos críticos de drenagem em João Pessoa.

Na solenidade, que contou com a presença do vice-prefeito, Luciano Agra, secretários municipais, deputados federais, vereadores e convidados, o prefeito também assinou autorizações para o processo de licitações de pavimentação e drenagem de ruas e construção de duas passarelas metálicas sobre a BR 230.

Segundo o prefeito Ricardo Coutinho, o PAI vai contemplar áreas de infraestrutura, educação, saúde, esporte e lazer, cultura e artes, meio ambiente, administração pública e habitação. "O Plano é um esforço da gestão em parceria com o governo federal, com recursos de R$ 305 milhões, onde está incluído o PAC (R$ 100 milhões). Dos recursos próprios, estamos prevendo investimentos na ordem de R$ 112 milhões nesses 15 meses, que abrangem até o fim de 2009 e 2010", disse Ricardo, lembrando que "estamos colocando aqui o que foi trabalhado de acordo com as demandas e, principalmente, conforme o Orçamento Democrático".


Leia o post na íntegra e comente:
clic paraibahoje.wordpress.com/2009/09/21/prefeito-anuncia-investimentos-de-r-305-milhoes-na-capital/