quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Fernando Eneas: CARTA ABERTA AO GOVERNADOR MARANHÃO: Porque V. Exa. desrespeita a Defensoria Pública?

Primeiramente espero que V. Exa. atente ao substantivo e não desconfie de suposta pândega panfletária, nem se curve ao sopro dos fariseus de plantão os quais pululam ao vosso redor.

Desde que V. Exa. assumiu o governo da Paraíba, nós os advogados do povo estamos sendo vergastados sem dó e piedade por V. Exa., de forma a mais cruel, insensível e desumana.

O trato que V. Exa., dispensa à nossa categoria é a da mais fria desatenção e conseqüente desrespeito no que concerne às nossas mais lídimas e constitucionais reivindicações.

Quando no senado, V. Exa., foi de nós paladino e culpava o governante anterior pela forma como ele tratava a nossa Defensoria. E, jurava que: "quando recuperasse o governo nos trataria de forma digna e honesta".

Hoje, para nossa decepção nos perguntamos: mudou o mundo ou V. Exa.? Eis que lançados foram ao esquecimento as vossas promessas e os vossos discursos.

Em quem mais confiar governador Maranhão?

Em quem mais conceder crédito, se V. Exa. incorporou para pior o figurino do governo de antanho e hoje se nos apresenta com uma outra face, não a do Dr. Jekyll, V. Exa. transmudou-se em Mr. Hyde, como a incorporar a personagem do célebre livro de Robert Louis Stevenson, O Médico e o Monstro!

A Defensoria Pública, advocacia solidária com missão constitucional não detém a atenção de V. Exa., que não reserva espaço para recebê-la, ouvi-la e atende-la.

V. Exa. não nos reserva inserção no seu atual plano administrativo-econômico de Governo. Em sua prática, V. Exa., estranhamente, revela não ser portador de democracia, seja em sua filosofia, na sua cultura e na sua formação, pois se assim o fosse, saberia V. Exa. que só uma plataforma de trabalho com a implantação de metas para o atendimento aos carentes se traduz em Justiça – sobretudo a social – pois sem a mesma não há democracia.

V. Exa. sabe disso e sempre se omitiu da forma a mais distante e desdenhosa, lançando sombras sobre sua biografia. Logo V. Exa., que diz ter lutado contra a ditadura militar a qual lançou trevas sobre o Brasil de 1964-1985.

Depreende-se por parte do governo de V. Exa. toda uma prática de desmantelo da nossa defensoria. Dai a recusa em querer prestigiar a defensoria pública, em atitude injusta e injustificada, sem retribuição financeira adequada aos nossos quadros, desprestigiando-a como Instituição.

Entende-se Excia. que só aqueles que sabem o que é dignidade da pessoa humana, valores sociais do trabalho, necessidades básicas, democracia, solidariedade, humanismo, respeito, valorização da vida, é que poderiam perceber a importância de nossa defensoria.
Mas, esse não parece ser o caso de vossa excelência, o qual também poderia ser explicado a luz da psicologia e da moderna geriatria.

LEIA NA ÍNTEGRA

Nenhum comentário: