quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Chuva de granizo, vendaval e raios assustam moradores do Brejo - São Sebastião de Lagoa de Roça.

O vendaval, chuva de granizo e queda de raios surpreenderam e assustaram os 11.320 habitantes de São Sebastião de Lagoa de Roça, no Brejo paraibano, que fica a 14 quilômetros de Campina Grande.

Durante a tarde da terça-feira (19), as casas e lojas comerciais foram destelhadas, tampas de caixas d’água voaram por cima das residências impedindo a passagem dos veículos, fios de postes arrancados, árvores caíram no meio da rua e toda a cidade ficou sem energia elétrica.

A festa do padroeiro de São Sebastião de Lagoa de Roça, que estava acontecendo desde o dia 10 deste mês, também foi cancelada na noite de ontem.

A prefeitura ainda não calculou o prejuízo, mas segundo o prefeito Lúcio Flávio Bezerra, a destruição foi grande. “Todas as barracas, pavilhão e parte do parque de diversão, que fazem parte da festa do padroeiro, foram destruídos com as chuvas e o vendaval, por isso, ontem à noite, não houve comemoração, e para hoje, estamos prevendo apenas a realização da procissão. Além dessa destruição, casas e o comércio também tiveram prejuízos”, enfatizou.

Devido a chuva forte e o vendaval, a prefeitura registrou até a noite de ontem que uma família teve a residência destruída e precisou ser removida para casa de familiares. Não houve registro de feridos. Segundo os moradores, o vendaval durou cerca de 10 minutos, em seguida, às 16h, começou a chover grazino e forte, e teve duração de aproximadamente uma hora.

O comerciante Sebastião Pedro, proprietário de uma loja de material de construção no centro da cidade, disse que toda a tarde de ontem ficou bastante assutado, pois o vento começou a destruir as árvores, telhas e caixas d’água. No estabelecimento de Sebastião Pedro, ele disse que uma média de 50 telhas de seis milímetros voaram do galpão onde fica o material de construção.

“Foi um desastre grande de uma hora para outra. Eu nunca tinha visto uma chuva e vento assim, foi um negócio fora do comum”, enfatizou.

O funcionário de uma padaria localizada também no centro de São Sebastião de Lagoa de Roça, Airton Rodrigues, disse que no momento que começou o vendaval caiu um raio no estabelecimento, danificando parte do telhado. “As telhas também voaram e tudo aqui ficou alagado. Foi uma destruição total e assustadora”, acrescentou.

A meteorologista da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), Marli Bandeira, confirmou a chuva de granizo, o vendaval, os raios e os trovões registrados em São Sebastião de Lagoa de Roça na tarde de ontem. Ela disse que esse tipo de fenômeno é raro de ocorrer, mas é possível de acontecer em qualquer município. Marli ressaltou que a formação de nebulosidade com aglomeração de nuvens vinda do Oceano Atlântico se intensificou, na tarde ontem, devido o tempo está muito quente, e ocasionou esse tipo fenômeno.

Nenhum comentário: