
Porque não adianta divulgar quantidade, como se adesão se medisse tais quais metas de produção, e ficar vulnerável a desmentidos, como por exemplo fizeram nesta quinta-feira os prefeitos de Serra da Raiz e de Itatuba.
Anunciados pela mídia do governo como novos aliados de Maranhão, eles foram a público dizer que tudo não passa de uma grande mentira oficial. Eis onde mora o risco maior.
Ao anunciar a pseudo adesão de um prefeito, Maranhão força que eles vá a pública desmentir a informação e pior: dizer em que vão votar. Ou seja, Maranhão dá mídia de graça aos adversários.
Se nunca tivesse dito que tinha recebido a adesão do prefeito de Serra da Raiz, Maranhão não teria forçado o prefeito a dizer que vota em Ricardo “porque a população do município assim quer”.
E mais: se o desmentido virar moda, o anúncio de uma adesão verdadeira gerará suspeitas.
Sendo assim, a boa prática política supõe confirmação absoluta antes de divulgar uma adesão.
Até porque ser desmentido não é a melhor estratégia para quem quer vender a sensação de crescimento da base política.
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