Destacamos recentemente a excelência com a qual o governador José Maranhão vai avançando na conquista de aliados. Essa excelência não pode, no entanto, ser medida por quantidade, mas pela firmeza da adesão. Não importa se elas são espontâneas ou não, o que importa é que elas sejam construídas sobre a rocha.
Porque não adianta divulgar quantidade, como se adesão se medisse tais quais metas de produção, e ficar vulnerável a desmentidos, como por exemplo fizeram nesta quinta-feira os prefeitos de Serra da Raiz e de Itatuba.
Anunciados pela mídia do governo como novos aliados de Maranhão, eles foram a público dizer que tudo não passa de uma grande mentira oficial. Eis onde mora o risco maior.
Ao anunciar a pseudo adesão de um prefeito, Maranhão força que eles vá a pública desmentir a informação e pior: dizer em que vão votar. Ou seja, Maranhão dá mídia de graça aos adversários.
Se nunca tivesse dito que tinha recebido a adesão do prefeito de Serra da Raiz, Maranhão não teria forçado o prefeito a dizer que vota em Ricardo “porque a população do município assim quer”.
E mais: se o desmentido virar moda, o anúncio de uma adesão verdadeira gerará suspeitas.
Sendo assim, a boa prática política supõe confirmação absoluta antes de divulgar uma adesão.
Até porque ser desmentido não é a melhor estratégia para quem quer vender a sensação de crescimento da base política.
Porque não adianta divulgar quantidade, como se adesão se medisse tais quais metas de produção, e ficar vulnerável a desmentidos, como por exemplo fizeram nesta quinta-feira os prefeitos de Serra da Raiz e de Itatuba.
Anunciados pela mídia do governo como novos aliados de Maranhão, eles foram a público dizer que tudo não passa de uma grande mentira oficial. Eis onde mora o risco maior.
Ao anunciar a pseudo adesão de um prefeito, Maranhão força que eles vá a pública desmentir a informação e pior: dizer em que vão votar. Ou seja, Maranhão dá mídia de graça aos adversários.
Se nunca tivesse dito que tinha recebido a adesão do prefeito de Serra da Raiz, Maranhão não teria forçado o prefeito a dizer que vota em Ricardo “porque a população do município assim quer”.
E mais: se o desmentido virar moda, o anúncio de uma adesão verdadeira gerará suspeitas.
Sendo assim, a boa prática política supõe confirmação absoluta antes de divulgar uma adesão.
Até porque ser desmentido não é a melhor estratégia para quem quer vender a sensação de crescimento da base política.
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