quinta-feira, 19 de novembro de 2009

EM JOÃO PESSOA O FUTURO COMEÇOU!!!

Os moradores dos bairros do Rangel, Novais, José Américo, Grotão e João Paulo II, localizados na zona Sul da Capital, serão beneficiados com novas Unidades de Saúde da Família (USF). As obras começam em dezembro deste ano e estão previstas para ser concluídas até o primeiro semestre de 2010. O custo total das obras é de R$ 4,1 milhões e constam do Plano de Ações Integradas (PAI), lançado pelo prefeito Ricardo Coutinho em setembro deste ano.

Com a ampliação do atendimento das Unidades da Saúde da Família (USF), a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Saúde do Município, vai cobrir 90% dos seus habitantes na área de atenção básica. A secretária de Saúde Roseana Meira, explica que é compromisso do Governo Municipal levar dignidade e cidadania aos usuários da rede pública de saúde. "Nossa meta é buscar sempre a humanização e a qualidade dos serviços e buscar a integração da comunidade com os profissionais que atuam nos serviços de atenção básica", afirmou a secretária.

Desde o início de 2005, o Governo Municipal vem realizando maciços investimentos na área da saúde com a construção e reforma das Unidades Básicas de Saúde (UBS) que atendem a população da Capital. O objetivo é que até 2010, a atual administração contabilize a entrega de 108 novas Unidades Básicas à população, sendo 88 reformadas e 20 construídas. Os investimentos em reformas aproxima-se dos R$ 800.000,00.

Novas Equipes – Para que a população tenha acesso aos serviços básicos de saúde, a Prefeitura vai contratar 80 equipes de saúde para atuarem nas novas Unidades da Saúde da Família (USF). Cada equipe é composta por médicos, enfermeiros, odontólogos, técnico em enfermagem, agente comunitário de saúde e auxiliar de consultório dentário. Roseana Meira informa que desde 2005, a atual gestão vem realizando investimentos na área da saúde. "Até o primeiro semestre de 2010, o Governo Municipal vai contabilizar a entrega de 108 novas unidade, sendo 88 reformadas e 20 construídas", disse.

Estrutura – As Unidades de Saúde da Família que serão construídas irão oferecer aos usuários e funcionários uma estrutura moderna com todos os itens necessários ao funcionamento de um serviço de saúde básico. Cada unidade terá salas de vacina e curativo e um gabinete odontológico, além de salas de curativo e de coleta de citológico; consultórios médicos, de enfermagem, odontologia. Para melhor acomodamento do pacientes e familiares será destinada uma sala de espera e outra para higienização. No projeto consta também a construção de uma copa e uma câmara de lixo. A área administrativa e o almoxarifado serão contemplados com escritórios amplos e espaçosos, além de banheiros para usuários e funcionários, adequados para pessoas portadores de algum tipo de deficiência física.

Nenhum comentário: