sábado, 21 de novembro de 2009

Capital terá duas novas escolas voltadas para Educação Infantil.

O fortalecimento e a valorização da educação infantil da cidade de João Pessoa é uma das metas garantida pelo Governo Municipal, de acordo o Plano de Ações Integradas (PAI), lançado em setembro pelo prefeito Ricardo Coutinho. Para isso, estão previstas as construções de duas novas Escolas de Educação Infantil que atenderá crianças entre 4 e 5 anos e meio, localizadas no bairro dos Ipês e Alto do Mateus. O investimento total será na ordem de R$ 1,8 milhões, provenientes de recursos próprios do município. A meta é atender pelo menos 350 crianças nas duas unidades.

A prefeitura já vem trabalhando a educação infantil, desde junho deste ano, quando inaugurou a primeira instituição direcionada para esta faixa etária que antecede a iniciação no ensino fundamental. A Escola Daura Santiago, situada no bairro do Cristo Redentor atende cerca de 200 crianças. Segundo a chefe de gabinete da Secretaria de Educação (Sedec), Luciane Sarmento, o planejamento e instalação das escolas atendem as diretrizes do Ministério da Educação (MEC).

"O MEC, através do referencial da educação infantil incentiva a criação do pré-escolar dentro dos municípios e possibilita que as crianças fiquem em contato com conhecimentos relacionados ao letramento e ao raciocínio lógico. O objetivo é que, a partir desta iniciação, esses alunos estejam mais preparados para entrar no ensino fundamental", disse Luciane.

A diretora e pedagoga da unidade de educação infantil, Rúbia Aliane Formiga, acrescentou que além de favorecer no aceleramento do aprendizado das letras e números, a criança também dá os primeiros passos para a sociabilização. "Esse ponto é crucial na dinâmica educacional e na formação de uma base de pré-construção para o entrosamento social. Estamos muito felizes com os resultados e, com mais escolas voltadas para absorver a demanda, acreditamos que a educação municipal vai dar um salto significativo na qualidade", falou Rúbia.

Para a construção da Escola de Educação Infantil Ubirajara Pinto Rodrigues, do bairro dos Ipês, a PMJP está na fase de conclusão do projeto. "O prédio já existe, mas será totalmente reestruturado e modificado para atender as crianças. Mas ainda não temos data para o início das obras", explicou Luciane.

Já para a unidade que será construída no Alto do Mateus, a Prefeitura iniciou o processo licitatório que vai definir a empresa que executará as obras.

Nenhum comentário: