quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Depois de 40 anos, Pelé revela que foi impedido de marcar o milésimo gol no Estado da Paraíba.

Pelé desconfiou de acordo para que milésimo gol acontecesse no Maracanã

Em 1969, o homem pisou na Lua pela primeira vez. No entanto, para a maioria dos brasileiros, especialmente os santistas, o ano é lembrado pelo milésimo gol de Pelé.

Na noite do dia 19 de novembro, num Maracanã lotado, o jogador foi derrubado na área pelo zagueiro Fernando, do Vasco --que até hoje contesta o lance-- e o juiz marcou pênalti. Com 999 gols marcados e diante do estádio inteiro gritando seu nome, Pelé cobrou com direito a paradinha. O goleiro do time adversário, o argentino Andrada, bem que tentou defender, mas não conseguiu. E assim, o rei do futebol balançava a rede pela milésima vez.

No livro "Pelé: Estrela Negra em Campos Verdes", a jornalista e escritora Angélica Basthi relata todo o clima de ansiedade que rondou a chegada do milésimo gol. Segundo a autora, o jogador desconfiou que houvesse algum acordo para que ele fosse marcado no Maracanã.

No trecho reproduzido abaixo ela fala, entre outras coisas, sobre o jogo que antecedeu a marca, entre Santos e Botafogo de João Pessoa. Na partida, diante da possibilidade de uma cobrança de pênalti, Pelé teve que assumir a posição de goleiro e, com isso, ficou impedido de marcar o milésimo gol na Paraíba.

Nenhum comentário: