segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

De vitima a carrasco: Corregedor da Secretaria de Segurança Pública Magnaldo Nicolau, era chamado, de “o anjo da morte” na época do Regime Militar.

Advogado acusa corregedor vítima de ameaças de ser “anjo da morte” nos tempos da Ditadura...

Foi o colega Giovanni Meireles em sua coluna no PB Agora que nos revelou uma carta, assinada pelo advogado Fernando Enéas de Souza (PC do B), trazendo um retrato de outro ângulo a respeito da biografia do atual corregedor da Secretaria de Segurança Pública, senhor Magnaldo Nicolau.

O advogado revelou profunda indignação ao ver Magnaldo com jeitinho de vítima na imprensa dizendo que está sendo ameaçado pelo comando de esquadrões da morte no Estado.

Para ele, a vítima de hoje foi o carrasco de ontem. Numa carta virulenta, ele acusa o corregedor de ter perseguido, quando à frente da Polícia Federal na época da Ditadura Militar, integrantes de movimentos contrários ao regime. Era chamado, segundo o advogado, de “o anjo da morte”.

Abaixo a carta do advogado na íntegra. Leia com calma. Pois ele promete divulgar outros nomes em seguida.

É o que dá mexer no baú da ditadura...

É uma falácia do atual Secretário de Segurança Pública do Estado da Paraíba, Dr. Gustavo Gominho (dos quadros de formação da PF) em “pegando carona” no lastro de denúncias do Dep. Federal Luis Couto, assim como de entidades e personalidades democráticas e progressistas que fazem a luta popular em nosso Estado, as quais nunca se cansaram de denunciar tais barbaridades, “acordar” para o óbvio ululante!

Sim, sabemos que esses esquadrões compostos igualmente de soldados a coronéis da Polícia Militar da Paraíba, sempre agiram e se movimentaram sem quaisquer embaraços ao seu “modus operandi”, e, por quê?

Porque sempre contaram com a cobertura e complacência do Executivo, do Legislativo e até de membros do Poder Judiciário, entre eles (pasmem) de um ex-desembargador latifundiário, hoje aposentado e outrora promotor de justiça.

O que me causa pasmo é que o atual Corregedor da Secretaria de Segurança Pública do Estado da Paraíba, o Dr. Magnaldo Nicolau, conhecido “carrasco dos movimentos populares” e “advogado a serviço do latifúndio”, hoje tem a desfaçatez de apresentar-se como perseguido e vítima de atentados.

Quando esteve à frente da Polícia Federal em nosso Estado, durante os “anos de chumbo” da Ditadura Militar, o Dr. Magnaldo Nicolau, o “anjo da morte”, perseguiu patriotas, democratas e progressistas, ameaçando-os, como foi o meu caso, quando atuei como advogado popular a serviço do Partido Comunista do Brasil – PC do B, em defesa do à época Presidente da CONAM – Confederação Nacional das Associações de Moradores, e grande líder popular Wladimir Dantas.

Naquela época, o atual Corregedor da SSP/PB, Dr. Magnaldo Nicolau, ameaçou, prendeu, constrangeu líderes populares, a exemplo de minha pessoa e a do líder popular Wladimir Dantas, assim como a de diversos comunitários e sabe Deus mais o que esse “ser desprezível” praticou!

Agora, sob as bênçãos do atual Secretário de Segurança Pública (seu amigo nos “anos de chumbo”), o Dr. Magnaldo Nicolau apresenta-se (pasmem!) como perseguido, ameaçado (!?) com direito a chamadas de primeira página em jornais de grande circulação da nossa imprensa e também da globosfera, quando em verdade, no mínimo, deveria estar preso e processado.

PS.: Essa matéria terá continuação, com devidos nomes “aos bois” para esclarecimento da nossa desatualizada e amnésica comunidade paraibana no trato com recentes acontecimentos histórico-sociais.

Daí a facilidade com que um carrasco do naipe do Dr. Magnaldo Nicolau apresentar-se na condição de vítima e perseguido de grupos de extermínio.

Assina: Fernando Enéas de Souza
E-mail: fernandosouza4444@hotmail.com

Nenhum comentário: