sábado, 16 de janeiro de 2010

Romero: Governo deveria abastecer o Brejo com Acauã e Boqueirão e não com Camará.

Assessoria de Imprensa do deputado Romero Rodrigues.

romerorodrigues45@gmail.com
www.romerorodrigues.com.br
twitter.com/deputadoromero


O deputado Romero Rodrigues (PSDB) propõe que o Governo do Estado não gaste mais de R$ 28 milhões de reais com a incerteza da reconstrução da barragem de Acauã e destine esses recursos para outras obras e aproveite as águas da barragem de Acauã e de Boqueirão para abastecer o município de Alagoa Grande e outros da região do Brejo paraibano, respectivamente, através de adutoras.

Segundo o parlamentar há diversas alternativas para serem postas em prática e não ir contra a vontade da população, principalmente de Alagoa Grande, inclusive a sua Câmara Municipal que ao temer uma nova barragem construída às pressas, defende a sua não reconstrução.

Em sua opinião, seria muito mais barato que se aproveite as águas de Acauã para abastecer Alagoa Grande, e se sirva da Adutora do Brejo para atender a Esperança e outros municípios. “Ressalto que dentro em breve as águas oriundas da transposição do rio São Francisco deverão chegar à Paraíba, e o Açude de Boqueirão será beneficiado, e, por conseqüência é uma opção mais inteligente, mais barata e mais segura. Não pode colocar em risco a vida de milhares de pessoas com o objetivo de se atender a um capricho na reconstrução de uma barragem (Camará) cuja população é contra por temer uma nova catástrofe. Outra opção é beneficiar o município de Lagoa de Roça com o açude de Manguape, que está em fase de conclusão.

Romero é defensor da tese que antes do Governo do Estado reconstruir a barragem de Camará, que foi destruída pelas águas, deve ouvir a população de Alagoa Grande e da região do Brejo, através de audiências públicas, de pesquisas e de outras formas de escutar a população.

Assinala que “não se pode impor a vontade do governador José Maranhão de simplesmente iniciar a reconstrução da barragem que foi construída em sua gestão anterior e que infelizmente foi destruída pela ação das águas. Antes de tudo é preciso escutar a voz do povo”.

Ele destaca a importância da ação do procurador Federal da República no Estado da Paraíba, Yordan Moreira Delgado, atendendo a solicitação da Câmara Municipal de Alagoa Grande, de determinar ao Governo do Estado que interrompa a reconstrução da barragem até que um novo relatório sobre a situação geológica da barragem seja elaborado, a pedido dos vereadores que vêem risco na reconstrução de forma rápida ou como foi anunciada pelo Governo estadual.

LEIA NA ÍNTEGRA
CLIC paraibahoje.wordpress.com/2010/01/16/romero-governo-deveria-abastecer-o-brejo-com-acaua-e-boqueirao-e-nao-com-camara/

Nenhum comentário: