terça-feira, 7 de julho de 2009

Reforma nas regras eleitorais: Uso da internet para campanha eleitoral irá para apreciação da Câmara

A grande novidade da proposta em pauta é a liberação do uso da internet para as campanhas. Candidatos poderão usar o twitter e o orkut para divulgar suas ideias.

A proposta de reforma das regras eleitorais (Projeto de Lei 5498/09) é um dos itens da pauta de hoje do Plenário. O projeto foi elaborado por um grupo multipartidário criado para analisar mudanças nas normas de campanha.

A pauta da sessão ordinária, marcada para as 14 horas, está trancada pela Medida Provisória 462/09, que autoriza a União a transferir R$ 1 bilhão para o Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Mesmo que essa MP não seja votada, o projeto de reforma eleitoral poderá ser colocado em votação durante sessão extraordinária.

Novas regras O projeto sobre a reforma eleitoral é assinado pelo líder do PMDB, deputado Henrique Eduardo Alves (RN) - primeiro nome da lista de líderes que apoiam o texto. A redação, no entanto, foi apresentada pelo deputado Flávio Dino (PCdoB-MA), que coordenou o grupo de trabalho.

A grande novidade do projeto é a liberação da internet para as campanhas eleitorais, inclusive com o uso de emails, blogs, twitter, orkut e demais ferramentas. Os candidatos também poderão captar doações pela internet.

Nenhum comentário: