sexta-feira, 10 de julho de 2009

Como escolher uma TV de LCD

Esta semana não se fala de outra coisa a não ser TV Digital. O lançamento oficial da nova tecnologia pela TV Cabo Branco, afiliada Rede Globo no estado parou os setores de comunicação. Andei por algumas lojas da cidade e notei que existe muita falta de informação sobre esta nova maneira de ver TV, por isso, vamos esclarecer algumas das características técnicas na hora de comprar uma TV LCD.

Primeiro, vamos deixar claro que existe LCD e Plasma. LCD consome menos energia e tem maior tempo de vida útil. Para facilitar, indicamos o LCD como melhor compra e vamos detalhar outras características:

1- FULL HD: as imagens são formadas por pontos ou linhas e uma resolução para Alta Definição possui 1080 linhas.

2- Tempo de resposta(em “ms”): é o tempo que a TV reorganiza os elementos na tela, quanto menor melhor. Já existem a partir de 2.7ms como a linha LG70YD, mas até 6ms está adequado.

3- Frequência: é a quantida de de vezes que a imagem é redenhado por segundo. É dada em Hz e o melhor são Tvs com 120Hz de frequência.

4- Conversor embutido: ATENÇÃO: os conversores atuais não possuem INTERATIVIDADE, apenas exibem o sinal em alta definição, portanto são OBSOLETOS. O ideal é comprar TV sem conversor embutido e esperar as novas gerações que poderão se beneficiar da interatividade como enquetes, informações de programas, compras...

5- Contraste: a exibição do preto e tons de cinza é um fator importante na formação das cores das imagens. Exija contrastes grandes a partir de 50.000:1. Já existem de 80.000 e até 100.000, mas 50 mil já é um excelente contraste.

6- SOM: uma boa potência para sua TV é 20W(rms). Não é necessário mais que isso, pois o ideal é você comprar um Home Theather e mandar ver em som com até 1000W.

Opcionais: com as características acima você já pode escolher bem uma TV LCD Full HD, o que vai variar de uma para outra são os opcionais: USB, entrada para PC, Bluetooth, quantidade de entradas HDMI, tamanho da tela, gravador de vídeo, etc... Mas primeiro escolha pelas características acima e depois pelos opcionais

Nenhum comentário: