segunda-feira, 6 de julho de 2009

Lindolfo Pires revela empenhos que comprovam gastos do Maranhão III na própria máquina de espionagem.

O deputado Lindolfo Pires (DEM) dispõe de dois empenhos do Governo do Estado que reforçam a suspeita de que o Maranhão III tem-se preocupado em fortalecer a Inteligência, o setor que tem sido acusado de fazer espionagem clandestina usando o Sistema Guardião para grampear centenas de telefones.

De acordo com o parlamentar, primeiro secretário da Assembléia Legislativa e um dos denunciantes de que o Poder estaria sendo alvo da ação de arapongas do Maranhão III, nos meses de março e junho deste ano, o Governo Maranhão III investiu pesado em recursos para tornar mais eficiente o trabalho de seus espiões.

Milhares de DVD´s e CD´s

Após recorrer ao Sagres, serviço online do TCE de acompanhamento das contas do Estado, Lindolfo Pires descobriu, em 12 de março passado, a compra de 1.200 DVD´s e 2.100 CD´s pela Secretaria de Segurança e Defesa Social. O empenho, sob o nº 524, informa que a compra foi efetuada à Empresa Brasileira de Informática.

"Coincidência ou não, essa compra foi imediatamente depois que o secretário Gustavo Gominho assumiu, através de entrevista ao Correio da Paraíba, seu interesse em aumentar o potencial de grampo do Guardião", destaca o deputado e primeiro secretário da Assembleia. Os DVD´s e CD´s comprados são capazes de gravar digitalmente milhares de horas de tefonemas.

Estrutura ampliada

O segundo empenho que chamou a atenção de Lindolfo Pires é o de nº 2279, do dia 19 de junho passado, referente às reforma e ampliação de Inteligência da Secretaria. Foram gastos R$ 7,2 mil para melhorar a estrutura do setor, que visivelmente passou a ter uma demanda maior desde que Gustavo Gominho assumiu a Segurança e Defesa Social do Estado.

Estes dois novos empenhos indicativos do interesse do Maranhão III em aprimorar sua própria máquina de espionagem reforçam a disposição do deputado Lindolfo Pires em convocar o secretário Gominho para dar explicações à Assembléia Legislativa sobre o trabalho clandestino que vem sendo feito de espionagem de autoridades no Estado.

Nenhum comentário: