sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

AESA abre comportas de açude de Galante e causa protestos da população.

O deputado Romero Rodrigues está protestando contra a abertura da comporta e dos registros do Açude “José Rodrigues” de Galante, em Campina Grande, num momento em que não há garantias de inverno e de reposição das águas neste ano de 2010. Há três dias as águas estão escoando pela comporta.

Segundo o parlamentar, sem ouvir a população e com inadvertência a AESA (Agência Estadual das Águas), órgão do Governo do Estado, abriu os registros e a comporta do açude, causando enormes protestos da população de Galante e região, que tem no reservatório a fonte para o desenvolvimento de piscicultura e para outros usos da população.

De acordo com o parlamentar com a atitude do órgão público, dezenas de pessoas têm usado a Rádio Galante FM e comentado nas ruas em protesto contra esse ato prejudicial aos interesses do povo. Romero diz que o açude tem uma capacidade máxima de 22 milhões de metros cúbicos, porém jamais chegou a esse total, e está com algo em torno de 10 milhões de metros cúbicos. “Este açude ainda não chegou a sua capacidade máxima, e sem ouvir a população a AESA simplesmente adota essa providência que não vai beneficiar ninguém, muito pelo contrário. Diversas famílias utilizam o açude para a prática de piscicultura como a única alternativa de sustento, mas agora até essa atividade está ameaçada, o que tem causado protestos e revolta por parte de todos”, disse.

Ele acredita que 99,9 por cento da população de Galante e região é contra a abertura da comportas e registros, fazendo-se necessária a adoção de providências imediatas, inclusive se for o caso ouvir com urgência a população, inclusive os pescadores que têm no açude o seu único meio de vida.

O parlamentar está fazendo um apelo ao Ministério Público, à direção da própria AESA para fazer suspender imediatamente o que considera desperdício de água.

Assessoria de Imprensa do deputado Romero Rodrigues
romerorodrigues45@gmail.com
www.romerorodrigues.com.br

Nenhum comentário: