sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Duas notícias de educação

Projeto obriga políticos a matricularem seus filhos em escolas públicas, uma ideia do Senador Cristóvam Buarque. Pelo projeto, todo político eleito (vereador, prefeito, deputado etc.) será obrigado a colocar os filhos na escola pública. Na sua visão, quando os políticos forem obrigados a colocar seus filhos na escola pública, a qualidade do ensino no país irá melhorar.

Eu tenho cá minhas dúvidas. Para mudar a triste realidade das escolas, acho que é suficiente o investimento maciço e a qualificação dos professores. Os prefeitos e governadores entraram na Justiça para não pagar o piso salarial nacional dos professores, de apenas R$ 900 reais, dizendo que não podem arcar com essa despesa. O salário dos professores continua sendo uma piada neste País.

Outra ideia de Cristóvam Buarque, de federalizar todas as escolas de ensino básico, é muito boa. As escolas federais são excelentes, com equipamentos dignos, professores bem remunerados, ensino de primeiro mundo. Enquanto isso, em Araçagi, a diretora da escola é a merendeira, que depois foi substituída pelo porteiro porque não votou no atual prefeito. Em Mari, o governador José Maranhão está empregando seus cabos eleitorais nas escolas, mas não paga os contratados do governo anterior. Enquanto isso, não cumpre o piso salarial nacional.

LEIA NA ÍNTEGRA
CLIC colunafabiomozart.blogspot.com

Nenhum comentário: