domingo, 7 de fevereiro de 2010

O REI DE ARARUNA

Ao comentar o desenfreado interesse do governador José Maranhão, de formar uma bancada na Câmara Municipal de João Pessoa, o jornalista Nonato Bandeira, que é secretário-chefe de gabinete do prefeito Ricardo Coutinho, fez a pergunta certa:

- Qual é o objetivo dele? Obstruir a administração municipal?

Como a resposta é sim, e todo mundo sabe disso, o próprio Bandeira comenta na sequência:

- Acho que seria um ato de pequenez política. O governador deveria estar formando bancadas na Assembleia Legislativa, onde são votados os pleitos do Estado.

Alguns comentaristas políticos já disseram quase a mesma coisa e até deram pistas do que estaria por trás dessa estratégia maranhista: é que o atual sonho de consumo de Maranhão é vencer as eleições de outubro por WO. Ou seja: ele procura minar todas as forças políticas adversárias, objetivando deixá-las em estado de inanição eleitoral.

Lembram-se da campanha de 1998, quando ele enfrentou o candidato simbólico Gilvan Freire? Pois bem, este é o cenário que ele gostaria ver reproduzido agora em 2010.

Maranhão faz política estadual com base nas mesmas estratégias que adota nos pleitos municipais de Araruna. Procura eliminar eleitoralmente os adversários antes mesmo de a campanha política começar.

Desta vez, a estratégia não dá sinais de que vá funcionar. Ricardo Coutinho está ampliando a sua base de apoio, é hoje um nome completamente estadualizado e, quem o conhece de perto, como é o caso de Nonato Bandeira, sabe que ele não se deixa intimidar e, claro, não tem medo do Rei de Araruna.

Nenhum comentário: