domingo, 7 de fevereiro de 2010

Projeto do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar ganha prêmio nacional.

O Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, de Itabaiana (PB), ganhou o Prêmio Agente Cultura Viva 2009, do Ministério da Cultura, que concede bolsas a jovens da comunidade para incentivar a inclusão da juventude por meio de apropriação de ferramentas e mecanismos de criação e produção cultural e artística. Os jovens aprovados pelo coletivo do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar e Sociedade Amigos da Rainha do vale do Paraíba são integrantes de grupos teatrais e outras atividades sociais e culturais da cidade. Eles deverão se integrar em projeto que vai trabalhar em 12 escolas públicas de Itabaiana, identificando a vocação cultural de cada comunidade, fazendo a interação desses jovens com os processos educativos e divulgando as ações do Ponto de Cultura.

José Severino, ator e integrante da Sociedade Amigos da Rainha do Vale do Paraíba, é um dos jovens que desenvolverão o projeto. Ele reconhece que o projeto foi escolhido por força da qualidade do projeto pedagógico, a coerência dos perfis dos agentes jovens com os objetivos do programa e a proposta de trabalho. “A capacidade demonstrada dos agentes para atuar no projeto foi fundamental, e nós estamos preparados para trabalhar na inclusão social, econômica e cultural da juventude em nossas comunidades, principalmente nas escolas públicas”, afirmou.

As ações nas escolas terão um fecho com apresentação e debate da peça teatral “Cantiga de Ninar na Rua”, texto de Fábio Mozart montado pelo Grupo Experimental de Teatro de Itabaiana – GETI. “Esse projeto vai fortalecer muito ações do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar”, declarou Fábio Mozart, Presidente da Sociedade Amigos da Rainha do Vale do Paraíba, entidade que congrega o Ponto de Cultura.

A SARVAP é reconhecida como utilidade pública municipal e estadual, tendo como um dos seus objetivos a divulgação e preservação de nossa cultura, ainda colaborando na elaboração e execução de políticas públicas na área de proteção à infância e adolescência, constituindo-se em uma instância permanente de intervenção da sociedade civil itabaianense nas questões relacionadas aos direitos humanos.

Na Paraíba, apenas o Ponto de Cultura Cantiga de Ninar e o Ponto de Cultura Escola Olho Vivo, de João Pessoa, foram contemplados pelo Prêmio Agente Cultura Viva 2009, do Ministério da Cultura.

www.pccn.wordpress.com

Nenhum comentário: