sábado, 29 de agosto de 2009

FÁBIO MOZART

MAMULENGUEIRO DE MARI PARTICIPA DE DOCUMENTÁRIO DO IPHAN

Figura bastante conhecida em nossa cidade, Ramiro Freire da Silva ou simplesmente, Miro do Babau, fará parte de um documentário produzido pelo IPHAN ( Instituto do Patrimônio Histórico Nacional ).

O documentário é fruto de um trabalho de pesquisa ,que está sendo realizado pelo Instituto nos Estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba e no Distrito Federal e faz parte do processo de registro do Teatro de Bonecos Popular do Nordeste como patrimônio Cultural do Brasil.

Os trabalhos de pesquisa e registro do Babau estão sob a responsabilidade de uma coordenação geral e desenvolvidos por uma equipe de pesquisadores dos Estados envolvidos, com o acompanhamento do IPHAN, através do Departamento do Patrimônio Imaterial e a colaboração das Superintendências Regionais.

Para a documentação do bem pesquisado, o “babau”, está sendo produzida em cidade, apresentações dos brincantes dentro de sua própria localidade.

Na cidade de Mari, a filmagem do trabalho de Miro do babau, será realizada durante sua apresentação que acontecerá no dia 29 de agosto (sábado), as 19:30 horas, em frente a Igreja matriz e terá o apoio logístico da Prefeitura Municipal e da Secretaria de Educação através do Departamento de Cultura.

Miro do babau é o segundo bonequeiro popular do Município de Mari a fazer parte de um registro nacional do Teatro Popular de Bonecos. O primeiro a participar de pesquisa semelhante foi o Sr. Antônio Alves Pequeno, mais conhecido como Antônio do Babau, na década de 80 e de quem Miro herdou o gosto pela arte.
Diretoria de Cultura da Prefeitura Municipal de Mari

Nenhum comentário: