sexta-feira, 28 de agosto de 2009

COLUNA DA PARAÍBA - sexta-feira

Peso de Ney
Ney Suassuna, 725.502 votos nas eleições de 2006 para o Senado Federal. É com esses números que o ex-senador anuncia a saída do PMDB. Segundo ele, faltou “espaço”. Com esse anúncio, abre-se a temporada aos partidos que já demonstraram interesse em ter Ney em seus quadros. O PTB de Armando Abílio tem tentado desde o ano passado. Talvez agora, com o anúncio oficial, obtenha mais êxito.

Mal-entendido
Anselmo Castilho, presidente municipal do PT, desmentiu Benilton Lucena, que afirmou ter sido sondado, tanto por Anselmo como pelo deputado Rodrigo Soares, para assumir um cargo no governo do Estado. “Sondado, de forma alguma. Ele foi procurado por mim e Rodrigo Soares para conversarmos sobre as nossas participações no governo estadual. Se ele entendeu que isso era uma sondagem diretamente para ele, nós não temos essa possibilidade de fazer essa sondagem, quem teria seria diretamente o governador”.

E o ´balé´ começou...

Desfecho
O prefeito de João Pessoa e presidente do PSB na Paraíba, Ricardo Coutinho, disse ontem que “não alimento expectativa” com relação ao julgamento do processo – no TRE – em que o deputado Guilherme Almeida busca se desvincular da legenda sem o risco de perder o mandato por infidelidade partidária.

Manutenção
“O que eu acho importante é a preservação do instituto da fidelidade partidária”, grifou RC, alegando que “o processo não contém nenhuma forma de perseguição” contra Almeida.

Comodidade
Ricardo enfatizou que “para muita gente o partido só é bom se servir ao interesse particular.”

Insuflar
Ricardo acusou o governador Maranhão de estimular a mídia e correligionários para quem questionem e cobrem dele o motivo para não solicitar uma audiência ao chefe do executivo estadual.
“Isso é factoide”, resumiu.

De olho
A direção nacional do PDT está interessada em ampliar a sua bancada federal.
E já faz acenos na direção dos deputados paraibanos Manoel Júnior e Marcondes Gadelha, ambos ainda filiados ao PSB.

Avançando
A comissão especial da Câmara Federal que trata da emenda constitucional relacionada às câmaras municipais aprovou a redução dos repasses e o aumento do número de vereadores.
Essa PEC ainda precisa ser votada pelo plenário em dois turnos.

Síntese
Conforme o texto aprovado, o número de vereadores passa dos atuais 51.748 para até 59.791 e o percentual máximo das receitas tributárias e das transferências municipais para financiamento do Legislativo cai de 5% para 4,5% nas cidades com mais de 500 mil habitantes.

Ligeiro
O aumento das vagas entrará em vigor assim que a PEC for promulgada, o que dará direito a cerca de oito mil suplentes tomarem posse imediatamente.

O detalhe
A redução dos repasses passará a valer a partir do ano subsequente à promulgação da PEC.

Desenlace
O ex-senador Ney Suassuna anunciou ontem, na ´Paraíba Sat´, o seu desligamento do PMDB, legenda que milita desde que ingressou na vida pública.
“Tem hora em que temos que tomar decisões”, sublinhou, denotando emoção em função da longa convivência.

Desprestígio
Ele disse que a ´gota d´água´ foi a “falta de espaço” para atuar no partido e o fato de a direção do PMDB, em nenhum momento, ter cogitado o seu nome para a chapa majoritária em 2010.

Palanque em 2010
Mesmo fazendo suspense acerca de seu futuro partidário, Ney Suassuna sublinhou que o prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB), “não se prende a coisas miúdas” e faz “outro tipo de política”.

Nenhum comentário: