quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Programas de computador permitem monitoramento da produção.

Os produtores do setor sucroenérgitico contam agora com o auxilio de dois novos softwares: O CTCSat e o CTCLog, duas tecnologias inéditas no Brasil. Lançados ontem, os programas foram desenvolvidos pelo Centro de Tecnologia Canavieira (CTC).

O CTCSat oferece ao produtor o acesso a mapas gerenciais do inicio e do meio da safra, por meio de imagens de satélite. Por meio deste material, é possível observar a variação no crescimento das áreas plantadas, antes do período da colheita. A medida possibilita ao produtor agir previamente ao ser detectado um problema.

O CTCLog é uma ferramenta que oferece ao produtor informações relacionados a qual variedade de cana deverão cultivar, com base na análise do clima e do solo predominantes nas propriedades. Além disso, ele pode contribuir na escolha dos veículos mais apropriados para aquele terreno.

Com a utilização dos programas, foi verificada uma redução de até 10% nos gastos nas operações de corte, carregamento e transporte.

Segundo o CTC, o beneficio do programa é permitir que o proprietário, ao ter acesso a essas informações, tenha maior controle na evolução de sua produção, e possa agir contra o que estiver errado, e, consequentemente, evitar perdas.

Na ocasião do lançamento dos programas, também foram apresentadas duas novas variedades de cana-se-açúcar. A CTC19 e a CTC20, têm padrões superiores no nível de açúcar, além de serem mais resistentes as principais doenças que atingem a cultura.

SINDICATO RURAL DE ITABAIANA

Nenhum comentário: