terça-feira, 14 de julho de 2009

Fábio Mozart / Quarenta anos de jornalismo matuto.

Quarenta anos de jornalismo matuto.

Fábio Mozart

Ano que vem comemoro quarenta anos da primeira edição do Jornal Alvorada, em Itabaiana. Foi em setembro de 1970 que circulou o primeiro número deste “órgão literário e noticioso”, a concretização do meu sonho de infância. Meu irmão mais velho, Sósthenes Costa, trabalhou como recenseador no censo rural e urbano realizado naquele ano. Na qualidade de ajudante, recebi ao final dos trabalhos, a título de gratificação, a importância de cem cruzeiros, dinheiro que investi totalmente na impressão dos quinhentos exemplares do jornal, cuja edição encalhou quase que totalmente. O jornaleco foi impresso na gráfica d’A FOLHA, do tipógrafo Nabor Nunes de Oliveira.

Reproduzo abaixo matéria do meu compadre Sanderli Silva, um dos elementos responsáveis pelo jornal Alvorada, publicada no mesmo pasquim de dezembro de 1995:

“Fui um dos colaboradores do jornal, que nasceu junto com a Sociedade Cultural Poeta Zé da Luz, no ano de 1970. Lembro que, na época, só Fábio Mozart tinha alguma noção de jornalismo, já que filho de tipógrafo. Como em todas as coisas idealizadas na mocidade, havia aquele toque de fantasia. No decorrer de 25 anos e em edições esporádicas, o Jornal Alvorada incomodou os “donos do poder” em plena ditadura, o que nos valeu prisões e outras retaliações. Quando pensavam que o jornal estava morto, lá vinha ele mimeografado, baixando a lenha nos salafrários de toda ordem.

LEIA NA ÍNTEGRA:
clic colunafabiomozart.blogspot.com

Nenhum comentário: