segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Prefeituras do Sertão iniciam semana de greve nesta segunda-feira em protesto contra a queda no FPM

Em protesto à redução do Fundo de Participação dos Municípios, 15 prefeituras do Alto Sertão paraibano decidiram deflagar um "movimento grevista", que consistirá numa semana de mobilização em repúdio às perdas nos repasses dos recursos federais. Para se ter uma ideia, em média, desde o mês de março, o município de Cajazeiras já perdeu cerca de 800 mil reais, em relação ao mesmo período do ano passado, segundo informou o secretário de comunicação do município, José Anchieta.

Cajazeiras recebeu no último dia 10 a primeira cota do FPM do mês de setembro. Das cidades que compõem a Amasp - Associação dos Municípios do Alto Sertão da Paraíba, foi a que recebeu o maior repasse, perfazendo R$ 190.904,64.

O vice-presidente da associação dos municípios e prefeito de Cachoeira dos Índios, Francisco Arlindo (PR), afirmou que ficou deliberado em uma reunião que aconteceu nesta sexta que haverá quatro manifestações a partir do dia 23, sendo a primeira realizada na cidade de Uiraúna. No dia 24, o palco da movimentação será na cidade de Bonito de Santa Fé, seguida de Cachoeira dos Índios, no dia 25, encerrando o cronograma na cidade-sede da Amasp - Cajazeiras.

Para o prefeito, o próposito é sensibilizar o governo federal no tocante à situação emergencial que vive as prefeituras devido à queda mensal do Fundo de Participação dos Municípios. "É necessário que a sociedade e as autoridades de Brasília tomem conheciemnto da nossa realidade e tomem alguma atitude".

Ele ressaltou ainda, que não tem uma média percentual definida da queda do repasse, mas já chegou a 30% no mês, fomentando o desequilíbrio financeiro na esfera pública. Outro problema enfrentado é com relação ao repasse do duodécimo das câmaras. "Nosso repasse deve ser de 36 mil, mas só conseguimos pagar 18 mil e teremos que parcelar essa dívida", esclareceu. A saída encontrada pelos gestores para a crise nos munícipios será a demissão.

Em Cajazeiras, mais de 100 funcionários serão demitidos até o final de setembro. Segundo José Anchieta, a folha de pagamentochega a R$ 1,7 milhão.

Nenhum comentário: