quinta-feira, 2 de julho de 2009

Abertura das aulas do Juventude Cidadã reúne cerca de mil jovens.

Cerca de mil jovens participaram na tarde desta quarta-feira (1º), no ginásio do Clube Cabo Branco, da aula inaugural do programa Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã de João Pessoa. O evento contou com as presenças do prefeito da Capital, Ricardo Coutinho (PSB), e do secretário do Desenvolvimento Sustentável da Produção (Sedesp), Raimundo Nunes. Na ocasião, o secretário anunciou que o jovem integrante do programa ProJovem, que demonstrar vocação para o empreendedorismo, poderá pleitear um empréstimo do Empreender-JP para abrir o próprio negócio.

O prefeito Ricardo Coutinho falou que o Programa Juventude Cidadã, além de proporcionar a possibilidade de aprender uma profissão, estimula a cidadania, ajudando os jovens a transformar a realidade e fazer com que a vida coletiva seja cada vez melhor. "O Juventude Cidadã vai formar gente mais consciente e com massa crítica. São muitos os benefícios que os jovens terão. Com certeza vão sobreviver com dignidade, ter uma profissão e se transformarem em cidadãos para transformar a realidade de João Pessoa", enfatizou Ricardo Coutinho.

programa – O Juventude Cidadã é um programa federal implantado em João Pessoa através de uma parceria com a prefeitura da capital. São oferecidas 4.020 vagas em cursos de profissionalização, bolsa-auxílio de R$ 100,00 e a oportunidade de encaminhamento ao mercado de trabalho. A meta da Sedesp é encontrar oportunidade de emprego para as 1.206 pessoas entre os jovens participantes. Os alunos terão direito ao transporte e receberão alimentação, fardamento (uniforme e bolsa) e material didático.

O secretário da Sedesp, Raimundo Nunes, informou que foi concluída a relação de empresas parceiras do programa que vão oferecer os cursos. Dentre elas destacam-se o Instituto Êpa, que vai oferecer os cursos de Turismo e Hospitalidade, e o Instituto Idéias, que ficou com Esporte e Lazer. Já a Agência Mandala vai proporcionar cursos sobre Agro Extrativista, Meio Ambiente e Pesca/Piscicultura.

As aulas estão previstas para começar no próximo dia 20 e os jovens interessados têm até esta sexta-feira (3) para realizar as matrículas, na Sedesp, situada na Rua Cardoso Vieira, 85, Bairro do Varadouro (antigo Shopping Durval Ferreira). O aluno também poderá conferir a lista de selecionados, que está disponível, ainda, no site: www.joaopessoa.pb.gov.br/downloads/juventudecidada.zip. As matrículas estão sendo realizadas das 8h às 17h, sem parada para almoço.

Nenhum comentário: