sábado, 6 de fevereiro de 2010

Eles não descobrir as safadezas pela terra, imagina pelo céu.

TCE utilizará satélite para fiscalizar PAC

Técnicos do Ministério das Cidades chegarão a João Pessoa, depois do Carnaval, para acertos que deverão permitir ao Tribunal de Contas do Estado a utilização de um software para a edição de imagens de satélites, ferramenta que já utilizam no acompanhamento de mais de 40 mil obras públicas federais, a maioria do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

A iniciativa resulta de contato pessoal do presidente do TCE, conselheiro Nominando Diniz, com o ministro Márcio Fortes, em cujo gabinete esteve na quinta-feira (04). “Ficou acertado que um grupo desse Ministério estará conosco, passado o período carnavalesco”, contou Nominando, nesta sexta-feira, por telefone.

A providência servirá ao Sistema de Geoprocessamento para cuja execução o TCE firmou convênio com a Universidade Federal de Campina Grande. A ideia é, exatamente, a da localização de obras públicas na Paraíba por fotografias de satélite.

Uma equipe do Departamento de Informática da UFCG, centro de referência tecnológica internacionalmente reconhecido, já teve a primeira reunião de trabalho no Tribunal de Contas, depois do convênio celebrado na última segunda-feira com as assinaturas do conselheiro Nominando Diniz e do reitor Thompson Mariz apostas em solenidade da qual também participaram o vice-presidente Fernando Catão e o corregedor do TCE Fábio Nogueira.

Nenhum comentário: