quarta-feira, 2 de setembro de 2009

João Pessoa é a primeira capital com internet grátis.

Capital terá internet gratuita.

Até dezembro projeto será implantado em caráter experimental. Em 2010, todos os bairros serão beneficiados.

Em 2010 os moradores de João Pessoa poderão acessar a internet gratuitamente de qualquer lugar da cidade. É o que prevê uma parceria entre Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec) de João Pessoa e o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). O projeto Cidade Digital contará com um volume de recursos orçado em R$ 20 milhões da Prefeitura e contrapartida de R$ 1,5 milhões disponibilizados pelo governo federal. "A proposta é referência nacional e concentra o maior investimento para essa finalidade empenhado pelo MCT", garantiu o titular da Secitec, Paulo Badaró. O serviço foi licitado e reúne quatro empresas em sua execução. Os primeiros 450 pontos de internet sem fio (wireless) estarão em fase de teste até dezembro deste ano.

O projeto que prioriza a inclusão social massiva tem diferenciais como a instalação do Governo Eletrônico, que consiste na informatização e cruzamento dos bancos de dados de todos os órgãos municipais. "Ele passa prioritariamente por aí, não é apenas disponibilizar internet gratuita. Vamos garantir o acesso da população a todas informações dos órgãos públicos", comentou Badaró que também explicou que a informatização das ações governamentais é fundamental para concretização do conceito do projeto.

O Cidade Digital reúne etapas de execução: uma delas é estrutural, implantará as bases de transmissão nos prédios públicos e privados para formação da malha de cobertura digital com pontos de internet, câmeras e sensores digitais, que possibilitará o acesso popular, e entre órgãos. Outra fase é a de produção de conteúdos voltada prioritariamente para as áreas de educação, segurança e saúde. "Nós implementamos o serviço, mas cada gestor deverá saber como usar a tecnologia em benefício da população", detalhou o secretário. O uso e aplicação do novo sistema serão monitorados pela Unidade Municipal de Tecnologia de Informação (UMTI) e Secretaria de Administração.

O sistema vai permitir, por exemplo, que a população e os órgãos de administração municipal marque exames e consultas online, acompanhe a assiduidade de servidores municipais, como médicos e professores, em seus locais de trabalho, encaminhe e acompanhe denúncias à Ouvidoria Pública e monitore o estado do patrimônio público municipal. "Queremos com isso que os moradores da cidade vivam numa realidade globalizada de acesso e interatividade com a gestão pública", enfatizou Paulo Badaró.
DEPOIS DA CAPITAL, RICARDO COUTINHO QUER LEVAR A INTERNET GRÁTIS PARA TODO O INTERIOR DO ESTADO.

Nenhum comentário: