quarta-feira, 2 de setembro de 2009

FÁBIO MOZART - PONTO DA CULTURA

Ministério da Cultura assina convênio com ONG de Itabaiana.

O ministro da Cultura, Juca Ferreira, e o secretário de Cidadania Cultural, Célio Turino, assinaram convênio que cria o Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, da Sociedade Amigos da Rainha do Vale do Paraíba, sediada em Itabaiana. O convênio foi publicado no Diário Oficial da União em 26 de agosto.

O Ponto de Cultura Cantiga de Ninar terá a missão de articular e impulsionar as ações culturais que já existem na cidade. A princípio, serão realizados cursos de música, teatro e cerâmica. Em um segundo momento, serão oferecidos outros cursos, a exemplo de iniciação à informática. No Ponto funcionarão uma biblioteca e um teatro de bolso.

Segundo Marcos Veloso, da Sociedade Amigos da Rainha, o Ponto terá gestão compartilhada com órgãos públicos e outras organizações da sociedade civil.

De início, o Ponto de Cultura Cantiga de Ninar investirá na aquisição de equipamentos multimídia em software livre, compostos por microcomputador, mini-estúdio para gravar CD, câmera digital, ilha de edição e o que for importante para o Ponto de Cultura. Posteriormente, serão adquiridos equipamentos que amplifiquem as possibilidades do fazer artístico e recursos para uma ação contínua junto à comunidade. Para Fábio Mozart, diretor da ONG, o foco principal será o apoio aos alunos da rede municipal de ensino e jovens das comunidades mais pobres da cidade.

Clévia Paz, uma das diretoras da entidade, afirmou que o Ponto de Cultura terá uma programação semanal de exibição de filmes de ficção e documentários brasileiros, espetáculos musicais e de teatro, “que irão impulsionar a vida cultura de Itabaiana, com a realização de oficinas, eventos e espetáculos destinados às áreas de culturas populares, patrimônio imaterial, audiovisual e radiodifusão, cultura digital, preservação da memória da cidade e expressões artísticas locais”.

Nenhum comentário: