segunda-feira, 31 de agosto de 2009

COLUNA DA PARAÍBA - segunda-feira

Desafio maior
Não há como fugir dessa realidade: o maior desafio do Brasil – social e econômico – é a educação.
O País gasta atualmente 16 vezes mais (por habitante) com aposentadoria do que com educação.

Descompasso
Os benefícios previdenciários consomem 13% do PIB (produto interno bruto, a soma dos bens e serviços produzidos no País), enquanto os investimentos em educação se limitam a 3% do PIB.

Constrangimento


Se é pra surfar...
... Na moda, ´cartão vermelho´ para o Supremo Tribunal Federal.

´DataLágrimas´
De acordo com a jornalista Cláudia Carvalho, da Rede Paraíba Sat de Rádio, o ex-senador Ney Suassuna chorou três vezes nos estúdios ao anunciar na 5ª feira, no programa ´Paraíba Agora´, o seu desligamento do PMDB.

Parábola
Nessa entrevista, Ney lapidou essa frase: “Quando você alimenta uma cobra, quando menos se espera ela pica a mão de quem a alimenta”.

Parábola
Nessa entrevista, Ney lapidou essa frase: “Quando você alimenta uma cobra, quando menos se espera ela pica a mão de quem a alimenta”.

* 1 - Em recente convenção do PTB, na cidade de Boqueirão, Júlio Rafael (PT), Cícero Lucena (PSDB) e Armando Abílio (PTB) se envolveram num animado bate-papo.
* 2 - Domingo é dia de filosofar. “A política não é uma ciência matemática; em política nem sempre é verdade que dois mais dois fazem quatro, nem que a linha reta seja a mais curta.” (Eugéne Poitou, magistrado francês).
* 3 - O empresário Arthur Almeida, presidente do PTB em Campina, disse à Coluna que apenas no próximo ano vai tomar a decisão sobre a disputa de um mandato de deputado estadual.

´Caras novas´ no PSB...

Constrangimento

Ao ser perguntado sobre o porquê do deputado federal Armando Abílio, presidente estadual do PTB, ter admitido que a legenda poderia dar apoio à candidatura do senador Cícero Lucena (PSDB), durante um evento do partido na região de Boqueirão, o vereador Tavinho Santos afirmou que o dirigente estava no reduto dos Dunga e não quis causar ‘constrangimentos’. “Nesse momento, não tem nenhum partido fechado. Todos estão em fase de discussão interna, mas esperamos que próximo ano haja unidade”.

Nem sim, nem não
O deputado Carlos Batinga (PSB) nem disse que sim, nem que não sobre trocar de partido por esses dias. “Eu sou um daqueles que estão tentando a união do nosso grupo político. Eu não posso fazer nenhuma previsão antecipada senão eu deixo minha posição de luta no que se refere a conseguir a união do grupo. Se eu hoje começar a me definir numa posição se fico ou se deixo, perco minha condição de luta”, ressaltou.

Calmaria no PT
Benílton Lucena disse que a ‘calmaria’ já está instalada dentro do PT. Segundo ele, os filiados é que vão escolher quem será o novo presidente da legenda. “O PT é diferente dos outros porque as decisões vêm de baixo para cima, ao contrário de outros partidos que vêm de cima para baixo”. Perguntado sobre a denúncia de Couto, de Rodrigo estar ‘cooptando’ filiados através de cargos no governo, apenas disse que esse termo seria “forte”.

Crise municipal

O presidente da União Brasileira de municípios, Leonardo Santana, acha que é calamitosa a situação das prefeituras, em virtude da redução de repasses no Fundo de Participação verificada no mês de agosto. Para ele, os prefeitos ficam impossibilitados de cumprir compromissos. Negou que haja orquestração de "choradeira" por parte dos administradores. "O que há é uma reação legítima diante da discriminação", assegura.

Santana aposta fichas na aprovação de uma PEC em tramitação no Congresso Nacional que determina o mínimo de 20% dos repasses para municípios. "Precisamos fazer valer o conceito de Federação, que, infelizmente, é uma abstração vergonhosa", protesta ele. O protesto é endossado pelo presidente da Federação das Associações dos municípios da Paraíba, Rubens Germano, que participou de várias marchas a Brasília.

Nenhum comentário: