terça-feira, 24 de novembro de 2009

CADÊ O DINHEIRO?

Deparo-me, frequentemente, com notícias acerca de multas e condenações de gestores e ex-gestores para que devolvam dinheiro aos cofres públicos. Começo a coluna com uma pergunta: essas condenações de prefeitos e ex-prefeitos são mesmo pra valer?

Eu já perdi as contas de quantas vezes gestores públicos são condenados, muitas vezes com valores altíssimos, a devolverem dinheiro. A ex-prefeita de Campina Grande, por exemplo, deve uma fábula. Fico me perguntando onde ele vai arranjar tanto dinheiro.

Nos portais, nova notícia: “TCU condena Salomão Gadelha a devolver mais de R$ 35 mil”. Salomão é apenas o exemplo mais recente, que está nas manchetes. Na verdade, são tantos os “condenados” que me pergunto se algum deles já fez esse ressarcimento aos cofres públicos. Nos portais, jornais, rádios e TVs só aparecem as manchetes dizendo que TCE ou TCU condenou Fulano a pagar “X”. Mas nunca aparece a notícia dizendo que o dito cujo pagou.

Se alguém teve a curiosidade de somar todos os valores a serem devolvidos somente este ano, com certeza deparou-se com uma quantia absurda que foi subtraída do erário. Mas, e aí? Alguém devolveu alguma coisa?

Enfim, essas condenações são mesmo pra valer ou apenas enrolação? Alguém me diga, por favor, quem já devolveu dinheiro ao Estado ou aos Municípios. Quero pelo menos um nome.

O desafio aos leitores está lançado.

Nenhum comentário: