sexta-feira, 24 de julho de 2009

Gravação revela atuação da família Sarney no Judiciário.

A intimidade da família Sarney com o Poder Judiciário é revelada por mais uma das conversações interceptadas pela Polícia Federal durante a Operação Boi Barrica. No diálogo, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP) avisa o filho, o empresário Fernando Sarney, sobre um dos recursos apresentados pelos advogados da família ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), para ter acesso aos autos da investigação. As informações são do jornal “O Estado de São Paulo”.

Sarney recomenda que Fernando fale com um “amigo” para que intervenha no caso. Um dos advogados da família, Eduardo Ferrão, deu entrada, no STJ, com o segundo recurso para tentar ter acesso ao inquérito que deu origem à Operação Boi Barrica justamente no dia em que a conversa aconteceu, em 28 de março de 2008. Poucos dias após a ligação, em 9 de abril, o ministro Paulo Gallotti, então relator do processo e hoje aposentado, concedeu liminar que deu ao advogado direito de vista de um dos inquéritos da operação.

Essa não é a primeira vez que o senador trata da operação por telefone. Em pelo menos três diálogos, Sarney demonstra preocupação com o inquérito.

Fernando é o principal alvo da Operação Boi Barrica da PF que investiga negócios envolvendo a família. A operação começou em 2006, ano eleitoral no qual o empresário teria sacado R$ 2 milhões para financiar a campanha política de sua irmã, a governadora do Maranhão, Roseana Sarney.

Na última quinta-feira, Fernando foi indiciado pela PF pelos crimes de formação de quadrilha, gestão de instituição financeira irregular, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica.

Nenhum comentário: