domingo, 3 de janeiro de 2010

Mais de 23% da população paraibana é analfabeta, diz Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica.

A Paraíba registrou o índice de 659.595 pessoas analfabetas com mais de 15 anos de idade - que correspondia a 23,49% da população do Estado nesta faixa etária, naquela época, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE).

No ano passado, segundo dados consolidados pela Subgerência de Estatística da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEEC), um total de 143.147 alunos foram matriculados em atividades de Educação de Jovens e Adultos (EJA), desenvolvidas em 176 municípios paraibanos.

O número de matrículas é um avanço, mas ainda está distante do necessário para diminuir a marca do analfabetismo no Estado. Para a secretária executiva da SEEC, Emília Freire, a redução não depende apenas da oferta de programas educacionais. “Estamos nos esforçando para isso, mas a população também deve se interessar”, alertou.

Atualmente, os governos estadual e municipais desenvolvem ações neste sentido através do programa federal Brasil Alfabetizado. Em vigor desde 2003, o programa visa contribuir para reduzir a 6,7%, até 2015, o número de brasileiros analfabetos. Além dele, a Paraíba ainda recebe o apoio de projetos de alfabetização criados e executados por instituições diversas.

Na SEEC, existe, oficialmente, o registro de cinco parcerias: o do Projeto Escola Zé Peão, do Projeto Sal da Terra, da Rede de Letramento de Educação de Jovens e Adultos (Releja), do Movimento dos Trabalhadores Sem terra (MST) e do Movimento de Pequenos Agricultores (MPA).

Maranhão III = PROFESSORES 10 anos sem aumento

Nenhum comentário: