terça-feira, 11 de agosto de 2009

Com uma morte a cada cinco casos confirmados, Gripe A mata 40 vezes mais na PB do que a média nacional.

O Estado da Paraíba já confirmou 10 casos da nova gripe H1N1 e vitimou duas pessoas. Com base em dados da média nacional apresentados na manhã de ontem (10) durante entrevista coletiva na Secretaria Estadual de Saúde, quando a equipe do secretario José Maria de França informou que a cada 200 casos registra-se uma morte, conclui-se que na Paraíba a nova gripe mata 40 vezes mais que no restante do Brasil.

Na região Nordeste, a Paraíba também se destaca a frente dos outros Estados. Quatro mortes casos já foram confirmadas na região, sendo duas no estado da Paraíba, uma em Pernambuco e outra na Bahia.

A morte de um menino de apenas 13 anos no último domingo (10), na cidade de Campina Grande, pode ser o terceiro caso fatal na Paraíba.

O próprio secretário José Maria de França admitiu que, nos próximos meses, deverá haver um aumento considerável de casos de Gripe A no estado. De qualquer sorte, ele assegura que a Secretaria de Saúde do Estado está cumprindo todos os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde e que está sendo ampliada a rede de combate à doença.

Números

Segundo levantamento apresentado por José Maria de França na coletiva, a Paraíba já registrou 46 notificações, mas apenas em 10 casos foi confirmada incidência de Gripe A.

Do total de 46 notificados, 21 casos foram descartados, 15 estão em investigação e nove estão sendo acompanhados.

Atualmente, a Paraíba conta com 680 lotes de medicamento disponíveis para tratamento da doença. Segundo o secretário, em cada tratamento é necessária a utilização de um lote por pessoa.

Nenhum comentário: