quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Fábio Mozart - Nevinha dos dinossauros

Tôta é o artesão que desde menino mexe com o barro, transformando a argila em panelas, caldeirões, quartinhas e jarras. É daqueles artistas que fizeram a fama de Itabaiana, como uma das cidades que mais produziram peças de cerâmica utilitária. Isso nos antigamentes, que hoje as louças de barro perderam terreno para as panelas de aço. Hoje quase não se vê panelas de barro na feira de Itabaiana.

Mas quero falar é da mulher de Tôta, essa artista hoje consagrada no universo do artesanato da Paraíba e do mundo. Ela ficava só olhando e admirando o trabalho do esposo. Passou a ajudar no trabalho, descobrindo que tinha o dom de transformar o barro em peças, dedicando-se a fazer esculturas de animais pré-históricos, inspirada no Vale dos Dinossauros no município de Souza, alto sertão da Paraíba. Essa itabaianense com sangue de índio e de negro despontou então para o mundo com um trabalho admirado hoje em exposições, feiras e congressos no Brasil e exterior.

As réplicas dos bichos já extintos deram fama a Nevinha. Ficou conhecida como “Nevinha dos Dinossauros”. Alguém a encorajou a divulgar sua arte e de outros artesãos em Itabaiana, transformando a cidade em um pólo de artesanato de barro, criando um centro de comercialização e uma cooperativa para dar a devida projeção ao trabalho desses artistas. Esbarrou na burocracia, na má vontade dos gestores públicos e na falta de costume dos artistas para a união em torno de objetivos comuns.

LEIA NA ÍNTEGRA
CLIC colunafabiomozart.blogspot.com

Nenhum comentário: